sábado, 14 de agosto de 2010

Com a ajuda do leitor

Postagens interativas dependem não apenas de  quem as elabora; o poder maior de sucesso está nas mãos do leitor. Há quem discorde, mas se o interlocutor não quiser recompensar a proposta do blogueiro ela pode estar bem escrita, cheia de atrativos ou notas informativas e ele passará distanciado, insensível aos propósitos discursivos.

A Marcella indicou o cartunista do http://jcnet.com.br/  , mas  não consigo ler o nome dele.

A  vestibulanda Marcella leu a minha postagem sobre os cartunistas e chargistas e indicou um exemplo, lá de Bauru; você também poderá apontar alguém talentoso. Participe.

Aguardarei a sua colaboração e, assim que puder - agora, logo mais,  sairei para almoçar e aproveitar um pouco a tarde de sábado - retornarei para editar a sua sugestão, prezado leitor.   

Até a próxima!

A crítica contudente dos chargistas e cartunistas

O Angeli fez o melhor mapeamento da cartografia política brasileira; merece um prêmio pela lucidez.(http://www.folha.com.br/)

Diga lá, prezado leitor, os cartunistas e os chargistas merecem ou não aplausos todos os dias? Os caras articulam os fatos com maestria, combinam traços, misturam cores e quase nenhuma palavra e, ainda conseguem traduzir tudo ao leitor atento.  É talento em abundância; eles estão nos jornais, nas revistas e na lembrança viva do leitor.Veja a seleção que fiz hoje para que você aplauda os cronistas da atualidade.
Meu conterrâneo JBosco traduz com maestria o panorama político, depois da edição do DataFolha - http://jboscocartuns.blogspot.com/

Começo com o Angeli e trago o JBosco para formar com o Paixão um trio fortalecido no talento e leitura crítica; disponho, evidentemente, de outras expressões poderosas da ilustração, mas o leitor com toda a certeza conhece outros talentos locais. Será que poderia indicá-los? A  providencial facilidade dos links permite a conjugação das nossas leituras e apreciações, caríssimo. Aguardarei durante o dia as suas sugestões, porque há fartura de bons cartunistas e chargistas pelo Brasil afora. O Na Mira do Leitor poderá intensificar a necessária divulgação. Contribua.

O Paixão é inegavelmente um exímio intérprete da vida política  nacional - http://gazetadopovo.com.br/charges


Até a próxima!

Tiritando de frio em Curitiba

Aprendi, caríssimo leitor, a gostar de falar e blogar sobre o tempo. Sabe por quê? A convivência sulista, regida pelas variações climáticas oferece motivo. Hoje, por exemplo, a temperatura despencou, mas estamos no Inverno, dirá o curitibano. Faz parte,  faz parte, sim, mas ontem a linda tarde ensolarada não atestava a estação invernosa. O tempo é um assunto constante, percebeu? O Simeparpr, portanto, com a palavra oficial, mas fique de olho no quesito atualização. A nota informativa nem sempre está atualizada.

Morro de inveja da morenaça acima: colocar um vestido, assim, fresquinho...-Vitrine de loja, no Largo da Ordem, Curitiba, agosto 2010
Para esquentar os corpo  já estou devidamente protegida com as roupas de lã e a minha  indispensável caneca de café com leite, diariamente ao lado. A sensação térmica pede uma lareira ou um fogão abastecido com lenha. Estou tiritando de frio e não disponho nem de lareira e nem do fogão à lenha, mas o final de semana em Curitiba será assim. Aí, na cidade onde você reside está agora frio ou calor? Compartilhe comigo; vamos lá, descreva as condições do tempo. Abasteça de informes a postagem de hoje.

Um ótimo sábado, leitor!

Até a próxima!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Está sobrando dinheiro público?

O tempo de ventania em Curitiba e o aprisionamento caseiro, em razão de dois compromissos profissionais fixaram a minha atenção na tela do computador. Entre uma atividade e outra eu li alguns links e dois deles ficaram aqui na minha cabeça:

> O  gasto do MEC com o pré-teste do Enem 2010 (Folha de S.Paulo/ UOL Educação, hoje) 

> A estratégia recompensatória voltada ao aluno paulista  de receber R$50,00 para assistir aula de reforço em Matemática, nas escolas públicas (Estadão, hoje).

Imagem do http://compostura.files.wordpress.com/2009/09/dinheiro20real.jpg

Pergunta: será que está sobrando dinheiro ou faltando tino e tento ao pessoal que pode abrir os cofres públicos? Reflita comigo sobre as questões acima, prezado leitor, porque a minha cabeça agora não consegue encontrar lógica nos argumentos e soluções encontradas pelos gestores da administração pública. 

Até a próxima!

Ventania em Curitiba

Penso que a poda do arvoredo deve ser avaliada nos dias de ventania e mau tempo- Mercês, Curitiba, agosto 2010 


Pode ser que o tempo mude - bem do jeito como as variações climáticas acontecem no mesmo dia em Curitiba!- , mas, além do tempo nublado e frio, encontrei ventania, quando abri a porta da sala para examinar o tempo, hoje de manhã.  Os galhos das árvores da vizinhança e da rua pareciam abanar tudo. Não gosto dessa impressão; é quando caem galhos secos e, mais urgente parece a necessidade de intervenção do serviço de podas do arvoredo público, feito quando há sol e a dimensão do perigo fica bem distante. Veja o que indica o Simeparpr; atente, sobretudo, às atualizações oportunas.
Linda amostra do capricho da Natureza com as flores;  é um presente virtual para você, caríssimo leitor!


Como está o clima aí, caríssimo? Chove? Ensolarado? Seco? Nublado?Frio?Descreva-o para o Na Mira do Leitor!

Até mais......

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Todo dia é dia de...

Bom dia, leitor! A quinta-feira será cheia de afazeres  e  o tempo bem curto para cumprir os deveres. Manhã e tarde com aulas de redação, mas quando se gosta do trabalho tudo fica mais suave, concorda comigo? 

A imagem da Torre Panorâmica e o céu encoberto traduzem a paisagem de hoje-  Curitiba,Mercês, 12 agosto 2010




Você viu as últimas manchetes? Conferiu o tempo ai na sua cidade? Pena que a visitação da Torre Panorâmica oferece um horário incompatível para mim, caso contrário a foto seria, lá do alto, mas qualquer dia dará certo. Aguarde.

Aqui, segundo o Simeparpr , a temperatura na Região Metropolitana de Curitiba é de 11ºC , mas a nota ainda  é de ontem, infelizmente! Talvez, daqui a pouco, você consiga avistar dados recentes, mas eu já estarei em sala de aula. Boa sorte, caríssimo!

O  Josias de Souza - ah... sempre atualizadíssimo, alimenta a nossa informação sobre os destaques nos principais jornais. Aliás, a atualização dos informes é uma das características das excelentes páginas disponíveis na internet. Indesculpável atitude mantê-las desatualizadas, concorda comigo? O leitor vai, clica e nada novo; logo desiste de buscá-las. Eu sou assim, mas as diferenças pessoais relativizam a oferta de serviços e propósitos e, assim, a banda vai tocando e a roda-viva vai engolindo quem não fica de olho em tudo e com os ouvidos desatentos aos apitos, silêncios e trinados.

Até mais...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A novela interminável ligada ao ENEM

Foi através de um tweet da Marcellitta, uma vestibulanda, lá de Bauru , participante aqui do Na Mira, que eu soube de mais um capítulo da novela gerada pelo ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Acompanhe  o último capítulo, graças ao Globo.com

Será possível conter a indignação da Gráfica Plural pela desclassificação na concorrência licitatória referente à impressão das provas de 2010? É preciso atentar ao grau de preocupação e desconfiança do público que acompanha os bastidores do pretensioso exame.

Chargistas leem os fatos e desenham a realidade; você concorda com a crítica do Amarildo?- http://amarildocharge.wordpress.com/
Ontem, perguntei a todos os participantes do meu curso de redação se estavam inscritos no ENEM. A resposta, caro leitor? Positiva.

Não é justo promover sobressaltos à rotina estudantil dos inscritos. Na semana passada foi a notícia do vazamento dos dados de identificação dos candidatos. Quero ver e ler durante o dia de hoje  o avanço das providências do MEC quanto ao mais recente capítulo do ENEM; você quer, também? Tenho medo do que parece ser, mas não é. Você, também? Veja o que li agorinha, na Folha. com

Zelar pela credibilidade do exame é uma obrigação do MEC, porque o número crescente de inscritos merece o maior respeito pela sujeição declarada ao pretensioso ENEM. São 4.611.441 candidatos; é muita gente! O chargista Amarildo parece contar com a mais absoluta razão.

Até a próxima!

Queixas e boas lembranças estudantis

Bom dia!

Céu nublado e frio aqui em Curitiba, mas os estudantes já estão dentro da escola. Lá  a reclamação será geral, apesar dos parabéns e quem sabe, até alguns mimos: bombons, cartão de mensagens e coisinhas do gênero. Sabe por quê? A maioria tem um desejo: quer  que o dia 11 de agosto seja mais um feriado. Alega que a data merece ser comemorada , uma vez que hoje é o Dia do Estudante. O que você acha da reclamação? Recolhi um trio de tweets sobre a comemoração; confira o que declararam os estudantes:

Sabe por que chora a jovem acima? Acabou de ler o próprio nome na lista dos aprovados à UFPR . Valeu o meu registro!!- Praça Carlos Gomes, 2010

" Dia do Estudante. Então vamos estudar... kkkkkkk"
(Eric Quevedos, no Twitter)

"Bom dia geral. Dia do estudante!!! Uma profissão pouco remunerada."
( Mazim Medina, no Twitter)

"Dia do estudante, parabéns sofredores como eu"
(Giovanna Balenzio, no Twitter)

O trio acima não hesitou em posar para a minha câmera. O motivo? Aprovação geral na UFPR! - Praça Carlos Gomes, Curitiba, jan.2010
Você ainda é estudante, prezado leitor? Quais as suas maiores queixas da escola? Pode contar aqui uma das lembranças (boa ou desagradável) da época de estudante, caso não frequente mais a escola? Os Garçons e os Advogados também festejam o dia, mas todos já foram ou ainda são estudantes, portanto, ser estudante é uma condição imprescindível para seguir adiante na vida. Uns servem gostosuras, enquanto outros tentam estabelecer a justiça. Todos têm muitas histórias certamente.


Até mais...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Afinadíssimas contribuições!

Linda ilustração feita pela Soninha Horn, concorda comigo?
Hoje, decidi reunir aqui algumas referências muito boas que encontrei no Twitter. Está com um bom tempo para clicar nos links abaixo?


Recomendo-lhe que clique, ao menos em um deles; quando estiver mais disponível volte à postagem e , aos poucos, encontre bons motivos para ficar aqui na companhia do Na Mira do Leitor. A partir de hoje instituo uma postagem semanal com o nome de Afinadíssimas contribuições, o que acha da ideia?


1 - Comece com a seleção que o TCaNV fez  para saudar aos seus leitores. Fiquei com inveja dele, pois até agora não sei editar um vídeo se trazer todas aqueles bônus temáticos em procissão audiovisual.

2 - Aprecie a ilustração destacada da Soninha Horn e não deixe de visitar a página que reúne os trabalhos que ela faz com tanto capricho. 

3 - Conheça e prove, ao menos virtualmente de Caranguejo,Tacacá , Açaí e Peixe Frito, do meu conterrâneo Fernando Jares.

Contribua, também! - Nas suas incursões pela internet e pela blogosfera encontrou algo que mereça a sua recomendação? A minha terça-feira é de compromissos com alunos, mas nos intervalos aparecerei aqui para liberar 1 ou 2 comentários  que costumam aparecer aqui.

Até a próxima!

Céu nublado em Curitiba

Céu curitibano totalmente nublado - Tarumã, Curitiba, agosto 2010















Ao acordar costumo abrir a porta da sala e "observar" o tempo, o que subentende duas atitudes: olhar para o céu e sentir a temperatura. O tempo está nublado e o frio continua, mas vamos ver se há um plantão no Simeparpr ou se ainda estamos com as descrições oficialmente atrasadas.


" Amanhã o céu deve seguir encoberto do centro ao litoral do PR..."
(última informação, há 12 horas, no Twitter)


Tomara que os técnicos não pensem que estou " na cola" deles, mas seria oportuno se a prestação do serviço efetivamente ocorresse durante as 24 horas, sem interrupções, afinal é um serviço de utilidade pública, concorda comigo?

Até mais...

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sucesso administrativo escolar; tire as suas conclusões

As imagens expressam informes, mas estas aqui aparecem sem ajustes ou alterações,  esta tendência perigosa que adultera a realidade e subestima a capacidade de avaliação criteriosa do leitor, concorda comigo?  Hoje, articulo fotos e perguntas, mas futuramente, em frente à urna eleitoral, expressarei o meu descontentamento ou satisfação. Penso que as instâncias da administração escolar municipal, estadual ou federal têm satisfações a oferecer à sociedade; não é possível festejar um avanço escolar se os demais estão capengas. Você também pensa assim, prezado leitor?

Morador do Jardim Social: você matricularia o seu filho nesta escola pública? Será que as aparências enganam? - Curitiba, agosto 2010
Adorável liberdade - Os registros de hoje foram obtidos nos passeios que faço pela capital paranaense. O leitor mais antigo do Na Mira ... sabe que gosto de observar atentamente tudo o que passa sob os meus olhos. Não costumo temer as avaliações, principalmente, porque não tenho vínculos de natureza corporativa ou dívidas que estabeleçam emudecimento por este ou aquele motivo. Sou professora autônoma.

A publicidade oficial comemora, mas será que as crianças e seus pais têm motivos? - Av. Padre Anchieta, Bigorrilho, 8 agosto 2010
Arquitetura escolar - As imagens referentes à arquitetura escolar são dedicadas ao meu amigo Jarbas Novelino e também à criança e ao jovem estudante da escola pública. Avistar e usufruir de espaços escolares que respeitem a dignidade dos seus usuários será sempre uma satisfação, mas o contrário nós levará à desconfiança de que o discurso das autoridades obedece apenas ao vil interesse do voto, destituído do sentido pleno de "trabalhar pelo público". Uma escola boa não é apenas feita de paredes, gente e projetos, mas sim da articulada conjugação de elementos que traduzam atenção ilimitada ao espaço de ensino e aprendizagem.  

A aparência da conservação do espaço escolar faz positiva propaganda; espetacular é o exemplo no antigo GE Xavier da Silveira - Rebouças, arredores da UTFPR, Curitiba, agosto 2010
Interaja - A caixa de comentários é sua, caríssimo; faça bom uso das palavras diante das imagens avistadas; eu as fiz para compartilhar com você , porque ao ver as construções escolares desta querida cidade paranaense sempre fico com algumas perguntas na cabeça. Será que você também se questiona assim?

A imponência do belo prédio do Instituto de Educação contrasta com o tamanho do descaso à conservação- Centro, Curitiba, agosto,2010

* Será que os administradores públicos matriculam seus filhos, ainda crianças e jovens, nas escolas públicas?

* Será que há uma verba para manutenção e reforma dos espaços escolares? Quanto? Qual o critério para utilizá-la, caso seja necessário?

* Será que algum político(vereador, deputado, senador, ministro, prefeito ou governador) com mandato vigente estudou em escolas públicas, aqui no Paraná?

* Será que uma criança ou jovem matriculado em escolas tão mal cuidadas sentem orgulho de fazer parte do corpo discente?

* Será que os professores e as diretoras das escolas públicas costumam matricular seus filhos nesses estabelecimentos? Confiam no produto e estão satisfeitas com o estar oferecido aos estudantes? 

* Será que o cidadão atento e participativo não vê motivo algum para contestar o descaso das autoridades com relação às más condições da aparência das escolas públicas?

Detalhe - Para a informação do leitor novato aqui pela página: sou ex-aluna de escola pública e mantenho minha filha, aprovada via seleção, em escola administrada com verba do governo federal. 

Até a próxima!

Escrever objetivamente

A objetividade da linguagem é um recurso imprescindível, porém muitos informes oficiais não atentam à preciosa contribuição oferecida pelas frases curtas, parâmetros descritivos, quantificações e delimitações conceituais.

Não sei se você costuma reparar na redação encontrada nos espaços jornalísticas ou nos blogs, mas que tal, a partir de hoje, ficar mais atento e observador quanto à objetividade da linguagem presente?


          Objetividade: s.f. Qualidade do que é objetivo.
(Bueno, Silveira- Minidicionário da língua portuguesa,FTD)

A clareza na informação é demonstração de respeito ao leitor, advirto constantemente aos meus alunos - Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, 2010

Ótimo exercício - O Twitter guarda um grande mérito, ao lado da sua indiscutível interatividade: ele impõe aos seus usuários a necessidade da manutenção da objetividade na expressão escrita. Redigir um tweet com o máximo de 140 caracteres exige  precisão nos informes, o que subentende a clareza na informação. Aviste o exemplo abaixo, caro leitor:

           "Manhã de tempo estável e temperaturas amenas no Paraná. Neste momento faz 9,8ºC em Curitiba, 10,7ºC em Foz do Iguaçu e 18,1ºC em Maringá."
(Simeparpr, às 7h14)

Observe que sem a delimitação numérica quanto à temperatura a descrição de "temperaturas amenas no Paraná" não seria dimensionada na cabeça do leitor.

Contribua  - Caso você tenha algum exemplo de informe objetivo, dentre as leituras que costuma fazer, independente da vinculação ao Twitter, por favor, compartilhe o link conosco, porque diante das grandes queixas à falta de clareza e à subjetividade na redação, serão sempre bem-vindos os exemplos objetivos, concorda comigo? 


" Subjetividade: s.f.  1- Qualidade do que é subjetivo. 2- Estado de um sujeito que considera a realidade pelos seus estados de consciência."
(Minidicionário Larousse da Língua Portuguesa)

Reflita comigo - A linguagem subjetiva - essencialmente marcada pelas impressões pessoais -  cabe muito bem nos textos de opinião, nas colunas analíticas, na ficção e até mesmo nas declarações de "achismos", porém ficará sujeita ao crédito do interlocutor, nem sempre favorável às impressões, mas sim fortemente satisfeito quanto à objetividade e à precisão do que lê. Cabe a quem redige atentar ao contexto e ao objetivo do que se deseja compartilhar, seja através da oralidade ou da expressão escrita.

Até mais...

Como você está, leitor?

       
Você gosta de rosas?
Guardei para você as rosas ao lado, caro leitor.  Receba o buquê como expressão de apreço desta professora aos seus interlocutores do Na Mira do Leitor.

Costumo acompanhar minha filha até ao portão e encontrei uma manhã friazinha e nublada; tentei conferir oficialmente o que descreve o Simeparpr, mas os dados do site(às 7:09) estão desatualizados. É provável que durante o dia tenhamos  mudanças no clima, o que não será nenhuma surpresa em Curitiba.

Tenha uma excelente segunda-feira!

Até mais...

domingo, 8 de agosto de 2010

Domingo ensolarado em Curitiba

A ensolarada tarde atraiu muita gente ao Parque Barigüi-  Curitiba, 8 agosto 2010
Enorme contraste - Na madrugada de hoje fez um frio danado, aqui em Curitiba, mas a tarde ensolarada de domingo permitiu passeios ao ar livre. O dia foi lindo, caro leitor.

Calor e passeios - Não perco a oportunidade de  sair de casa para desfrutar das temperaturas mais altas. O primeiro programa incluiu um giro pelo Parque  Barigüi com direito a uma entrada pela Feira de Arte e Decoração e, mais tarde, quase à noitinha, uma volta agradabilíssima pelo bairro Jardim das Américas

Cenas curitibanas - As fotos em destaque mostram o percurso que fiz. Ao retornar para casa, já quase à noitinha, a temperatura já não dispensava o casaco de lã. Espero que você tenha passado um ótimo domingo. O meu foi excelente.

Do Parque Barigüi a caminho do Jardim das Américas- Curibida, 8 agosto 2010
Mudança do tempo - Veja o que confirma o Simeparpr quanto ao tempo em Curitiba.

Rodízio -Não deixe de observar também  a mudança da indicação dos blogs à leitura. A nova relação de indicados ficará conosco durante toda a semana. O que você tem achado da ideia do rodízio?

Rotina - Amanhã a rotina escolar da minha filha volta ao normal - e a mãe de estudante adolescente precisa dormir cedo, caso contrário ninguém levantará na hora certa para ir à escola. Quem tem filhos sabe muito bem como é difícil acordar cedo na segunda-feira.

Até a próxima!

Conte uma história paterna

Eu não tenho mais o meu pai; ele já morreu há muito tempo, mas tenho comigo as melhores lembranças de quem me ajudou a ter este DNA: o gosto pela leitura e a mania de aproveitamento, hoje denominada de reciclagem de produtos. Faço votos para que  as suas recordações sejam comoventes e que você também ainda possa desfrutar da companhia paterna. Viva um ótimo domingo em homenagem ao Dia dos Pais.

Figura culturalmente importante - A inegável importância da figura do pai na vida de uma criança, jovem ou adulto é incontestável. Muitos homens não parecem dar a devida importância à paternidade, afinal, ela é impulsionada e perpetuada  fortemente pela cultura, mas do contato afetuoso entre pai e filho muitas boas histórias a vida constrói, concorda comigo, caríssimo?
Ao leitor, pai assumido ou filho afetuoso e grato, os meus parabéns!- Leitura concentrada, Boca Maldita, Curitiba, jul 2010

História nº 1 - Quando eu era ainda uma menina dos meus oito a dez anos costumava ir  com o meu pai ao Ve-o-Peso, lá em Belém. Íamos sempre na hora da "viração", quando os produtos já tinham sido apalpados e sob o calor intenso que caí sobre a cidade, estavam com o selo de qualidade nº 2. Meu pai arrematava pencas de bananas e lotes de maxixe, quiabo, feijão de corda, uxi, sapotilhas e o que estivesse mais em conta e, assim, vencer as dificuldades no sustento da numerosa família que éramos. Estratégia paterna .

História nº 2 -  Nunca gostei de ver o meu pai fumando cigarro; ele gostava daquele fumo feito, ali na hora,  a partir do tabaco em corda cortado em tirinhas. O cheiro era horrível, mas nem por isso nós o desrespeitávamos, embora ali estivesse uma contradição, do tipo faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Mais tarde, já completamente combalido pelo câncer pulmonar - doença que lhe tirou a vida, deve ter reconhecido o mal abrigado há tanto tempo. Fraqueza paterna, humana dependência.

Compartilhe histórias paternas - Eu sempre tenho muitas histórias para contar à minha filha sobre o meu pai. Creio que um filho sempre absorve das atitudes do pai as ambivalências que elas carregam. É assim que acontece com todo mundo. Pai algum é totalmente perfeito. Condição humana, sujeita aos revezes da roda-viva da existência.

Festeje carinhosamente - Caso o leitor já seja pai ou a leitora tem diante de si o pai dos seus filhos ou ainda a benção da convivência paterna desejo-lhe  disposição para que o abrace, sempre que seja possível. Diante da ausência física da querida figura, apenas as lembranças fortalecem a gratidão pela oportunidade de tê-la conhecido ou das experiências acumuladas pela convivência, temporariamente suspensa.

O melhor presente - Ao lado das meias, cintos, pijamas, chinelos ou  costumeiros presentes o abraço repassado no carinho é o melhor mimo neste Dia dos Pais. O meu pai, se estivesse vivo, adoraria também ganhar uma assinatura de jornalum serrote novo ou uma passagem de navio para rever a sua querida Alenquer.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails