sábado, 4 de junho de 2011

Adoro feijão; você, também?

Gosto de feijão; de todos os tipos, mas tenho os meus preferidos: o bolinha e o boquinha preta, também conhecido como manteiguinha.

Quando passo aos sábados pelo Mercado Municipal de Curitiba é aquela tortura. Sabe por quê? A variedade dos grãos de feijão é abundante. Fico com impulso incontrável para comprar 1 Kg de todos. A venda de grãos em porções pesadas na hora é tentadora.

Imagem: do Laboratório Culinário

Presença garantida - Geralmente cozinho dois tipos de feijão durante a semana; congelo a metade das porções e, calculadamente, eu as transformo em sopas. Elas entram bem soberanas no estômago, ainda mais nessas noites de frio do capeta. Quer a receita básica?

1- Bato 1/2 Kg de feijão no liquidificador.
2- Passo na peneira e reservo.
3- Faço um refogado com alho esmagado, rodelas fininhas de cebola, uma pitadona de cominho em pó, fios de azeite de oliva, sal, uma colherada de  creme de tomate e ramos generosos de coentro fresco.
4- Depois do refogado? Misturo a massa do feijão e acrescento o dobro de água quente.
5- Deixo apurar; provo. Equilibro o sal e a água. Mexo bem o creme com a colher de pau. Deixo ferver por 10 minutos. Pronto: a mesa arrumada e gente com fome e frio? A panela fica vazia. Garanto.

Sugiro-  Acompanhada de pão fresquinho ou torradas bem crocantes, ui, a reunião vitoriosa com os ingredientes da sopa de feijão faz muita gente repetir a porção. Experimente!

Clube do Feijão Amigo- Veja que história legal o gosto pelo feijão fez acontecer; o relato sobre o Clube do Feijão Amigo é do meu conterrâneo, o Fernando Jares, do Pelas Ruas de Belém, um dos invejáveis blogs que noticia sobre as comidas, eventos a elas ligados e traça um retrato encantador da saudosa capital paraense. Bem diferente das tristes notícias que chegam aqui pelo Sul e Sudeste.

Até a próxima!

A grande lição de Feliz(RS) ao Brasil

Dados do IBGE indicam que lá em Feliz, no Rio Grande do Sul, o índice de analfabetismo é o menor do Brasil. Apenas 0,95% da população adulta não sabe ler e nem escrever (Zero Hora, 4 de junho). Ô coisa boa de ler e compartilhar, minha gente!
 
Imagem de Feliz(RS) obtida no http://www.terragaucha.com.br/

Quero conhecer a cidade que atenta com prioridade máxima à alfabetização. Como são tratados os professores e dados descritivos sobre a formação e metodologias empregados no interior das escolas são pontos vitais para melhor entender a boa notícia. Há muito em Feliz  para o resto do país aprender, com certeza. 

Acharei um jeito de chegar até ao vitorioso município do Rio Grande do Sul; já tenho, inclusive um atento auxiliar para compreender melhor os porquês com a ajuda do blog Educação Deficiente. A internet aproxima intenções, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

Para bem tonificar a mira do leitor

A manutenção de algumas figuras na cena política brasileira, especialmente as que estão até hoje, por exemplo, sob o manto fétido do Mensalão, compromete a confiança no pulso administrativo da presidenta Dilma. Discorda de mim, leitor? Argumente.
 
Especialistas em política sabem avaliar o perigo da crise no termômetro dos fatos antigos ou recentes, mas o eleitor atento, testemunha do faz e acontece ministerial, torce o nariz ao conteúdo do que lê, ouve e sente diante da informação precisa. O exemplo de coerência e trato honesto com os cofres públicos, o usufruto do aparato governamental para assumir providências e todas as mordomias oferecidas com os cargos de ministros são atitudes esperadas. Manter um ministério, qualquer um deles, abalroado pela desconfiança popular é assumir um perigo, pois joga no ralo o crédito já conquistado. Será que a presidenta ainda não percebeu?

Exemplos arrastam - Ministros são teoricamente auxiliares na condução da Ordem e do Progresso no país; devem, portanto, exibir extrema competência e ética no trato das questões públicas. Caso ofereçam qualquer margem à desconfiança a chefia do Brasil não poderá mantê-los no cargo. Será injusto. O cidadão atento não merece ser subestimado pelas manobras ministeriais e nem pela alegada ignorância do governo com relação aos fatos de domínio público. Concorda comigo, leitor?

Sugiro - Sobre a política ministeral e arredores recomendo-lhe, caro leito, acompanhar as postagens tuitteiras do Josias de Souza  e André Gonçalves, ambos sediados em Brasília, portanto bem próximos das fontes e das cenas oferecidas pelo elenco ministerial brasileiro. Caso tenha uma sugestão de outros analistas atentos, por favor, compartilhe conosco.

Até a próxima!

Subestimação acintosa

O cartunista Paixão desenhou o que o país viu na tevê - Gazeta do Povo, hoje

Até a próxima!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Revisão & Correção de monografias

                             Monografia: s.f . Dissertação acerca de um ponto particular de uma ciência, arte, etc.
(Bueno, Silveira, minidicionário da língua portuguesa- São Paulo: FTD, 2000, p. 522)

Estudantes universitários precisam apresentar uma monografia no finalzinho da graduação. É uma convenção acadêmica; nenhum escapa.

Faço revisão e correção de monografias; procure-me

Fico bem feliz quando os meus ex-alunos trazem o texto para que eu faça a revisão e ajustes imprescindíveis; alguns, bem caprichosos, cientes de que seus trabalhos ficarão disponíveis na biblioteca universitária, buscam um SOS com a professora que lhes acompanhou a trajetória de vestibulando, lá nos Encontros Marcados com a Redação. É uma dupla alegria rever ex-alunos com perspectiva profissional alvissareira e exercitar o que mais gosto de fazer, ou seja, intermediar as funções objetivas da leitura e da escrita.

Divulgue - A conversa acima é para anunciar um tipo de serviço profissional, caro leitor. Caso você esteja na condição de universitário, conheça alguém que necessite da minha revisão monográfica ou possa divulgar os meus préstimos, por favor, espalhe a notícia pelo Brasil afora.  Faço atendimento online, também. Quero trabalhar, sempre!

Revisão e Correção de Monografias
Profª Doralice Araújo
Contatos: (41)84148553 ou araujodoralice@hotmail.com

Até a próxima!

Mudanças drásticas

Ontem  autorizei algumas atualizações sugeridas pelo Windows Explorer ao meu note, assim como optei pela versão mais moderna do Mensenger. O resultado não foi nada bom, pelo menos para mim, quase analfabeta no que diz respeito ao trânsito com os sistemas de intermediação na internet.  As mudanças foram drásticas e alteram as antigas e confortáveis configurações. Ficou muito confuso; o sistema alegou, inclusive incompatibilidade entre os sites que articulam as minhas postagens. Não suportei a entrada do Windows Live Menseger à rotina blogueira.

Problemas - Três grandes entraves apareceram, pelo menos para mim:

> Não consigo responder aos comentários e nem deixá-los em alguns blogs, antes visitados com regularidade. A Fernanda e o WTakeuchi, blogueiros das páginas destacadas na postagem anterior, postaram comentários, aqui no Na Mira, mas não consigo "fazer sala" às visitas que em hora confusa acorrem  ao Na Mira do Leitor.  

O sistema não reconhece a minha assinatura blogueira no meu próprio blog. Nem sei como ele permite que eu escreva...

> Fui obrigada a eliminar a reprodução simultânea dos meus tweets, sempre ali no topo da postagem; ótimo recurso oferecido pelo Blogger. Um aviso notificou que a configuração da página blogueira entrava em conflito com outros sites. Que maçada!

O leitor contumaz sabe que escrevo com desenvoltura, mas as minhas limitações para entender mudanças que teriam tudo para otimizar o meu trabalho blogueiro impedem que eu expresse satisfação. Desinstalei a versão nova do Windows Explorer e agora o que mais quero é voltar à versão antiga do MSN, simples e eficiente. Hoje mesmo, meu caro, sairei a buscar o socorro especializado, porque as mudanças foram drásticas e insuportáveis! 

Interaja - Será que o leitor tem alguma experiência quanto às instalações mais modernas no sistema? Gostaria muito de entender e aprender com a sua experiência na área. Caso seja afinizado com a minha página, por favor, ofereça-me um SOS?

Até a próxima!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Reforço blogueiro para conhecer Curitiba

Leitor? Sei que você está aí, bem quietinho a ler tudo o que escrevo aqui. Os caminhos para chegar ao Na Mira são inúmeros, mas o Twitter tem sido a minha melhor vitrine, ainda mais quando as postagens ficam sob os olhos de ávidos leitores, tal como a Be Neviani e o Alessandro Martins, entre outros sempre muito amáveis e receptivos comigo. Pois bem, que tal dar uma olhada com mais atenção à lista das páginas blogueiras, ali  no canto inferior, à direita? É um reforço blogueiro incontestável. Um  verdadeiro plantel de produtores de textos, retroalimentação informativa e posicionamento crítico, além de desenvoltura com as palavras.

Cliques certeiros em direção aos melhores blogs - arquivo pessoal

Cardápio variado- Alguns blogs já estão há muito tempo, porque são imprescindíveis referências informativas; outros foram recentemente incluídos, tal como o Circulando por Curitiba e Curitiba para não curitibanos. O cardápio de leitura é farto; clique e interaja com o WTakeuchi e a Fernanda; eles tonificam a vontade que eu tenho de passear pela capital paranaense com você, caro leitor. Eles compartilham fotos com excelente resolução, oferecem detalhes de variada temática, além de não esconderem um apreço invejável pela Curitiba que tanto gostamos de viver.

Lamento muito, mas... - Sinto muito ser obrigada a alternar a indicação de alguns blogs, mas para aliviar o "peso" dos arquivos no Na Mira, é preciso variar as páginas blogueiras. Fico, também, muito atenta às atualizações regulares, aos temas e ao modo cordial como o blogueiro acolhe a chegada do leitor; são característica muito atrativas na internet. São os meus critérios para incluir, substituir e reincluir blogs. Tudo bem compreensível, concorda comigo?

Agora é com você, caro leitor; desfrute da ampla leitura selecionada.

Até a próxima!

O amanhã é nosso, leitor!

Gosto muito da bela composiçãor AMANHÃ, de Guilherme Arantes. Caso disponha de tempo, leitor, deixe carregar o vídeo para visualizá-lo completamente; os versos da letra estão duplamente reproduzidos. Cante comigo e compartilhe, se puder, a  bela mensagem de esperança.

Amanhã!
Será um lindo dia
Da mais louca alegria
Que se possa imaginar

Amanhã!
Redobrada a força
Prá cima que não cessa
Há de vingar

"A luminosidade/Alheia a qualquer vontade/ Há de imperar!" Bairro Mercês, Curitiba ,arquivo pessoal

Amanhã!
Mais nenhum mistério
Acima do ilusório
O astro rei vai brilhar

Amanhã!
A luminosidade
Alheia a qualquer vontade
Há de imperar!
Há de imperar!

Amanhã!
Está toda a esperança
Por menor que pareça
Existe e é pra vicejar

Amanhã!
Apesar de hoje
Será a estrada que surge
Pra se trilhar

Amanhã!
Mesmo que uns não queiram
Será de outros que esperam
Ver o dia raiar

Amanhã!
Ódios aplacados
Temores abrandados
Será pleno!
Será pleno!

Até a próxima!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O meteorologista brinca com os frioentos em Curitiba

A aproximação do calendário invernoso intensificou a temporada de frio. Aqui a manhã está deslumbrante e iluminada pelo sol, mas o friozão permanece. A mínima?4ºC  A máxima?  21ºC 

Alguns números maiores animam o tempo em Curitiba, porém a friagem despertou o tom descontraído do meteorologista de plantão no Twitter. Eu gostei muito de ler o comentário destacado. Ele decidiu até brincar com os leitores. Confira a redação do tweet mais recente: 

Lindo panorama, mas um friozão daqueles! No Mercês, em Curitiba, arquivo pessoal
                                           Cansado do frio? As temperaturas apresentam um declínio ainda mais significativo neste próximo fim de semana, com frio intenso mesmo à tarde.
(@simeparpr)

Roteiro invernoso - Com a proximidade do inverno a tendência é de mais resfriamento; estou com uma vontade danada de trocar o frio pelo calor. Você mora em lugar mais quente? Quer trocar de casa na temporada invernosa, leitor? É uma brincadeira, mas a troca temporária de moradia já foi, inclusive, transformada em roteiro de ótima comédia. Você viu O amor não tira férias? Cameron Diaz, Kate Winslet, Jud Law e Jake Black estão ótimos!

Quero saber mais - Será que na prática a moda de homelink acontece com satisfação mútua? Na Europa parece que é frequente; veja aqui (texto em francês, lamento!) Você sabe de experiências semelhantes no Brasil? Fiz uma zapeada pelo Troca de Chaves, mas os temores apenas são abrandados diante de depoimentos dos conhecidos ou parentes. Perguntarei aos meus leitores no Twitter, talvez alguém tenha alguma dica interessante.

Interaja - Como está o tempo aí? Frio como em Curitiba ou tão calor que só de pensar já fico com inveja? Se continuar assim, tão gelado, o meteorologista terá muito combustível para brincar com os leitores do site do Simeparpr 

Até a próxima!

terça-feira, 31 de maio de 2011

História & Ficção

                               Tudo indica que as interpretações históricas não são ondas que vão e vêm, como discursos que se equivalem. Elas favorecem a ampliação do conhecimento e mais do que isso, possibilitam ao cidadão letrado opções de análise do passado que não o obriga à ingestão de pratos feitos, quase sempre indigestos.
(Boris Fausto, Os vivos governam os mortos, Folha de S. Paulo, 27/2/2005)

                              Próximos, mas distintos, os discursos do historiador e do ficcionista diferenciam-se tanto pela maneira  como suas narrativas se relacionam com o mundo quanto pelo modo como neles atua o narrador.
(Luiz Costa Lima, A narrativa na escrita da história e da ficção. In: A aguarrás do tempo, Rio de Janeiro,Rocco, 1989,p. 102)

Imagem do site Grupo Escolar.com 

Não sei se o leitor reúne a mesma avaliação, mas quando eu penso em fatos marcantes da história brasileira nos últimos 30 anos não esqueço jamais do Movimento DiretasJá, do Impeachment do ex-presidente Collor e do recente Ficha Limpa.

O jornalista André Gonçalves bem lembrou dos preciosos atos, em postagem no Conexão Brasília. Apagá-los da história brasileira é subtrair da memória ativa os preciosos recursos de consciência da condução dos fatos pela sociedade. Ao ficcionista a borracha é útil, mas ao historiador e ao cidadão submersos na história ativa, jamais!

Saia do silêncio, leitor; venha conversar comigo.

Até a próxima!

José Sarney requer cuidados imediatos

                                                 "...Talvez esse episódio  seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil."
  
Sou uma defensora atenta do respeito e do acatamento aos mais velhos. Creio que o passar do tempo acrescenta virtudes e desintegra nossos defeitos. A vida é uma escola permanente. Todos, de um modo ou de outro somos aprendizes por bem ou, na pior das hipóteses, pela pressão das circunstâncias, mas quando ouvi a declaração de José Sarney em desconsideração ao histórico impeachment do ex-presidente Collor, reconsidero a ideia.
 
Imagem: arquivo Google (sem autoria)


(In)Sanidade - Nem todos nós chegamos completamente sãos e invejáveis à velhice. Alguns vivem insano período, caracterizado pela desordem dos pensamentos e impropriedades perfeitamente aceitáveis na intimidade familiar; é preciso que os filhos, os parentes, os amigos ou as autoridades médicas zelem pelos mais velhos, porque já não são mais donos dos seus pensamentos. Há, em alguns casos, uma desordem mental decorrente do desgaste da organização física e mental. Leigos nos meandros da cena médica percebem as inconveniências pela experiência com os seus mais próximos. José Sarney, figura política pública no cenário nacional, parece ser um exemplo inconteste, a requerer cuidados imediatos. Está na hora de descansar da lida. Sair da cena política, especialmente.  Ele bem poderá usufruir dos dias da outonal existência; conforto e aparato médico estão à disposição permanente, mas que os  seus dias sejam bem longe dos microfones e holofotes no Senado. Alguém discorda de mim? Argumente, por favor.

Detalhes sobre a tresloucada declaração? Leia " Senado 'apaga' da história o impeachment...", no blog do Josias de Souza.

Até a próxima!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ambientalistas competentes não apenas na internet

Eu não sei quase nada sobre as técnicas ambientais de manejo e preservação. Leio para aprender e zelar pela Amazônia, a minha região de origem, mas também fico atenta aos desatinos cometidos pelo Brasil afora. Pois veja, caro leitor, como é possível aumentar as informações sobre o ambiente e as ações contraditórias, sobretudo diante do desconhecimento dos estudos, das técnicas e dos mecanismos para bem cuidar e preservar as riquezas oferecidas pela Natureza. Sabe como? Acompanhando pela internet a boa gente que mora, conhece de pertinho e trabalha com o assunto, por exemplo, na região amazônica.

Ambientalistas estão na mira dos crápulas porque a lucidez ambiental é contrastante - Imagem: do Waldez



Com um clique - A direção está a seguir; clique no link e faça um esclarecedor passeio informativo pelo site da  Imazon  - uma Ong com pretensões justas, justíssimas. Dê atenção especial ao vídeo em destaque. Caso  você conheça outra organização que zele com empenho e competência pela Natureza, por favor, compartilhe os dados comigo, caro leitor. O repasse será ampliado, porque a minha página no Twitter aufere visitação de gente que gosta muito de ler, compartilhar as informações e assumir publicamente uma atitude ética diante dos problemas coletivos. A boa companhia é sempre um estímulo em qualquer situação. É fato incontestável.

Boa gente; recomendo a companhia - Meu amigo, o ilustrador Sérgio Bastos fez uma providencial animação para a TV Cultura do Pará. O motivo? Alertar à destruição da natureza amazônica. Não deixe de visualizá-la. O Bruno Rezende, do Coluna Zero, é um dos que fazem um excelente trabalho de divulgação ao tema, tanto no que diz respeito às ações exemplares, quanto ao horror imposto à Natureza. Confesso, meu caro, o quanto alimento a esperança quando leio e acompanho ações voltadas à prevenção das fontes naturais da vida e  do combate racional aos criminosos do ambiente, muitas vezes travestidos de políticos ou de empresários. É preciso separar bem as coisas; o vale-tudo ambiental é enganosa atitude.

O trajeto - Ações educativas de atenção à natureza são exigentes; elas requisitam o tempo apaixonado do ser humano; a Família e a Escola têm a dianteira no processo, mas o desconhecimento sobre as práticas ambientais caracterizadas pelo zelo ainda é grande. Bem informar-se é o primeiro passo; concorda comigo, leitor? Juntemos, portanto, as nossas melhores intenções.

Até a próxima!

Friozão no Paraná

O frio está intenso em Curitiba. Ele dormiu e acordou conosco no Paraná inteirinho. Hoje? A mínima assinalada? 2ºC, mas a sensação térmica certamente é menor. A capital paranaense está gelada. Está com calor? Venha dar uma volta aqui...Não é brincadeira enfrentar a rigorosa temperatura.

A imagem de reforço matinal é do Fabio Cequinel


Além das roupas e movimentação física? Um café bem quentinho ajuda a começar o dia, caro leitor!

A reportagem  Frio deve ser ainda mais... de Fernanda LeitólesLuis Celso Jr dimensiona o quadro de baixa temperatura em Curitiba e no Paraná(Gazeta do Povo).

Até a próxima!

domingo, 29 de maio de 2011

Um passeio pelo curitibano Portão

As minhas tardes aos sábados ou domingos geralmente são dedicadas, em parte, aos passeios pela cidade. Ontem, apesar do frio fazia sol. Foi a vez do Portão, bairro bem distante do Mercês, meu ponto de partida. Será que o leitor conhece a região, mora nele ou alguma vez já esteve por lá em passeios ou trabalho? As fotos do meu arquivo ajudam a fazer uma composição ligeira, limitada, mas apontam os itens que a mim impressionaram negativa ou positivamente.

Visão  comercial do bairro Portão - Curitiba, arquivo pessoal


A grande carência no bairro -  As ruas são largas, boas calçadas e pela aparência geral das casas, sempre com aspecto distinto, o Portão não é uma região pobre, em termos de poder econômico. Para chegar ao bairro atravessamos o corredor extenso da Av. República Argentina, não sem antes passar pela bela Praça do Japão. Descobri com tristeza de que não há um parque nos arredores do bairro, mas se a prefeitura da capital curitibana reabrir o Museu Metropolitano de Arte e Cultura fará muito bem, obrigada, aos que residem na região. Poderá pensar, se aprouver, um destino cultural gratuito ao local. Fiz, inclusive, uma postagem recente sobre o tema; confira em leitura vertical. É um convite para ler mais as minhas postagens.

O que percebi - Indiscutivelmente a movimentação nos arredores do Shopping Paladium, transformado estrategicamente em área de convivência, sobretudo juvenil é agora a grande alavanca. O cinema e a praça de alimentação, sempre lotados, explicam o empenho lojista na aposta empresarial certeira na região.

É grande o afluxo de visitantes ao Shopping Paladium, situado estrategicamente no Portão - Curitiba, arquivo pessoal


Imaginei o quanto seria bom um espaço público livre, com arvoredo e aberto ao público no bairro, mas os gestores municipais não percebem - ou fizeram vista grossa às necessidades de lazer em áreas abertas aos moradores, talvez acomodados com as possibilidades disponíveis nos bairros circunviznhos. Não tenho certeza absoluta, mas o parque mais próximo seria o Barigüi, encostado daqui de casa, portanto, bem longe do Portão.

Incentivar o aumento do público aos shoppings é algo contraproducente em qualquer lugar; eu desconfio sempre dos que, ao contrário do bem- estar da população, visam as parcerias lucrativas. Lojas pagam impostos, portanto, valem mais do que espaços livres, destinados ao lazer do cidadão residente no bairro.

Conversemos...   -  As observações acima são, entretanto, impressões de migrante em Curitiba bem acostumada à proximidade dos parques, ruas arborizadas e fartura das praças e pequenos largos, panorama comum nos arredores da minha casa, assim como em outros bairros na capital paranaense. Gostaria muito de poder ler um comentário de leitor, natural da cidade, que conheça muito bem a região do Portão., porque avaliar criteriosamente as condições estruturais de um lugar é imprescindível, mas exige amplo conhecimento do bairro. Tomara que eu consiga atrair um comentário. Saia do silêncio, leitor curitibano. Converse comigo. Ajude-me a melhor descrever a cidade; nada melhor do que mostrar a vida real nos bairros centrais ou periféricos.

Até a próxima! 

Cuidados descomedidos e vergonhosos

Paixão, na Gazeta do Povo, hoje
Já passa dos limites o descomedimento partidário; é exagerado, injusto e mal dissimulado. Uma vergonha nacional, sob a mira do cidadão. Você sente o mesmo, leitor? Apenas ri ou age, em movimento lúcido e questionador?

Até a próxima!

A massa polar é a culpada, mas...

Aqui em Curitiba o domingo amanheceu gelado. Ontem, antes de deitar, conferi os dados e lá estava a marca mínima de 3ºC na capital paranaense. É indicativo de muito frio, ainda mais intensificado com o vento. No limiar do sábado para domingo a sensação térmica parecia beirar o inacreditável. A reportagem Massa de ar polar derruba as temperaturas...(Gazeta do Povo, ontem à noite) explica a causa da friagem em todo o Paraná.

Os mais velhos,sob a imposição do frio curitibano, ficam mais agasalhados- Parque Barigüi, arquivo pessoal


Reações diferentes - Com o passar da idade o ser humano fica com as estremidades do corpo mais vulneráveis; no frio, quando a movimentação é menor e nos encolhemos mais, o leitor pode imaginar o que acontece. Crianças e jovens, ao contrário dos mais velhor, geralmente não reclamam do frio intenso. A dinâmica da organização física juvenil é sempre uma promessa alegre, cujo potencial enfrenta os rigores da baixa temperatura com o maior desprendimento. Tenho exemplo em casa.

A minha dica - Já fiz hoje uma camnhada rápida pelos arredores de casa. Os pretextos estimulantes? Passar pela banca de jornais e revistas, tomar um café na padaria e, assim caminhar em movimentação ligeira. Nos dias de frio acelero a marcha, mas nos dias de calor e céu ensolarado....ah.... caminho na maciota...como se tivesse todo o tempo do mundo para desfrutar das ofertas da vida.

Tenhamos um ótimo domingo, meu caro leitor! Saudemos a possibilidade de nos locomovermos para todos os lugares;  a mobilidade é uma benção da organização física, concorda comigo?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails