sábado, 6 de julho de 2013

Na Confeitaria do Teatro? Não hesite em entrar

 
Café com leite quente e pãozinho fresquinho bem amanteigado por R$3,00- Confeitaria do Teatro, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Certamente o leitor já ficou em dieta alimentar para fazer um exame de sangue. Saberá avaliar o quanto, após 12 horas sem líquido e alimento algum no estômago, a privação necessária desencadeia um voraz apetite. Na semana passada? Vivi a experiência novamente quando fui ao exame, ali nos arredores do Passeio Público. Após a coleta no laboratório, desprezei aquela alternativa intolerável de chá e café acondicionado em garrafas térmicas e, ao enfrentar a rua sob o rigor da fria manhã do inverno curitibano, a minha maior vontade era a de tomar um café com leite bem quente e encontrar um pãozinho com manteiga como saborosa e desejável companhia, o que de imediato percebi ser possível, ao olhar na direção da Confeitaria do Teatro, comércio bem simples, mas estrategicamente localizado em área central da cidade, ali na esquina da rua Alfredo Bufren.
 
Enquanto saboreava  um café delicioso ainda tive a oportunidade de acompanhar a rotina da região naquela manhã fria e chuvosa- Curitiba, arq. pessoal 2013

O local é um apoio sem luxo; cumpre, entretanto, o seu papel com discreta atenção ao cliente. Eu? Fiquei encantada com a simplicidade do lugar que contrasta com a bela e arrojada visão do famoso Teatro Guaíra.
Ao cliente da confeitaria? A visão do Teatro Guaíra e parte da Praça Santos Andrade- Curitiba, arquivo pessoal 2013

Lamento não compartilhar com você belas fotos do entorno, pois os registros que fiz com a ajuda da câmera do celular são apenas para não perder o hábito de fotografar a região dos meus trajetos pela cidade, mas creio que ajudaram a destacar o delicioso e básico desjejum, assim como evidenciar uma boa referência para que você não hesite em entrar na Confeitaria do Teatro. Paguei R$3,00 pela deliciosa média e ao levantar da mesa tão satisfeita, logo pensei: ah...qualquer hora dessas não hesitarei em retribuir a acolhida gentil das atendentes desse providencial café matinal. Então, hoje, cumpro a promessa.

Até a próxima!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Participemos do "2º Piquenique dos Sabiás e 2ª Festa das Sombrinhas", amigos do Bosque Gomm?

 
A contribuição do publicitário curitibano  Caique Mazanek  certamente atrairá  mais amigos do Bosque Gomm - Reprodução via Facebook

Estendo-lhe o convite que dá título à postagem, meu caro leitor. Eu? Já estou selecionando uma bela sombrinha para participar do 2º Piquenique dos Sabiás e 2ª Festa das Sobrinhas, evento duplo que acontecerá no próximo domingo, ali no Bosque da Casa Gomm, a partir das 10:00 horas. Prometi levar algumas guloseimas e espero encontrar a boa gente que defende as áreas verdes em Curitiba.

Caso você ainda não saiba detalhes sobre a decisão gananciosa e estúpida de derrubar as árvores do belíssimo bosque no vizinho bairro Batel, clique em Salvemos o Bosque da Casa Gomm.
 
Até a próxima!

As damas, sob os humores do inverno curitibano...

 
No inverno, a companhia da sombrinha grande é imprescindível na mão das mulheres em Curitiba - arquivo pessoal 2013

Prometi reunir algumas imagens femininas feitas com  a câmera do celular; o detalhe maior escolhido será a condição do tempo chuvoso em Curitiba, mas outros aspectos merecem a atenção do observador atento, pois esta é a minha intenção.  
Nos arredores da Praça  Santos Andrade encontrei a elegante senhora com casaco e botas de couro, além da imprescindível sombrinha - Curitiba, arq. pessoal 2013

Caso faça uma leitura vertical na página; verá algumas tomadas feitas com os cavalheiros em área central de Curitiba, também. Atente nas fotos que compartilho à companhia da sombrinha ou o guarda-chuva, ao sobretudo, ao casaco ou japona (aqui, assim denominado) ou demais peças que protegem as pessoas do frio e da chuva. Disponho de inúmeras fotos, mas para não exagerar, economizo na edição, embora outras possam aparecer eventualmente em postagens oportunas.
 
Casacos de couro e botas ou de tecido com forração caprichada para enfrentar a virada do tempo invernoso são comuns à seleção feminina em Curitiba- arq. pessoal 2013

Hoje, a neblina que agora cobre a manhã curitibana não permitirá brincar com o tempo; apesar da instabilidade e da promessa de uma tarde com temperatura mais elevada, novamente é hora de pegar casacos antes de sair de casa. A mínima de 10ºC e a máxima de 22 ºC, segundo os dados do Simepar, não desautorizam. 

Até a próxima!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Viva! A quinta-feira curitibana está ensolarada!

 
Os valentes beijinhos parecem vibrar com o solzinho de hoje- Curitiba sob o inverno de 2013- arquivo pessoal

A manhã curitibana dessa quinta-feira está acompanhada de um solzinho, felizmente. Quase agorinha estive no meu pequeno jardim e a animação dos pés de beijinhos, onze horas, roseiras e lavanda, entre outras espécies floris, fazem parelha comigo, também. A constância do período de chuvas e do indiscutível frio intenso baquearam não apenas a turminha do meu espaço doméstico preferido, mas também esta que puxa conversa diária com você, caro leitor.

Vejamos como o dia se comporta, porque aqui em Curitiba as estações adoram trocar de lugar rapidamente. Quem já esteve na cidade sabe que as alterações do clima costumam acontecer surpreendentemente em um mesmo dia. É um caso peculiar local, tal como aquela chuvinha diária que desaba sobre a amazônica Belém para refrescar a todos e a tudo.
 
Até a próxima!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Sob o céu chuvoso do inverno curitibano de 2013

 
Tudo a ver com o clima de inverno chuvoso - Lá no Alto da XV, Curitiba, arq. pessoal 2013

Não perco a oportunidade para fotografar as cenas urbanas, meu caro leitor. Nem as limitações da câmera do celular constituem impedimento ao prazer de retratar aspectos do cotidiano, especialmente quando remetem à paisagem local, ao clima e à rotina. As pessoas próximas de mim, conhecidas ou familiares, sempre riem quando observam a direção do meu olhar. Não ofereço preferência aos rostos e detesto a exibição egocêntrica, exceto se para dimensionar a informação impotente das palavras, mas o leitor contumaz da página já deve ter percebido as minhas trilhas fotográficas.


Ver uns bonitões na passarela da Boca Maldita é cena comum, especialmente nos dias de inverno- Curitiba, arq. pessoal 2013

Nesses últimos dias, sempre chuvosos e frios, mesmo com a sombrinha na mão esquerda faço um prazeroso malabarismo para fotografar aqueles que passam por mim; repare nas fotos como não deixo qualquer constrangimento futuro ao modestamente retratado com a minha limitada câmera.
Um guarda-chuva colorido faz o contraste feliz com os de cor preta, padrão masculino comum- Na Boca Maldita, Curitiba, arq. essoal 2013

As roupas ajustadas ao frio curitibano, a variedade da proteção com o guarda-chuva escolhido e o modo discreto dos fotografados são atrativos poderosos ao meu olhar, sempre atento a tudo e a todos.


Sob a chuva e frio intenso desse inverno de 2013 a cidade amanheceu nos dias recentes - Curitiba, arquivo pessoal
Em postagem futura trarei imagens com personagens femininas, mas o foco não está em reproduzir a beleza nos gêneros, mas sim o conjunto integrado à paisagem local e ao clima do momento. Observe o destaque às nossas calçadas, aos postes de iluminação pública, aos vislumbres arquitetônicos, aos canteiros, à fuga deliberada das placas comerciais, aos dados preciosos sobre o tempo, entre outros sob o alcance do interlocutor atento. Caso goste de fotografia, por favor, venha trocar webconversa comigo.


Até a próxima!

Eu colho morangos e você pode, também!


As flores no morangueiro, mesmo sob o atual inverno, anunciam o triunfo da natureza no pequeno jardim- Curitiba, arq. pessoal 2013

Comprei em 2011 uma muda de morangueiro e de lá para hoje a pequena planta venceu muitas batalhas, ou seja, primeiramente com o lugar que escolhi para plantá-la, depois, com as lagartas que infestaram o meu pequeno jardim e, agora, com o frio intenso desse inverno de 2013.
 
Quando o 1º morango amadureceu a minha filha teve o prazer de colhê-lo em 2011- Curitiba, arq. pessoal

O interessante dessa história de jardineira e do trio de obstáculos indicados no parágrafo acima é que o morangueiro continua florindo e oferecendo frutos. Aqui em casa? Todos já tiveram o prazer de colher moranguinhos maduros, inclusive alguns dos meus alunos de redação. Assim, lamento se um dia você desistiu ou nem sequer tentou manter uma planta frutífera em casa. Então? Tome coragem, meu querido leitor; a alegria ao ver qualquer espécie com frutos desperta ânimo redobrado e aumentará as suas histórias de jardineiro(a) aprendiz. 

Até a próxima!

Antes de dormir? Um pouco das "Maravilhas do Conto Francês"

 
Conhece a preciosidade acima, caro leitor? A coleção ajudou a disseminar a popularização do gênero- arquivo pessoal 2013

Peguei para ler nos próximos dias a preciosidade acima; o livro Maravilhas do Conto Francês foi editado pela Cultrix na década de 50 e reúne, sob a organização de D. Riedel, os bambas do conto, tais como Paul Verlaine, Guy de Maupassant, Théophile Gautier, entre outros que muito aprecio. Foi encontrado em um sebo curitibano, portanto, é um achado espetacular.
 
Até a próxima!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Terça-feira friorenta em Curitiba

 
Nos dias frios? Um mingau de milho verde chega como um afago ao estômago- arquivo pessoal

Em  Curitiba? Com a mínima de 8ºC e a máxima de 16ºC surge a manhã de terça em contínuo declínio da temperatura, segundo o Simepar

Até a próxima!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Além dos óculos, a bengala, também!

    
Quando eu via alguém com a dependência de uma bengala, meu caro leitor, eu sempre pensava nas razões para o apoio; atinava à questão da idade e ao rol de circunstâncias relacionadas à movimentação física, sobretudo decorrente de acidentes e correlatos. Pois bem, estou mais do que nunca precisando desse tipo de auxílio para poder me movimentar pela casa e na rua. O motivo? Uma dor que começa na região da coxa e avança até os arredores do fêmur do lado direito está tirando o meu costumeiro ânimo nesses  dias mais recentes. Hoje, por exemplo, para fazer a radiografia da área não levei a bengala, mas amanhã ela será imprescindível. Tenho outros exames de laboratório na agenda da terça-feira, portanto, a  bengala que ganhei de presente de aniversário terá o merecido lugar na minha mão.  Não consigo comemorar a notícia, mas ainda bem que um prestimoso amigo ao ouvir a minha queixa com a dor, logo trouxe uma bengala desmontável para mim. Agora, além da companhia imprescindível dos óculos de grau, a bengala, também! 

Até a próxima!

domingo, 30 de junho de 2013

Curiosas peças em doação nas ruas; já encontrou, também?

 
Interrompi uma caminhada recente para fotografar a oferta acima - No Mercês, Curitiba, arquivo pessoal

Durante as minhas caminhadas pelos arredores de casa ou mais distantes tem sido comum encontrar algumas visões bem curiosas. Recentemente, achei até um velho fogão, assim como uma estante com livros grátis e ambos faziam um apelo veemente ao passante: leve-me!

A estante com livros estava na porta de um sebo, lá em Barão Geraldo, Campinas, SP- arq. pessoal 2013

Em foto de arquivo mais antigo, você poderá rever o sofá que encontrei ali nas imediações da Rua Fernando Simas, na vizinhança aqui de casa. Quero acreditar que o curioso fenômeno ofereça munição aos que costumam reciclar materiais encontrados nas ruas das nossas cidades, pois eu mesma já arregalei os meus olhos ao ver um suporte de madeira para vasos, agora bem acomodado ali no meu pequeno jardim.
 
Um sofá em oferta dadivosa ali na esquina da  Marcelino Champagnat parecia inacreditável!- Mercês,  Curitiba, arq. pessoal

A atitude de desprendimento material, assim como de reaproveitamento objetivo parecem bem melhores do que jogar materiais na rua ou no leito dos rios ou córregos. Você já encontrou algum item material interessante na rua e trouxe a surpresa para casa -  ou mesmo sabendo das organizações de coleta de lixo, decidiu colocar na calçada algo que poderia ser útil a outra pessoa, meu caro leitor?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails