sábado, 14 de julho de 2012

Café delicioso, ali na Prestinaria


Um espresso médio com uns pinguinhos de leite é o meu pedido comum. Gostei muito do atendimento cordial e serviço de primeira, ali na Prestinaria- Cafés em Curitiba, arq. pessoal
 Ainda bem que as poucas amigas que mantenho são fãs de café. Aqui em Curitiba? As ofertas de lugares agradáveis para conversar e saborear um café quentinho e bem acompanhado de gostosuras são incontáveis. 

Estava chovendo, mas consegui fazer uma foto externa da Prestinaria, mesmo ali do banco do carona-  Meus cliques avoados, kkkk....- arq. pessoal
No sábado passado, antes de ir à festa julina, eu e a Ane Beatriz fomos ao desfrute de um café delicioso, ali na Prestinaria - a casa dos pães - Rua Euclides da Cunha, 699. É um lugar aconchegante. O preço dos pães é, convenhamos, um pouco salgado, mas o ambiente é convidativo. Recomendo.

Até a próxima!

Sábado frio em Curitiba

 
Hoje? Curitibanos, migrantes e visitantes na cidade tiramos as roupas quentes do armário. Muito frio na capital paranaense- Arredores da Praça Osório- arq. pessoal
Sou friorenta. Muita gente é, mas disfarça. Eu? Não nego. Na madrugada, levantei para buscar mais um cobertor, porque o frio estava de lascar.  Hoje foi o amanhecer mais frio deste ano em Curitiba, a temperatura mínima chegou aos 3,9ºC perto das 07h, segundo o tuite do Simepar

E... - Continua frio, caro leitor, apesar da manhã ensolarada. Planejei ir ao Passeio Público para prestigiar e fotografar a Marcha das Vadias ( Circulando por Curitiba), mas confesso que estou acovardada diante do frio matinal.

Até a próxima!

OfertaEDU pra valer; veja comentários

 
Sobre a oferta do governo aos professores universitários em greve há  58 dias, alguns tuites revelam interesse direto no tema. Recolhi uma dupla; quer vê-la, leitor? Incluirei outros comentários, caso os encontre, lá na minha página tuiteira. O momento " não é de negociação", segundo texto de Eliane Cantanhêde, na  Folha, Saber, hoje, mas acompanhar as ponderações e receptividade dos dois lados é do meu interesse. Será que é do seu, também?


Profs conquistaram oferta. Agora os mesmos governistas que atacavam a greve darão só ao governo o crédito pela oferta que não existiria sem a luta, tuitou o Idelber Avelar

Dei uma olhada muito por cima, pra doutores ficou razoável mesmo, tuitou o elcapeto "



Até a próxima!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Oferta em do-re-mi e a greveEdu


Passeata dos professores universitários em greve e estudantes solidários, ali na Boca Maldita,  junho, 2012, Curitiba, arq. pessoal
A análise fria e o objetiva da oferta de aumento concedido pelo governo aos professores das universidades federais chegou; veio com Finalmente, governo faz propostas a professores, assinada pelo jornalista Josias de Souza. , ancorado no portal do UOL .

Oportunamente, reunirei alguns tuites sobre o tema; eles farão um conjunto dos que são disparados, lá na minha página tuiteira.

Até a próxima!

A greveEDU, a concessão do aumento e o futuro

Os webportais dos jornais divulgaram a decisão do governo com relação às exigências dos professores das universidades federais, em greve há mais de 55 dias. Declarações da ministra do Planejamento, Miriam Belchior,  ao Estadão  apontam que o impacto nas contas do governo será de 3,9 bi.  


Quanto significa 4% no salário do professor de uma universidade pública? - arq. pessoal
Trocar em miúdos - Quero, entretanto, uma análise fria acerca da concessão do aumento. Por que ele chegará em futuro tão distante? Analistas contatados pelos jornais, por favor, troquem em miúdos as informações; o leitor precisa entender as peças da negociação e da resolução governamental.  Tomara que traços do desapontamento cheguem  sem demora ao webleitor. Li algo no UOL Educação. As declarações do outro lado têm significado importantíssimo, sempre. 


Eu não tenho vínculos diretos com a universidade, mas sei que a preocupação do governo com a expansão das vagas, sem a devida correlação às estruturas material e humana disponíveis acarreta contradições avistadas pelos que trabalham e estudam nas universidades públicas. Se a vida universitária andasse bem das pernas a greve anual não aconteceria, você concorda comigo, caro leitor?


Ficarei atenta ao noticiário; faça o mesmo. A Educação é assunto sério; interessa a todos.


Até a próxima!

Arquitetura escolar; um tema para muitas reflexões


Reprodução da capa do livro via Oficina do Texto

Um dos meus temas preferidos é a arquitetura escolar e as suas implicações na vida dos que trabalham e estudam, portanto, caro leitor, quero ler imediatamente o livro Arquitetura escolar, de Doris Kowaltowski (portal da Oficina do Texto, 2011)

Até a próxima!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Para entender melhor? Refletir, sempre!

Tuites disparam " de um tudo" lá na minha página tuiteira; é preciso ser uma superleitora para ler aqueles que revelam os dados da relação interpessoal ( os meus preferidos, caro leitor!) e todos os que trazem links com notícias jornalísticas, postagens,  fotos, vídeos, etc. Eu? Não nego: abro apenas alguns, porque não disponho de tempo suficiente para ler ilimitadamente. Há vida pulsante familiar e profissional fora do meu note.

O leitor contumaz do blog sabe: eu sou professora autônoma. Meu tempo profissional é o arrecadador do meu ganho diário, semanal e mensal. Leio com prazer e escrevo com diletantismo, mas sei distinguir bobagens, imbecilidades e contribuições pertinentes à reflexão coletiva. Quer exemplos de clareza e perspicácia reflexiva?

Reprodução do Blog do Fantomas
 *  Um tuite com link  à postagem Demóstenes, a vaga.... do André Gonçalves, jornalista e editor do Conexão Brasília 

"Agora que o Demóstenes foi cassado, vale  a gente pensar sobre algumas cositas. 1- O Demóstenes era cassavel? Sim.

2-O Demóstenes foi cassado porque era cassável? Não. 3- O Demóstenes foi cassado porque então?

(...)
7- Será que não foi este o real motivo da cassação do Demóstenes? You Tube "

* Acompanhe acima os tuites do adv e fotógrafo Breno Peck, em síntese conclusiva com o adv. Lafayette Nunes (segundo tuite mais recente do Breno). A clareza? É uma virtude, mas ela deriva da reflexão disciplinada e bem orientada. Exercitá-la é um aprendizado; sou aprendiz constantemente. Você é, assim, também, leitor?

Até a próxima!

O reflexivo jornalista Janio de Feitas

Algumas pessoas têm a capacidade de explicar questões cruciais e confusas com uma clareza invejável. O jornalista Janio de Freitas é um exemplo. Será que o leitor já leu o texto que ele escreveu para nutrir a coluna de hoje, lá na Folha de S.Paulo? Eu a li ao abrir um link em tuite do Conteúdo Livre; ele fez a reprodução de O que fez a queda. Recomendo examiná-lo, imediatamente.

Da história do senador cassado? Conheço apenas o que os jornais e revistas compartilharam, mas a análise equilibrada do jornalista em destaque merece a sua atenção criteriosa, caro leitor.  Aliás, aproveito a oportunidade para contar ao leitor do NaMira um fato do qual me orgulho como leitora e produtora de textos. Quer saber? Avante.

Reprodução do Fazendo Média  - Janio de Feitas, em entrevista
Certa noite, lá pelas 19horas de um dia de 2007, o telefone de casa tocou. Fui atender e pela voz do outro lado, imaginei ser pai de um dos meus jovens alunos de redação -  mas que engano cheio de surpresa...

Lá do outro lado, uma voz firme a mim disparava gentilmente um cumprimento: Boa noite. É a profª Doralice Araújo? - eu, de imediato confirmei. Quem é, por favor?- perguntei.
- É o Janio de Freitas - foi o que ouvi.

Pois saiba o leitor de que naquele segundo que bem conhecemos entre ouvir uma declaração e a nossa própria reflexão, logo duvidei e retruquei com firmeza ao que ouvi: Boa noite; não gosto de brincadeiras sem graça. O único Janio de Feitas que conheço é o jornalista da Folha. Acho melhor parar com a brincadeira
Do outro lado, com um leve tom de riso na voz o meu interlocutor retrucou: pois é o Janio, da Folha, professora. Quero agradecer pessoalmente o comentário que fez hoje ao jornal. Continue enviando as suas impressões; elas fazem muito bem ao jornalismo.

Ao lado da surpresa e após a despedida gentil, tratei de olhar para o visor do meu telefone. Lá estava um número com origem no Rio de Janeiro. Entendi, assim, de que o editor do Painel do Leitor, de fato, levara seriamente o meu pedido, pois enviei um comentário ao jornal e pedi que o encaminhasse ao colunista, também.

Quer saber outros detalhes sobre Janio de Feitas? Leia a entrevista concedida ao Fazendo Média. Ela parece continuar atualizada, afinal, o entrevistado mantém a coerência entre o dito e o feito ao longos dos anos.
A vida é assim, caro leitor, ela nos coloca de frente com fatos que exigem muita reflexão e surpresa. Saber ajuizar, portanto, não é para qualquer pessoa. O tempo, meu caro, é implacável; ele revira tudo, até o rabo preso dos que hoje o sacodem alegremente com os olhos.

Até a próxima!

Bela saudação fazem os jasmineiros

No sábado à tarde, passei ali pela Rua Euclides da Cunha e avistei a dupla de jasmineiros acima a enfeitar a frente de uma loja.
 Imagine, leitor, a hora em que eles estiverem floridos? Faço questão desde agora de passar novamente por lá, logo no começo da Primavera, quando a floração perfuma o entorno da bela e delicada espécie de trepadeira. Já mantive um jasmineiro no jardim; ele se enrroscou na grade da frente, lá no portão, mas apareceram uns pulgões e fui obrigada a fazer uma poda radical. Você sabe como bem cuidar da espécie, caro leitor? Eu ficaria feliz com algumas dicas de quem entende do tema - Paisagismo urbanoCuritiba, arq. pessoal
Até a próxima!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vamos tomar café, lá em Niterói, leitor?

                                        
Na Grão ao Pão você é recebido com flores. A mirada está incluida no preço do cafezinho :))), tuitou o Fernando Nazareth sobre a padaria, lá em Niterói, RJ - Foto cedida ao NaMira
A interação com o leitor alimenta agradavelmente as minhas postagens. Quer um exemplo recente? A foto acima e as informações oferecidas pelo Fernando Nazareth, lá de Niterói, logo no começo da manhã de hoje. 
Entenda melhor - Eu pedi informações aos leitores sobre o preço e boas indicações de locais para tomar um café com leite e pão com manteiga  pelo Brasil afora. A primeira contribuição chegou e veio acompanhada de fotos; são os destaques da postagem.

Segundo o Nando Nazareth:  Ficou barato em Niterói :) Café com leite a 1,80; pão com manteiga a 1,10. Na Grão ao Pão - Foto cedida pelo tuiteiro e aqui reproduzida
Visitar uma padaria e trazer webdados de satisfação é algo sem preço. Adorei a contribuição! Faça uma leitura vertical do NaMira e encontrará menções ao tema gostoso.

Opção de bufê por pessoa na Grão ao Pão. Vem pra cá! : ))) , assim o Nando tuitou- reprodução da foto  cedida para o NaMira
Que tal trazer a sua, também? O tradicional pão com manteiga e café com leite poderá render excelentes descrições, tais como o resultado do confronto entre os preços cobrados pelo Brasil, além dos detalhes de satisfação que apenas o cliente tem condições de compartilhar.

Cadê ...?- Faltou  um pormenor decisivo: o endereço da Grão ao Pão. Pedirei ao Nando a indicação do local. Quer o endereço, também, leitor? Vai que um dia eu ou você viajemos até Niterói... 
---------
Atenção, leitor : Às 20:08 de ontem, o Nando tuitou: " Fácil de achar. A Grão ao Pão fica em Piratininga e é bem visível na estrada para Itaipu."
 
Até a próxima!

Uma delícia de acompanhamento...


Ontem,  ganhei de uma amiga do Pará um bolo de tangerina. Hoje, a porção acima foi a companhia do meu café da manhã, querido leitor. Gostosuras, arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Suspenso o concurso da Polícia Federal


Reprodução via Google
 
Anote -  A decisão do presidente do STF, o ministro Ayres Brito, atendeu o pedido do PGR e suspendeu o concurso da Polícia Federal por não prever as vagas para deficientes. O link com a notícia chegou, lá na minha página tuiteira, através de um tuite do Procurador da República no PA,  Alan Mansur.

Como será o transcurso da situação? Não sei; entendidos no tema poderão ajudar a esclarecer. Tenho alunos de redação, inscritos no concurso; eles atinam certamente ao descumprimento constitucional presente no edital, mas viverão algum período de incerteza até que os organizadores do concurso informem sobe as providências envidadas.

Até a próxima!

Que delícia de pizza; recomende uma, também!

 
Reprodução da foto que anuncia a pizza gostosa da DI PIÙ
Hoje é Dia da Pizza, mas não daquela que acontece nas rodas da política e das safadezas amparadas e blindadas pelas autoridades. É da pizza gostosa, crocante e bem quentinha. Alguém tem uma boa sugestão de pizzaria, aqui em Curitiba? Eu tenho muitas indicações, mas hoje vou experimentar a da DI PIÙ!

Como recusar? - Ontem, a minha filha chegou com um pedido irrecusável: mãe, amanhã será o dia da pizza, então, vamos pedir pizza, à noite? Obediente, atenderei, meu caro leitor. A vida é tão cheia de ais, então, por que não trazer a alegria para dentro de casa? Você já viu alguém comer pizza com melancolia ou tristeza na cara? Eu não.

Até a próxima!

Ah...as antigas padarias, leitor!


Adoro tomar café na padaria. Você também gosta do pãozinho com manteiga e café com leite quente? Gostosuras, arq. pessoal
Imagine um pãozinho amanteigado e o café com leite bem quente à disposição do cliente faminto, ali na  Maggiore Panificadora - Av. Manoel Ribas, 1635, aqui no meu, no nosso curitibano Mercês. É um prazer que não abro mão, caro leitor. Saio quase diariamente para caminhar pelos arredores e descubro cada padaria bacana. A Maggiore é uma delas. Experimente.


Webdivulgação- Conhece uma recomendável panificadora aí no seu bairro, leitor? Que tal ecomendá-la? O cliente satisfeito é assim; faz propaganda gratuitamente. 

Dá para sentar aí no banco da Maggiore e ver a "banda" passar, ali na Manoel Ribas - Ah...as antigas padarias - Mercês, Curitiba, arq. pessoal


Quanto custa? - Sabe quanto paguei pela gostosura acima? O café( médio) foi R$2,40 e o pão com manteiga foi R$1,50, ou seja, desembolsei R$3,90

Quanto será que se desembolsa pelos mesmos produtos lá em Niterói, em Belém, em S.Paulo, em S.José do Rio Preto, Fortaleza ou no Rio de Janeiro? Vou perguntar aos que aparecem na minha página tuiteira. Se a receptividade acontecer, trarei oportunamente as informações. Aguarde. 


Até a próxima!

O meu, o seu e o nosso jeito, leitor!


A travessia pela existência exige um jeito pessoal; mais feliz parece ser aquele que é dono dos seus  passos- arq. pessoal
Como seria maravilhoso se todos, homens e mulheres, pudesssem declarar conscientemente a uma altura da vida - assim, lá pelas décadas terminadas com o sufixo  - enta -, o que o incomparável Frank Sinatra cantou para nós. My Way é uma daquelas composições que trazem versos tradutores da existência. Você concorda comigo, leitor? 

Até a próxima!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Quer conhecer o Mangal das Garças?


Reprodução do site Sphere 360 - Farol de Belém, lá no Mangal das Garças
A equipe da Sphere360 compartilhou comigo mais um link; nele, uma alegre surpresa: um passeio virtual pelo Mangal das Garças. É ou não é estonteante avistar tudo ali de cima do Farol de Belém, caro leitor? Adorei. Avistar panoramicamente a bela paragem, lá da minha saudosa capital paraense, é sempre uma alegria.

Até a próxima!

Conhece a Vilinha do Atuba, leitor? Venha comigo...

 
O  acesso aos encantos da Vilinha do Atuba não é conhecido por muita gente esidente nas áreas centrais da capital curitibana - A vida nos bairros não é pop, infelizmente - Curitiba, aq. pessoal


A cidade de Curitiba é muito grande; tenho feito muitos passeios pelos bairros e ainda não tinha ultrapassado aquela trincheira, ali na direção ao rio Atuba. Quanta surpresa, caro leitor! Sabe o que encontrei, ontem à tarde? A Vilinha do Atuba, um espaço público excelente para caminhar e aproveitar uma bela tarde de sol, tal como a de ontem.

O céu nublado e cinza do domingo cedeu lugar ao azulão maravilhoso. Diante da belezura celeste, um passeio ao ar livre pelos bairros curitibanos é a melhor pedida de integração com a vida na cidade - arq. pessoal
Estava frio, mas com aquele céu azul que apareceu, logo depois do almoço, a minha pequena família não resistiu. Depois da deliciosa passagem, ali no Rei do Camarão, saímos para passear pelos bairros, programa que permite ao migrante, visitante ou morador descontraído avistar a vida curitibana com todas as suas características, possibilidades e dificuldades.

Quando avistei um portal, lá no final da rua, não aguentei: queria ir lá a qualquer custo - Vilinha do Atuba, Curitiba, arq. pessoal 2012
Começamos pelo Bairro Alto e, cuja vista é de tirar o fôlego e, depois de parar em alguns pontos estratégicos para bem conhecer a região, alcançamos a entrada do Atuba. Eu e a minha filha ficamos admiradas com as novidades visuais; o pai dela, ao contrário, já tinha feito um passeio de bicicleta até lá e assumiu a função de guia. Adoramos as surpresas do caminho.

Com a ajuda providencial do Seu Nicolau, o guardião da Vilinha do Atuba, aprendi muito sobre a região; quero voltar lá, caro leitor! - A vida nos bairros de Curitiba, arq. pessoal 2012
Como você poderá observar, leitor, as fotos foram feitas com o meu celular. A nitidez não é lá um primoroso conjunto visual, mas elas permitirão certamente um ligeiro panorama dos lugares visitados.

No entorno do lago, uma trilha espetacular para caminhar com a maior tranquilidade, ali na Vilinha do Atuba - A vida  nos bairros de Curitiba, arq. pessoal 2012
Na Villinha do Atuba?  - Não sei qual o ônibus embarcar, mas qualquer dia convidarei um grupo de amigos para um pic-nic naquele agradável parque; afinal, foi lá que a nossa querida Curitiba começou, segundo o Seu Nicolau,o gentil e prestativo guardião que lá encontramos. Voltarei ao tema da postagem, pois recolhi muitas informações, sobretudo visuais. Ficou interessado, leitor?

Até a próxima!

Inesquecível música...

Tommy Dorsey - Reprodução via Google
Bom dia, caro leitor! Está com tempo suficiente para ouvir a bela música  I'm getting sentimental over you, de Tommy Dorsey ? Não sei explicar, mas adoro essa música; o apelo romântico que ela denota, acaba por me envolver, sempre. É uma antiga composição musical e fico muito comovida ao ouvi-la. Era uma das músicas preferidas da minha saudosa mãe. Adorei tê-la encontrado, também, como parte da trilha musical do filme O jardim dos Finzi- Contini ( Interfilmes. com ).

Você conhece as duas menções acima? Caso contrário, fica aqui a recomenção.

Até a próxima!

domingo, 8 de julho de 2012

Iscas de peixe? Você as aprecia, leitor?

 
Iscas de peixe bem quentinhas, caprichosamente preparadas e bem servidas, ali no a Rei do Camarão ajudam a enfrentar a onda de frio sulista. Domingo de inverno, Curitiba, arq. pessoal
  Até a próxima!

Paisagem celeste transfigurada

Uma conjunção de alegrias em tarde ensolarada, ali pelo Jardim Social, Curitiba, arq. pessoal 
 " O domingo será de tempo estável e muito frio em grande parte do estado do Paraná. Uma intensa massa de ar frio se desloca sobre o Sul do País, favorecendo o declínio muito acentuado das temperaturas em todas as regiões do Estado. Na faixa leste, o dia amanhece com muitas nuvens e chuviscos/chuvas leves intermitentes. Ao longo do dia, mesmo com a presença do Sol, as temperaturas não se elevam, ou seja, o frio será intenso.(...)" -  Simepar, hoje

No meu céu, assim como no que bem apreciava o poeta Olavo Bilac, as estrelas são coadjuvantes da Lua e, quando elas deixam a madrugada ir embora, logo mais, bem mais que depressa o Sol ganha todinho o meu espaço visual. Adoro abrir a janela e as portas e encontrar com os dias ensolarados. As variações climáticas influenciam as nossas percepções muito mais do que imaginamos. Já ouviu comentários sobre o tema, meu caro leitor?

Dia de agradável passeio, lá no Parque Passaúna, Curitiba, arq. pessoal



Nem sempre tenho na paisagem celeste, aqui em Curitiba, a  Lua ou o Sol; muita vez desperto e encontro um cinza, assim tão escuro como na manhã de hoje. Quer uma prova? Veja os detalhes minuciosos oferecidos pelo site do Simepar.

Quando a curitibana coloca um vestido bem fresquinho é porque a temperatura está longe da de hoje. Os números do Simepar sacramentam a temporada de frio: máxima de 12ºC  e mínima de 7ºC -  Sob o calor curitibano, verão 2012, arq. pessoal 
 Ah..., meu caro leitor, ainda bem que guardo na memória visual ( e no arquivo do note e em um pen drive, também!) as variações da paisagem celeste e a repercussão do que ela nos oferece diariamente. Elas exibem a certeza de que a diversidade do panorama é uma realidade e a transmutação logo acontecerá. A certeza não é exclusiva aos que sabem ouvir e entender estrelas, mas também dos que têm na experiência vivida nas demais estações, um modo pessoal de vencer as adversidades climáticas.


Interaja... - Como está a manhã do seu domingo? O meu está nublado e frio, mas darei um jeito nele; acredite. Mais tarde, se possível, voltarei para contar outras novidades.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails