sábado, 25 de setembro de 2010

Chuva, flores e blogueiros dinâmicos

Não sei o nome dessa espécie tão singela; alguém poderia indicar? Aparece comumente aqui pelos arredores do bairro Mercês - Curitiba, set.2010
Não sei explicar -  talvez porque fui lá fora levar a filha que saía em direção à escola e fiquei sob a friagem e o céu nublado de Curitiba, mas senti uma vontade danada de ouvir "Ponteio", do Edu Lobo e Capinam  (o vídeo custa a carregar, mas valerá a pena e os comentários encherão  muita gente de alegria e saudade!), assim como também rever o adorável filme "Cantando na chuva", a indicação certeira do blogueiro em destaque, aqui na página, o Marden Machado.

Aproveite! - Dê uma olhada nos links ai do lado direito; encontrará ótimas leituras. O Sakamoto, o Coluna Zero, o TCaNV são páginas exemplares, porque  seus responsáveis atualizam  os blogs com dinamismo inconteste. Adoro as novidades, o conteúdo próprio e a disposição de nos oferecer atualizações, mas como já considerei recentemente o tempo e os propósitos de quem mantém uma página na internet são diversos.

Um ótimo sábado a todos!

Até a próxima!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Redações capengas ou diligentes

Costumo advertir aos meus alunos - e aqui, também! - acerca da necessidade de articulação dos recursos textuais, quando se deseja comunicar com eficiência e distinção. A maioria compreende o recado e adota, por exemplo, a pontuação inteligente, o vocabulário farto, as citações, os dados numéricos, as ilustrações mentais ou visuais, as comparações, a objetividade, entre outros poderosos auxiliares.


Uma das minhas alunas; hoje universitária, a concatenar ideias na redação - Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, 2010


Cultura revelada -Um texto revela o seu autor, porque as experiências variadas emergirão quando seus dedos deslizarem sobre o teclado ou firmarem o lápis ou a caneta sobre a folha em branco. Ler - ou ir ao cinema, ao teatro, interagir verbalmente com os demais e estabelecer um trajeto de articulada conversação com as riquezas culturais disponíveis pela família, escola e demais instâncias!  - faz da redação um passaporte ao reconhecimento dessa contabilidade espetacular auferida pela experiência individual.

Herança ilimitada - Ler é investimento e Escrever a sua consequência fabulosa, concorda comigo, meu querido? É roda viva ininterrupta, alternada e alimentada pela vontade pessoal de assimilar virtudes e êxito na concatenação das palavras, na direção atribuída às frases, períodos, parágrafos e texto.

Intermediar a leitura e a escrita não apenas ao enfrentamento do vestibular, mas aos diversos desafios da vida em sociedade - Encontros Marcados com a Redação, 2010

Ineficiência patrocinada - Deve ser muito triste aos pais, tanto aos que matriculam seus filhos na escola básica pública, quanto aos que pagam mensalidades na particular, depois de anos de escolaridade e de investimento, perceberem a necessária providência de auxílio aos estudantes, uma vez que estes não são capazes de escrever uma frase inteira sem cometer um equívoco ou revelar insegurança quanto ao uso de um recurso textual, como por exemplo, a concordância entre as palavras ou a inadequação do nível da linguagem.

Ninguém oferece - A demanda de trabalho é grande; quem dera um dia alguém decidisse colocar à minha disposição um espaço público em Curitiba. Tenho certeza de que poderia estender o que sei fazer profissionalmente aos milhares de estudantes - ora carentes de orientação segura quanto à dupla leitura & escrita. Continuo esperando respostas de adesão, mas elas não chegaram ainda. O meu curso funciona em sala alugada; necessito trabalhar muito para custear as despesas. Atendo gratuitamente sempre que é possível, mas se dispusesse de um espaço solidário para estender o que sei intermediar a um número maior de estudantes carentes...

Fazer o quê? - Já busquei o auditório da Biblioteca Pública do Paraná, mas há uma taxa a ser paga e não posso assumi-la; já enviei e-mails a um rol de empresas locais, mas elas não deram retorno e o silêncio traduz a indisposição de ceder, ao menos durante uma parte do dia, uma vez por semana, o auditório. Preferem, ao que parece, deixá-lo fechado ou não avistam os benefícios da generosidade. Fazer o quê, hein? Buscar patrocínio, mas sem intenções de panfletagem política ou um toma-lá-dá-cá desleal. Comigo não dá; é o bem pelo bem.

Até a próxima!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Trabalhar com satisfação

O leitor certamente sabe o que preside a correria na vida dos que trabalham para ganhar o " pão"; entenderá que às vezes o blogueiro atualiza a página para não faltar com a presença, o compromisso assumido, mas é preciso esforço mobilizador para levar adiante o seu propósito. Hoje, por exemplo, estou corrrrrreeeeeeennnnndo. Grupos de alunos aguardam por mim durante todo o dia. Trabalhar é preciso e obter resultados satisfatórios é consequência objetiva.

Ler e Escrever: ações extremamente articuladas; exigem mediação de quem entende e gosta de atribuir sentido ao que faz com as informações - Encontros Marcados com a Redação, 2010
Adoro o que faço, prezado leitor -  e tudo só dará certo se eu me jogar de corpo inteiro nas atividades; há quem trabalhe meio empurrado pelas circunstâncias, mas nesta altura da vida não dá para negar que intermediar a leitura e a escrita dos jovens estudantes é um dos meus maiores prazeres. Veja o que declarou  abaixo um pesquisador inglês; você concorda com ele?

                                                     A maioria das pessoas leva a vida sem nenhum prazer no que faz. Apenas toca a vida esperando pelo sábado e domingo.
                                                       (Ken Robson, revista IstoÉ, 23/6/2010)


Até qualquer hora; meus amigos blogueiros que animam a página sempre trazem ótimas novidades. Prestigie a todos; interagir com quem fornece alimento à leitura é atender ao necessário movimento comunicativo. Vá por mim.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lindas árvores no meu caminho

A mobilidade nos permite avistar nas ruas, quintais, praças, parques das cidades a abundância das espécies verdes. As árvores - velhas amigas da infância querida e da maturidade atenta - , mantidas em segurança e fora na mira das motoserras criminosas são envolventes refrigério aos que delas sabem aproveitar a sombra, os frutos, as folhas e a presença altaneira.

O pinheiro em destaque estava no meu caminho, quando visitei o Museu de História Natural, lá no Capão da Imbuía - Curitiba, set. 2010
Sugestão - As minhas lembranças do arvoredo amazônico são intensas; lamento não contar com um arquivo de fotos centrado vivamente no tema da postagem. Já sugeri ao  amigo ilustrador Sergio Bastos que fizesse uma coletânea do arvoredo típico da região nortista do Brasil, mas creio uma hora dessas ele nos surpreenderá com mais desenhos e animações providenciais. A terra querida, alvo da ganância, da má administração e afrouxamentos na fiscalização do abate criminoso das árvores,  tem recebido do ilustrador expressões do afeto e atenção. A arte não admite mordaça, nem injustiça; ainda bem, concorda comigo? 

Desconhecidas espécies  - O leitor ficaria certamente encantado com os ingazeiros, os uxizeiros, os tucumanzeiros, as castanheiras, os muricizeiros e outras espécies, certamente desconhecidas nas demais regiões do Brasil. Nas minhas lembranças essas árvores estão vivas - e estão, também, no Museu Paraense Emílio Goeldi e no Bosque Rodrigues Alves, espaços que guardam , em plena capital paraense, exemplos da fauna e da flora da Amazônia brasileira. Vá conhê-los um dia, caríssimo; são lições imperdíveis de geografia, antropologia, botânica e dinheiro público bem aplicado. 

Álbum do arvoredo regional e nacional - As imagens que você avista nesta postagem foram colhidas sem a intenção de reuni-las aqui, mas estavam no meu caminho e encheram os meus olhos de emoção. Peguei a máquina digital e cliquei. Agora estão aqui para que você acompanhe o registro. Daqui para frente ficarei mais atenta - e, quando viajar para a Amazônia, não esquecerei de fotografar as espécies acima indicadas, entre  outras, como os cupuaçuzeiros, os açaizeiros, os bacurizeiros, os ajuruzeiros e os ingazeiros. A fartura é grande, maninho.

As frondosas mangueiras e a benção do farto alimento e sombra  aos passantes; impossível não agradecer aos  que autorizaram o plantio e a sua preservação- Belém, arredores da Praça do Relógio, fev.2010

Recordações - Você guarda lembranças de alguma árvore em especial? Quintais da nossa infância e praças arborizadas sempre são evocativos de boas histórias. Compartilhe-as aqui. O amigo blogueiro Hélio Bertolucci Jr., do Chega de Demolir compartilhou excelentes reflexões sobre o arvoredo paulistano. Prestigie, interaja e compartilhe observações. Adoro o trabalho dele. Não deixe também de ler a crônica recente do Miguel Sanches Neto. Em "Briguento"(caderno G,Gazeta do Povo, 21/9) ele destaca as imperdíveis boas lições advindas no  quintal doméstico. Impossível não gostar dessas leituras. Vá por mim.

Até a próxima!

Com a Claro e sempre na escurid@o!

Aqui em Curitiba o tempo está muito agradável; apresenta-se sem nuves escuras e o Sol desponta iluminando tudo. Ôôô coisa boa! A passarinhada continua cantando, ali nos galhos da amoreira e ouço também os trinados  dos que que estão acomodados nas enormes árvores da vizinhança. O Simeparpr ajuda com os detalhes numéricos, caso já esteja com os dados atualizados. Confira, meu caro leitor.


Refém da internet 3G da Claro compartilho a minha indignação com a ineficiência da conexão, sempre cambaleante


Ontem fui dormir bem chateada com a Claro, porque fiquei sem acesso à internet, o que significa não poder, também trabalhar e muito menos blogar e tuitar. A alegação que o sistema apresentava não combinava nadinha com o que vejo na fatura mensal paga. Faço a minha parte no acordo, mas em contrapartida a ineficiência da prestação do serviço desestabiliza a relação entre usuário e empresa.

Desconforto constante - A sensação de permanecer refém de um sistema seja lá do que for é  sempre desconfortável. Eu penso assim. Poderia hoje, meu caro leitor, tomar as  duas providências cabíveis ao usuário insatisfeito: ir ao Procon-Pr ou cancelaro contrato, mas são inúmeros os afazeres que tenho hoje, além do fato do enfrentamento de filas enormes e a impotência para fazer das horas disponíveis algo ajustado às necessidades. As empresas se aproveitam da falta de tempo de quem trabalha para ganhar o pão de cada dia...

Ah... funcionou... -  Experimentei conferir o meu @cesso ainda agorinha e deu certo(estou escrevendo aqui, não é mesmo?), mas a conexão caiu duas vezes enquanto tentava exorcizar a minha chateação. Ficará o registro - e quem sabe a porta aberta para que você, também, desabafe aqui e conte quais as providências tomadas, quando esteve em situação semelhante.

Eficiência capenga - Aquele ditado que diz " O cliente tem sempre razão" parece não funcionar, quando se está lidando com maus prestadoresde serviço. Você concorda comigo?

Até a próxima!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sem esquecer da sombrinha ou do guarda-chuva

Bom dia ! - Aqui o céu de Curitiba continua nublado, embora o Sol apareça timidamente - e o Simeparpr explique detalhes técnicos sobre as condições atualizadas do clima local, costumeiramente marcado pela instabilidade. O calendário assinala - você já percebeu que dia é hoje? - o final do Inverno e a chegada oficial da Primavera, mas  as estações, meu caro leitor, estão sempre confusas nesses últimos tempos - até parece que atordoadas.
Céu nublado e frio; as condições da atual temporada em Curitiba - No Mercês, setembro, 2010


Nem parece Primavera - No momento chove ligeiramente e troveja; hoje, ao sair para "vender" as minhas aulas levarei um casaco mais quente, sapatos resistentes ao frio e não poderei deixar de lado a sombrinha, companheira inseparável, mesmo em declarada temporada primaveril. A jornada será longa e à noitinha, ao voltar para casa não quero encontrar surpresas, uma vez que já comprei sombrinhas, sob a pressão do esquecimento ou do pouco caso que fiz ao olhar para o céu, antes de sair de casa.

 Compartilhe informes locais - Como está o tempo aí, meu caro leitor?

Até a próxima!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Postagens gostosas!

Quando visito blogs de gastronomia ou de gente que não hesita em colocar a mão literalmente na massa e na panela, ah... eu adoro. Gosto de ler as descrições bem feitas, o modo de escrever do blogueiro, as imagens caprichadas e da própria autoria, além da clareza - ou falta dela - na hora de compartilhar as receitas. Tudo fica na minha mira de leitora atenta aos detalhes, ao rol de virtudes e também das dificuldades.


Pequena história de inveja - Certa vez eu levantei da cadeira para ir rapidamente à cozinha, porque a descrição do Marcelo Katsuki acerca de um ovo frito dentro do pão mexeu comigo. Peguei uma frigideira, quebrei um ovo dentro dela, mas tomei o cuidado de untá-la com manteiga - e, assim, fritei o ovo mais desejado da vida! Enquanto fazia isso... a água fervia para o preparo de um café. Ao final dessa operação invejosa...  faltava apenas cortar o pão ao meio e encerrar o projeto gostoso: pão com ovo amanteigado acompanhado de café forte e encorpado. A imagem dessa gostosura em destaque aí em cima, além de outras, estão aqui no Rainhas do LarDeeelícia de tudo.

A fartura - Há muita gente boa na praça mexendo ingredientes, inventando conceitos e abrindo as panelas para ganhar o pão; tanto profissionais, quanto amadoras, mas essa adjetivação não importa aqui, porque o que interessa são as postagens gostosas, dessas que a gente fica babando ao ler o texto ou ampliando a visão deliciosa das gostosuras. O poder que a concatenação das palavras oferece poderá ser avistado com a regência exploratória da expressividade dos sinais de pontuação e concertada descrição de ingredientes.


Quer alguns exemplos? -  Veja as postagens do Sopa de Letrinhas, da Roberta Malta , do Cafezinho das Cinco, da Luciana Macêdo ou do Panela de Barro, da Cilmara Castilho  - e, se quiser indicar outros links, por favor,  não esqueça de que a caixa de comentários é receptiva. Ela não abre apenas aos comentários anônimos, em razão da obviedade dessa condição.

Percebeu? -Agora, além das Postagens Afinadíssimas o blog trará as Postagens Gostosas. Acompanhe-as, caríssimo leitor!


Até a próxima!

Você conhece o Parque Nascente do Belém?

Ontem, logo depois do almoço, eu e minha família fizemos um passeio ao ar livre. Escolhemos o Parque Barreirinha, mas ficamos inseguros para deixar o carro e sair andando pelas trilhas do local.  Um bando de rapazes com visível ar de embriagados se amontoava à entrada do parque - e não avistamos nenhum guarda ou sistema de segurança, o que foi lamentável e frustrante, mas animados  pela ideia de conhecer mais um lugar de Curitiba seguimos até ao Parque Nascente do Belém - e as fotos, infelizmente, não são capazes de expressar a intensidade da beleza existente no lugar, mas oferecem boas pistas visuais. Clique, prezado leitor, duas vezes em cima das imagens e conseguirá melhor visualizar as minhas adjetivações sobre esse espaço público.


Fica também, depois de um passeio pelo parque, bem perceptível o cuidado das autoridades com relação à manutenção desse espaço, uma vez que ele guarda a nascente do Rio Belém, mas o morador de Curitiba, diante da baixa visitação, não prestigia o local. Lamentável.

Para preservar a nascente do Rio Belém um parque aberto ao público; ótima ideia, concorda?Curitiba, Barreirinha, set. 2010



Ao contrário do Parque Barreirinha encontramos um(1)  guarda de segurança no Parque Nascente do Belém, mas a área estava quase deserta. Apenas um jovem casal de namorados aproveitava o  belo espaço público. Lamentável. O parque é lindo!


Um quadro da vegetação local, do cuidado administrativo e da fraca visitação -  Curitiba, Parque Nascente do Belém, 19 set. 2010
Encanto e preocupação - Extremamente viçosa a vegetação natural é um encanto aos olhos do visitante; não pude deixar de registrar as variadas espécies floridas em meio ao mato, mas também o estado no qual se encontra a nascente do Rio Belém. Inacreditável que a cidade e seus moradores não prestigiem a beleza do lugar; é obrigação dos pais e das escolas em geral o agendamento de uma visita educativa, porque preservar a nascente de um rio, contribuir e zelar pela sua manutenção ao longo do seu corredor deverá ser uma proposta de adesão unânime. Eu não tenho dúvida; você tem, caríssimo leitor?

Até a próxima!

Cigarras e formigas em luta contínua

Bom dia, prezado leitor! Eu passo obrigatoriamente pela Praça Osório, quando vou ao meu curso de redação, portanto as modificações visíveis nessa praça - espaço de múltiplos usos, tais como os eventos e palco da natural movimentação de pessoas , mas as surpresas ocorridas no local não escapam do meu olhar e, quando possível, da lente da minha máquina fotográfica.

Ganhar o pão? Como? Tirando acordes de um instrumento e encantando aos ouvintes com a excelente musicalidade - Ctba, Praça Osório, set. 2010
Na última quinta-feira encontrei um rapaz ganhando o pão com variados acordes musicais - e o registro nos define a condição de escolha: cigarras ou formigas? A música, assim como as demais artes e ofícios, faz do instrumentista um trabalhador, mas poucos reconhecem a  prestimosa função, ali em meio ao vai-e-vem das pessoas. Repetir o equívoco presente na fábula de La Fontaine é inaceitável.

Até a próxima!

domingo, 19 de setembro de 2010

Trocando links para ampliar leituras, estilos e lições

A troca dos links durante o limiar de domingo para segunda-feira tem sido, meu caro leitor, uma ótima estratégia aqui no Na Mira. Um acerto indiscutível.

Obrigada - Agradeço aos que durante a semana ajudaram a dinamizar a página, além de ampliar a direção das minhas leituras e aprender novos conceitos, sem considerar, evidentemente, a variedade de estilos e modos de comunicar. Lições imperdíveis, eu garanto.

Na mira  - Blogueiros e blogs aqui indicados ganham uma página no meu Blogário - uma espécie de agenda dscritiva com os endereços e indicações da temática tratada, assim como do modo como interagem com os leitores. Para mim é uma referência para fazer novas indicações e republicá-las, quando as atualizações estão fracas, sem dinamismo ou mesmo diante da preguiça dos que blogam, mas adoro as novidades advindas com outras páginas de variada temática.

Lazer dominical - Agora, depois do almoço, mesmo com o frio curitibano, farei um passeio pela cidade.  Talvez vá ao parque Barreirinha; vamos ver, porque preciso de acordo familiar...À noite, depois de deixar rodar na telinha o dvd do o filme "A Testemunha",  um dos indicados pelo  blog do Marden Machado, voltarei  aqui para fazer a troca dos links. Acompanhe as minhas referências e sugira novas páginas, caríssimo.  A roda gira e com a sua ajuda é será veloz, certeira e bem afiada.

Até a próxima!

A submissão voluntária das palavras

Não tenho qualquer dúvida de que as palavras são nossas escravas submissas e obedientes. Quando lhes conhecemos a natureza, forma e funções elas  expressam uma fidelidade espetacular ao nosso comando, tanto nas conversas ligeiras e descontraídas, quanto na escrita concatenada e intencional -  e seguem, caro leitor, bem faceiras em trajeto diligente traçando o caminho apontado. 

10 serviçais - Dóceis ao comando seguro os substantivos, os verbos, os pronomes, os numerais, os adjetivos, os advérbios, as conjunções, as interjeições, os artigos e as preposições exercem com desenvoltura as funções propostas à ocasião da fala ou da escrita; são regidas invariavelmente pela  força poderosa da coesão &coerência nas ocasiões das vitórias espetaculares ou da ausência da harmonia, quando fracassam. Não duvide jamais, caríssimo leitor, do poder  incalculável que as palavras têm, sob o comando de um cavaleiro ou dama ciente dos objetivos funcionais das indicações morfológicas acima, mas a escola não tem visto assim; prefere a aposta na irreflexão, na falta de lucidez do discurso dos mal preparados e equivocados.

Jornais variados sempre estão sob a mira dos meus alunos; aprender a identicar os usos e abusos com as palavras faz parte dos conteúdos na minha programação - Encontros Marcados com a Redação
Sempre na mira - Habilidosamente articuladas as palavras podem revelar intenções. Nesta ocasião, maus leitores, inábeis no reconhecimento do poder das palavras e das intenções nelas veiculados jogam a tolha no chão, diante da tática de bem juntar as categorias gramaticais e lhes atribuir com inteligibilidade as funções de distorcer, camuflar, arrebatar ou destruir intentos ingênuos ou vilões. Sobreviventes da leitura dos jornais, revistas e páginas na internet hoje têm exemplos em abundância, tanto da escravidão voluntária das palavras, quanto da esperteza, da glória e da genialidade dos que sabem escrever para veicular intentos.

Inabalável toada docente - Meus alunos, ao longo das décadas, têm ouvido desta professora: as palavras são nossas escravas; é preciso manter a consciência do poder que exercemos sobre elas, tanto para o Bem, quanto para o Mal. Obedientes e reflexivos entendem, mas os acostumados  à desordem das ideias levam um tempo maior para colocar tino e tento na feitura da redação, tanto no vestibular, quanto nas situações presididas pela oralidade ou pela escrita. É preciso ser paciente com a vontade de aprender a reconhecer uma verdade.

A escrita concatenada e atrelada às intenções exige farta exemplificação; textos bem escritos, encontrados nos jornais, revistas e na internet, ganham espaço no caderno e na cabeça dos meus alunos - Encontros Marcados com a Redação
Leitura & Escrita - Você já leu os jornais de hoje? Folheou ou leu uma revista de grande circulação nacional? Leu colunas de opinião na internet? Apreciou tweets na sua página?Experimente observar as palavras sob o comando inteligente de um produtor de texto. Verá exemplos de destreza e habilidade, tanto para aproximar intentos, quanto para iludir, confundir ou revelar verdades inconvenientes, mas necessárias.

Até a próxima!

Tenhamos um ótimo domingo!

Bom dia! A linda manhã de sol curitibana está entrecortada pelo frio e ventania, mas nada é impeditivo para que o meu bom humor diminua. Poucas interferências são capazes de alterar a minha boa disposição a qualquer situação interativa. Não sou daquelas pessoas que acordam como se tivessem brigado com o mundo e levantam com a cara enfarruscada - e mal dirigem a palavra aos que com ela convivem. Ao contrário da recepção aversiva , adoro o encontro matinal com as criaturas, sejam  estas humanas ou animais - e aqui no bairro e na rua onde resido é impossível ficar indiferente a qualquer ser. Revoadas de passarinhos pousam nos galhos do arvoredo; eles emitem trinados e conversam com tudo e todos numa disposição espetacular.

Motivos contrários - Duas contigências, entretanto, tiram o meu bom-humor no domingo: latidos intermitentes de cães e gente que faz proselitismo religioso de porta em porta. Detesto a irresponsabilidade de quem mantém animais e considero insuportável esse afã de arrebanhar ovelhas, em nome de qualquer credo religioso, porque uma pessoa de bem não precisa recitar quaisquer orações para testemunhar a sua fé, especialmente na frente das demais, mas sim expressar  exemplarmente com as suas atitudes o respeito e o acatamento aos direitos dos que encontra pelos caminhos da existência. Você concorda comigo?

A espécie acima, em florada atual, é comumente encontrada aqui pelas ruas do bairro; você consegue identificar o nome, mesmo o popular?- Curitiba, Mercês, set. 2010
São para você! - O registro florido  de hoje é para você, caro leitor; grata pela atenção oferecida ao que escrevo nesta página. Mais de 30 leitores já passaram aqui, porque embora eu ainda estivesse dormindo o sistema do Blogger  não deixou de assinalar o ibope. A passagem do leitor, registrada pelo blog, é estimulante; uma prova da disposição inconteste de interagir comigo, mesmo sob o silêncio e a indisposição ao desejável bate-papo interativo. 

Ótimo domingo  - Tenha um  excelente domingo - e , se puder, compartilhe descrições sobre o tempo ai na cidade onde reside. Adoraria saber tais detalhes; eu os reproduziria aqui em cima com certeza. Acompanhe, se interessado, o que informa tecnicamente o Simeparpr sobre o clima em Curitiba e região.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails