sábado, 8 de setembro de 2012

Qual o livro que lê atualmente, leitor?


O título acima é um chamariz à leitura. Quer ler o livro de Kyung- Sook Shin, também?  Livros NaMira, arq. pessoal, 2012
Na minha última passagem pela Livraria Cultura encontrei obviamente muitos livros interessantes, mas depois de folhear alguns títulos, comprei apenas dois; um deles foi Por favor, cuide da mamãe, de Kyng- Sook Shin, tradução de Flávia Rössler, Intrinseca, 2011,  R$25,90. O comentário crítico do Miguel Sanches Neto, reproduzido no Herdando uma Biblioteca foi determinante na escolha do livro, embora o título tenha fisgado imediatamente a minha atenção. 

Já leu o livro em destaque? Qual o título que está lendo atualmente? Gostaria de trazer depoimentos, aqui para o NaMira, pois reunir comentários sobre as escolhas dos demais é um modo de divulgar títulos, autores, conteúdos temáticos e a diversidade de gêneros textuais. Está disposto a ajudar? Perguntarei aos participantes da minha página tuiteira, também. Tomara consiga a interação desejada.

Até a próxima!

A greve e a (des) integração


Na UTFPR, ontem-arq. pessoal

A greve dos docentes da UTFPR será mantida no conhecido câmpus Curitiba. Os motivos apresentados pelo movimento paradista dos professores são procedentes.

Faz a diferença - Ouvir a defesa dos mestres no que diz respeito às  suas condições de trabalho e contar com a explicitação da planilha financeira, tanto a apresentada pelo governo federal, tanto quanto a do Andes foram vitais para compreender as insatisfatórias ofertas quanto à progressão funcional dos docentes. Realinhei a  percepção sobre a necessidade da greve universitária, meu caro leitor.
O  meu acesso ao auditório da UTFPR foi garantido- arq. pessoal


Acompanhar a sequência prática de uma assembleia é uma lição de democracia. Eu e minha filha, ouvintes atentas da que ocorreu na tarde de ontem, ficamos realmente convencidas.  Imaginei, entretanto, que eu por ser mãe aluna, não poderia entrar no auditório, mas não tive qualquer impedimento, felizmente.

Nada como ser testemunha ocular de uma situação. Ler as notícias apenas veiculadas  pela imprensa? Não garante a percepção integral dos fatos.  A interminável greve dos professores universitários reúne motivos incontestáveis; se o leitor, pai ou mãe de aluno, puder comparecer em próxima assembleia, entenderá ainda mais a argumentação apresentada pelos docentes sindicalizados.
Qantos docentes tem a UTFPR, cãmpus Curitiba? arq. pessoal

Uma situação curiosa que percebi na sequência da assembleia de ontem: poucos professores são sindicalizados, portanto, sem vinculo sindical o direito ao voto, em decisão da reunião de ontem, não será permitido. Identificar o número real dos professores lotados no câmpus da UTFPR, aqui em Curitiba, é uma pauta procedente. A diminuta participação numérica  dos docentes é um curioso caso de contradição, uma vez que os ganhos profissionais advindos pela defesa sindical alcançam a todos, indistintamente.

 A participação de todos os docentes do câmpus Curitiba durante as assembleias agendadas pelo comando de greve é uma questão de interesse. Inadmissível é não vê-los ali, naquele momento histórico à categoria funcional. Sinto falta de uma explicação; você sente também?

Observação posterior - Não sei explicar, caro leitor, mas involuntariamente alterei alguma função ao clicar em um arquivo do dia 6/9, o que fez a postagem A greve e a (des) integração aparecer na data de hoje.  
 
Até a próxima!

Saiu um "Bom Café" bem no ponto!


Olhe a belezura que a atendente da Bom Café fez para mim. Como não voltar lá mais vezes, leitor? Cliente satisfeita faz destaque, sim! -   Gostosuras-arq. pessoal 2012
  Até a próxima!

Linda florada das azaléas


Passei pela cafeteria existente no interior do supermercado mais próximo de casa e  não pude deixar de admirar a bela florada de azaléas (conhecidas também como azaleias) que enfeita o bem cuidado jardim do Mercadorama, no bairro Bigorrilho, Curitiba, arq. pessoal 2012   

Sou cliente habitual e percebo que há uma atenção caprichada com o jardim repleto de variadas espécies. Gosto muito de avistar os ciprestes altaneiros, mas as delicadas azeléas sobressaem  ao meu olhar de passante pelo supermercado.  Mercadorama, Curitiba, Bigorrilho, arq. pessoal 2012

Até a próxima!

Dia Mundial da Alfabetização


As indicações informativas urbanas exigem um leitor habilitado a decodificá-las- Curitiba, Batel - arq. pessoal 2012
Eu leio. Você lê, mas será que o nosso concidadão sabe ler, meu caro leitor? Ser alfabetizado é um direito constitucional. Já imaginou se cada leitor tomasse para si a tarefa solidária de alfabetizar um patrício? Logo, logo, os índices vergonhosos do analfabetismo, inclusive o brasileiro, seriam derrubados. O que seria de nós sem a habilidade desenvolvida à leitura e a sua consequente e espetatucular escrita? No meu caso, uma verdadeira escuridão.

 Ler é um direito legal. Escrever? Uma consequência espetacular- Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal
Hoje é o dia mundial dedicado à alfabetização. O leitor contumaz do NaMira sabe, mas o que chega agora certamente ignora um fato: já desenvolvi um método barato e eficaz para alfabetizar brasileiros com edições domingueiras dos jornais, sempre fartas de elementos gráficos colaborativos, mas até hoje não consegui auxílio para levar a proposta adiante.
 
Quero ajudar - Estou permanentemente à disposição para conversa com interessados no projeto; basta deixar um comentário com endereço de contato. Para intermediar ações de combate ao analfabetismo, todos os esforços devem ser articulados, sobretudo porque há necessidade de combater, em sequência contínua outro analfabetismo: o digital. A multidão de excluídos é quase incalculável.


Até a próxima!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Orquestra de Violoncelistas da Amazônia é um show!


Reprodução- Orquestra de Violoncelistas, lá no Ver-o-Peso - arquivo do maestro
Ao lado das notícias tristes sobre desmatamento e desmandos dos gestores, as notícias voltadas ao clima musical paraense são sempre muito interessantes. Uma das melhores é saber das andanças vitoriosas da  Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, sob a batuta entusiasmada do maestro Aureo de Freitas.

Na foto, segundo o maestro, um clip da orquestra estava sendo preparado- Imagem reproduzida do arq. Aureo de Freitas
Não sei se  há uma página especial para a OVA, mas vai a sugestão ao maestro, pois quando anuncia a agenda ou compartilha imagens da orquestra, sinto um orgulho danado de ser da região nortista, pedaço gigantesco do Brasil e nascedouro de grandes talentos. Quero divulgar na rede virtual a admirável Orquestra de Violoncelistas da Amazônia. Não hesite em clicar no primeiro link; experimente ver e ouvir, meu caro leitor, uma das exibições do grupo, graças à ajuda dinâmica do meu conterrâneo Carlos Macapuna.

Até a próxima!

Obrigada, Marcelo Nolasco!



Um excelente feriado queridoca, tuitou o Marcelo Nolasz e webenviou o mimo floril acima.
A amabilidade atende, lá em Barcelona, por um nome muito webestimado: o pesquisador brasileiro Marcelo Nolasco; acompanhe os tuites que ele dispara. Trazem informes preciosos ao leitor exigente e bilingüe. 
Em retribuição ao delicado webgesto do Marcelo, segue um dos meus vasinhos com amor-perfeito - arq. pessoal 2012
O Marcelo é uma amostra inconteste da ala de leitores e participantes ativos, ali na minha página tuiteira. Não nos conhecemos pessoalmente, mas quando ele passar por Curitiba, não deverá hesitar em acionar o meu celular. Com muito gosto farei um café bem acompanhado de uma tapioquinha com manteiga para comemorar a visita. Até imagino a farta conversaEDU que surgirá em tal encontro. 

Tem feito webamigos nas redes sociais, caro leitor? A confirmação ou não renderá ótima conversa; que tal a levarmos adiante?
 
Até a próxima!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Queda de braço interminável...


Os docentes da "Federal com T", segundo os estudantes mais jovens, decidirão hoje pelo final ou continuidade da greve- Reprodução autorizada pelo W.C.Takeuchi
Hoje, às 14 horas,  no campus Curitiba da UTFPR acontecerá a assembleia para que os docentes optem pela retomada às aulas ou mantenham a greve, segundo informa o GPUniversidade. Almoçarei ali pelos arredores e, assim, ficarei por perto na hora da decisão. A minha filha é estudante de um dos cursos técnicos e quero acompanhar a queda de braço mantida pelos colegas professores.

UFPR, ali na Praça Santos Andrade - Curitiba, arquivo pessoal

Ontem? Os professores da UFPR, em assembleia tumultuada pela natural divisão entre os que sentem o estresse da situação e os que desejam manter a queda de braço, decidiram continuar a greve. Gostaria muito de ler uma análise imparcial sobre a situação, mas ainda não encontrei referência alguma na mídia. A educação pública e os seus naturais desdobramentos merecem a atenção de todos. Pais e observadores atentos não podem perder de vista as deliberações que envolvem a vida estudantil. É atitude coerente.

Até a próxima!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

"Cerejeiras em flor" é imperdível

Reprodução via Google


Conhece o filme Hanami: Cerejeiras em flor  ( YouTube )? A versão em dvd imperdível. Motivos? Inúmeros; o principal deles está ligado à existência humana. Confie na minha recomendação apreciativa, meu caro leitor.

Até a próxima!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Blogueiros e suas postagens interessantes

 
Dê uma olhada, caro leitor, nos links anunciadas aos blogueiros em destaque, ali no segundo parágrafo; eles fazem eco das suas excelentes postagens ou informes que recolhem. Eu as acolho na minha página tuiteira. As que merecem destaque são as que ficam sob a mira da circunstancial leitura que consigo fazer e, são geralmente retuitadas. Lamento, entetanto, não conseguir vencer a abundância de informes disparados a cada segundo no Twitter. Costumo preferir o que eu denomino de webconversa, ou seja, interações interpessoais, porque os mecanismos oferecidos pelas redes sociais permitem bem encurtar todas as distâncias. Um detalhe importante: a lista não é limitada. 

Um trio de qualidade incontestável, na mira do leitor, hoje > Telma Monteiro , André Gonçalves e Marcelo Lorenzati 

Até a próxima!

Semana quase de folga


A foto já é antiga, mas a atitude de exame é semelhante ainda hoje- arq. pessoal
 
Não sei se o leitor conhece a tal "semana do saco cheio" vivenciada pelos estudantes dos cursinhos vestibulares curitibanos. Eles param tudo durante o período, exatamente na  semana que começou domingo e emendam com o feriado patriótico. Resultado: a maioria some das aulas de redação. Terei um mínimo de alunos em horários distribuidos nos próximos dias. Assim sendo, hoje aproveitarei a folga para passar a tarde inteirinha na Livraria Cultura  - um dos meus programas preferidos. Circulo bastante, examino livros, tomo alguns cafés e saio com os impressos desejados. É um programa de leitora assumida; seria o seu, também, querido leitor?


Até a próxima!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Foto de escola pública? Faça uma, leitor!




E.E. Ângelo Trevisan mostra que a união da comunidade é caminho à vitória escolar-  Curitiba, Cascatinha, arq. pessoal 2012


Não é novidade declarar de que gosto de receber as contribuições dos leitores; elas podem vir sob a forma de comentários, indicações de links, fotos, dicas, notas de correção e referências diversas, mas as fotos voltadas à arquitetura escolar são as que mais espero. Infelizmente, raramente chegam. 

A presença logística da igrejinha acima é de grande ajuda às atividades da E.E.Ângelo Trevisan. A  descoberta é interessante- Curitiba, Cascatinha, arq. pessoal 2012
No destaque acima? Uma pequena escola pública curitibana com a sua construção baseada em tábuas de madeira. Fiquei tão admirada ao encontrá-la, pois além do tipo de material de construção, percebi que a escola está rodeada de árvores. Sabe o que fiz? Desci da poltrona do carona e subi na escadaria da igrejinha defronte; de lá fiz algumas fotos com o celular. Foi uma verdadeira descoberta encontrar a E.E. Ângelo Trevisan. Passarei em outra oportunidade lá pelos arredores do bairro Cascatinha com mais vagar, pois a escola reúne um relato de sucesso e apoio da comunidade na vitóriosa batalha pela educação infanto-juvenil. Reunirei mais detalhes em postagem futura; interessado, leitor? 

Até a próxima!

O Jardim das Américas está uma belezura!


O amarelo vibrante  das flores dos ipês deixa as ruas do Jardim das Américas muito convidativas aos passeios-  Curitiba, arq. pessoal 2012
Na semana passada fiz um belo passeio pelo Jardim das Américas, bairro curitibano que ora alcança intensa especulação imobiliária. Cada vez que por lá circulo, mais sobrados  encontro em construção quase frenética.
Adorei encontrar ipês floridos no entorno de uma escola pública - Jardim das Américas, arq. pessoal 2012

E como estão lindas as ruas daquele espaço predominantemente residencial, meu caro leitor. Ah...se você pudesse ver de pertinho a floração abundante dos ipês! Encontrei ruas inteirinhas com árvores adultas completamente floridas. Coisa linda, meu caro leitor, coisa muito linda, principalmente quando observei a floração no entorno de uma escola pública. Ainda há esperança de atenção ao arvoredo nos arredores estudantis, felizmente.

Até a próxima!

Agenda ativa no Parque Barigüi


A inatividade não está na nossa agenda diária, rsrsr. Será que está na sua, leitor?- Curitiba,  Caminhada no Parque Barigüi - arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

domingo, 2 de setembro de 2012

Conhece o sabor da bacaba, leitor?


O fruto da bacabeira é muito consumido na região nortista do Brasil - Reprodução via blog Repórter da Amazônia, da  Aureni Ribeiro
Será que o leitor já saboreou um copo com suco ou um sorvete de bacaba? Eu costumo dizer aos amigos sulistas o seguinte: a bacaba é prima, quase irmã do açaí. É fruto de uma palmeira;  é colhida e bem aproveitada pelos meus conterrâneos amazônicos. Quando estou em Belém e avisto a bandeirola branca indicando a venda de bacaba - ou encontro disponível no supermercado, fico dividida entre o açaí e o açai branco, mas o impasse é logo resolvido: compro porções generosas de ambos. Assim, a delícia vem em dobro, meu caro leitor.  A Aureni Ribeiro oferece detalhes preciosos acerca da fruta amazônica, cujo consumo é fartamente disseminado na região nortista do Brasil.

Hoje? A reportagem do Estadão,  compartilhada ali na minha página tuiteira pela Be Neviani, relata uma versão admirada sobre a potencialidade nutricional da bacaba. Examine todos os detalhes oferecidos pela notícia, caro leitor. De um modo geral, ler o feito acadêmico da pesquisa despertou em mim a vontade de encontrar, aqui em Curitiba, algum produto que evoque o sabor da fruta amazônica. Tive até uma ideia:  em postagem futura relatarei a minha passagem, logo mais à tarde, lá pela sorveteria Pedacinho do Nordeste. Quem sabe encontre no cardápio refrescante o sorvete de bacaba? Não custa tentar. 

Que tal?- Caso o leitor já tenha provado do suco ou do sorvete de bacaba, que tal comentar algo sobre o tema; nada como depoimentos assentados na realidade da experiência amazônica.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails