sábado, 7 de janeiro de 2012

Bravo!! É a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia!

 
A Orquestra de Violoncelistas da Amazônia faz empolgante apresentação - Iron Maiden Fear, of the Dark , vídeo enviado pelo SandroMadMax  ao You Tube- reprodução do cartaz tuitado ( não sei o nome do fotógrafo)
A Orquestra? É a dos Violoncelistas da Amazônia, a galeria de fotos é do Carlos Macapuna  e o vídeo  a seguir foi enviado por ele para o You Tube, mas a alegria é minha em compartilhar uma excelente notícia. Aproveite os links para conhecer o trabalho dos jovens instrumentistas e do incansável regente.

 
Eu soube agorinha pelo maestro Aureo de Freitas que eles saem amanhã de Belém para iniciar uma temporada de apresentações em São Paulo. É um programa imperdível; pena que não poderei ir, mas divulgarei aos meus conhecidos e leitores. Se um dia a O.V.A passar pela sua cidade, leitor, por favor, não perca por nada deste mundo. É um show de apresentação.

No roteiro estão as sedes do SESC de Santos, Itaquera, Santo André, Santo Amaro e S. José dos Campos

Até a próxima!


Vamos passear um pouco, leitor?



Fui lá no jardinzinho e fiz a foto para você avistar o que eu vejo agora, leitor! - Curitiba, céu do Mercês, arq. pessoal
                                      Fim de semana com tempo instável no Paraná. Neste sábado permanece quente e abafado, condição que facilita a formação de nuvens de chuva a partir da tarde. A distribuição das chuvas segue irregular, o que é característico do verão, isto é, chove de forma isolada. ( Simepar, 7 de jan. 2012)
 
A manhã de sábado está lindíssima, aqui em Curitiba. Temos bastante sol e a temperatura permanece agradável, com características do verão sulista. Uma prova? Os números do Simepar e a nota bem redigida pelo meteorologista, transcrita em destaque aí em cima.  A mínima de hoje? 16ºC. A máxima? 27ºC.


Meu último passeio foi lá para as bandas de Santa Felicidade, naquelas ruas transversais que abrigam casinhas bem simples e exibem a explosão da natureza em flor- Curitiba, arq. pessoal

Há muito para se avistar, além da tela do note ou aí do seu computador, não é mesmo, prezado leitor? Planejei sair um pouco. Saia um pouco, também; é muito saudável - e, aqui entre nós, os apelos da natureza, presentes nas áreas urbanas, abastecidos pelas opções de encantamento natural e gratuito, em oferta num simples passeio pelos arredores de casa são tentadores.

Interaja; dê amostra...-  Caso consiga seguir a minha dica, ah...faça uma foto e envie para mim ou se puder, descreva o seu passeio. Pode ser até em frase tuiteira. Eu sempre leio com extrema atenção os tuites que aparecem na minha página. Será fácil reproduzi-los aqui, desde que em conexão temática habilidosamente articulada.


Tenhamos um excelente sábado, leitor!

Até a próxima!

A interação blogueira acontece quando...

 
A quem interessa trocar ideias sobre negligência ou cuidado governamental com a arquitetura escolar pública? Curitiba Inst. de Educação do Paraná, arq. pessoal 2012
Raramente entrei em um blog e depois de ler a postagem mais recente -  ou outra que a mim despertou interesse - e não deixei um comentário. O interesse temático e a concepção interativa durante a permanência na internet conduzem as minhas ações de leitura e escrita - e mais: anoto os dados para futuros links, aqui no na MiradoLeitor ou na minha página tuiteira. É uma opção e uma diretriz pessoal. Alguns temas são da minha total preferência:

> leitura e escrita
> cenas urbanas ou rurais
> política e seus desdobramentos, exceto a política partidária ou panfletária 
> Amazônia
> passeios
> educação
> arquitetura em geral ( ênfase querida e apaixonada pela arquitetura escolar)
> comidinhas
> comportamento
> paisagismo
> filmes em dvd
> folclore, entre outros. Detesto fofoca, proselitismo religioso e escândalos.

Hoje passarei uma vista atenta e bem demorada pelos blogs dos que fazem companhia ao NaMiradoLeitor. Gostaria de poder incluir algumas referências nas postagens do dia - e o sábado será  envolvido com as ocupações domésticas e pequenos prazeres da vida, portanto, com abundância de afazeres.  Lembre-se, sempre: a minha página não é $remunerada$; exceto quando alguém deixa um comentário interativo.

A soberania do leitor - Você certamente leu o título  - e, talvez, pense igualzinho a mim: a interação acontece quando eu quero, portanot, é determinação pessoal, intransferível, sujeita apenas à recomendação ou troca gentil e não impositiva entre blogueiros ou acompanhantes da página. É o correto - ou será que você discorda de mim? 

Até a próxima!

Modificações no NaMiradoLeitor; acompanhe-as...

 
Você percebeu algumas mudanças na aparência do NaMiradoLeitor?

O que fiz - Retirei a lista de marcadores temáticos e incluí duas ou três palavras no meu perfil.
Um blog é como uma estrada de mão dupla; o trânsito da conversa vai e vem - Cena curitibana, arquivo pessoal
Quero fazer - Estou agora com uma vontade danada de trocar o olho -  a marca registrada do blog desde a primeira postagem na versão no Blogspot! -  por uma foto. Afinal, sou eu todinha e não apenas o meu olho que avista e reflete sobre os temas do NaMira. Sinto muito esbarrar, entretanto, nas minhas limitações para bem incluir algumas funções e ofertas do Blogger, tal como esse tal de Live Traffic Feed aqui no blog, mas pedirei um SOS aos entendidos no assunto. Quero acompanhar com maior exatidão dos detalhes o tráfico de visualização da página.

Tem alguma observação e sugestão, leitor? Acolherei com grande ânimo as ideias voltadas ao visual do blog. O tema de hoje é interação - e, aqui entre nós, permitirá a expansão de muitas ideias, mas você é componente decisivo. Ficará ausente, tal como nas temas presentes nas postagens anteriores? Apenas o Mário apareceu para trocar conversa.

Até a próxima!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cabelos ao vento curitibano

A longa cabeleira da moça foi em poucos minutos completamente raspada- Curitiba, Boca Maldita, arq. pessoal 2011

O destaque curioso aconteceu no começo de dezembro passado; eu voltava de um encontro com alunos de redação, lá pelo finalzinho da tarde,quando vi a cena inusitada. É claro que parei para acompanhá-la. O leitor acha que eu perderia a oportunidade? Liguei o celular e acionei a câmera, imediatamente.

Dê uma olhada no que faz o varredor, sempre em busca dos tufos de cabelo que teimavam em voar - Curitiba, Centro, arq. pessoal 2011
Puxei conversa com o fotógrafo, mas não entendi muito bem o que ele tentava explicar; parecia uma intervenção urbana bem programada, dessas que aspiram unicamente chamar a atenção dos passantes. O engraçado foi avistar a reação imediata do varredor da Praça Osório; ele não deixava os tufos de cabelo voarem e logo os recolhia. Fiz quatro ou cinco fotos, mas destaquei a dupla acima para você ver, meu caro leitor.
Até a próxima!

Ele, o jornal e mais ninguém...

 
À entrada da Galeria Tijucas sem se importar com absolutamente nada, exceto o seu jornal- Curitiba, Boca Maldita, arq. pessoal
Não perco a oportunidade de fotografar cenas de leitor em ação; eles ficam tão absorvidos na leitura que nem percebem o movimento ligeiro que faço para fotografá-los.

Até a próxima!


Conhece o Jarbas?


Quando faz aquele friozão curitibano os estagiários da BPP colocam até um cachecol no esqueleto- arq. pessoal
Se um dia você entrar na Sala de Belas Artes, ali na Biblioteca Pública do Paraná, olhe à direita. Verá o esqueleto em destaque; os estagiários deram nome à curiosa figura:chama-se Jarbas. Adorei saber os detalhes ligados ao esqueleto.

Até a próxima!

Cenas curiosas sob a mira da câmera


Aos que são observadores nada passa batido; quando se está com a indispensável máquina fotográfica -  ou como é o meu caso, com um celularzinho com câmera, até assobio a gente registra com o gravador acionado. Não ria, mas é a mais puríssima verdade, leitor. O Takeuchi é um dos que mais vejo registrar cenas incomuns. Veja a última; sugiro que faça uma leitura vertical do Circulando em Curitiba; é sempre um espetáculo visual de primeira grandeza. Sou fã e divulgadora contumaz da página. 

O "lixo" acima estava ontem  na esquina da ruas Marcelino Champagnat c/ a Fernando Simas- Mercês, arq. pessoal

Hoje? O tema das postagens aqui no NaMira incluirá as cenas curiosas que avistamos na cidade. Abrirei mais ainda o meu arquivo de fotos, porque muitas foram feitas sob o calor do momento. O tema de hoje lhes dará o devido lugar.  Sinceramente, espero que goste, caro leitor. Confio que saia do silêncio, também. Eu me recuso a admitir a conclusão de que comentar em blogs é coisa rara e difícil.  O leitor clica na página, olha e sempre registra uma ideia. Compartilhe-a comigo.
 
Fiquei com vontade de sentar no sofá, mas a foto despertaria muita risada -  arq. pessoal




Se um leitor deixar de lado as expressões chulas e ofensivas, qualquer frase chegará ao blogueiro como um prêmio à redação de uma postagem. Imagine como eu fico, depois de postagens em bloco e com conteúdo próprio, mas sem comentário algum? É como preparar uma refeição, arrumar  a mesa e, ao final, ninguém aparecer para comer.



Até a próxima!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ilustrador para temas amazônicos? Contate com o Sérgio Bastos!

 
O desenho amazônico é do Sérgio Bastos, mas a satisfação de bem divulgá-lo é minha- reprodução autorizada
Eu e o ilustrador Sérgio Bastos, além de amigos, profissionais autônomos, somos parceiros de livro, de ideias e do amor pela Amazônia. Tenho feito ampla divulgação do trabalho que ele faz como ilustrador e design gráfico - e, por que não indicá-lo novamente?

Mire, mire e mire, já, já! - Veja o que ele fez agora no blog - é ou não é um espetáculo a reunião de desenhos sobre a Amazônia? Os meus conterrâneos nem sabem o quanto o trabalho do Sérgio divulga a nossa região nortista. Se alguém em Belém, no interior paraense ou pelo Brasil afora precisar de um ilustrador? Acione o contato abaixo. Ele vende a prestação de serviços; empurrre a porta virtual da Lojinha que ele mantém, leitor!

Texto & Imagem - Autores, suplementos jornalísticos e revistas podem auferir grande vinculação com a temática amazônica; os desenhos profissionais do ilustrador radicado no Pará ajudarão com certeza.


Serviço;
Ilustrações e design gráfico  feitos pelo Sérgio Bastos.
Contatos: aqui na Lojinha 

Até a próxima!

Destaque às aulas de Leitura & Redação

A satisfação do cliente é o melhor aditivo à propaganda de serviços. As postagens de hoje tratam, caro leitor, das recomendações profissionais possíveis. As intenções? Divulgar a prestação de um trabalho, ampliar a satisfação real e atrair novos clientes.
Uma sequência de 15 Encontros Marcados com a Redação é o que ofereço aos interessados- arq. pessoal
No meu caso - Muitas vezes sou obrigada a divulgar notas ligeiras sobre o meu trabalho com as aulas de leitura & escrita, conhecidas em Curitiba - e, talvez, pelo interior paranaense -  como Encontros Marcados com a Redação. Faz parte propagandear o meu trabalho, uma vez que sou professora autônoma, sem vínculos corporativos com ninguém.

Seria bom...- Gostaria muito que os meus ex-alunos (vestibulandos, inscritos e aprovados em concursos públicos, universitários e clientes das correções de texto) satisfeitos com a minha intermediação profissional, agissem tal como faço agora com os profissionais, citados nas duas postagens anteriores. Recomendações com base real na experiência costumam atrair novos clientes. No meu caso, novos participantes das minhas aulas.

Resumir, argumentar, dissertar entre outras ações objetivas da escrita é fácil para os meus alunos- Encontros Marcados com a Redação- arq. pessoal
A voz do cliente (in) satisfeito- Meus ex-alunos são os únicos que podem atestar o quanto ficaram (in)satisfeitos ou não com o meu trabalho. Não tenho dúvida alguma; pena que fiquem geralmente limitados aos comentários enviados para o meu celular.... kkkk....

Salve, salve! - Amigos e conhecidos, bem acostumado à convivência comigo, fazem um alarde gentil de receptividade às minhas funções de professora de redação, graças aos poderes da boa companhia, lá na minha página tuiteira.  É um estímulo incomparável e poderoso. Fico bem feliz, caro leitor - e merece destaque e gratidão, certamente. 


Que tal ? - Quer divulgar a prestação de serviço de um professor de redação - ou de outra disciplina escolar? Deixe a dica, aí na caixinha de comentários.

Serviço:
Encontros Marcados com a Redação
Atendimento individual ( inclusive on line) ou pequenos grupos, em Curitiba
Inscrições abertas para 2012
Profª DoraliceAraújo
(41) 84148553 ou araujodoralice@hotmail.com 
 
Até a próxima!

Quer linda letra em convites e documentos, leitor?

 
Sob o caprichoso traço caligráfico da Nazaré os envelopes e documentos encantam a todos- Reprodução autorizada da imagem
Ocasiões especiais merecem comemoração e caprichoso planejamento; você guarda alguma dúvida, caro leitor? Pois saiba do seguinte: a Nazaré Araújo, lá em Belém, preenche  envelopes de convites e documentos com bela letra manuscrita. Eu já vi os trabalhos e recomendo; quando tiver mais tempo e conseguir chegar lá na Oficina das Letras trarei outros detalhes para vocês. Os leitores do NaMira ou acompanhantes da minha página tuiteira, residentes lá na capital ou no interior paraense bem poderiam divulgar a esmerada composição que ela faz. 
 
Um detalhe: a Nazaré é uma das minhas cunhadas; a relação de parentesco é apenas um detalhe. O mais importante é a recomendação da competência profissionalo. O leitor contumaz  do blog sabe o quanto sou exigente. Eu não recomendaria alguém inábil na sua função profissional.

Indique, também! - Você conhece alguém aí na sua cidade que faz trabalho idêntico? Que tal recomendá-lo? Profissionais competentes merecem a divulgação, concorda comigo, leitor? 

Serviço: Oficina das Letras 
Rua Gentil Bittencourt, 2213- São Braz
(91) 32297614 ou oficinadasletras@hotmail.com
 
Até a próxima!

Eletrecista ou encanador em Curitiba? Chame o Frank, leitor!

Quando você está bem satisfeito(a) com a prestação de um serviço profissional faz o quê? Eu recomendo aos conhecidos. É o caso do Frank, meu caro leitor. Se um dia precisar de um reparo, de um ajuste na fiação elétrica ou com os eletrodomésticos ou condutos de água, não hesite em chamá-lo. É da minha total confiança.


Não hesite em recomendar um excelente profissional tal como o Frank - arq. pessoal 2012
Conhece um excelente profissional, assim alguém que faz de tudo aí no seu bairro ou cidade? Ele merece a sua recomendação? Deixe a dica, aí na caixinha de comentários.
 
A troca das lâmpadas externas foi feita pelo Frank

Ontem eu estava com um trio de problemas em casa: a água não entrava na máquina de lavar roupa, duas lâmpadas que ficam em área externa( em local alto demais!) estavam queimadas e a instalação de uma lâmpada fluorescente exigia reparos imediatos. Pois não é que o Frank chegou e em menos de 20 minutos resolveu todos os problemas?

Fiquei satisfeita. a minha máquina de lavar roupas está funcionando e os problemas com as lâmpadas foram solucionados.  

Serviço:
Eletrecista predial/industrial e encanador
Frank : (41) 99287043

Até a próxima!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Alegria, alegria, alegria,alegria, leitor!

 
A vaga é minha, concluiu alegremente a caloura da UFPR- Ctba, Praça Carlos Gomes, arq. pessoal 2012
Que a expressão de alegria da jovem caloura da UFPR ajude a tonificar o meu cumprimento madrugador, prezado leitor. 

Até a próxima!

A"Festa da Vitória", ali na Praça Carlos Gomes

A vitória da candidata expressa em palavra única: passei! - Curitiba, Pça Carlos Gomes, arq. pessoal, 2012
A seleção de fotos oferece amostra da intensidade da alegria dos calouros. 

É preciso compartilhar a alegria merecida com a aprovação na UFPR - Curitiba, Pça Carlos Gomes, arq. pessoal 2012

Estive na Praça Carlos Gomes e acompanhei as três fases:

É preciso registrar tudo; não hesito em fotografar os que trabalham na Festa da Vitória - Ctba, Pça Carlos Gomes, arq. pessoal 2012
 1 - A espera da edição impressa com a lista da UFPR.

Merecido abraço depois de examinar a lista impressa na edição especial do jornal - Ctba, Pça Carlos Gomes, arq. pessoal 2012
2- A comemoração dos que leram os nomes queridos na lista.



3-A tristeza e o desânimo dos que não foram selecionados.

Aos nomes queridos que aparecem no listão da UFPR? Ânimo permanente na vida universitária é o que mais desejo.


Todos querem pegar um exemplar da edição especial com a lista dos calouros da UFPR- Ctba, Pça Carlos Gomes, arq. pessoal 2012

Até a próxima!

" Passei na Federal, Doralice!!! "

 
Eles sorriem descontraidamente para a minha câmera; são calouríssimos e ninguém duvida mais porque seus nomes estão no jornal! - Curitiba, Festa da Vitória, Pça Carlos Gomes, arq.pessoal 2011
Para um estudante do ensino médio ou equivalente que ralou ( ui, cacilds, não consegui evitar a expressão! ) o ano inteirinho não há maior alegria do que ver o nome na lista dos aprovados na universidade da sua escolha.

Fico muito alegre, especialmente quando são meus ex-alunos de redação. Comemoro a vitória da leitura e da escrita, sempre e sempre!  Adoro ouvir a frase querida: Passei na Federal, Doralice!!!

Até a próxima!

Logo mais o listão da UFPR nas mãos dos calouros 2012

 
O antigo e belo prédio da UFPR faz parte da história da educação pública no Estado - Curitiba, Praça Santos Andrade, arq. pessoal
Logo mais a lista com a relação dos calouros da UFPR 2012 será divulgada. Parabéns aos que diante do mérito conseguiram a vitória.

Estudar em universidade pública é, aqui entre nós, uma caixa de surpresas, mas todos querem, tanto faz se egressos da rede pública ou particular. Muitos, logo no primeiro confronto com as condições estruturais, levam uma sacudidela espantosa. É preciso atentar às condições atuais das instituições públicas universitárias. A alegria na entrada é uma promessa, mas...

Nossas históricas de calouros- O leitor é egresso ou estuda em universidade pública? Tem alguma observação a fazer, aqui no NaMira? Estudei na Universidade Federal do Pará e depois, muito depois, na Universidade Estadual de Campinas. Um dia trarei informações atualizadas sobre a saudosa universidade paraense, mas saiba o meu interlocutor de que tenho muito orgulho de ser ex-aluna da dupla de universidades acima.  Não é por menos que há muito a comemorar quando se avista o nome na relação dos calouros da UFPR - ou demais instituições públicas de nível superior.

A festa dos calouros UFPR  - Aliás, irei logo mais à Praça Carlos Gomes fotografar as cenas de alegria estudantil, a partir das 13:00 horas. Não entendo, entretanto, os porquês da festa dos calouros não ser em frente ao simbolo maior da antiga federal paranaense.

Até a próxima!
  

Temas exclusivos diários no NaMiradoLeitor

 
Leio, escrevo, blogo no NaMira e tuito com prazer diário, leitor! Apareça para trocar ideias comigo! - Curitiba, arq. pessaol
O leitor atento já percebeu que agora faço postagens diárias e em bloco sobre um determinado tema? Hoje? Educação. Ontem? Viagens. Faça uma leitura vertical e verá o conjunto de textos em conexão temática. Será a característica do NaMiradoLeitor em 2012. O que acha da estratégia que empreendo agora?

Até a próxima!


SOS à ignorância sobre o c$ixa dos Estados

O socorro com a resposta precisa chegou. O jornalista Rogério Galindo, ancorado na Gazeta do Povo, trocou tuites comigo e aliviou a minha ignorância. Se você chegou agora aqui, leitor, por favor, leia a postagem anterior.

Entenda melhor - Eu queria saber como um Estado pode sair da dependência econômica do Governo Federal. Pois bem, o jornalista paranaense em destaque acima diz que há duas saídas: uma a curto prazo e a outra a longo prazo. A primeira é estimular a atividade econômica (que paga imposto) e a segunda, é fazer um empréstimo. O leitor - bem ignorante no tema -  vê assim as saídas disponíveis para que o caixa estadual consiga reunir condições para custear as despesas com a educação das crianças e jovens, matriculados nas escolas públicas. O Fundeb é um socorro, mas não deve ser é uma herança permanente. Se eu fosse gestor de um dos Estados com o caixa capenga ficaria bem incomodado de pedir todo ano um SOS em dinheiro ao Governo Federal.

O  Pará, assim como os demais Estados, não pode mais continuar com o caixa público na penúria- Complexo administrativo, Belém, arquivo pessoal

As potencialidades econômicas estão lá!- Quem conhece o  Pará, o Amazonas, o Maranhão, o Piauí, Pernambuco, Alagoas, o Ceará , a Paraíba e a Bahia, unidades federativas apontadas com deficiências graves no caixa público, não poderá ficar alheio ao tema. Há um enorme potencial nos lugares citados em negrito. Do grupo dos 9 Estados eu não conheço apenas a Bahia, mas imagino que alguns filões pujantes possam desencadear incentivo à atividade econômica. Se eu fosse eleitor(a) dessas unidades estaduais não ficaria quieta(o) e faria perguntas ao governador; demonstraria o real interesse na solução dos problemas, não apenas na crítica contumaz aos políticos.

Nao sei e quero aprender - Quero entender mais e pesquisarei sobre as alternativas, porque falar é fácil. Difícil mesmo é colocar na prática o que se escreve, discursa na academia ou nos reclamos ou trollagens sem argumentação bem amparada. Farei oportunamente algumas perguntas ao governador Simão Jatene, lá do Pará. Quer acompanhar, leitor? Apareça aqui sempre que possível e saberá o trânsito que empreenderei. Sou paraense com muito orgulho e não quero mais ler notícias que retratam a situação econômica deficitária no meu Estado de origem. Já bastam as associações com um fichasuja bem conhecido pela fama negativa.

Anote aí, leitor! - Destaco a ajuda recebida e reconheço como providencial a conta que fiz no Twitter. Com ela converso e troco ideias com pessoas tão distintas. Você nem pode imaginar o quanto a prática diária é prazerosa. Quer um exemplo? Pedi agorinha uma informação ao jornalista paraense Tito Barata e ela chegou em cima do lance. Prondidão interativa e a gentil dinâmica nas redes sociais fazem o encurtamento das distâncias. Ô... coisinha boa, graças ao teclado conectado, leitor!

Até a próxima!

Educação é uma prioridade para governadores e prefeitos?

Fui dormir e acordei com uma informação na cabeça; ela foi compartilhada pelo novo blog do Josias de Souza   . O jornalista adverte de que 9 Estados do Brasil não podem  custear as despesas com a manutenção de um estudante na escola pública. Entre eles está o meu saudoso Pará. É uma notícia muito triste, meu caro leitor. Quero entender os detalhes; todos eles. Quer refletir comigo sobre o tema?

Hum...??- Quer dizer que a criança e o jovem, matriculados nas escolas públicas, terá a sua manutenção no interior da escola inviabilizada pela falta de recursos do caixa estadual? dependerá da ajuda do Governo Federal, tal como um pai benevolente e amoroso que estende a mão aos pedidos de ajuda dos 9 governadores do Amazonas, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Ceará e Bahia? Por que as demais unidades da federação conseguem assumir as suas despesas? O que é preciso fazer para mudar a situação e sair da dependência?
9 Estados não conseguem arcar com as despesas das crianças e jovens na escola públicaBR-  imagem reproduzida via Google

Quero entender a situação - Já pedi umas explicações aos entendidos no assunto; fiz uma rogativa tuiteira mas até agora não obtive o socorro desejado. Sou ignorante no tema; talvez tenha que estudar um pouco sobre políticas públicas, convergências de impostos e investimentos na esfera estadual. A ignorância costuma obliterar a dimensão dos problemas e nos torna incapazes de avistar soluções.

Eu gosto do tema - Como viabilizar o atendimento às demandas da educação pública? Deveria ser um tema obrigatório na fala de um governador e de um prefeito; o cidadão se achegaria para ouvi-los.

Os 9 EstadosBRs, entre eles o Pará, precisam da ajuda financeira do  Gov. Federal para custear as despesas com educação pública. - Imagem reproduzida via Google

Explique que eu entendo, "excelência"- Quem está distanciado da realidade, ali dos bastidores, do entorno do caixa público, nem sempre poderá expressar a paciência compreensiva diante das barreiras enfrentadas pelo gestor, caso desconheça contingências que inviabilizem as providências esperadas pelo cidadão. É preciso, portanto, não dissimular nada. Quem está de fora pensa que a carteira do governo está abarrotadinha de dinheiro. É preciso trabalhar duramente para mudar tal quadro de deficiência financeira.

 2+2= 4 - Outra observação: mas se o caixa do governo estadual e das prefeituras têm dinheiro para atender demandas nem sempre prioritárias, leitor, por que não dispõe do suficiente para cobrir as despesas com educação pública? Ela é ou não uma prioridade?


Conversinha...- Eu sempre ouço aquela lenga-lenga das promessas políticas; o leitor certamente estará lembrando , também. Ela começa assim: no meu governo a Educação será uma prioridade...blá, blá, blá e blá, blá....


Até a próxima!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Viajar por conta própra é outra história...

Costumo ler com olhar de lince os suplementos turísticos, tanto na versão impressa, quanto na versão na internet. Fico algumas vezes com inveja do jornalista que voa, hospeda-se e conhece lugares novos sem diminuir o montante da sua conta bancária, exceto compras alheias à função profissional. Viajar por conta própria, entretanto, é outra história. Pessoas comuns, que fazem economias para uma viagem de férias, não confiam nos suplementos; preferem ouvir e confiar nos conhecidos e residentes nas cidades que pretendem visitar. 

Pegar as malas e confiar no roteiro de análise apurada de um conhecido na cidade é de um valor espetacular- arq. pessoal

Fico bem encafifada quando não leio uma reportagem de turismo nacional com conteúdo crítico. Passo os olhos pelas páginas e avisto um texto objetivo, mas tonificado pelos salameleques à companhia área ou marítima transportadora ou à rede de hotéis que hospeda o jornalista convidado.  Não gosto nadinha do que leio nas entrelinhas.

O meu desejo- Quero ler mais verdades nos cadernos de turismo. Quanto mais opiniões descontraídas dos residentes, mais o leitor aprecia. Estou errada, meu caro interlocutor?

Transparência - Quero avistar, lá no rodapé da reportagem, de que o jornalista recebeu o Convite, mas o seu jornal fez questão de pagar as despesas. É assim que bem funciona para que o leitor sinta mais firmeza na avaliação do trato recebido ou das impressões do lugar visitado. Penso que os profissionais de turismo deveriam viajar sob anonimato, tal qual os que escrevem sobre gastronomia. Observar tudo na maciota, na maior discrição, sem alarde. O leitor atento às condições da reportagem ou avaliação, aplaudiria mais. Discorda de mim? Sou uma leitora exigente.

Sugestão: os jornais poderiam selecionar entre os seus leitores assinantes um acompanhante para o jornalista; a palavra do leitor viajante garantiria não apenas a coerência entre o visto, sentido e escrito, mas alancavaria a leitura dos suplementos e daria ao texto jornalistico o contraponto desejado pelos leitores exigentes. Eu adoraria viajar assim. Você também, leitor?

Até a próxima!

Canções de despedida; ajude-me a lembrá-las, leitor!

"Quem parte leva a saudade de alguém
que fica chorando de dor...
........................................................
Ai, ai, ai, ai, ai está chegando a hora.
O dia já vem raiando, meu bem
E eu tenho que ir embora."

Acompanhei com o olhar saudoso a decolagem do avião que levou os meus parentes de Campinas - Aeroporto Afonso Pena, arq. pessoal

SOS, leitor - Será que você me ajuda a lembrar de canções populares tematizadas na partida e na saudade deixada entre os que ficam e seguem em viagem?  Os versos acima estão na minha cabeça. Minha mãe sempre os cantarolava, quando eu pegava a mala para voltar para Campinas ou Curitiba.

Até a próxima!

Vamos viajar mais; que tal pela Nova Zelândia?



A Marília Machado fez uma excelente descrição das férias familiares na Nova Zelância, leitor- foto reproduzida
Adoro, adoro e adoro quando blogueiros mostram paisagens diferentes, especialmente as que estão sob a mira real dos seus olhos. Compartilhar imagens e descrevê-las com minúcias de testemunha ocular é poderosamente envolvente. É o que fez a Marília Machado; ela e o Marden voltam hoje para Curitiba, mas as imagens fotográficas ajudam a conhecer um pouco sobre o que viram na viagem feita pela Nova Zelândia. Você já esteve lá, leitor?

 Que tal? - Aliás, você tem planos de viagem para os próximos dias? Muitos costumam empreender férias junto com os filhos, ora em recesso escolar. Alguma novidade a ser compartilhada? Saia do silêncio; apareça aí na caixinha de comentários. Estou com muita vontade de passar uns dias em Belém e arredores, mas ainda não tenho data definida.

Até a próxima!


Venha passear comigo, leitor!

 
Imaginei agora um café com tapioquinha aí na beira do igarapé, leitor! Rest.Rural Terra do Meio- Marituba, Pará- foto reproduzida
Estou em Curitiba, mas meus olhos passeiam muito com as zapeadas viabilizadas pelo teclado conectado. Agora, por exemplo, eles estão concentrados nas imagens oferecidas pelo Restaurante Rural Terra do Meio, do André Costa Nunes, bem ancorado às margens do igarapé que você avista na foto em destaque. Venha comigo, leitor, venha desfrutar do encantamento e da promessa de dias espetaculares, em meio ao bembom amazônico paraense. Clique no link do encantador Tipo Assim Folhetim.


Até a próxima!
 

Uma rosa vermelha para você, leitor!



A primeira rosa vermelha que desabrochou no meu jardinzinho, leitor !- Ctba, arq. pessoal

A rosa vermelha em destaque nem está mais no galho, mas diga lá se é ou não uma belezura acordar e dar de olho com tal amostra prodigiosa "fabricada" pela natureza? Sem adubo ou qualquer aditivação especial a roseira ofereceu o mimimi visual no jardinzinho de casa. Apenas água e cuidados diários ajudaram. Nem mais, nem menos, mas não sou egoísta, portanto, repartirei o mimo perfumado com você. Considere a rosa vermelha como um presente, meu caro leitor.

Até a próxima!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Praça Carlos Gomes e o listão da UFPR

O listão com os nomes dos aprovados às vagas oferecidas em 2012 pela Universidade Federal do Paraná sairá na próxima quarta-feira. Eu soube da notícia pelo tuite indicando link ao suplemento estudantil ( Gazeta do Povo, hoje ) - e fiquei, meu caro leitor, bem alegre. Meus alunos de redação finalmente sairão da angustiante espera.

O local tradicionalmente escolhido para a divulgação da lista e comemoração é a Praça Carlos Gomes, situada em área central de Curitiba e nos arredores da redação do jornal paranaense destacado no link acima. A logística é perfeita e a cobertura visual do evento é poderosa.


Muito alegre o trio não hesitou em posar para a minha câmera- Curitiba, Praça Carlos Gomes, arq. pessoal

Anualmente - Costumo ir à Praça Carlos Gomes para fotografar a movimentação estudantil e a dinâmica empreendida pelas reportagens. Sou testemunha anual do esforço conjunto entre o jornal, patrocinadores, famílias, estudantes e da oportunidade comercial  articulada entre instituições educacionais particulares. Todos usufruem uma parcela de dividendos com a ansiedade e a alegria do vestibulando.

A Praça Carlos Gomes é linda, mas é mal cuidada. Há um lago, bancos e gramado a requerer manutenção imediata e permanente. As altaneiras palmeiras parecem contemplar ainda uma circunstância deplorável: durante o ano inteirinho a praça é dos camelôs e  alvo da negligência da administração pública, apesar dos informes. A Prefeitura de Curitiba bem poderia olhar com maior cuidado à herança paisagística daquele espaço, além de colocar ordem no pedaço. O abandono faz o bonito ficar aparentemente feio. Leitores curitibanos poderão discordar de mim, porém gostaria de ler seus argumentos. Aguardarei possíveis comentários e objeções.Veja um vídeo sobre a famosa praça (Jornal Comunicação, UFPR)

Na quarta-feira, dia da saida do listão, lá estarei para fazer novos registros fotográficos e conferir a aparência da praça. Interessado em ver as imagens? Apareça aqui; marque um encontro com o NaMira, leitor.

Até a próxima!

Nossas lindas e históricas praças brasileiras

As praças de uma cidade são testemunhas oculares da história do bairro e do município, assim como em linha direta com a história regional e nacional. Administradores atuais deveriam enterrar a cabeça e aprender com os de outrora como se faz bom emprego do dinheiro público. Viabilizar a edificação caprichada de uma praça, de um largo ou jardinete é um exemplo incontestável.  As praças são construídas para o povo. Administradores municipais contemporâneos, infelizmente, não parecem pensar assim.
 
O conjunto arquitetônico bem projetado acompanha a história de uma cidade- Curitiba, Praça Santos Andrade, arq. pessoal
Pare e pense, leitor!- O maior atestado de mediocridade arquitetônica e insensibilidade aos espaços comuns acontece quando se promove uma grande manifestação popular. Repense comigo, leitor, veja qual é o ponto de encontro? Praças antigas, de indiscutível capricho paisagístico e apreço ao cidadão.  Aqui em Curitiba? A Praça Santos Andrade é uma referência imediata. No seu entorno estão o Teatro Guaira, o prédio da Universidade Federal do Paraná, a matriz dos Correios.


Diga lá! - Você já viu alguém marcar um encontro em uma praça mixuruca? A ausência de bancos, espaços cobertos, arvoredo, áreas com terra e gramado, entre outros itens que caracterizam um conjunto harmonioso de detalhes afastam aversivamente o cidadão das ditas praças modernas. A costumeira alegação de insegurança é desculpa esfarrapada dos medíocres e incapazes de bem administrar o aparato público. Subtraem o conforto, o bem-estar histórico e a alegria do cidadão no maior descaramento.

Bancos nas praças públicas antigas são itens fundamentais ao conjunto arquitetônico - Praça Santos Andrade, arq. pessoal

Na postagem anterior destaquei a Praça Batista Campos, exemplo de composição arquitetônica na capital paraense. Outras amostras eu tenho; todas com a mesma harmonia na composição e trato, bem diferente, entretanto, dos arremedos construídos a toque de caixa, sem qualquer harmonia e logo, logo espaço para que o mato cresça e a bandidagem estabeleça o seu território criminoso. Um contraste entre os critérios escolhidos pelos antigos e atuais administradores no que diz respeito à construção de espaços públicos, tais como largos, praças e jardinetes faria com que a pobreza de detalhes e o desestímulo à convivência saltar aos olhos do leitor. Alguém discorda de mim?


Contribua com o blog - Gostaria de saber nomes das praças bem bonitas e históricas aí do seu bairro ou cidade, leitor. Será que poderia indicá-las para mim? Eu procuraria imagens na internet e faria a conexão desejada com o tema da postagem de hoje. Posso contar com a sua ajuda? Obrigada.


Até a próxima!

Os poderes da Praça Batista Campos

  
Quando estiver em Belém não deixe de visitar a Praça Batista Campos - Reprodução, Sérgio Bastos
Você já sabe, principalmente se é leitor contumaz do NaMira, do quanto eu fico dividida entre o Pará e o Paraná. Lá, bem longe, a mais de cinco horas e meia de voo direto?Reside a maior parte da minha família de origem, estão as minhas mais caras lembranças e as minhas raízes amazônicas. Aqui na capital paranaense? A minha pequena família, a movimentação educativa da minha filha e as demandas naturais da vida de trabalho com a leitura e a escrita. A foto acima é a reprodução exata de um atestado de saudade - e  foi um clique do ilustrador Sérgio Bastos.

A Praça Batista Campos é um cartão-postal de Belém e uma lembrança viva dos fatos da minha existência, meu caro leitor. Nos arredores? Lá estão a feira livre da Dr. Moraes, a Sorveteria Cairu, o Teatro da Paz, a Rua Padre Eutíquio e outras referências que os de lá sabem avaliar o quanto importam aos que estão distantes. Quanto aos daqui, talvez, apenas a leitura ligeira, pois sem as vivências no território da geografia, as imagens não passam de meras reproduções iconográficas. Tudo bem diferente, entretanto, se o leitor já conhece os lugares indicados em negrito. Quer vê-la em vídeo?


Diga lá! - Você conhece a cidade de Belém, meu caro leitor? Já visitou a Praça Batista Campos?

Até a próxima!

Ano novo? Novos preços, leitor!

 

Que tal já lhe parece o ano de 2012? Ainda não conseguiu reunir impressões, meu caro interlocutor? Os primeiros dias de um novo ano parecem ficar submersos naquele resquício dos festejos natalinos e da virada do ano, não é mesmo? Um detalhe, entretanto, não deverá ficar ausente da nossa percepção: a movimentação comercial empreendida na direção do bolso do consumidor.

O meu conterrâneo JBosco faz uma oportuna advertência; quem não é bobo já está com os olhos atentos. Uma volta pelos supermercados já denunciará as novidades. Alterações nos preços  já estão embutidos no estoque velho ou novo das mercadorias, ali nas prateleiras. Você ainda não percebeu?

Até a próxima!


domingo, 1 de janeiro de 2012

No 1º dia de 2012


              Neste domingo, feriado de Ano Novo, o tempo segue instável nas regiões paranaenses. Pela manhã o sol aparece, mas em curtos períodos. Chuvas são esperadas grande parte das regiões do Estado, porém de forma bastante irregular. Chove com mais intensidade a partir da tarde e durante a noite. As temperaturas permanecem amenas em função do tempo mais instável.(Simepar, 1º de janeiro de 2012)
 
Experimente desfrutar de umas horas de passeio-  Curitiba, Parque Tingui, arq. pessoal

A primeira manhã de 2012 é em Curitiba uma promessa de dia ligeiramente ensolarado. O leitor já pensou no sentido de um dia de sol, depois de vários dias chuvosos?  Se puder, hoje à tarde, mesmo sob a ameaça de instabilidade do tempo, incluirei um passeio pelo Parque Tingui.
 
Exemplo de beleza paisagística - Curitiba, Parque Tingui, arq. pessoal
Dê uma olhada das fotos em destaque. Elas foram feitas na bela tarde ensolarada, quando o grupo folclórico ucraniano fez uma  apresentação ao público, um pouco antes do dia 24 de dezembro.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails