sábado, 13 de novembro de 2010

Vai de federal, vestibulando?

Amanhã, domingo, dia 14 de novembro,  as ruas e as estações de ônibus de Curitiba serão invadidas pela multidão de candidatos inscritos no vestibular da UFPR. Acontecerá a prova de Conhecimentos Gerais e o participante deverá mostrar o que conseguiu reter dos conteúdos do ensino médio. Será a primeira etapa em direção à conquista de uma vaga em instituição pública federal. Lamento, entretanto, constatar anualmente as cobranças de conteúdos que não foram trabalhados no ensino médio, sobretudo na escola pública. É fato, mas poucos atentam ao caso. Para mim a grande contradição desse gargalo educacional. Como cobrar em um exame público aquilo que não é oferecido nas escolas públicas? Ui... 


Depois da prova de Conhecimentos Gerais a de Compreensão e Produção de Textos aufere maior importância entre os vestibulandos; lamentável que não seja anteriormente destacada- Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, 25 set. 2010

Lamentável -  Se eu estiver equivocada brigue comigo, mas penso que o olhar da imprensa e a consulta de depoimentos acerca das dificuldades com relação a tudo da vida estudantil acontece geralmente nos cursinhos e nos colégios particulares -  público majoritário nos vestibulares e, depois, sentado nas carteiras da federal paranaense, apesar das insuportáveis cotas. Não vejo reportagens, entretanto, com entrevistas nas escolas públicas, nem com egressos das instituições do governo, estes que buscam nos cursinhos o reforço ao que mal avistaram nos anos anteriores. Será que esse público não tem nada a declarar e não importa ao leitor dos jornais locais? Duvido. Eu me importo e muito, porque eles trazem as provas da ineficiência do ensino público atual. Não duvido que muitos colegas professores trabalhem além das possibilidades disponíveis, mas o sistema é perverso e tira a esperança de ensinar e aprender. Ui, ui...



Escolas públicas do ensino fundamental ou médio abrigam milhares de jovens; eles certamente têm muito a declarar, a lamentar e a exigir - Sem trombone estudantil, Curitiba, Centro Cívico, 17 out. 2010

A realidade - Infelizmente recebo poucos alunos da escola pública - e, quando aparecem, fico feliz em ajudá-los, mas eles não leem o Na Mira, nem mesmo o meu Twitter e o meu modesto amparo de divulgação das aulas raramente os envolve, uma vez que poucos têm computador e conexão com a internet. 

Revisarei a diversificada tipologia textual; do resumo à redação de cartas, modalidades comumente presentes no vestibular da UFPR - Encontros Marcados coma Redação, Curitiba, nov. 2010


A minha programação -  Orientar às eficientes condições de leitura e escrita é o meu trabalho. Farei, assim, uma revisão das tipologias textuais, logo que a lista dos candidatos selecionados à segunda fase for divulgada pela Universidade Federal do Paraná. Caso você conheça alguém interessado nessa programação, por favor, dê-lhe a dica a seguir:

Escreva as redações da UFPR com segurança
Revisão diária; horários nos 3 turnos; pequenos grupos
Coordenação: Profª Doralice Araújo
Reservas: (41)84148553 ou casadalinguagem@uol.com.br

A prova de Conhecimentos Gerais é como uma espada afiada; separa e leva os estudantes aos pulos de alegria ou aos lamentos entristecedores. Emoções nem sempre sob a mira dos que administram, financiam e avaliam o ensino público. Lamentável.

Revisão - O Na Mira do Leitor contribuirá com uma revisão simultânea dessa tipologia; aguarde e divulgue.

Até a próxima!

Arquitetura escolar e administração atenta

O tema da Arquitetura & Educação é sedutor. Nos meus passeios, mesmo da janela do carona e com as limitações da minha máquina digital, as fotos são produzidas sempre que avisto uma escola pública - e o leitor contumaz já avistou aqui no Na Mira inúmeros exemplos desses registros. No domingo passado, logo após o almoço, fomos dar uma volta no Jardim das Américas, bairro curitibano que aufere ar bem semelhante ao conhecido Cidade Universitária, lá em Barão Geraldo, distrito paulista de Campinas. Sabe a razão dessa semelhança? A presença de uma universidade. Ali no curitibano bairro Jardim das Américas é a presença forte do Centro Politécnico da Universiddae Federal do Paraná o marco regulador do avanço imobiliário e das edificações de aparência moderna e bem alinhada, associada certamente ao padrão econômico dos moradores. A presença forte de sobrados e mansões de porte diverso traçam o panorama do bairro. É um detalhe importante e determinante; eu garanto.


A aparência externa da Colégio Estadual Professor Júlio de Mesquita certamente oferece à  comunidade escolar ótimas referências; percebe-se cuidado com o espaço escolar que é de todos- Curitiba, Jardim das Américas, 9 nov. 2010

Articular sentidos - Eu sempre gosto de fazer um cruzamento entre as informações de moradia, condição social, alunos matriculados e as contingências da escola, pelo menos externamente, uma vez que não tenho acesso à vida interna da movimentação escolar . Pois veja nas imagens em destaque na postagem de hoje o quesito aparência do edifício escolar. O que observa? Clique duas vezes em cima das imagens; assim verá os detalhes.


Esta é aparência geral das moradias no bairro; é o contexto que abriga as escolas públicas em destaque na postagem - Curitiba, Jardim das Américas, 9 nov. 2010

Muito interessante - Não posso negar. Fiquei, meu prezado leitor, altamente surpresa ao encontrar  duas escolas públicas (municipal e estadual) em ótimas condições externas: o Colégio Estadual Júlio de Mesquita e a Escola Municipal Professor João Macedo Filho. Um dia passarei lá, quando a  movimentação das crianças e jovens matriculados estiver ativa. Tentarei conversar com a direção; aguarde registros com novos ângulos, mas observe ainda um pormenor interessante, revelado nas fotos: não há pichação nos muros escolares e há evidências de cuidado administrativo com a manutenção dos prédios escolares.

Zelo e atenção ao espaço escolar é o que se avista na Escola Municipal Professor João Macedo Filho; eu matricularia minha filha nessa escola  - e você? Curitiba, Jardim das Américas, 9 nov. 2010

Um rol de hipóteses - O que faz a direção de uma escola pública conseguir manter a aparência cuidadosa do edifício escolar, enquanto outras denotam negligências diversas e são alvos de pichação intensa? O que faz com que uma escola pública, mesmo em bairro com residências que refletem as boas condições de vida dos moradores, tal como o Jardim Social, aqui em Curitiba, o Taquaral, em Campinas ou o de Batista Campos, em Belém, visualizados em postagens anteriores, apresentarem espaços escolares tão negligenciados? Arrisque uma hipótese, prezado leitor. Adoraria trocar uma boa conversa sobre o assunto e reunir um rol de pressupostos. Apareça; o assunto rende.

Até a próxima!

Sem nuvens escuras e com tapioca

Bom dia!

Aqui no Mercês a manhã está bem tranquila. Hoje ao abrir a janela percebi que o céu está menos carregado de nuvens escuras, mas o melhor de tudo:  a temperatura está amena em Curitiba, porque ontem à noite, prezado leitor, senti muito, muito frio.

Experimente um dia tomar café com leite e farinha de tapioca; esse ingrediente nortista é um dos meus preferidos.




Confira os dados oficiais do Simepar .

A imagem em destaque não é meramente ilustrativa; tomar um café com farinha de tapioca é sempre uma delícia. Quem conhece esse tipo de farinha sabe que ela combina com café ou leite e entra, também, em  harmonia no preparo de bolinhos e mingaus -  e, divinamente, com uma generosa  porção de açaí. Adoro.

Até a próxima!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Postagens afinadíssimas

Intensificar as condições de leitura e ótimo conteúdo diário é uma recomendação expressa que faço aos estudantes; o leitor habitual do Na Mira do Leitor já sabe disso, não é mesmo?


Pois bem, se acaso algum candidato aos vestibulares bem concorridos passar aqui não deve deixar de clicar nos links abaixo. O leitor costumeiro, também. Todos  os textos são muito bons. 


> Esgotos 'sujam' imagem de Alter do Chão, de Emannuel Júlio Leite, no Conexão Santarém.


> A OEA recebe denúncia contra Belo Monte, de Altino Machado, no Blog do Estado do Tapajós.

>Ameaças a ianômamis da Venezuela, no Ciência em Dia, do Marcelo Leite.

> Quantidade de erros no Enem.., da  Paula Thomás, na Carta Capital.


Agora é com você! - Caso tenha lido algo de extrema importância coletiva não hesite, compartilhe o link. Boas novas, ótimas reflexões sobre problemas, escrita clara e  e concatenada e fontes seguras tornam uma dica de leitura um presente informativo. Avante!


Até a próxima!

A prova do Tiririca

Adicionar legenda

O assunto foi parar na sala de aula e o meu aluno Gustavo  fez a lição direitinho; ela está no Painel do Leitor (Folha de S. Paulo, 12 de nov.)  e que  também mostra na mesma edição a  pontuada charge do Benett .

"O teste de escrita realizado com Tiririca foi capenga. Comparado ao meu de vestibulando, que contém uma prova escrita de alto nível e cinco propostas de redação, demonstra a grande desigualdade em termos de avaliação criteriosa. A prova dos noves será na tribuna do Congresso."
(Gustavo Klauss Steinthaler, vestibulando da UFPR, Curitiba, PR)


Acompanhemos o avanço dos fatos. Eu continuo observando  - e você aí, caladão? 160 visualizações na última postagem e a expressão advém vigorosa apenas  no silêncio. Apareça, prezado leitor!

Até a próxima!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tiririca hoje vai mostrar que sabe ler e escrever?

O leitor habitual já sabe que eu gostaria de aplicar o teste de leitura e escrita ao Tiririca, mas quem vai desfrutar desse encargo é um juiz, em solo paulista, segundo o Josias de Souza.

Acompanhe o rumo das notícias, prezado leitor. Hoje ficarei grande parte do dia entregue à tarefa de intermediar boas condições de aprimoramento da leitura e da escrita aos estudantes; meus alunos de redação, obviamente. Quem deseja caprichar na leitura deve ler mais e mais e aos que precisam provar que sabem concatenar ideias no papel a redação é a mais indicada, não apenas a leitura do que ouviu, mas sim o estabelecimento de sentido às palavras.

Saber ler e escrever é muito mais do que assinar o nome e fazer um ditado do que se leu; receio uma pizza de letrinhas chegando... -  charge do blog http://wsantacruz.blogspot.com/

Para mim será inadmissível se o teste de leitura e  escrita seguir apenas a dupla escrever o que leu; será preciso mostrar o entendimento, ou seja, elaborar uma pequena redação, ao menos de um parágrafo. Do contrário... 

Até a próxima!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Doenças amazônicas; a malária é uma delas!

Veja o que li no Bom dia Brasil, via blog Amazônia Hoje . Preocupante, não é mesmo?Mas quais os porquês e quais seriam os impedimentos culturais inviabilizadores do combate à malária, doença reincidente na região nortista. Fiquei preocupada e pedi à reportagem de O Liberal, um dos jornais paraenses para que trabalhasse o assunto. A conferir, porque recebi há pouco uma mensagem agradecendo a sugestão de pauta. O assunto é sério; envolve vontade política de exterminar a doença. Mexe também com a inoperância dos gestores públicos. Espero que o jornalismo investigativo saiba destrinchar a pauta sem temer qualquer mordaça.

Imagem de mosquito transmissor da malária - captada do Google



Em casa - Quando eu ainda era uma menina vi  algumas vezes o meu pai voltar com malária das viagens que fazia à nossa saudosa Alenquer. Eram longos dias que ele passava deitado, meio inerte, a pele amarelada e febril, muito febril . 


Um SOS - Encontrei ajuda informativa geral no Instituto Evandro Chagas, referência internacional em doenças equatoriais, mas foi no site da Secretaria de Saúde do Pará, que pude entender tudo bem direitinho sobre a malária. Veja o que descobri ao ler as notas sobre os Agravos Visíveis. Vá lá que um dia você decida fazer uma viagem até à querida Amazônia? Uma pessoa esclarecida busca menos apoio médico, evita despesas e não dá trabalho aos parentes e mais chegados, quando adoece. Até o médico Drauzio Varela, vítima da malária, ajuda a entender melhor esse quadro endêmico.

A minha ideia -Penso que um modo eficiente de compreender os impedimentos culturais é promovendo o entendimento desses bloqueadores ao tratamento. A escola poderá ajudar bastante se um quarteto formado pelos professores de ciências(biologia), história, português e geografia possa levar adiante um projeto de conteúdo comum, centrado nas DOENÇAS AMAZÔNICAS.  Já fiquei aqui até imaginando: resumos, cartinhas aos jornais, relatórios, mapeamento, fotos de mosquiteiros (p/camas ou redes) e repelentes, medidas preventivas, tirinhas esclarecedoras e o escambau, porque as crianças trabalham no tema e conversam em casa sobre os exercícios - e devagar se irá ao longe, mas educando a base primária.


Interaja - Você conhece alguém que já contraiu a malária? Compartilhe informações.  Não vá, por favor, ficar receoso de visitar a minha região nortista. Quando se adentra à Amazônia interiorana há sempre a recomendação básica: usar repelentes. O resto é decorrente do bom senso e dos cuidados básicos à saúde. Banhos de igarapé são deliciosos; será uma tristeza evitá-los, eu garanto.

Até a próxima!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mais problemas com o Enem 2010

"A justiça proibe a divulgação do gabarito do Enem" foi o que reverberou o jornalista William Bonner, no Jornal Nacional.



Os estudantes, vítimas desse  decepção e desgaste, estão sob tensão, porque eles temem que o resultado possa não ser utilizado pelas universidades que adotaram o exame como forma de seleção. Há intranquilidade justificada, é claro, com essa avalanche de contratempos, envolvimento rigoroso da Justiça e eco simultâneo na imprensa. 

O problema continua. Quer saber mais? Graças ao Josias de Souza,  confira o que declarou o presidente Lula, de lá da ÁfricaE agora?

Até a próxima!

O (des)respeito ao pedestre e ao ciclista

A publicidade municipal é animadora, não é mesmo? A prática, no entanto, nem sempre comprova, mas há esforço em atender aos reclamos dos pedestres-  Cenas curitibanas, Santa Cândida, 6 nov 2010

Sábado à tarde tarde fiz um passeio de carro, ali no banco do carona, porque estou cada vez mais sem vontade de assumir o volante. O trânsito defensivo amplia os temores que eu ainda conservo; quem foi vítima leva um tempo ilimitado para superar traumas. Se precisar, premida pela necessidade e ausência de alternativa, pegarei o volante, mas apenas em caso de emergência, caro leitor.

O terminal de Santa Cândida, local de convergência às linhas expressas, polariza a movimentação dos moradores; merece mais cuidados certamente-  Cenas urbanas, Curitiba, 6 nov. 2010

De volta ao passeio...

Roteiro - Fui aos bairros de Santa Cândida e Barreirinha, distantes do sempre  bem cuidado Centro de Curitiba -  e longe, muito, muito afastado do meu pacado Mercês. O passeio temático começou pelas imediações da Praça da Espanha, ali pelo Batel, quando fomos participar da Corrente Cultural, promovida pela Fundação Cultural, mas depois de passarmos pelo Mercado Municipal - nossa parada obrigatória nas tardes de sábado. Somente depois dessa romaria seguimos direto aos dois bairros citados no início do parágrafo.


Eu teria medo de andar nessa nesga de espaço destinada ao pedestre; pouca segurança amplia temores, concorda comigo? Cenas curitibanas, Barreirinha, Curitiba, 6 nov. 2010



Recomendo - As imagens denotam vários informes sobre a intenção temática da postagem; não esqueça de clicar duas vezes em cima de cada foto, assim poderá visualizar melhor os detalhes que tentei evidenciar. A paisagem é linda e o dia ensolarado fez do passeio uma festa para os olhos, mas a minha atenção ao clicar para fotos é sempre objetiva; hoje está voltada às condições de segurança oferecidas ao pedestre e ao ciclista. Para aumentar as suas informações sobre os temas correlatos confira o que compartilha o Bicicletada Curitiba, um dos blogs em destaque, ali no canto inferior direito da página.


A linda paisagem distrai o olhar, mas fiquei de olho nas condições oferecidas ao pedestre e ao ciclista; o que você observa? - Cenas curitibanas, Barreirinha, 6 nov. 2010

Ver, apreciar e indicar a fonte -As cenas urbanas que aqui estão ajudam a dimensionar a extensão da capital curitibana e a vida oferecida à população; eu sempre volto para casa com o olhar cheio de novidades e as imagens, aqui compartilhadas, representam o desejo que eu tenho de mostrar referências para que o leitor possa refletir, comparar, registrar e divulgar, sem esquecer, é claro, de citar a fonte, cuidado que todos devemos manter em respeito aos que produzem informações de qualquer natureza.

Aqui entre nós - A minha querida Belém ainda precisa atentar às  necessidades dos pedestres e ciclistas. Não consigo recordar de atenção da administração municipal ao pedestre e ao ciclista na capital paraense. Na sua cidade também está assim ou já denota o respeito ao contingente populacional que anda à pé ou montado na bicicleta? Interaja; se você não contar detalhes não saberei. As notícias oficiais nem sempre são as que revelam a verdade, concorda comigo?

Até a próxima!

Repetindo a lição

O Enem continua no topo dos assuntos prioritários do blog e  eu trago novamente o Benett, uma vez que ele fez a lição do cartunista atento.


Via  http://gazetadopovo.com.br/ - 9 nov. 2010


Você assistiu a entrevista ao vivo com o ministro Fernando Haddad? O que considerou? 

Para mim ele continua sendo um gestor simpático, mas não basta na vida ser simpático. Ontem, depois da divulgação do teor da liminar que cancelava o exame, ele  apareceu apenas trazer um jato de água de água para acalmar os ânimos, uma vez que a fala do presidente do Inep não convenceu a ninguém. O descontentamento com a sucessiva onda de contratempos ligados ao Enem chegou ao limite do desculpável. Há necessidade de uma intervenção e de tomada das rédeas do ministério. O que poderia ser um aval à manutenção de Haddad na pasta educacional tem hoje o papel de um calo no pé do simpático ministro.  A conferir o rumo dos acontecimentos durante o dia de hoje.

Até a próxima!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ENEM CANCELADO

Quem está fora da movimentação do Exame Nacional do Ensino Médio - não tem, por exemplo, filhos, netos, parentes próximos ou alunos inscritos - não pode imaginar o transtorno que o cancelamento do ENEM 2010 trará aos estudantes.


A solução -  Virar a página, fazer outro exame foi a solução encontrada, graças à liminar cearense (Folha.com-Saber, 8 de nov.);  a decisão valerá para todo o teritório nacional, porque não poderá ficar uma nesga de dúvida quanto à elaboração, impressão, distribuição e aplicação responsável das provas.

 Estudantes com a palavra - Após o anúncio do cancelamento conversei com  uma dupla de vestibas; acompanhe o que a Marcela Gonçalves e o Edinho Villela dizem sobre o caso. Tomara que continuem mantendo o equilíbrio nos tweets e não descambem à troça e ao sarcasmo improdutivo.

Interaja - O que você pensa sobre esse cancelamento, prezado leitor? Colegas professores, especialmente edublogueiros, não podem ficar omissos diante de um fato dessa envergadura de problemas. Incentivamos nossos alunos à expressão das ideias, mas nos recolhemos quando o assunto exige maturidade e esclarecimentos à vida educacional da pátria querida. É hora de ser coerente; ninguém perderá o emprego se expressar um comentário dirigido ao empregador; basta bem argumentar, não é o que orientamos ao alunado?

Até a próxima!

Você ainda aguenta o "Desculpem a nossa falha" ?

Bom dia, prezado leitor!

Devo ao Josias de Souza o ânimo para bater na mesma tecla do Enem.

Devo também ao cartunista Benett a ilustração de hoje, alçada do arquivo da Gazeta do Povo, lá pelos idos de 6/7/2009.

Será que tem jeito? - Milhares de estudantes, pais, professores e amigos da educação e da cultura não entendem como é que essa sucessão de contratempos no Enem continua; os erros são históricos e o desassossego  estudantil é contínuo- e alguém precisa fazer algo para corrigir esse exame nacional.

Desde que a prova deixou o excelente formato de análise do ensino médio a situação degringolou, mas não foi por falta de aviso, porque o salto parecia maior do que as pernas. Mesmo na condição de professora autônoma, edublogueira e sem vínculos corporativos ligados ao governo, adverti sobre a apressada pretensão desse exame. Um projeto arrojado, de alcance nacional precisava certamente de experiências graduais, no âmbito regional e, se desse certo, com dimensão nacional, mas os técnicos de gabinete são sábios.

Avistar os erros, acompanhar os pedidos de desculpas dos organizadores do exame parece sempre um  assombro e uma preocupação, porque daqui a pouco não atentarei apenas ao rol de inquietações dos meus jovens alunos de redação, mas porque a aflição está em casa sorrateira e provocando sobressaltos. Minha filha está no ensino técnico da UTFPR, mas aspira um curso superior, portanto a coisa avança, com abundância de temores antecipados, uma vez que a instituição aderiu totalmente ao exame como processo seletivo às vagas oferecidas.

Fazer o quê? - Agora o pessoal do MEC e INEP corre para consertar, pedir desculpas e até ameaçar quem emita censura e mal-estar com as falhas ocorridas no último final de semana, além de gastar um pouco mais com as futuras despesas anunciadas com o exame. A refletir com vagar e equilíbrio sobre tais ações.

Você pensa algo sobre o tema? Compartilhe.

Até a próxima!

domingo, 7 de novembro de 2010

Palpites temáticos para a redação do Enem 2010

Mais de 70 pessoas visualizaram esta página durante nesta manhã de domingo; talvez interessadas em uma dica temática para a redação do Enem 2010. Entro nesse campo somente agora, porque não percebi entusiasmado interesse anterior, quando conclamei colegas de redação e estudantes afeitos às dicas precisas e certeiras. Obrigada às colegas Miriam Fajardo e Nidiane Latocheski , dupla que referendou informes.



Palpites temáticos- Diante da pressão da hora e, sobretudo desses contratempos oferecidos pelo exame de 2010, arrisco mais alguns temas. Vamos ver se um deles estará na prova dos milhares de estudantes, hoje participantes do segundo dia do Enem. Acompanhe:


>Pirataria
>Alimentação
>Comportamento
>Violência
>Publicidade
>Educação
>Reciclagem
>Internet
>Linguagens
>Patriotismo

Você tem algum palpite, prezado leitor?

Até a próxima!

O participantes do Enem 2010 declaram


Sou twitteira e leio muitos comentários, sobretudo atento aos trendings(temas em evidência, portanto, intensamente presentes no microblog) que aparecem a toda hora. Sabe o que fiz agorinha? Selecionei uma dupla de comentários interessantes, dentre os milhares encontrados encontrados à disposição do leitor. Eles são representativos dos estudantes atentos, talvez comprometidos com o que têm a fazer logo mais, quando tiverem sobre a carteira a prova de hoje, inclusive a de redação do Enem 2010. Acompanhe; à tardezinha, depois que aparecerem outros, bem assentados na observação criteriosa, mas sem os inoportunos palavrões e sandices comuns na internet, trarei outros aqui para o Na Mira do Leitor.


"Tô com medo das provas de hoje:/redação+90questões=tempoesgotado #enem2010 "
(Hellen P. Dantas)

"Na minha sala os fiscais ficavam conversando toda hora, isso tirou MUITO a minha concentração:(era pra eu ter ido bem melhor. #enem2010"
(Juliana Almeida)

Interaja! - Meus colegas professores, blogueiros amigos e leitores da página estão convidados a interagir e a assuntar comigo.

Até a próxima!

Indesculpável a falha do Inep no ENEM 2010

O segundo dia do Enem 2010 é hoje; será que o pessoal do Inep já fez a revisão das provas? Constatar mais outra falha, erro ou contratempo na hora de entregar o caderno de avaliações aos candidatos será inadmissível. Estou atenta.


"já era ridícula a proibição do lápis...mas esse erro no gabarito é imperdoável...será que o povo do mec tem noção do q isso significa"
(Miriam Salles, professora e edublogueira) 

"n entendo c temos tts problemas(pex enem), estatísticas sofriveis de edu e um ministro  por tanto tempo prestigiado"
(João MattarJoão Mattar, professor e edublogueiro )




Ainda bem que li no Twitter  dois comentários de colegas professores sobre o acontecido ontem; pais e parentes dos candidatos inscritos também não podem calar diante desses erros históricos anuais do Enem. Uma prova com a pretensão de selecionar  nacionalmente estudantes às vagas oferecidas pelas universidades, especialmente as  públicas, não poderá suscitar qualquer desconfiança, mas entre os estudantes sérios a preocupação é intensa. Concordo plenamente com eles; os fatos não desmentem. Daqui a pouco será a minha filha que sairá de casa em um final de semana para enfrentar o famigerado Exame Nacional do Ensino Médio. Estou preocupada com as falhas sucessivas, não apenas como professora de redação, mas na condição de mãe de estudante - e você?

Até a próxima!
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