sábado, 10 de novembro de 2012

Uma pausa para o café...

 
Que tal um delicioso  latte alpino médio ( R$5,90) ? Café do Monge, Bigorrilho, Curitiba - Foto: Alessandro Reis
Ontem? Mesmo com o tempo chuvoso em Curitiba peguei a minha sombrinha e fui ali para muito além da Praça da Ucrânia. O motivo? Uma pausa para um café & conversa. Agradeço, inclusive, as fotos feitas e cedidas com exclusividade ao NaMiradoLeitor pelo  jornalista Alessandro Reis. A parada deliciosa foi  ali no Café do Monge - Rua Padre Anchieta, 2001,  Bigorrilho (veja comentários no antenado Acesso Zero)

Diga lá! - Será que você conhece o agradável lugar para encontrar amigos e ainda desfrutar de um café bem gostoso ou um almoço ligeiro?  O Café do Monge é pequeno, mas a música ambiente é selecionada e o tratamento simpático e ágil dispensado ao cliente é um chamariz ao retorno.
O panorama composto pela tarde chuvosa e seus personagens cotidianos sob a mira de quem senta para tomar um café, -  Delícias-  Bigorrilho, Curitiba- Foto: Alessandro Reis
Adoro cafés que oferecem ao cliente um ambiente opcional na calçada. Espaço com  floreiras, segurança, conforto e agilidade no atendimento oferecidos, além da visão panorâmica do cotidiano sob os olhos do cliente, são invariavelmente convidativos. Você sugere algum lugar semelhante para fazer uma pausa para o café? Amplie comigo a recomendada direção pelo Brasil afora.


Até a próxima!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Olhando Belém e arredores


Enquadrei a querida cena mosqueirense para guardar na memória da saudade - Praia do Farol, ilha do Mosqueiro, Belém, arq. pessoal
Hoje? Uma dupla de jornalistas fez a intensidade da minha incontida saudade de Belém reavivar. Veja os motivos, meu caro leitor, apenas clicando nos links indicados a seguir. Ao Marcelo Katsuki ( blog na Folha) e ao  Ricardo Freire ( blog no Estadão) o meu obrigada parauara.
Aqui entre nós!- Não é qualquer pessoa que sabe avaliar e divulgar as belezas amazônicas sem deixar de atentar às peculiaridades locais. A dupla de jornalistas acima oferece um poderoso exemplo.
 
Até a próxima!

Fique de olho nos vereadores re(eleitos), leitor!


O Palácio Rio Branco é a sede da Câmara Municipal de Curitiba - Reprodução de foto do Circulando Por Curitiba

Você consegue reconhecer algumas lideranças aí no bairro da sua residência? Dos vereadores eleitos com a recente seleção feita nas urnas, há algum que tenha alguma familiaridade com as demandas da sua rotina de cidadão?

A excelente reportagem 42% dos eleitores de Curitiba não sabe..... (Sandro Moser, Gazeta do Povo, 3/4/2012  ) fez importantes revelações sobre a consciência eleitoral. Os dados da pesquisa poderão orientar a reflexão sobre a minha ou a sua indiferença à questão. Outorgar poder a um vereador é atitude muito séria. 

Sugestão: coloque os vereadores eleitos sob a sua mira; acompanhe a movimentação que eles empreenderão na câmara municipal. Cobre o cumprimento das promessas e atitude combativa às irregularidades no plenário. Reconheça a prática do costumeiro conchavo e não dê folga à participação medíocre, mas aplauda e destaque quando a atitude assim merecer.  Em 2013, serei presença regular ali nas sessões abertas da Câmara Municipal de Curitiba. No destaque, a foto do impotente Palácio Rio Branco, sob a lente da câmera do W.C. Takeuchi, editor do imperdível Circulando Por Curitiba.
 
Até a próxima!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vamos florir o nosso campo de visão?


As flores acima e abaixo são para você, leitor e, se puder, repasse-as a outras pessoas queridas. Flores? Não tenho dúvida, elas são bem queridas quando entregues em vida.  vale, portanto até uma web entrega, hehehehe porque naquela impotente tentativa de entregá-las aos que já não podem mais dizer, por exemplo: nossa, que lindas! Muito obrigada - ou ainda: Ah...que surpresa boa; você é um amor! - penso que é melhor distribuir flores para o maior número de pessoas. Com a internet intermediando, ah...ficou ainda mais fácil florir as telas dos computadores, celulares ou qualquer outra janela eletrônica.  Um convite para webespalhar...- arq. pessoal 2012

Não sei como é o nome da espécie acima; eu a chamo de Onze horas porque a minha saudosa mãe assim chamava. A flor costuma abrir as suas pétalas quando há sobre elas a incidência da luz do sol. Gostam do calor e encolhem no frio, tal como a minha mãe também ficava encolhidinha até com a umidade de Belém, lá no Pará. - Qual  é o nome da flor ? arq. pessoal 2012

Não sei o nome da espécie acima; é um presente visual quase que permanente. Assim que as pétalas de umas caem, logo outras flores desabrocham. Manter um vaso assim em casa é bem fácil. Tem um assim, leitor? Uma das minhas cunhadas mantém um, lá em Belém- arq. pessoal 2012
  Obs- Sem querer...acabei reeditando uma postagem antiga, leitor.

Até a próxima!

Atitudes exemplares; relate uma delas, leitor!


O leitor atento fará a diferença ao compatilhar com os demais uma atitude exemplar que avista na sua rotina municipal. Colocará luz na cadeia sombria das tristes notícias - Céu curitibano, bairro Mercês, arq. pessoal 2012
Fazer a diferença entre as demais ações merecerá sempre grande destaque, especialmente se a prática viabiliza soluções coletivas. Conhece algo merecedor de compartilhamento, meu caro leitor? Vamos reunir  atitudes exemplares que acontecem no Brasil? A postagem será construída com a sua ajuda;  sugira, indique dados e participe.

Eu gostaria de saber detalhes sobre práticas exemplares com a aplicação, por exemplo, do Fundeb (Portal do MEC), assim como no quesito Merenda Escolar.  Conhece algo feito com eficiência pela gestão municipal do seu município, caro leitor? Poderá merecer, inclusive, um prêmio, o Gestor Eficiente da Merenda Escolar ( Fome Zero). 

Segundo informação da prefeitura curitibana, a questão do sobrepeso é uma preocupação na merenda escolar; quando passar na frente de uma escola municipal não hesitarei em conferir se a notícia divulgada confere à realidade. 

 
Até a próxima!

Merecido prêmio ao MPF do Pará

 
Reprodução de imagem via  União Planetária- Casa dos Direitos
Os bons resultados de 40%  no combate ao desmatamento em 2011 e a liderança atuante no Programa Municípios Verdes  resultaram em prêmio merecido ao Ministério Público Federal-PA. O destaque reconhecido foi ao trabalho articulado do  procurador da república,  Daniel César Azeredo. A notícia corre pela internet: o  Prêmio Innovare 2012  (G1) chegou ao ministério público paraense pelas reconhecidas práticas de combate articulado às desatenções ambientais na região. Porta-vozes contentes com a notícia não faltaram; lá minha página tuiteira, por exemplo, li tuites do procurador- geral Alan Mansur, do pesquisador do Imazon Beto Verísssimo   e da jornalista Franssinete Florenzano, entre outros leitores participantes. É uma ótima notícia para todos nós, indiscutivelmente.

Na mira do leitor - Nos últimos anos sempre fiquei descontente ao comentar com os meus alunos sobre os índices entristecedores de desmatamento, além das inadmissíveis notícias de uma intensa cadeia de ações desatentas ao ambiente amazônico. O Programa Municípios Verdes reúne promissora esperança; o quadro de alterações deverá ficar na mira do leitor atento às soluções dos graves problemas ambientais. É amostra da articulação bem ajustada entre justiça e cidadania.

Quer saber  um pouco mais sobre o Prêmio Innovare? Leia a postagem do Frederico Vasconcelos ( Folha.com)


 Até a próxima!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O treino da opinião em "webcomentário"

Meus alunos são estimulados à redação de comentários nas redes sociais - arq. pessoal 2012



A redação de um comentário objetivo em página na internet, embora descontraído não deve deixar de lado o caráter objetivo da redação, caro leitor. O motivo? É um excelente treino à escrita reflexiva.  A sua constância poderá ajudar muito a todos. Quer um exemplo? Na solução das dificuldade dos candidatos na redação, tanto no Enem, quanto nos vestibulares convencionais e situações presididas pela necessidade de expressão organizada com as palavras.

Opine - Gosta de algo? Explicite o motivo. Não deixe de apresentar uma justificativa; esta poderá ser apoiada em exemplo bem conhecido ou lido em texto recente ou antigo. A justificativa sempre envolverá explicações construidas pelo comentarista e permitirá ao leitor uma excelente oportunidade: a de um exame ligeiro ou mais apurado da capacidade que o comentarista tem de expressar o pensamento com as palavras. Garanto o êxito na atividade, afinal, sou leitora atenta e entendida profissionalmente na questão

A reflexão precede a redação- Advertência imbatível- arq. pessoal
Sugestão: deixe um comentário após a leitura dos links oferecidos abaixo; os editores dos blogs certamente reconhecerão a gentileza de um leitor atento ao tema da reflexão blogueira compartilhada. A conversa educada, firme e reflexiva estabelecida entre interlocutores na internet é uma prática estimulante. Caso discorde de mim, por favor, explicite a razão com uma justificativa. Agradeço a sua amável participação, prezado leitor.

> Determinismo tecnológico, celulares etc - reflexão no Boteco Escola

> O transplantio de árvore postagem recente de O Lápis Verde.

> O poderoso chefão mais uma sugestão em dvd, ali no Cine Marden

 
Até a próxima!

Na Barraca Dona Célia a satisfação do cliente é nota 10!

A cuia de Tacacá entregue pela Suelen vem tinindo de quente e a cestinha de palha ajuda a segurar a gostosura paraense- Ilha de Mosqueiro, Pa- arq. pessoal 2012
Satisfação garantida é o que asseguro ao cliente da Barraca Dona Célia, lá na Praça da Matriz, na ilha de Mosqueiro, no meu saudoso Pará. Na foto, a atendente ganhou a minha nota 10 em simpatia e recepção ao cliente. Quem chega ao local, vem em busca de uma cuia com Tacacá, uma porção de Vatapá ou Caruru, entre outras gostosuras da culinária paraense. Sairá satisfeito de lá, eu garanto. 
 
 Tacacá: é a mistura bem temperada de tucupi, goma, jambu, camarão salgado e uns pingos de molho de pimenta, este se o cliente desejar "esquentar" mais um pouquinho. A cuia de tacacá acima custou R$7,00. Estava uma delícia! - Gostosuras - arq. pessoal 2012
Já experimentou tomar um tacacá, meu caro leitor? Se responder afirmativamente, ótimo; terá muito a considerar comigo, mas se a resposta for negativa, olhe a foto que eu fiz e anote a dica quanto ao local. O consumidor satisfeito divulga o produto ou o serviço com a maior alegria. Ofereço o exemplo constantemente.

Até a próxima!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O cliente merece o devido acolhimento


Que delícia é o bolo de milho verde bem acompanhado de um café espresso com um pouquinho de leite, ali no  Kauf Café ( Shopping Estação, bairro Rebouças), mas o atendimento ao cliente deixa a desejar. Domingo passado, eu e a minha amiga Anne Beatriz fizemos os nossos pedidos e precisamos equilibrar as gostosuras acima, porque funcionário algum leva o pedido atendido até à mesa. Será que a administração do café sabe da aversiva e antipática atitude? O cliente é educado e paga o que é estipulado pelo consumo, mas o serviço nem sempre é compatível, especialmente no quesito simpatia e receptividade. Já viveu algo semelhante, leitor?  Curitiba, Arq. pessoal, 2012
  Até a próxima!

Remessa inoportuna de textos estudantis


Candidatos do Enem no tempo devido terão as suas redações corrigidas oficialmente pela equipe do Inep. arq. pessoal

Alguns candidatos do Enem 2012 enviam dissertações digitadas para que eu corrija. Lamento, mas não ofereci o serviço recentemente; em 2011, antes do período das provas oficiais do exame nacional, fiz a oferta e não apareceu ninguém.Todos os textos encaminhados à caixa de comentários ou para o meu e-mail serão, portanto, deletados. Lamento a negativa. Sou profissional autônoma; corrigir textos é um trabalho remunerado. 

Peço que não reenviem mais nada, por gentileza. A equipe de corretores do Inep fará no tempo hábil a correção oficial dos textos. Além do envio indevido, os candidatos ainda exigem que eu atribua nota. De quem partiu a estranha ideia? Por favor, chega!

Solicito, inclusive, aos leitores para que não incentivem a remessa de textos estudantis para a minha caixa postal. É desagradável ter que agir assim contrariamente, mas não se espera um serviço sem uma prévia conversa com quem supostamente fará a sua execução. Estou indignada com a insistência!
 
Até a próxima!

Na UFPR? Vem aí a prova de Conhecimentos Gerais


Compreender o que abordam os textos é fundamental em qualquer exame classificatório- arq. pessoal
Agora? A maior parte dos vestibulandos de Curitiba concentra a atenção na 1ª fase do vestibular da UFPR. Um exame de Conhecimentos Gerais vem aí. Será no próximo dia 11 de novembro; a prova antecederá a de redação e a de conhecimentos específicos constantes na fase, ou seja, nos dia 9 e 10 de dezembro. Tal como nos anos anteriores, os meus alunos de redação deram um tempo, mas eles certamente voltarão. Na semana que precede a prova de Compreensão e Produção de Textos, conhecida como a prova de redação, a intermediação de um especialista na área é fundamental. 

Já passou pela experiência de um vestibular em universidade pública federal, leitor? Comente algo comigo, especialmente com relação ao trato que ofereceu à redação exigida na prova.
   
Até a próxima!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O tema da redação do Enem 2012

     " O movimento imigratório para o Brasil no século XXI"

No destaque ao lado, o passo acelerado das garotas tinha um motivo: o fechamento dos portões da UTFPR, um dos locais de prova do Enem 2012- Acompanhei tudo de pertinho - Av. Sete de Setembro, Rebouças, Curitiba, arq. pessoal
 Será que algum leitor disposto a trocar conversa comigo sobre o tema da prova de redação do Enem 2012?( site de O Globo) Infelizmente, a conversa anda em baixa, aqui no blog. 
 
Outro grupo de candidatos Enem 2012 na correria para alcançar os portões da UTFPR abertos- Saída lateral do vizinho Shopping Estação, bairro Rebouças, Curitiba - arq. pessoal 2012
Há pouco, durante o almoço, eu trocava ideias com a minha filha, treineira no exame; dela ouvi um óbvio comentário:  quer saber de uma coisa, mãe? O tema surpreeendeu, sim,  mas quem lê as notícias e sabe escrever... ah...conseguiu fazer a redação, sim.



Até a próxima!

A calçada ideal é a que...

 
Qual o  modelo ideal de calçamento público? Fiz a foto quando passei ali pela Rua Frederico Cantarelli entre Cândido Hartmann e Des. Otávio do Amaral, aqui no Mercês. Será que o modelo ajuda a melhor escoar a água da chuva? Será que algum leitor entendido no assunto poderia trocar ideias comigo? Quando faço caminhadas a atenção vai para muitos itens presente no meu campo visual. As calçadas bem feitas estão em importância aos que circulam à pé (ou em cadeira de rodas) tanto quanto a pavimentação caprichada das áreas destinadas aos veículos motorizados ou ciclistas. Quedas frequentes e acidentes com grande prejuízo físico pedem atenção ao calçamento público. Webconversa - Curitiba, arq. pessoal 2012

 Até a próxima!

Dia primaveril e ensolarado

 
Bom dia, leitor! Ao abrir uma das janelas de casa veja o panorama que tenho à disposição, ainda mais bonito quando estamos com uma manhã ensolarada, tal como a de hoje. Sem dúvida, um presente da Natureza- Dia primaveril e ensolarado-  Curitiba, arq. pessoal
 
Até a próxima!

domingo, 4 de novembro de 2012

Reflexão ativa na redação do Enem 2012

 
Atentar à necessidade da convivência respeitosa entre os que circulam nas cidades brasileiras é um tema pertinente à redação classificatória proposta pelo Enem -Convivência urbana Curitiba, arq. pessoal 2012
Hoje? Milhões de estudantes inscritos no Enem 2012 farão um teste com a expressão escrita. Quem aprendeu a reconhecer na reflexão temática bem combinada com os recursos textuais e formatação objetiva de um texto não encontrará dificuldade alguma, exceto com a pressão emocional que está presente na competição, afinal, o exame mantém a intenção expressa de vestibular nacional.
 
Dissertar sobre um tema, sem esquecer de mobilizar os recursos da argumentação para veicular ideias é o meu lembrete ao candidato Enem 2012A observação reflexiva e a participação ativa do jovem nas questões determinantes da vida cotidiana? Sem dúvida alguma ajudarão a melhor dimensionar, ali naquelas 30 linhas destinada à redação dissertativa, o necessário aprofundamento através das palavras bem concatenadas. 
 
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails