sábado, 18 de setembro de 2010

Meus classificados de trabalho

Ofereço, além da orientação à escrita / correção de textos dos meus alunos,  a revisão dos trabalhos acadêmicos, entre outros; contate comigo, diante da necessidade.
O trabalho de um revisor é relevante, especialmente quando se deseja estabelecer um padrão de qualidade nos textos, tanto na versão impressa, quanto na que é oferecida na internet. Infelizmente a obviedade dessa conclusão não é levada com seriedade; improvisações acontecem, concorda comigo?

Público - Estudantes, editoras, veículos jornalísticos, agências de publicidade e demais empresas que trabalham com a palavra escrita necessitam desse profissional.

Oferta de trabalho - Corrigir textos acadêmicos, além das aulas de redação levadas adiante durante a semana, é o que farei nesta manhã de sábado. Um pouco antes da entrega das monografias, dissertações e teses há um público que requer a assistência técnica da revisão objetiva. Para mim é sempre uma atividade satisfatória, porque  surge a oportunidade de apontar inadequações, ajustar a redação às exigências da escrita acadêmica, assim como aumentar as minhas informações sobre áreas diversas. Além, evidententemente, de ser um modo prazeroso de "ganhar o pão..."  com a conferência da concatenação das ideias veiculadas no texto universitário.
A divulgação da minha direção profissional é um gentil favor dos que frequentam o Na Mira do Leitor; muito obrigada!


Conclusão óbvia -   A demanda de trabalho na revisão dos  textos oferece, portanto, trabalho e ganho aos profissionais da área da linguagem - e, se desejar,  caro leitor, você poderá  ser um divulgador das minhas atividades profissionais, ou seja, aulas de redação e revisão dos textos acadêmicos, inclusive de fora de Curitiba. Agradeço a fiança junto aos interessados.

Até a próxima!
  

Uma expressão da Primavera antecipada

Expressão da Primavera essa encantadora espécie de flor está no auge da sua floração - Curitiba, Mercês, set, 2010

Bom dia! O sábado amanheceu com uma ventaniazinha daquelas; está frio e nublado, mas os detalhes numéricos ficarão sob o comando do Simeparpr.

Contribua comigo -  Estamos às vésperas da chegada oficial da Primavera. Será que você conhece essa espécie de flor em destaque? Eu a encontrei aqui pelo bairro, enquanto fazia as  minhas caminhadas. As delicadas flores, muito alvas, desabrocham em raminhos nessa touceira, habilidosamente podada. Será que algum leitor da página saberá o nome dessa planta? Adoraria saber para melhor nomeá-la.

Até a próxima!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Amostra deliciosa; quer um pouco?

Manter a linha, mesmo com a gulodice comandando, não é fácil. Na hora que dá vontade de comer uma gostosura, ainda mais assim colorida e nutritiva, não dá para segurar a colher, o garfo e a faca.

Camarões frescos no bafo, salmão com alcacaparras, arroz, farofinha e farta salada; gosta dessa combinação? Eu adoro!

Veja o que almocei ontem. Parece gostoso, não é mesmo? Pois estava.

Adoro grelhados e salada, então, não dispenso as rodelas de tomate, as folhas frescas, uma pitada de sal e um fiozinho de azeite de oliva para deixar tudo no ponto; bem gostoso e nutritivo como deve ser a comida.

Agora imagine no lugar desse salmão uma posta de pirarucu fresco, filhote ou dourada? Hum... Imagine no lugar do camarão uma porção generosa de carne de siri? Ui... vou parar, caso contrário você vai pensar que estou zoando com o leitor da página, não é mesmo?

Bom almoço, meu caro!

Até a próxima!

Ah...chega de panfletagem, mentiras e compadrio!

Ando sem ânimo para comentar sobre política, políticos e politiqueiros, sempre contrários à seriedade política e vontade ética de estabelecer mudanças efetivas  de Ordem e Progresso na vida coletiva da pátria querida. Ontem, por exemplo, ao passar pela Boca Maldita -  aquele trecho da Rua Luíz Xavier, ali no Centro de Curitiba, sempre muito movimentado pelas pessoas e eventos variados -, eu  mal podia andar, porque aqueles cavaletes, placas, bandeiras e o escambau tomavam o espaço do pedestre. Tamanha inversão é insuportável, concorda comigo? Para mim já chega. Sei em quem votar e não adianta qualquer candidato fazer piruetas ou caretas para mudar a minha escolha.

Observe a indiferença dos passantes com relação à panfletagem; a cena é assim, aí onde você reside, caro leitor? Curitiba, Boca Maldita, 15 de set. 2010

Conte aí, caro leitor - Você já viu? Eu não vi candidato algum valendo-se do espaço oferecido pelas escolas públicas e, dentro delas trocar em miúdos as  suas intenções voltadas à educação. Explico: circulando dentro das escolas e mostrando as condições existentes, mas vi sim, dentro de escolas particulares, o que em mim causou enorme desencanto diante da contradição entre a fala e a atitude.  Talvez a direção escolar não deixe ou os candidatos nem queiram visitar esses espaços mal cuidados, construídos a três por quatro. 

Vídeo enganador - Eu queria ver esses aspirantes à reeleição visitando, por exemplo, aqui em Curitiba, a Escola Estadual Jardim Ipê, construída em área de invasão e alvo de bandidagem, mas não, as excelências aparecem em vídeos que confirmam a inversão do discurso.  Eu não reelegerei ninguém e não votarei em quem renunciou aos cargos, assumidos em eleição passada. Nem continuísmo partidário, nem conversa mole pra boi dormir. 

Abaixo o compadrio - Sei que votar é uma obrigação, mas ainda conservo fiapos de esperança de um dia contar com a liberdade para ir ou não às urnas e, assim, outorgar o meu voto de confiança em pessoas eticamente comprometidas com a vida real, bem diferentes dessa cambada de oportunistas que distorce planos, promete o impossível e se fortalece para saquear os cofres públicos e manter esse insuportável compadrio aviltante. 


Um teste da nossa força - Eu tenho ainda uma atrofiada e pequena esperança, mas o poder que eu e você temos diante das urnas é incalculavelmente espetacular. Experimentemos a força, antes que a onça beba a água e compartilhe esse manancial com as feras sedentas. O manancial é grande, tanto lá no Palácio do Planalto,  quanto no Senado, nos Palácios Governamentais, nas Assembéias Legislativas e nos lugares do faça o que eu indico, mas não faça o que eu faço. 

Até a próxima!

Você já comeu frutas embaixo do pé da árvore?

Aqui em Curitiba a sexta-feira está nublada e logo depois das 6h40m fui ao portão levar a filha que saia em direção à escola. Estiquei o olhar ao longo da Rua Marcelino Champagnat e ela está, meu caro, envolta em neblina. Fiquei com preguiça de buscar a máquina para fotografar o cenário, tão diferente do meu querido Pará, porque eu e a minha garotona ficamos, durante bons minutos, apanhando e comendo amorinhas, ali, embaixo da árvore querida. Engraçado, leitor, como a emoção de comer a fruta no pé de qualquer árvore nos leva à infância distante...

Este pé de amoreira está carregadinho de frutinhas, mas com a folhas manchadas com uma espécie de ferrugem. Alguém ai sabe o que faço para curá-las? Curitiba, set. 2010

Grata emoção - Você guarda lembranças de ter comido frutas embaixo do pé da árvore? Que tal contar essas experiências, hoje raras, especialmente para as crianças e jovens urbanos? Quando mudei aqui para o Mercês, logo tratei de plantar, com a ajuda do Seu Zé - o varredor que cuidava da limpeza aqui da rua - um pé de amora, motivo da sombra gostosa nos dias de sol e dessa cumplicidade espetacular entre mãe e filha, em plena manhã envolta em neblina e árvore carregadinha, ali dando a maior sopa...

Contribua - Ande, meu querido leitor, saia do silêncio, e conte um pouco sobre a delícia que é comer uma fruta embaixo do pé da árvore. Alguém há de vivido esse desfrute gostoso. Vamos lá,  Alex, Nereu, Onizes, Miriam, Fábio, Marden, Franssinete, Ana, Nidiane, Cenilda, Valdir, Marta, , Hélio, Adhemar , Heloísa, Marcela e tantos mais que ajudam a levar adiante esta página! Vocês bem que poderiam enchê-la de  menções às frutas e árvores desses nossos quintais pelo Brasil afora.

" As minhas frutas eram: laranja,uva,tangerina,uva, manga, cana, sendo q as laranjas e tanjas eram em cima da árvore."( Retwuite recente da Be_neviani )

"frutas que mais comi embaixo do pé: jamelão, manga, abacate e ingá. Tudo no quintal quando criança." ( Tweet da @alesscar, ainda agorinha...)


Até mais...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bom dia aos 50 seguidores ! - e aos que costumam passar aqui pelo Na Mira do Leitor.  O destaque de hoje vai para o Augusto Leal, 50º leitor disposto a afiançar esta página. Veja que ele também não brinca com a sua disposição de incentivar o gosto pela leitura.Criou um meio bem interessante. Reproduzo abaixo a imagem da Bibliocicleta e as explicações do novo leitor/seguidor ampliam as conclusões sobre a excelente ideia concebida. Conheci o trabalho premiado desse designer, aqui no Bicicletada Curitiba, um dos blogs indicados à leitura semanal.



Hoje o dia  para mim é de afazeres em sala de aula, porque atendo aos alunos que acorrem ao meu curso de redação e o tempo ficará limitado. Tenhamos uma abençoada quinta-feira.


Aqui, caro leitor, a manhã está nublada e bem friazinha. Não poderei sair de casa sem levar um casaco e talvez, até a sombrinha, mas vamos ver o que o Simeparpr anuncia  oficialmente sobre o tempo em Curitiba? Como está o tempo aí onde você reside? Compartilhe informes conosco.

Até a próxima!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Segue o na Mira do Leitor? Por quê?

Hoje olhei ali para o cantinho superior direito da página e vi que 49 almas seguem o Na Mira do Leitor. Quase 50. Quem será o quinquagésimo leitor, hein?

Fiquei imaginando o que eu não faria para reunir essa gente simpática que talvez tenha clicado impetuosamente nesta página? Se pudesse eu chamaria a todos para um desfrute gastronômico centrado nas delícias do meu Pará. Que tal sentar e aguardar a chamada para ir até ao panelão e pegar uma porção de vatapá, igual a essa que destaquei abaixo?

Uma porção de vatapá na minha família sempre oferece um brinde: camarões salteados; que tal, gosta?



Depois você também poderia apreciar a delícia que é uma pratada de açai com farinha de tapioca e um pouco de açúcar; assim bem do jeitinho  como eu gosto de açaí ao natural, bem grosso, encorpado, bem papa como dizemos no Pará.

Quando eu era ainda uma estudante  na Unicamp costumava reunir um grupinho seleto de colegas; gente de todos os rincões deste Brasil espetacular. Eram vatapás, munguzás, tortas e bolinhos de piracuí ou galinhadas com jambu compartilhados. A minha casa era a própria embaixada do estado paraense, em Campinas. Eu morava numa casinha, lá no distrito de Barão Geraldo  - e... naquele quintal espaçoso eu acolhia aos que a vida estudantil e a cumplicidade de ideais aproximou de mim. Saudade das comidinhas, das festas e das conversas, ui...

Eu ficaria muito feliz se os que seguem o blog também gostassem das ideias que aqui compatilho, mas a felicidade seria maior se saíssem do silêncio, porque a interação da escrita na blogosfera acontece materialmente apenas quando alguém reproduz oral ou na caixinha de comentários as suas impressões sobre o que leu. Uma boa analogia desse fato é a coluna dos leitores de um jornal ou revista. 

Diga lá, prezado leitor: você resistiria ao saborear dessa porção de açaí com farinha de tapioca?


Quando eu ainda estava sob o guarda-chuva da Gazeta do Povo compartilhei estas considerações sobre a interação entre um veículo de comunicação impressa e os seus leitores. Continuam valendo, aqui também para o blog. Bom apetite!

Até a próxima!

Doses de bom humor em 140 caracteres

Não nego a  aceitação plena do Twitter na minha rotina diária; com ele interajo, anuncio as minhas aulas, aprendo lições, reafirmo intenções e dou muuuuita risada. É sério; comprove a reprodução dos piados e ria comigo, caro leitor. Os links o levarão a vários recantos desse Brasil afora. A revoada de tweets exibe diariamente a força e a criatividade de quem escreve e explora com eficiência a expressividade possível nos 140 caracteres.  São cotovias, tucanos, sabiás, ticos-ticos, be-te-vis, araras, gralhas e outros pássaros não definidos ainda, mas a cantoria é grande, intensa, ininterrupta e amplamente compartilhada velozmente.


       "O Aldo Rebelo me chamou de vaca holandesa. Agora eu sou uma vaca suíça? Muu..."(blogdosakamoto)


                              "Timbaland é a terra de onde veio a timbalada?" (Benett )


                                                                       "King Lula!"( Blog do Josias)


Indique, também!  - Há muito mais para rir e saudar a capacidade de quem escreve com talento, expressividade e bom humor, mas você também poderá apontar outros piados interessantes. Deixe a direção, aí embaixo, na caixinha dos comentários -  e o Na Mira do Leitor irá conferir, transcrever e colocar lá em cima, junto com os tweets do  trio formado pelo Sakamoto, Benett e o Josias.

Até a próxima!

A dupla articulação da linguagem

Eu leio, você lê, ela lê, nós lemos. Nem todos, crianças, jovens e adultos, percebem a necessidade de arregimentar informações para compreender o que acontece em volta de nós. Jornais e revistas impressas e as plataformas digitais podem ampliar o universo da informação. Você leu algo interessante hoje? Que tal compartilhar aqui? Indique  a direção.

Uma das minhas alunas em plena arregimentação informativa sobre  desmatamento e ações criminosas impostas ao meio ambiente - Encontros Marcados com a Redação, 14 set. 2010



Eu escrevo, você escreve, ela escreve e nós escrevemos. Leva um tempo até chegarmos ao aprimoramento, mas é possível expressar concatenação das ideias e compartilhá-las através da escrita. A prova dos nove poderá ser o vestibular, o Enem, uma candidatura a um emprego, um tweet ou um e-mail. É preciso querer comunicar bem, o que não significa empolar o vocabulário, mas sim ajustar a linguagem  às intenções do texto. Clareza expositiva é virtude textual alcançada com treino diário. A formação do professor das séries iniciais é o primeiro passo para que a orientação de escrita melhore, na prática. Que tal também escrever diariamente, prezado leitor? Deixe um comentário aqui ou nos blogs indicados à leitura.





Até a próxima!

Com a ajuda dinâmica dos blogueiros

A leitura alimenta a escrita e esta é poderosamente eficiente, quando compartilhada, prezado leitor. Não deixe de ler e repassar as boas dicas e informações dessa dinâmica leva de blogueiros que abastece de colorido, alma consciente, bom humor e competência a aba de recomendações do Na Mira.

Não perca de jeito nenhum - O Marden Machado e as dicas de cinema, o Altino e a radiografia do Acre e Amazônia,  a Miriam Fajardo e as buscas de melhor leitura para os  seus alunos, o Fábio Cequinel e as novidades e boas lembranças da cultura, o desportista  lusitano António,  o Hélio Bertolucci Jr e as suas apreensões com as demolições paulistanas, entre outros, tão queridos e antenados com temas diversos ou específicos.

Você já avistou a cidade lá do alto da Torre Panorâmica? Eu já; muitas vezes. Hoje irei lá em cima fazer umas fotos para compartilhar com você - Mercês, Curitiba, 15 de set. 2010

Hoje é o meu dia de folga e costumo aproveitá-lo muito bem. Logo depois do almoço irei ao cinema, mas antes passarei pela Torre Panorâmica, porque a luminosidade natural ajudará nos registros que quero fazer. Aguarde novas fotos. Na  minha agenda de desfrute no dia da folga incluí uma ida ao cinema. Quero assistir o filme Nosso Lar; alguém aqui já conferiu esse cartaz na telona?

Ótima quarta-feira a todos, porque a vida tem seus  ais e ufas, mas também os obas, não é mesmo, caríssimo?

Até a próxima!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sem medo da dissertação!

Recebi durante a manhã de ontem alguns telefonemas; vestibulandos fazem uma busca de cursos de redação em Curitiba e descobrem que trabalho com a leitura e a escrita. Muito bom. O Santo Google faz por mim o que os anúncios impressos e tuitadas não conseguem, ainda, mas não me queixo. A convergência na internet é pródiga; num clique se vai ao longe e este é aqui, no casadalinguagem@uol.com.br 

Autoconfiança compartilhada - O jovem estudante quer, de um modo ou de outro, atender à proposta dissertativa, exigida aqui e ali, inclusive nos simulados do cursinho e ele percebe, na primeira conversa comigo, de que estará bem acompanhado nos meus Encontros Marcados com a Redação" - série de 15 aulas com direito a muita conversa, leitura, escrita e bom humor. É a minha área; paixão não enrustida, mas declarada e vivenciada.


Dissertar é aprofundar reflexões sobre um determinado tema; como produzir uma dissertação sem a  precedente arregimentação informativa? Encontros Marcados com a Redação,  agosto 2010

Opção oferecida - Aos que estão limitados pela geografia e não podem ir até ao meu endereço do curso deixo algumas dicas; anote-as, vestibulando ou leitor próximo a um estudante às voltas com os vestibulares ou preso no famigerado Enem. Serão úteis; eu garanto.

Providências imprescindíveis -Para fazer excelentes dissertações atente:

>À necessária bagagem de informação advinda com a leitura, mas não fique preso apenas aos impressos; é preciso conversar, trocar ideias, assuntar até mesmo com quem você supõe seja inábil. Refletir muito e reverberar esses informes temáticos.

>Atenda à estrutura dessa tipologia, caracterizada pela clareza expositiva, tom didático e qualificado domínio do tema solicitado. Não é por menos de que você deverá bem elaborar as partes componentes desse tipo de texto, ou seja, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

>Articule obrigatoriamente, na condição de apoios exemplares, os argumentos e estratégias de convencimento persuasivo, uma vez que oferecerão firmeza ao que você expõe tematicamente no texto.

>Capriche no emprego dos recursos textuais, porque excelentes condições de leitura do seu texto, compartilhamento de vocabulário desenvolto, apurada concordância, utilização dos sinais de pontuação, concertada coesão, entre outros itens arregimentadores da qualidade textual imprimirão não apenas na sua redação, mas também na avaliação do corretor - o super leitor do seu texto - a marca de qualidade necessária e diferenciadora entre textos capengas, sem objetivos e destituídos das excelentes condições exigidas.

A contradição dolorosa - Lamento confirmar: há, sim - e como há, caro leitor ! -,  enorme contradição entre a cobrança feita nos vestibulares e no Enem, porque a maioria dos candidatos não recebeu a devida orientação, enquanto estavam sentados passivamente na carteira  e ouviam as orientações dos seus professores de redação. Não basta teorizar; é preciso mostrar que sabe escrever, colega professor. Dia desses um aluno comentou comigo de que o professor de redação entrega a proposta e diz: " Se virem...". Irresponsável colega.

A leitura reflexiva é o alimento da escrita objetiva; meus alunos aprendem a tomar o rumo em direção ao sucesso na elaboração dos textos propostos nos vestibulares e na vida em geral - Encontros Marcados com a Redação, julho, 2010

Lista de temas - No rol ilimitado de temas tenho sempre uma providencial ajuda a oferecer: pegue, por exemplo, a edição de domingo de um jornal ou uma revista de grande circulação nacional. Liste os temas presentes nesses impressos. Obterá uma quantidade abundante  - e diante dessa lista trate, imediatamente, de aprofundar a leitura e de conversar bastante, porque quem se comunica bem reúne melhores condições de buscar apoio nos recursos textuais para manter a expressividade na versão escrita. Vá por mim.

Sempre esperando novos participantes - Na próxima quinta-feira, dia 16/9, atenderei mais um grupo de vestibulandos, afora os já iniciados em agosto. Conhece alguém interessado, aqui em Curitiba? Tenho algumas vagas disponíveis.

Continuarei a conversa sobre o texto dissertativo em outra ocasião; aguarde!


Até a próxima!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Lindo dia em Curitiba!

É impossível não compartilhar as minhas impressões sobre o lindo dia em Curitiba. Acompanho diariamente a minha filha até ao portão e na volta para dentro de casa paro embaixo do pé de amoreira, carregadinho de frutinhos docinhos, docinhos e sem querer espanto a passarinhada, ali encimada nos galhos a  se deliciar com as amorinhas. Parece bem piegas, mas é assim mesmo. Olho para o céu e já avalio se a manhã promete calor ou frio - e, aqui, meu caro leitor, o tempo está abençoado: ensolarado e com aquele friozinho gostoso, sem o exagero da invernada desequilibrada. Uma benção.



Imagem recente da movimentação urbana e do tempo excelente para tocar a vida - Curitiba, Praça Tiradentes, sete, 2010

Que tal detalhar - Eu prometo transcrever a sua descrição, caríssimo leitor! - como é que está o tempo ai na cidade onde você reside?

Não precisa comentar sobre o tempo político, porque estive fora da capital curitibana e nas paradinhas que fiz por Campinas, Brasília, e Belém pude constatar o fervo nas ruas atormentadas pela gulodice dos candidatos, bem loucos para manter acesa a possibilidade de mamar nas tetas dos cofres públicos, garantir aposentadoria na moleza e continuar enganando aos que clicam nas urnas, em concertada inconsciência com as necessidades de ética e alcance coletivo. Pouquíssimos escapam desse afã, concorda comigo?

Obrigada-  Ficarei muito grata se você puder exercer a função de correspondente do Na Mira do Leitor aí no seu domicílio geográfico. Clique no link  e veja  a descrição detalhada do tempo em Curitiba, segundo o Simeparpr.   Transcreverei as contribuições ao longo da manhã de hoje. Veja a primeira e acompanhe a participação dos demais correspondentes do blog:


            "Céu azul sem nuvens, pássaros cantando e Ver-o-Peso fedendo." ( Breno Peck, via Twitter, agora, há 20 minutinhos)


                                       " Bom dia, Doralice! Está um lindo dia aqui em Blackrivercity, azul, sol e vento fresco,mas seco, muito seco!:) - ( Bê Neviani, aqui no blog, às 8h30)


Até a próxima!

domingo, 12 de setembro de 2010

O troca-troca dos links aos blogs

Aos domingos costumo trocar a lista dos blogs indicados à leitura dos que prestigiam este Na Mira do Leitor; reconheço o acerto na decisão que tive anteriormente. Às vezes fico com peninha de trocar o link de um blog muito bacana, porque aprendo com ele e dessa afinidade fica uma lembrança muito boa da permanência semanal aqui, além das amizades consolidadas através dessa militância blogueira agradabilíssima.

Reparou? - Não sei se você já reparou na mudança dos links, na permanência de alguns blogs, nas atualizações e, sobretudo, nas incontáveis interações obtidas, a partir dessa lista semanal. Tem sido um fator de qualidade informativa. Acredite.

Destacar um blog como o do cartunista Benett é uma obrigação; ele atina aos temas com olhos de lince e mãos de artista , concorda comigo?
Apenas um tchauzinho - Digo até a um blog, mas não esqueço de visitá-lo e nem de deixar um comentário interativo sempre que é possível, porque organizei um caderno - aqueles com a indicação da letra, no lado direito das folhas - justamente para consultar as novidades dos blogs, aqui indicados. Também costumo fazer uma leitura vertical das postagens e clicar nos links anteriormente compartilhados, o que é altamente recompensador, diante das postagens recentes e menções futuras, aqui mesmo no blog ou na minha página no Twitter. Referências excelentes são inesquecíveis, concorda comigo?

Novos links -Hoje, no limiar de domingo para segunda, farei o troca-troca; deixo aqui registrado o meu obrigada a todos que animaram o Na Mira do Leitor durante os dias anteriores, a saber:  a querida Marta Bellini, o Boteco Escola, o Charges do Bennet, o Herdando uma Biblioteca e outros muito queridos.

Até a próxima!

Escolas públicas têm direitos e deveres iguais

Eu quero saber se alguém conhece a resposta, o valor e os procedimentos para que o repasse financeiro chegue até à escola - e, de fato, seja exemplarmente aplicado. O caso é o seguinte: eu saio para passear pela cidade e sempre levo a minha máquina digital. Tenho especial interesse em registrar as cenas curitibanas, mas incluo no rol de temas: a arquitetura escolar, as floradas, as irregularidades, as boas atitudes, leitores em ação e uma porção de temas, caro leitor.

Externamente bem preservada a Escola Estadual Aline Picheth sugere reflexões do cidadão atento aos direitos e deveres - Centro Cívico, Curitiba, 7 set. 2010

Nesses passeios feitos durante o feriadão dei especial atenção aos registros de escolas públicas, localizadas em vários bairros curitibanos. Hoje, por exemplo, destaco duas escolas: uma no Centro Cívico e outra no Boqueirão. Distantes em muitos pontos, sobretudo, aos que conhecem a demanda social  aqui e ali residente.

Compare - Examine a aparência externa das escolas; ambas são públicas, portanto, supostamente recebem auxílio financeiro, suporte material semelhante e pessoal administrativo com potencial de formação acadêmica igualzinhos: diretores, supervisores, professores, serventes, todos concursados. 

Pergunta: por que a escola, localizada no elegante bairro do Centro Cívico é assim bem bonitinha, limpinha e sem pichações, enquanto a escola, localizada no Boqueirão, situado em bairro periférico da capital paranaense mostra-se tão negligenciada externamente? Dreitos iguais, deveres iguais e os bons resultados desse preceito melhoram a vida do aluno, da comunidade escolar, concorda comigo, leitor?


O ar descuidado da escola Estadual Natália Reginato sugere ao cidadão atento que alguma coisa não está funcionando - Boqueirão, Curitiba, 7 set. 2010

Uma ideia -Mandarei um tweet com o link desta postagem para a jornalista Tatiana Duarte, especialista em educação, na Gazeta do Povo. Quem sabe ela goste de aprofundar a sugestão de pauta? Se eu bater na porta dessas escolas a direção não me deixará entrar. Não sou mãe de aluno e nem faço pesquisa acadêmica, portanto, a minha entrada será vetada, mas se a imprensa aparecer a conversa será outra. Vai lá, Taty, vai lá!

Até a próxima!

O leitor/eleitor tem a a força

Nesta manhã de domingo é impossível não reconhecer a beleza do sol incidindo a sua luminosidade na vida de todos. Abra a janela, caríssimo, olhe ao redor e admita a força espetacular da natureza exercendo em nós a sua influência. Quando privados da luz, em todos os sentidos, a vida das pessoas mais parece um arremedo, não é mesmo?

A liberdade  e o poder para obstar injustiças, fazer prevalecer os ideais coletivos está nas nossas mãos, caro leitor - Praça Osório, em manhã ensolarada, Curitiba, set. 2010

Constate também o poder ilimitado que está em nós, quando nos dispomos a fazer acontecer  benefícios resultantes dos ideais coletivos. A leitura e a escrita são duas âncoras espetaculares; elas asseguram conscientização em todos os sentidos. Quando amadurecido o leitor percebe o poder disponível nas suas mãos. Um exemplo histórico desse poder está na postagem do Fábio Cequinel e o seu Toda Cultura à Nossa Volta com a coleta de reflexões animadas do movimento do DiretasJá.

Não deixe de ler a excepcional coluna da Suzana Singer, atual ombudsman da FSP; ela adverte à redação do jornal o passo torto e injusto e mostra incisivamente o quando estão enganados os que subestimam o poder dos piados tuiteiros, ao examinar tudo e a todos com o olhar atento do leitor. Faz justiça à função exercida em "O ataque dos pássaros" , lamentavelmente exclusivo aos assinantes, mas você poderá lê-lo, graças ao blog do Luis Nassif; fique de olho, entretanto, ao afã dos  cabos eleitorais petistas.

Tenhamos um ótimo domingo!

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails