sábado, 19 de fevereiro de 2011

Adeus ao Horário de Verão!

Boa tarde!

Tardes mais prolongadas no horário de verão -Arredores do Museu Oscar  Niemeyer, Curitiba,  17 fev. 2011 - arquivo pessoal

"Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!"

É o que versejou o poeta Casimiro de Abreu  no poema " Meus Oito Anos", conhecido nacionalmente pelos versos em expressão da intensa saudade do tempo de outrora; o  romântico escritor chora pelo que já viveu - e quem ainda não derramou um " chorinho" pelo que não é mais presente, hein?

Hoje, para a alegria e a tristeza de muitos brasileiros, o Horário de Verão encerrará a temporada 2010/2011. Antes da meia-noite ajuste o seu relógio, caro leitor. Mexa antes do domingo nos ponteiros. Nem espere o primeiro minuto de amanhã. Não leve susto. Atrase o seu relógio. O meu, o seu , os nossos relógios devem ser atrasados em 1 hora. Aqui em casa? Meu Deus! Cinco relógios: o de pulso, do celular, do notebook, o pendurado na parede, o do microondas. Alteração total.


Clique na foto para melhor visualizar; a figura humana à esquerda é a minha filha, sob a neblina! - 17 out. 2010 - Mercês, Curitiba- Arquivo pessoal

Diga lá! - O leitor residente nos Estados brasileiros, ainda com a vigência do Horário de Verão, aproveitou bem a temporada? Alguma boa lembrança? Eu gostei dos finais de tarde mais prolongados, mas não dos primeiros dias, quando vi a minha filha sair de manhãzinha em direção à escola. A escuridão e a neblina eram assustadoras, aqui em Curitiba. Parecia noite no 1º dia do HV. Agora? O horário alterado deixará saudade.

Até a próxima!

O espaço público

Bom dia, leitor!
Um retrato do espaço que é de todos; o zelo, portanto, deve ser mantido! - Centro Cívico, Curitiba, fev. 2011- Arquivo pessoal
Até a próxima!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A questão do trote descontrolado

Eu ainda terei alguns anos pela frente para ver a minha filha ingressar em um curso universitário, mas fico feliz da vida - e vibro muito mesmo! - quando avisto o nome dos meus alunos de redação nas listas dos aprovados.  

Fico, entretanto, bem preocupada quando leio na imprensa as notícias sobre as infelizes consequências do trote violento e muitas vezes imbecil. 


 












A charge do Jean (Folha de S. Paulo, hoje) é um termômetro objetivo da situação. A prova concreta das equivocadas festividades empreendidas nesse rito de entrada está, muitas vezes, no registro médico dos atendimentos de urgência dos calouros. Quer um relato recente, aqui no Paraná? Leia a reportagem Festa com álcool leva mais 4 para o hospital, de Mauri König (Gazeta do Povo, hoje). 

Participe - O que você pensa dessa vergonhosa transformação do festivo trote universitário? O leitor viveu o ritual festivo na sua época de estudante? Tem boas histórias sobre o trote que seus filhos levaram dos veteranos? Sabe de algum registro preocupante? Tomara que tenha apenas notícias boas, porque a indicada acima é vergonhosa, preocupante e inadmissível. É preciso um basta.

Até a próxima!

Encontros Marcados com a Redação? Quer participar?

Há anos recebo pequenos grupos de estudantes, em maioria vestibulandos, que chegam em busca de orientação à escrita concatenada. A postagem de hoje é centrada no anúncio do meu trabalho, caro leitor. Recorda-se de que sou professora autônoma? A divulgação das minhas aulas na internet amplia o reconhecimento da minha função no magistério, assim como articula a oferta e a procura da orientação à redação nas provas dos vestibulares e concursos em geral. 
O convívio sistemático com a leitura e o treino da escrita estão presentes nos Encontros Marcados com a Redação- Arquivo pessoal, dez. 2010

Agora as inscrições aos Encontros Marcados com a Redação, série de 15 aulas com abundância de leitura e práticas encorajadoras de escrita, estão abertas. Atenderei aos interessados no Centro, ali pertinho da Praça Osório ou aqui no bairro Mercês, nos arredores da Praça da Ucrânia. Programei dias especiais para cada um dos locais, afinal, a logística é determinante. 

Estudantes com autonomia na compreensão e redação dos textos é o objetivo central dos Encontros Marcados com a Redação - Arquivo pessoal, dez. 2010
Divulgue, também - As aulas começarão no dia 1º de março. Caso você more em Curitiba e esteja ou conheça alguém interessado na programação desses encontros de leitura e escrita, por favor, compartilhe a direção. As  reservas poderão ser feitas com um breve contato via e-mail . Será que poderei contar com a sua ajuda?

Até a próxima!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

É do Pará. Quer ver?

Olhe só, caro leitor, o que descobri e trouxe para você conhecer: o programa É do Pará ; clique e conheça um pouco mais sobre a minha região de origem.

Famoso pela variedade de produtos amazônicos o mercado doVer-o-Peso é um símbolo recorrente em Belém, no Pará - Arquivo pessoal

Espero que você aprecie e compartilhe as informações veiculadas no programa acima. As receitas e as peculiaridades da região paraense despertaram em mim enorme saudade.

O leitor contumaz  e seguidor do blog sabe da minha prática de fazer  contínuas menções à ilimitada rede de notícias da Amazônia. Hoje, portanto, encontrei mais um modo de aproximar o Pará de quem prestigia o Na Mira. Gostou? Quer mais?

Até a próxima!

Será que ele leu realmente?














Tire as suas conclusões, caro leitor. Li agorinha, em tweet da Folha.com: Tiririca se engana e vota em mínimo de R$600,00

Até a próxima!

Oposição "esfrangalhada" e anseio popular ignorado

Os temas amenos na página não implicam em esquecimento daqueles que exigem maior reflexão. Você acompanhou a movimentação em prol da votação da fixação do salário mínimo, caro leitor? É uma notícia de interesse nacional.

De tudo que li sobre o tema apenas ficaram na minha cabeça os dois pontos que oferecem combustível ao título: a fraca oposição partidária no Brasil continua "esfrangalhada"( veja detalhes sobre o empréstimo dessa expressão, aqui no Josias de Souza) e o anseio popular, como o eleitor atento já percebeu há muito tempo, é ignorado. Prevalece o acordo, a manobra, o conchavo e a determinação da maioria, atrelada aos argumentos de ordenação superior. A força oposicionista é anêmica.

Fonte: Thiago Recchia, na Gazeta do Povo, 17 fev. 2011
Creio que vale dispensar alguns minutos à leitura do que escreveu o editor do blog Espaço Aberto , assim como acompanhar a análise feita pelo jornalismo da Gazeta do Povo, matutino paranaense; dê atenção ao vídeo e à lista dos parlamentares votantes.  

A vida nacional é regulada pelo salário mínimo, indutor dos preços dos produtos, serviços e da satisfação da maioria dos nossos patrícios. Eleitores nos Estados devem conhecer a votação declarada dos políticos que receberam a outorga popular. Fiquei de olho nos parlamentares do Pará, meu lugar de nascença e nos daqui do Paraná, lugar onde resido e trabalho. Sugiro que você faça o mesmo, caro leitor.

Ignorar os passos dos políticos diante a representação nacional é franquear o teatro de conveniências, nem sempre voltadas aos interesses da população. Você já pensou nessa questão? Acompanhar o trajeto do parlamentar escolhido é uma obrigação do eleitor atento. Eu não duvido. Você pensa diferente?

Até a próxima!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Meu futuro roseiral doméstico

Hoje decidi plantar mudas de roseiras no pequeno jardim que mantenho em frente de casa; esperei as nuvens escuras que cobriam o céu curitibano darem lugar ao bom tempo e saí, logo depois do almoço, em direção à floricultura. No caminho fiquei pensando nos versos e na melodia de uma música bem romântica que eu ouvia em casa, ainda no tempo de criança. Os versos mencionavam as rosas  e ficaram guardados na minha memória. Não sei o autor e nem o cantor que os interpretava. Será que você os conhece? Segue a reprodução parcial abaixo.
Plantadas na pequena área ao lado da calçada as roseiras encantam aos passantes e impedem a pichação - No Cristo Rei, Curitiba, 2011


"Eu vou mandar rosas para para alguém triste
Lindas rosas, rubras, perfumadas.
Vermelhas rosas dizem  que o amor existe
e as brigas que tivemos
nunca mais teremos.

E, quando alguém triste receber rosas
Lembrará sorrindo da tolice."
(....)
Agora é regar sem excesso e aguardar que as pequenas roseiras fiquem aclimatadas ao terreno. Você por acaso mantém esse tipo de planta no jardim da sua casa ou floreira no apartamento? Será que tem alguma dica bem prática a oferecer? Agradeço.

Até a próxima!

O número de seguidores aumentou

Você já reparou? Agora são 77 leitores que acompanham as postagens aqui no Na Mira. Agradeço a permanência dos antigos, assim como a chegada dos cinco últimos, que apareceram assim repentinamente.

Ser recebido(a) com a dupla saborosa acima é um costume gentil, lá no meu saudoso Pará.- Arquivo pessoal


Para saudar a todos deixei a imagem saborosa em destaque, uma vez que  dificilmente alguém recusaria uma acolhida com cafezinho fresco acompanhado de umas tapioquinhas com manteiga.

Eu sempre imagino que 1, 2 ou 3 pessoas para manter uma conversa é algo muito agradável; quem dera que diante das postagens sempre aparecesse alguém para alimentar uma prosa, mas não custa esperar mais regularidade na interação, não é mesmo?

Até a próxima!

Identificar as mudas é uma boa ideia

Olhe o que descobri lá para as bandas do bairro Centro Cívico: as mudas de árvores plantadas nas áreas de convívio popular recebem uma placa de identificação. A maioria delas ainda conserva a plaquinha; ela parece não interessar aos vândalos.

Fotografei a aroeira, dentre outras espécies, também identificadas.

A plaquinha ajuda a identificar e conservar a muda livre dos vândalos-Centro Cívico, Curitiba, fev. 2011


Araças ainda verdinhos- Encontrei os araçazeiros com os frutos ainda bem verdes; iguais aos daquele pé, plantado no canteirinho, ali na Atílio Bório, exibido em postagem anterior, quando fiz um passeio pelo Cristo Rei.

Eu vi inúmeras espécies na caminhada empreendida na última tarde de domingo. Encontrei pés de pitangueiras, cafés, amoreiras, bananeirass, goiabeiras, pessegueiros e muitos, muitos araçazeiros! Aos poucos, meu caro, soltarei aqui as imagens registradas.


A proximidade do Palácio das Araucárias certamente ajuda a manter a ordem e a beleza das áreas de convívio popular - Centro Cívico, Curitiba, 2011

Como estão os parques e áreas de convívio público aí no bairro e cidade onde você reside? No Centro Cívico a manutenção é sempre bem feita, afinal, nele estão o Palácio das Araucárias e a maioria dos órgãos administradores da capital curitibana e do estado do Paraná. O  bom exemplo é uma obrigação, não é mesmo?

Até a próxima!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Todos querem ver o Teatro da Paz!

O meu desejo é impedir que novos prédios sejam construidos nos arredores do Teatro da Paz - Belém(PA), arquivo pessoal










Você certamente já ouviu falar sobre o Theatro da Paz , um dos símbolos da época áurea da borracha na Amazônia, prezado leitor. Está ali, desde 1878, na Praça da República ou seja, desde o século XIX. É a mais antiga casa de espetáculos na região e já foi palco de muitos eventos internacionais de dança e de música erudita. É uma preciosa joia da arquitetura local.  

Majestade arquitetônica - Quando se está em Belém, nos arredores da Av. Presidente Vargas e adjacências da Av. Assis de Vasconcelos, é impossível não avistar a beleza arquitetônica do antigo teatro, mas os empreendimentos imobiliários insistem em tirar a majestade visual desse símbolo  de uma época cultural e confiná- lo em um beco entre os altos prédios já existentes, além dos que estão em construção. É preciso tomar uma atitude imediata. Eu não posso deter a ganância desses empreendedores das residências verticais, mas meus conterrâneos estão com tudo para levar adiante a defesa dessa ideia.


O meu apelo   - Você também pode ajudar, prezado leitor; leve adiante a ideia presente nesta postagem. Caso tenha um blog ou mantenha uma conta, por exemplo, no Twitter. Fico, desde agora, muito agradecida. A política ligada ao zoneamento cuidadoso e das licenças oficiais que permitem prédios tão altos merecem mais atenção. Quem ama Belém não pode concordar com os destratos e desordens à capital do Pará.

Fiz a foto em destaque, em novembro de 2010; clique duas vezes e verá com maiores detalhes o centro das minhas preocupações. Oportunamente farei acréscimos informativos que ampliem o tema da postagem.

Entenda mais com os dados do Interpreta e a boa ideia desse vereador que defende um projeto de diminuição da altura dos prédios, em Belém. 

Acompanhe  - As adesões blogueiras e tuiteiras, quase imediatas e em ordem de receptividade ao tema, já estão chegando:

1- Minha amiga de S. José do Rio Preto, a Bê neviani
2- Meu amigo, o ilustrador Sérgio Bastos

Até a próxima!

O adeus de Ronaldo, o Fenômeno

Eu não sou nadinha ligada ao futebol de campo, mas não pude deixar de acompanhar a  despedida emocionada do jogador Ronaldo. Não sei, também, se o leitor guarda alguma observação sobre o deliberado afastamento do jogador do convívio com a bola rolando, sob os seus pés, mas dois blogueiros amigos escreveram ótimas postagens. Não deixe de acompanhá-las abaixo. A charge em destaque é do Thiago Rechia; penso que ela evoca a lembrança mais feliz que o torcedor guarda do jogador.

> R9: Um heroi humano, do Dulcídio Braz Junior, colega professor de física.

>Em tempos de Ronaldo...um elogio à beleza atlética , da Beth (não sei o nome completo; infelizmente não divulgado no blog!), colega professora que trabalha com Motricidade Humana. Eu a conheci aqui, no Twitter.

Thiago Recchia - Gazeta do Povo, 15 de fevereiro 2011 


Muito ainda será escrito sobre e para o jogador, aclamado pela sinceridade da sua despedida de campo. O tempo ajudará a estabelecer maior sentido ao fato.

Até a próxima!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Será que a probidade desaparecerá entre nós?

A regulação das atitudes com o objetivo de estabelecer a justiça social é algo estranho aos que ainda não conseguiram agir conscientemente; sem a pressão da lei e da cobrança o bloco, quase uma escola de samba, vai saracoteando pelo Brasil afora. Anos de educação sistemática não escondem a natureza agarrada às práticas da vilania,  da subjugação dos direitos coletivos e da incoerência cidadã atrelada às torpezas humanas. Procure  homens e mulheres com probidade nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas e na câmara federal e  no senado. Você conhece alguns exemplos? Por favor, aponte os nomes. Quero conhecer esses seres humanos probos, integros e honrados. A charge de autoria do Duke é perfeita, concorda comigo?







Boquinhas estão abertas - Quem abriria mão de uma boquinha, uma oportunidade, uma alternativa de levar um lucrozinho aqui e ali? Políticos profissionais sempre estão na  mira do eleitores atentos. Eu não não nego: detesto a falta de coerência no que dizem e fazem "em nome do povo";  eles têm é diante de si a boquinha aberta pelos cofres públicos, o que lhes permite com o voto nas câmaras, nas assembleias e no congresso nacional esse fechar e abrir, segundo as conveniências da maioria. É prática recorrente e legitimada, embora delas discordemos.

Não vou alongar mais o que você já sabe, caro leitor, porém sugiro que leia Eleitor condena atos dos políticos, mas..., do jornalista Rogério Galindo, no blog Caixa Zero, abrigado no portal da Gazeta do Povo. Eu penso do mesmo modo. Você discorda? Trocar ideias sobre o assunto ajuda a manter coerência diante da crítica contumaz feita à categoria dos políticos, alvo das nossas reclamações diárias.

Até a próxima!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Linda manhã em Curitiba!

Hoje fiz uma rápida caminhada pelos arredores de casa e vi que a manhã está excelente, muito embora tenhamos algumas nuvens escuras no céu curitibano. Aqui o tempo muda rapidamente. Mesmo no verão é possível chover, fazer sol, frio e calor. A variação do tempo é um assunto permanente.

A manhã ensolarada e com poucas nuvens permite caminhar despreocupadamente- No Mercês, Curitiba- Arquivo pessoal


Correspondentes bem espalhados  - Perguntarei lá na minha página no Twitter acerca do tempo em outros lugares brasileiros; a informação é quase imediata, daí a força do microblog junto aos que interagem na internet com a rapidez que eu tanto desejo. Trarei os informes para o Na Mira, assim que aparecerem. Aguarde as inclusões.

                               Aproveita o domingo, Dora. Aqui tarde de sol!
                                            (Mnolasz, baiano, lá em Barcelona, na Espanha)


Por aqui um solzinho preguiçoso com sol nublado...;)
(Franssinete Florenzano, paraense, lá de Belém)


                                    Quente. E as nuvens vão, com o passar das horas, nos dizendo baixinho que possivelmente vai chover! Mas domingo é domingo!
(Dulcídio, de S. João da Boa Vista, SP)


Diga lá! - Fica, entretanto, o convite para que interaja aqui e compartilhe informes com relação ao tempo no bairro, cidade ou região onde você reside. Apareça. Tenho saudade da boa conversa mantida anteriormente com alguns leitores. Sumiram. Têm outros interesses? Um mistério. Tomara que estejam felizes!

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails