sábado, 17 de setembro de 2011

Escreva uma legenda para a foto

A legenda é sua, leitor!   - arq. pessoal
Faça uma legenda para a foto que eu fiz, caro leitor. Abaixo, disponho de algumas dicas; junte a descrição visual ao conhecimento do local e acerte em cheio. Vamos lá, não fique sem participar. Interaja comigo.

Dicas: cena comum no Brasil, local público, ninguém gosta de frequentar, é fatal um chá de cadeira, você saí de lá com um papel na mão.

Até a próxima!

Indicação de ótimos links, leitor!

Não deixe de clicar nos links indicados a seguir, prezado leitor. São postagens tão bem feitas e certamente com temas do nosso agrado. Caso você, também, disponha de ótima indicação não hesite em deixar uma dica, aí na caixinha de comentários.

Indique um texto interessante,leitor! arq. pessoal


> Veja o majestoso Colégio Estadual Paes de Carvalho, em traço inconfundível do ilustrador Sérgio Bastos. Ele topou mais uma parceria de trabalho comigo, mas estamos a procura de um patrocinador para um livro que reúna ilustrações da arquitetura & educação pública em Belém. Conhece alguém interessado, leitor?

> Circule em Curitiba com o Takeuchi; ele é um dos melhores cicerones virtuais da cidade. Vá por mim.

> Eu adoro bolinhos de Piracuí; com gotinhas de tucupi, ui, ui, é uma delícia! Veja a postagem do Altino Machado e conheça a história dessa farinha de peixe. Ao ler o texto, logo recordei dos bolinhos que a minha saudosa mãe fazia. Lembranças gastronômica tem apelo duplo porque mexe com todos os nossos sentidos.

Desfrute de um ótimo dia de sábado! Aqui em Curitiba o céu continua nublado; se você está sob uma bela manhã de sol, pode crer, ficarei com inveja. Sem o sol iluminando tudo, eu mais pareço um vatapá sem dendê, mas fazer o quê? Encarar a manhã de trabalho é vital, concorda comigo?

Até a próxima!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aí vem a Bicicletada das crianças!


Eu soube da novidade acima ao ler a postagem recente do Luis Patrício, aqui no Transporte Humano. Não vou perder o evento, meu caro leitor; quero ver a criançada curitibana pedalando no próximo domingo, dia 18 de setembro

Caso o leitor more em Curitiba, mesmo que não tenha mais crianças em casa, não deixe de divulgar a programação.

Até a próxima!

Gastão chega com tudo ao Turismo


Muito boa a charge feita pelo meu conterrâneo JBosco , concorda comigo, leitor? O nome do novo Ministro do Turismo não poderia ser mais emblemático.

Até a próxima!

Plante uma árvore, leitor!

                                        Que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã! Pois então! Plante uma árvore perto da sua casa e veja o resultado! ( Wiliam Aquino, hoje, no Twitter)

Um pé de amoreira? Tão fácil de plantar, leitor! - arq. pessoal
No ano de 2005 saí do bairro Cristo Rei e vim morar aqui no Mercês; encontrei, logo à entrada de casa, um pequeno gramado, em área considerada hoje por nós como jardim. Naqueles dias de maio eu ficava pensando: vou plantar uma árvore aqui! Quero um dia colher frutas, sentar sob a sombra dos galhos e acordar todos os dias com o canto da passarinhada local. Com a ajuda do Seu Zezinho, o jardineiro daquela época, na primeira ocasião oportuna, plantamos um pé de amoreira.

A realidade - Hoje, caro leitor, tenho todos desejos acima atendidos. Imagine que até agora, enquanto digito a postagem, a passarinhada está na maior cantoria, não apenas nos galhos da amoreira, mas no arvoredo que forma uma verdadeira alameda, aqui na rua. Aliás, o Mercês é repleto de ruas arborizadas; há de tudo. Um dia mostrarei as espécies que fazem sombra costumeira nas ruas do bairro.  

Diga lá! - Já plantou uma árvore, meu caro leitor? Ela cresceu, floresceu e frutificou? Gostaria muito de reproduzir imagens das árvores plantadas pelos leitores. Que tal interagir com a postagem e enviar uma foto com legenda, lá para a minha caixa de mensagens? Eu faria uma postagem exclusiva com as contribuições. Que tal? 

Veja:  o site da revista Vida Simples oferece aqui 10 dicas que transformam o seu quintal numa festa...

Até a próxima!

Um bela história de vitória

Já acompanhei  muitos alunos no processo de aprimoramento da escrita; tenho a maioria dos nomes bem guardados na memória. Uns pela capacidade de superação das dificuldades, assim como pela determinação em apreender, sem hesitar, as minhas recomendações quanto à necessidade de ler, ler e ler com regularidade para melhor redigir textos concatenados.

Ricardo (à esquerda)ao lado da Paula, hoje na UFPR, faz pose para festejar a visita do Benett  no meu curso - arq. pessoal




                                                Oi, Professora.
                                          Terminei a minha primeira prova do curso. Volto a agradecer pelo que me ajudou. Fui a  2ª melhor  nota em redação.
                                        Hoje fiz prova de anatomia....muitos termos novos e pura decoreba..Meu Deus!
                                       Grande abraço.
                                      Ricardo Possagno

O Ricardo Possagno, em destaque na foto que fiz no dia da visita do cartunista Benett ao meu curso de redação, é um caso excepcional em todos os sentidos. Sabe, por quê? Ele é professor de Física.

No ano passado o colega professor chegou ao meu curso para "aprimorar a escrita" e participou exemplarmente de 25 aulas. Escreveu muitos, inúmeros textos em atendimento às minhas propostas. O resultado? Foi aprovado ao curso de Medicina, lá na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Vibrei com a notícia, caro leitor! O texto acima em itálico é a reprodução autorizada do e-mail que recebi na última quarta-feira.

Aprendi com o Ricardo o seguinte: nada é impossível, quando se está determinado a obter um resultado. É preciso um esforço calculado, centrado na disciplina e na confiança pessoal. Exemplar história estudantil, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

Ação estudantil exemplar em Porto Alegre

Eu leio costumeiramente o jornal Zero Hora, matutino gaúcho com interessantes informes do Sul brasileiro. Veja o que eu trouxe de lá para compartilhar com você, meu caro leitor: a ótima reportagem Estudantes criam painel em tapume para refletir sobre problemas de Porto Alegre, assinada pela  Juliana Jaeger. Não é para ficar bem admirado(a) com a natureza do envolvimento estudantil?

Ação estudantil em Porto Alegre; imagem de Mauro Vieira (Zero Hora, hoje)
Gosto muito de avistar o envolvimento dos jovens nas causas sociais; crianças e jovens, quando inseridos desde cedo nas questões coletivas oferecem amostra esperançosa de cidadania consciente. Mantê-los distanciados das contradições da sociedade, entretanto, é forjar a insensibilidade aos problemas gerais.

Será que o leitor, residente em outros municípios brasileiros, reúne uma boa história de participação estudantil na vida da cidade? Efeitos positivos desse envolvimento serão sempre contabilizados na história da vida coletiva. Merecem compartilhamento e destaque.

Até a próxima!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ótima tirinha, Benett


Tirinha publicada hoje na Gazeta do Povo

Uma das qualidades do trabalho do Benett e dos talentosos com o traço é a capacidade de reunir temas do cotidiano com inteligência. Eu tenho escrito repetidamente a constatação diária dessas crônicas - e, quando surge a oportunidade de saudar cartunistas, chargistas e ilustradores, não economizo as palavras e a emoção de leitora atenta.

Atenção, meus colegas professores de redação e os empenhados vestibulandos, fiquem atentos à tirinha em destaque. O que observam tematicamente? Coloquem a cabeça para funcionar a mil por hora, já e já, porque se eu estivesse na banca que organiza as propostas de redação nos vestibulares e no ( hum..humm...) Enem, ah...eu pegaria a tirinha e lhe ampliaria a importância merecida.

Até a próxima!

Aprimorar a redação; quem deseja?

Tenho um público variado de alunos e separo as intenções objetivas dos meus Encontros Marcados com a Redação, oferecidos em Curitiba desde 2001, quando decidi ser professora autônoma. Há, por exemplo, o encontro que agrupa vestibulandos, a maioria estudantes do 3º ano do Ensino Médio, mas acolho com alegria incontida os universitários, bem naquela fase de organizar o projeto monográfico ou redigir resenhas ou trabalhos acadêmicos de maior extensão como dissertações ou teses. Aparecem, também, os inscritos em concurso público, os adolescentes sem rumo à escrita e os  livres de compromisso seletivo e examinatório, mas dispostos a aprimorar a redação.


Meu contato para aulas: araujodoralice@hotmail.com

Escrever com capricho - Informa o minidicionário do Silveira Bueno, aqui do meu lado, que aprimorar é: fazer com primor; aperfeiçoar; tornar primoroso; acompanhar de atenções; aperfeiçoa-se, esmerar-se. Eu adoro intermediar a melhoria da redação de quem chega com tal propósito, caro leitor.

Passos certeiros e objetivos - Uma pequena amostra de texto redigida na minha frente oferecerá um mapeamento da qualidade da escrita, assim como as suas vulnerabilidades quanto às exigências da comunicação eficiente. Marco aulas particulares, porque, assim, o meu assessoramento é integral, atento e exigente na medida certa. Ao final de cinco encontros, ou seja, 10 horas de atividades, o aprimoramento na redação é visível. Eu garanto a satisfação mútua, porque valer-se com autonomia dos recursos textuais para  orientar e redigir caprichosamente é um espetáculo.

Interessados em Curitiba? Meu endereço eletrônico encimado no cabeçalho do blog é a direção certa. O leitor poderá divulgar a minha prestação de serviço? Fico muito grata pela confiança compartilhada. 

Até a próxima!

Surtir efeito medicamentoso


Na 2ª colherada o xarope Notuss surtiu o efeito esperado-arq. pessoal
 Sábado à tarde fui buscar ajuda médica, ali na Unidade de Saúde Campo Comprido. O motivo? As crises renitentes de tosse que sobrevinham nos últimos dias. É desse encontro entre a paciente aqui e a médica, lá do atendimento de emergência, que componho o diálogo abaixo. Quer acompanhar, leitor? Obrigada.


                              -  Então, Doralice, tome o xarope e esses 2 tipos de antibióticos, disse a jovem médica, esticando a mão para entregar as folhas com o receituário impresso.
                            - Obrigada, espero que as suas indicações surtam efeito. Já não estou mais suportando tanta tosse, eu disse, ao pegar as 2 folhas do receituário.
                             - Ah...vai surtar sim, pode confiar.


Surtir- v.t - ter como resultado; originar, produzir efeito; ter consequência; verbo defectivo. Conjuga-se somente na 3ª pessoa do singular, na 3ª pessoa do plural e nas formas nominais (Bueno, Silveira, Minidicionário da Língua Portuguesa, FTD, p. 738)

Saiba o leitor: eu raramente faço piada ou destaco incorreções, mas não pude conter o riso mal dissimulado ao ouvir a flexão verbal acima, meu caro. Creio que o registro no blog, além do humor natural, vale como dica certeira. Aprende-se com erros, independente do contexto, concorda comigo?

Até a próxima!

Roupas quentes, Woody Allen, durabilidade


Roupas adequadas são de importância vital no frio curitibano- arq. pessoal
Hoje fiz uma associação imediata do tempo e das roupas quentes, que trajamos obrigatoriamente em Curitiba, com a descrição de Eric Lax, no livro que estou lendo sobre o polêmico e famoso Woody Allen. Quer saber qual é o título? Eu explico tudo no parágrafo seguinte.

Excelente leitura - Ontem, eu estava na Biblioteca Pública do Paraná e encontrei em uma das estantes, que serve de mostruário aos livros apenas para a consulta local, o excelente livro Conversa com Woody Allen, tradução do José Rubens Siqueira, da Cosac Naif, edição de 2008. O texto prendeu a  minha atenção, imediatamente. Confesso, caro leitor, que preciso voltar o quanto antes à Sala de Referências, que fica à esquerda da entrada principal, para avançar na leitura e chegar à última página, porque a sucessão de conversas do escritor com o ator é envolvente. Veja o trechinho que anotei e transcrevo agora para você, leitor:

Foto de Woody Allen retirada do Colherada Cultural
                                                        Wood e eu estamos a caminho de Tarrytour, em Nova York, a cerca de uma hora ao norte de Manhattan, onde ele vai falar no fim de semana organizado pela crítica Judith Crist, do New York Magazine. Ele está vestindo calça de veludo cotelê, suéter de cashemere e casaco verde oliva(...)

Olhares oblíquos - Enquanto lia e olhava para os arredores da minha mesa percebi: todos ali, sentados e absorvidos em leitura, estavam bem abrigados. Casaco de lã, suéter, cachecol, gorro, luvas, calças de tecido grosso, inclusive alguns com calças de veludo cotelê, seguiam à risca a ajustada recomendação para aplacar o frio, quando estamos em Curitiba.

Interessado no texto acima? -  Trarei outros excertos futuramente, mas pedirei que a BPP libere um exemplar desse livro para empréstimo. Do jeito como ele está disponível é quase impossível lê-lo inteiramente, do mesmo modo como comprar uma nova calça de veludo cotelê ou um suéter de cashmere verde- oliva. Aliás, você tem alguma calça de veludo cotelê e um suéter de cashmere, leitor? Eu tenho as duas peças, mas são aquisições bem antigas (ah...não ria!!) que fiz em 1992, quando cheguei para morar em Curitiba. São peças muito duráveis e confortáveis, embora com preço relativamente salgado.

Quer saber mais sobre o livro? O blog da lisboeta Livraria Pó dos Livros ajuda.

Até a próxima!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A preferência do leitor do NaMira


Mingau de milho verde? É uma delícia-arq. pessoal
 O leitor é soberano; escolhe o que deseja ler, permanece na página ou sai imediatamente, a buscar novos envolvimentos, mas eu que produzo a maioria do conteúdo do NaMira tenho opções para escrever textos curtos, médios e longos. Dependendo do tema, é claro, eles ganham os devidos tamanhos.

O texto mais visualizado- Ontem eu dei muita risada quando examinei os gráficos do blog. Sabe por quê? Descobri que o leitor gosta muito de milho. A prova? São 1.038 visualizações na postagem que fiz, quando troquei o meu café matinal pelo mingau de milho verde, feito com apenas 2 espigas. Compartilhei a minha receita e os passinhos que empreendo costumeiramente para desfrutar daquela delícia. Quer conferir o texto mais lido no blog? Clique aqui.

Ainda bem que o leitor aprecia as variações do tamanho que ofereço aos textos. Agradeço a receptividade ao que escrevo,  assim como renovo os cumprimentos pela companhia que estimula e prestigia, embora em silêncio, as minhas postagens curtas, médias e longas.

Até a próxima!

Tempo escolar estendido

                          MEC quer acrescentar 20 dias ao ano escolar - aumento, que depende do Congresso, também pode se dar na carga horária diária
                                        (Manchete e sub-manchete da FSP, hoje)

Ainda bem que o ministro Hadadd enfatiza a necessidade de estender a carga horária de permanência dos alunos na escola. Crianças e jovens mais tempo na escola pública bem equipada é medida acertadíssima. A premência dessa deliberação aviva, entretanto, outras necessidades. Já pensou nelas, leitor? Acompanhe a minha reflexão:

Providências estruturais -  Não basta apenas estender a carga horária com o aumento de 20 dias ao calendário escolar, ora vigente em 200 dias - ou esticar a carga horária diária na escola, atualmente em 4 horas. A escola pública, municipal ou estadual, requer providências estruturais imediatas.


O lindo e mal preservado Instituto de Educação- Curitiba, arq. pessoal

Penso que o ministro, os deputados e os vereadores dos municípios brasileiros deveriam visitar as escolas primeiramente, mas as visitas não poderiam constituir atitude panfletária com vistas à próxima eleição às prefeituras e câmaras municipais pelo Brasil afora. Infelizmente, as visitas políticas são agendadas com antecedência. Suponho que as dificuldades estruturais escolares recebam certa maquiagem, afinal, há um séquito de assessores que trabalha no antes e no depois da visita, ainda mais quando a imprensa registra a ida de qualquer político nas aparições públicas. Nenhuma excelência quer ficar mal vista ou mostrar contradições nas fotos ou vídeos.
 
Eu, por exemplo, cidadã, ex-aluna e mãe de estudante matriculada em escola pública, quando entro em uma escola, seja pública ou particular, atento aos seguintes aspectos gerais:

1- O prédio reúne boa aparência; está bem conservado ou exige consertos pontuais?
2- Como age a recepção escolar?
3- Pais e visitantes ocasionais saem da escola com boa impressão da acolhida? Percebem boas condições de segurança aos que estão nela trabalhando ou estudando?
4- A escola reúne salas especiais, por exemplo, de informática, laboratório de língua estrangeira, atividades artisticas, etc? A biblioteca apresenta-se bem equipada e com pessoal de apoio pronto ao atendimento dos alunos e da comunidade vizinha?
5- A área de convívio aberto é agradável? Há, por exemplo, um espaço coberto para que o recreio possa ser usufruido sem descontinuidade, em caso de chuva ou mudança repentina do tempo?
6- Os professores parecem satisfeitos com a remuneração que recebem? O pessoal de apoio administrativo, também?
7- Há um tempo destinado aos professores para que planejem as suas atividades?
8- Há um refeitório? Ele comporta a movimentação dos estudantes? Está em seguras condições? Há suprimento suficiente de merenda escolar? 
9- As crianças e os jovens parecem felizes e integrados ao espaço escolar? Qualquer criança poderia mostrar o interior da escola a qualquer visitante?
10- Eu deixaria a minha filha na escola diante das condições acima analisadas?

Veja  o local da biblioteca da EEBarão do Rio Branco- Belém(PA), arq. pessoal
A última questão, se me permite o leitor adjetivá-la, é crucial e incisiva. Queria ouvir o que responderia o ministro Hadadd, assim como os governadoresprefeitossenadoresdeputados e vereadores, se indagados à saída da escola visitada.

Diga lá! - A imprensa bem que poderia acolher e produzir a minha pergunta de nº 10, não é mesmo, leitor? Não valeria, no entanto, perguntar se a visita fosse feita às escolas técnicas, mantidas com verbas do governo federal e nem à saida de um Colégio Militar, tradicionalmente escolas em melhores condições, se comparadas com as públicas tradicionais. O resultado no Enem 2010 é evidência incontestável.

Suporte financeiro necessário - O ministro da Educação afirmou, segundo a reportagem da Folha, que os recursos necessários às mudanças cogitadas poderiam vir com a destinação de 7% do PIB para a educação. Bom. O que será preciso fazer para que a verba aumente mais 2%, uma vez que apenas 5% é destinado atualmente à esfera educacional? Eu quero saber.

Ouvir o corpo docente e  pessoal administrativo - Acrescentar 20 dias ao calendário ou aumentar a carga horária de permanência diária é um bom começo, mas desde que não sobrecarregue o profissional do ensino, sem a devida contrapartida, assim como não sejam impostas quaisquer mudanças sem que as condições estruturais viabilizem o bom atendimento das necessidades dos que trabalham e estudam na escola pública. Você pensa assim também ou não está interessado no assunto, leitor?

Até a próxima!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Paul Verlaine e céu azul em Curitiba

Céu azul e flores são inspiradores- Curitiba, arq.pessoal
            Canção

O céu azul sobre o telhado
repousa em calma.
Uma árvore sobre o telhado
balança a palma.

A voz de um sino mansamente
põe-se a cantar.

Meu Deus, meu Deus, esta é que é a vida,
simples, tranquila,
como o rumor suave de vida
que vem da vila.

- Tu que aí choras, que é que fizeste,
dize, em verdade,
tu que aí choras, que é que fizeste da mocidade?

(Paul Marie Verlaine, tradução de Onestaldo de Penarfort, in Antologia de Poemas para a juventude, Ediouro, p. 102)

Até a próxima!

O leitor Bruno R. Barbosa com a palavra

Eu sigo bem à risca a orientação da Profª Regina H. de Almeida Durigan; ela e seus colegas pesquisadores da Unicamp defendem em O texto escrito que  "é  preciso ter em mente a figura do interlocutor", assim como " a finalidade para qual o texto foi produzido", portanto, muito emocionada com a receptividade à postagem que fiz, trago ao NaMira as observações comoventes do leitor Bruno R. Barbosa. Ele fez um depoimento vibrante ao ler a postagem sobre a minha alegria ao avistar as crianças na Biblioteca Pública do Paraná. Acompanhe a transcrição do comentário que ele deixou na manhã de hoje: 


Foto?Do Twitter do Bruno
Ah! que saudades da Biblioteca Pública do Paraná! Em minha infância e adolescência fui frequentador assíduo desse maravilhoso espaço. Joguei torneio de xadrez, assisti a filmes (de graça), fiz trabalho escolar, li gibis, li e emprestei muitos livros.

Atualmente fica muito difícil para mim frequentar a BPP. É que não moro/trabalho no centro e, por conta da correria e do dia-a-dia não consigo tempo para ir à BPP. Some-se a isso o trânsito infernal da área central de Curitiba, o que me faz pensar mil vezes desistir de ir ao Centro. 
Sei que há bibliotecas próximas de minha casa, mas a BPP é especial. Saudades!
Obrigado professora por me dar a oportunidade de relembrar os momentos mágicos que a PPP me proporcionou.

A Biblioteca é uma referência curitibana- arq. pessoal

Recomendo: faça um esforço, Bruno; deixe o carro ali pela Alameda Cabral ou no alto da Ermelino de Leão e passe uma dessas manhãs de sábado na Biblioteca Pública.

Aos sábados - Meu Deus! -  a movimentação de leitores e visitantes é estimulante. Muitas crianças e seus pais acorrem à Seção Infantil; a Gibiteca está sempre com grande público e a Seção Multimeios continua concorridíssima! Apareça para matar a saudade; vá buscar o seu exemplar do jornal Cândido nº 2 e renove a sua carteirinha. Não esqueça de levar alguns gibis, livros e filmes para doação; leitor muito agradecido tonifica o acervo, também. Faça a experiência e depois venha aqui contar para nós. Servirá de exemplo, novamente.

Até a próxima!

Sugestão: bebida de cupuaçu

Sexta-feira à tarde saí para dar uma volta pelos arredores de casa. Fiz uma caminhada bem grande e acabei parando em uma distribuidora de bebidas, porque a sede era intensa e a minha garrafinha de água já estava vazia. Pensei em comprar outra, mas logo mudei de ideia e troquei a água pela Bebida de Cupuaçu. Veja a foto que eu fiz para compartilhar com você, leitor.

Recomendo a Bebida de Cupuaçu - arq. pessoal

Não sei se você conhece, mas o cupuaçu (site Frutos do Brasil) é uma das nossas frutas amazônicas mais populares. Aqui em Curitiba ela chega com preço bem salgado, afinal, é um produto perecível, mas a casca pesada do cupuaçu incluída no preço do kg da fruta é uma facada na carteira. Fico apenas na saudade, quando as minhas porções de polpa trazidas após as minhas viagens ao Pará, acabam.

Olhe, meu caro, eu provei da Bebida de Cupuaçu e gostei; não é o mesmo suco encorpado e com pedaços da fruta que eu tomava em desfrute sem igual, lá em casa, nas temporadas saudosas em Belém, mas para quem está a 3.193 Km2  de distância, dá até para matar a vontade de saborear a delícia.

Recomendo - Aos curitibanos, leitores do NaMira, recomendo a compra desse produto, ali na Distribuidora Alegria- Rua Francisco Rocha, 1946, no Mercês (41-33392979). Bem geladinho ele é delicioso e vale pagar R$2,50 pelo copinho da gostosura.

Até a próxima!

A bela visão das crianças na Biblioteca Pública

Gosto muito de avistar escolares, especialmente as crianças de Curitiba, em visita ao prédio da Biblioteca Pública do Paraná. Veja a foto que eu fiz para compartilhar com você, caro leitor.

Uma das mais belas visões: crianças na Biblioteca Pública- arq. pessoal
Levar uma criança ou jovem à biblioteca pública do seu bairro ou cidade é uma atitude memorável. É um exemplo para toda a vida. Leitores de biblioteca, quando estimulados desde cedo, aprendem a valorizar o livro, a revista, o jornal; não importa o formato que eles tenham. Conteúdos informativos podem chegar de vários modos. Acolhê-los em espaço público dimensiona a feliz oportunidade, concorda comigo?

Espaços abertos de leitura são verdadeiras ilhas de informação; é lamentável que muita gente os ignore ou não valorize.

Já tem a carteirinha? -  Costumo sugerir aos meus alunos, especialmente os vestibulandos e os candidatos aos concursos públicos, que façam a Carteira de Usuário e busquem, sempre que possível, a Biblioteca como uma referência aos seus estudos. Para alguns é uma surpresa constatar o acervo disponível.

Sinceramente, não escondo a alegria quando meus alunos circulam comigo pelas seções e decidem emprestar livros - ou ainda, simplesmente ficar na ala de períodicos a examinar as revistas e jornais, sempre disponíveis à leitura. 

Até a próxima!

As escolas no podium do Enem

Imagem do arquivo Google


Bom dia, leitor!

Acompanhe as manchetes nos jornais que costumo ler; elas são alusivas ao escore das notas dos estudantes no ENEM 2010; algumas, inclusive, não foram atualizadas desde ontem:

> Gazeta do Povo: Paraná fica com a 8ª melhor nota no Enem

> Folha de S. Paulo: Apenas 2 escolas de SP são top em todas as áreas no Enem

> Estadão: Hadadd defende Enem obrigatório para concluintes do ensino médio

> O Globo: Mais da metade dos estudantes ficou com nota abaixo da média no Enem

> Zero Hora: não encontrei manchete no jornal para o tema do Enem.

Diga lá! - A ideia de ranking entre as escolas públicas e privadas é ou não uma realidade? 

Até a próxima!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aviso aos leitores do blog

Lamento não poder responder ou acrescentar qualquer informação aos comentários deixados, aí embaixo, na caixinha. O meu Blogspot não tem permitido; não sei o motivo. Há pouco vi um comentário da Marília Machado, do Doing da Cajuína  em visita ao NaMiradoLeitor, mas não pude escrever nada em resposta à questão que ela propõe. Lamentável.

Meu contato: araujodoralice@hotmail.com


Novas postagens - Qualquer dia desses transcreverei as últimas perguntas dos leitores aqui para cima e as transformarei em postagens curtas e com destinatário específico. O que acha da ideia, leitor?

Grata pela compreensão, mas aqui compartilho outro problema: em alguns blogs não consigo deixar o meu comentário. Ontem, por exemplo, fiz um passeio pelo Dissecando Filmes, do Glauber Gorski, porém o meu comentário não foi aceito. Outro impedimento.

As duas situações acima expostas constituem para mim um mistério. Será que algum leitor entendido em informática saberá explicitar? Agradeço o SOS.

Até a próxima!

Resultados do Enem 2010


Iustração obtida no Google
 Sem grande novidade. Os resultados do Enem 2010 indicam o óbvio: as particulares disparam no quesito competitividade, enquanto as públicas engatinham dentro de um processo anêmico, em indiscutível consequência da sua estrutura deficitária. O Inep parece, entretanto, desconversar da política adotada com esse famigerado exame com todos os ares de vestibular nacional. Explicações saem, ano vem e ano vai e tudo fica assim costumeiramente igual.

Segundo o UOLEducação, as Melhores escolas públicas no ENEM são federais, militares ou de ensino técnico. Não é novidade, também. Os professores das escolas adjetivadas anteriormente são selecionados com rigor, há mais cobrança e uma tradição, inclusive, de melhores alunos, previamente selecionados no ingresso. Diferente das escolas públicas convencionais que acolhem interessados sem vestibulinhos ou processos de avaliação à entrada.

Quinteto da mudança- O interessante seria ver a reversão do quadro no ensino público, não apenas para estampar resultados em ranking, mas ele dependerá de um quinteto de condições: formação eficiente de professores, da remuneração condigna aos que trabalham na educação pública, da segurança, do apoio material (bibliotecas, laboratórios, espaço escolar suficiente) e de um esforço coletivo entre a comunidade escolar, não limitada aos que estão no interior da unidade escolar. Quando a política educacional não estiver centrada na politicagem, mas sim em um projeto de arrojo estrutural conjunto e que veja aluno e professor como alvos determinantes, talvez, os resultados dos futuros exames nacionais sejam alterados.

O leitor discorda de mim? Apareça para trocarmos conversa. Veja, se desejar, os resultados aqui no Paraná (GP, hoje).

Ah... - Gostaria de ler nos jornais de amanhã e nas revistas da semana maior descrição das condições das públicas que ficaram na rabeira do ranking (G1,hoje). Elas são o espelho real das escolas pelo Brasil afora. Tomara que a Folha, o Estadão, a Gazeta do Povo, O Globo e o Zero Hora, entre outros estampem imagens comparativas dos extremos, mas já estou até imaginando a capa das revistas e as manchetes nos jornais de amanhã. 

Até a próxima!

Sabe argumentar, leitor?

Na minha agenda de professora de redação hoje será dia de treinar intensamente a argumentação.

Diga lá! - Será que o leitor é bamba na capacidade de influenciar, persuadir e convencer  a todos os seus interlocutores diante de uma questão? Opinar é indiscutivemente uma atitude, ou seja, é ação que exige mobilização em duas frentes.  A primeira? Diz respeito ao que você pensa sobre o tema. A segunda? Se você reúne as explicações convincentes.  Lembre-se: o ouvinte ou o leitor não é bobo; ele quer sempre uma justificativa para tudo. Quando você explica bem direitinho porque age assim ou escolheu determinado posicionamento, ele acaba concordando com você, desde que tudo tenha lógica.

Na prática você fica quieto diante de uma ideia sem pé e sem cabeça, daquelas que não oferecem lógica alguma? Tenho certeza absoluta de que exige uma justificativa, concorda comigo? Pois é, meu caro, é exatamente aí que entra a atitude de argumentar. 


Um porém... - As pessoas geralmente fogem das explicações. Arrisque  uma hipótese para  a ausência das justificativas, caro leitor. Que tal escolher uma das alternativas abaixo?

(   ) Não sabem explicar porque não refletiram suficientemente sobre a questão.
(   ) Temem as ideias contrárias e evitam causar uma tensão entre as opiniões.
(   ) Não têm interesse em explicar nada.
(   ) Sabem que não estão com razão, mas optam pelo silêncio.
(   ) Outros motivos.


Quer ser meu aluno?Contate comigo
 Estudantes e interessados em aprender a elaborar textos argumentativos poderão buscar apoio, por exemplo, em textos assinados em colunas dos jornais, na seção das cartas dos leitores e na prática rotineira, quando entram em cena as questões que exigem posicionamento crítico. Tentar observar o quanto nos envolvemos para convencer  e persuadir lhes ajudará a entender o processo. Dê uma olhada, por exemplo, na Coluna do Leitor ( Gazeta do Povo, hoje); acompanhe as cartas dos leitores. Veja como são textos, embora curtos, que trazem a opinião dos 17 interlocutores do jornal.

Quer ser meu aluno? - Aos interessados em melhorar a composição argumentativa, entre outras modalidades de texto, ofereço duas formas de atendimento: aulas particulares e aulas para pequenos grupos. Nas duas possibilidades eu marco com os candidatos um encontro com a leitura e a escrita, daí  as minhas aulas ganharem o nome de Encontros Marcados com a Redação. Eles envolvem, simultaneamente, um compromisso com a leitura, porque sem ler com regularidade e sem refletir  sobre os vários temas, o estudante e qualquer pessoa terá grande dificuldade para argumentar.

Antiga ideia - Penso sempre em compartilhar proposta de redação aqui no NaMiradoLeitor, mas a receptividade não parece animadora. Quero acompanhar a expressão do leitor interessado, portanto, aguardarei que você deixe a sua manifestação aí embaixo na caixinha de comentários.

Poderá, se assim desejar, encaminhar uma solicitação ou sugestão para o meu endereço eletrônico indicado, lá em cima, no cabeçalho da página. Argumente; convença-me de que independente do comentário eu deveria compartilhar propostas de redação, ao contrário de esperar que você solicite primeiramente. 

Até a próxima!

domingo, 11 de setembro de 2011

Convite: um Café & Conversa


Um Café &Conversa imperdível? Hoje, ali na Saint Germain- arq. pessoal
A postagem agora é para fazer um convite aos amigos e blogueiros em Curitiba: que tal um Café & Conversa, hoje, dia 11, às 18h30? O lugar é bem acolhedor: ali na Confeitaria Saint Germain - Alameda Princesa Isabel, 1347, no Batel.

O motivo para reunir?  Leitores simpatizantes e amigos do  Cine Marden festejaríamos a passagem de 1 ano das dicas para filmes em dvd, habilidosamente compartilhadas pelo Marden, além, é claro, para conversar e desfrutar de um café delicioso. Ficou animado?


O Marden Machado estará lá- Imagem via Google
 Como indicar a adesão ao encontro? O meu Twitter poderá ser um espaço de convergência ou o do Marden, já ciente e receptivo ao encontro. 


Aguardarei com alegria a oportunidade de rever e conhecer novos @amigos que apreciam um delicioso espresso e da conversa animada sobre cinema e outros temas afins. 

Até a próxima!

Linda manhã de domingo em Curitiba

Os domingos bem que poderiam ser sempre assim, tal como está o dia 11 de setembro em Curitiba: céu azul, panorama iluminado, pássaros encimados nos galhos do arvoredo, temperatura amena (máxima de 23ºC   e mínima de 12ºC) e trânsito de carros quase inexistente contextualizando, assim, a paz tão desejada. 

Manhã ensolarada de domingo emoldurada pelo céu azul - Mercês, Curitiba, arq. pessoal

Peço-lhe desculpas pela desatualização do NaMiradoLeitor no dia de ontem. Meu estado de saúde explicará certamente o sumiço, mas já estou bem, felizmente. Medicamentos  tecnicamente ajustados e uma boa noite de repouso tonificam a vida de qualquer pessoa.

Faça um passeio visual - Veja, meu caro leitor, a foto que eu fiz para compartilhar com você; fui lá fora no meu jardinzinho e estiquei o braço para alcançar a imagem curitibana de hoje: uma bela manhã de sol! Em destaque o belo Mirante do Mercês, meu vizinho sempre altaneiro.

Sugestão - Quer saber mais detalhes sobre o Mirante do Mercês ou Torre Panorâmica? Acompanhe a providencial reflexão do Takeuchi no  Circulando por Curitiba. Ele fez uma excelente comparação entre as duas imponentes torres existentes aqui no bairro.

Faço votos para que você desfrute de um ótimo domingo, também!

Até a próxima!
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