sábado, 29 de dezembro de 2012

Arte em muro que comove a todos


Mal dá para ver o interruptor da campainha, mas o detalhe perde a importância diante da beleza da arte em muro. A parte destacada acima comove o visitante e faz parar o passante, meu caro leitor.- Gostei muito e nem hesitei em fotografar. Vê como é interessante caminhar pela cidade e observar a tudo e a todos? Não deixe de olhar a postagem anterior, pois ela reúne o restante do panorama que avistei inteiramente no muro, meu caro leitor.  - Curiosidades urbanas- Curitiba, aq. pessoal 2012
 Até a próxima!

Muros cheios de arte...

 
Olhe o que encontrei no muro de uma casa comercial, ali  pelos arredores da Praça da Espanha. O interessante é que faz parte de um conjunto panorâmico. Fiz a foto da complementação, também; confira no destaque abaixo, meu caro leitor.- Curiosidades urbanas-  Curitiba, arq. pessoal 2012 

O conjunto artístico felizmente não sofre pichação; talvez, o grande número de câmeras encontradas na região explique. Seria lamentável a destruição da curiosa mensagem deixada pelo artísta popular. o panorama continua. Acompanhe a próxima postagem; a imagem é surpreendente e merece maior destaque Curiosidades urbanasCuritiba- arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Recadinhos lojistas...


Uma interessante mensagem de final de ano, sem dúvida - Curitiba, arq. pessoal 2012
Na tarde do  último dia 25, eu e minha filha fizemos uma longa caminhada. Saímos do Centro de Curitiba e, até chegarmos em casa, percorremos um considerável trecho da ruas Vicente Machado , Julia da Costa, Padre Anchieta e finalmente...No caminho, não resisti e fotografei alguns recados deixados nas portas pelos lojistas.
 
Gentileza, embora com mensagem comum- Curitiba, arq. pessoal 2012
Ao lado da trivialidade das mensagens lojistas, é impossível não atentar à intenção interativa; elas merecem, portanto, o destaque no NaMiradoLeitor; você concorda comigo? Oportunamente trarei outros recadinhos.
 
Até a próxima!

Vamos à Praia do Maçarico, lá em Salinas!


A foto ( com aplicativo Instagram) é do Lafayette Nunes, mas a alegria em mostrar o belo panorama da Praia do Maçarico é minha. Entrar no amazônico Pará e não conhecer as belas paisagens oferecidas pelas praias oceânicas de Salinas é indesculpável. O litoral paraense é um espetáculo, caro leitor. Já esteve lá? Comente algo, se puder.  O potencial turistico não tem sido bem explorado, infelizmente. As belezuras de Salinas estão lá; faltam, entretanto, cuidados dos gestores públicos com a cidade, porque  a mira no bem-estar tanto do cidadão residente, quanto do visitante é fundamental para que ele more ou saia de lá muito feliz-  Foto do leitor no NaMira- Reprodução autorizada  ao blog pelo autor-

Até a próxima!

Amigos do NaMira contribuem

 
lagoa é uma referência turística no Parque Portugal- Foto: Cenilda Araújo - Reprodução autorizada pela autora ao NaMiradoLeitor
Hoje? Quero destacar imagens fotográficas pelo Brasil afora. Começo com a lagoa do Taquaral localizado no Parque Portugal, também conhecido como Parque do Taquaral, em razão certamente do nome do bairro da sua a localização. em Campinas, cidade paulista no Sudeste do país. A contribuição da foto é da minha sobrinha Cenilda Araújo. Outras fotos serão editadas durante o dia; aguarde. Qer saber mais sobre o parque? Clique nas informações do Qype-Campinas.

Características regionais - No Sul e Sudeste vivemos o início do ensolarado  e ao mesmo tempo chuvoso Verão, enquanto no Norte, a chegada do Inverno já é uma realidade com a temporada intensa  e demorada de chuvas; se eu recebesse imagens e notícias do Nordeste e do Centro-Oeste, ora sob clima diferentes dos que mais conheço, ficaria muito contente.  
 
Até a próxima!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Vamos webpassear com o Tertúlias à Lareira?


No destaque, reproduzo imagem de Sesimbra, vila portuguesa na região do Alentejo - Crédito: Tértulias à Lareira
Façamos um webpasseio pelos Caminhos de Portugal, meu caro leitor? Vamos com a ajuda da aba oferecida pelo blog Tertúlias à Lareira. Gostei da proposta da Ni Rodrigues. Senti falta apenas de uma viagem na direção da vila portuguesa de Alenquer, mas farei um pedido veemente à blogueira, certamente. A indicação da autoria das fotos e um maior número de imagens serão solicitados, também, sem dúvida alguma.

Até a próxima!

Lá do outro lado do Atlântico....


 Uma amostra da resistência  lusitana às modificações ortográficas - Fonte: ILC Contra do Acordo Ortográfico
Veja a dupla de páginas escritas por portugueses que trago agora ao NaMira.  Comece o webpasseio com a ajuda do Esboços de Quem Sou, editado pela Paula Nogueira Guerra. Observou como as críticas que ela faz ao atendimento à saúde pública merecem comparações diversas? Reparou nas diferenças/semelhanças ortográficas? Leu os comentários oferecidos à postagem da jovem senhora?  Não hesite em ler o veemente ILC Contra o Acordo Ortográfico. Você ficará surpreso com as observações e contestações encontradas sobre o tema.

Até a próxima!


Vigora um desacordo ortográfico, ora pois, pois...


Meus alunos já faziam as alterações indicadas na ortografia manuscrita, mas agora vem um tal de desacordo fazer liberações-  A língua desconfiada - arq. pessoal
Então, os que decidem como se escreve a minha, a sua e a nossa língua, resolveram "dar um tempo" até 2016 para oficializar a vigência do Acordo Ortográfico entre os países lusófonos. É um recuo diante da pressão dos portugueses, certamente. 

Eu não gosto das alterações, embora já as tomasse como regra oficial na minha escrita. Vinha encarando as determinações com desagradável empenho para "assimilar" os ditames arbitrários, afinal, vestibulandos e inscritos em concursos públicos trazem seus textos para que eu os examine e corrija, segundo as formalidades do idioma. Entretanto, não tenho dúvida alguma sobre os humores contestatórios dos meus colegas, os professores de redação lá do outro lado do Atlântico. 

É indiscutível - recente imposição ortográfica aos países lusófonos faz subtrações tradicionais à escrita portuguesa, especialmente. A de lá? É uma língua relativamente parecida no tronco comum, mas com distinções marcantes da nossa.  Ao longo do dia trarei ao NaMira alguns blogs portugueses, mas antes leia e ouça o que adverte Bagão Félix ( RPT Notícias)  e faça um passeio pelo Público. Fique atento às diferenças marcantes entre a língua do Brasil e de Portugal, meu caro leitor.

Ótima reflexão - Quer ficar ainda mais por dentro do tema? Não hesite em ler o texto esclarecedor do Ruy Castro ( Um acordo sobre o qual - Observatório da Imprensa, 24/12/2012 )


Até a próxima!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Tuites exemplares; escreva o seu, também!


Observem o que eu vejo, quando estou em dia de sol com a cara do Verão, aqui embaixo da minha pequena amoreira-  Vida simples e boa-  Curitiba, arq. pessoal 2012
Gostei de ler alguns tuites que emergem refletidamente, ali na minha página tuiteira. Seus produtores parecem manter acesa aquela lâmpada que ilumina as boas ideias sobre temas variados. Farei a reprodução de alguns. O primeiro? Voltado ao cuidado ambiental em áreas urbanas é o da Ana Hifros:

                             Ao lado de cada prédio na cidade, deveria ser regra separar um espaço para árvores e gramado. Pequenas florestas urbanas. É possível.
 
Ao longo do dia, oportunamente trarei outras frases tuiteiras, afinal, textos objetivos, redigidos em português comunicativo caprichado e bem  aproveitando os 140 caracteres (mesmo com a ajuda prestimosa de encurtadores e links) são exemplares; merecem o destaque compatível, certamente. 

O segundo tuite é o que faz alarde ao mau tempo que se agora se aproximava de Curitiba; confira o tuite que reúne objetivamente as palavras aos dados numéricos; exemplar é a frase tuiteira do meteorologista do Simeparpr :

                    Curitiba tem agora temperatura de 32ºC e a sensação térmica de 35ºC.  Chuvas fortes atuam em Campo Largo e avançam também para a capital.

O terceiro tuite veio do novo prefeito de Curitiba. Atenta à urgência da poda das tipuanas aqui na minha rua. Fiz um apelo de cidadã; ele, de imediato, tuitou na minha direção. A manutenção desse canal interativo, oferecido pelas redes sociais, se mantida após a posse em 2013, será motivo de tranquilidade ao (e) leitor; acompanhe o tuite do Gustavo Fruet:

          Acho que preciso de um agora!!!(Rsss). Mas, depois da posse vamos melhorar os canais. Será preciso um tempo! Obrigado e Feliz ano!




Até a próxima!

Que tal uma voltinha por Curitiba?

 
A quarta-feira ensolarada atraiu muita gente ao centro de Curitiba. Na  Boca Maldita, por exemplo, o destaque exibe a fila para dar aquela volta espetacular com o ônibus turismo - e, aqui entre nós, o dia está um show para empreender passeios pela cidade, indiscutivelmente- Cena curitibana - arq. pessoal 2012a
  
Já embarcou em um desses ônibus, leitor? Recomendo. Todos os meus parentes e amigos, quando passaram por Curitiba, fizeram o longo passeio, porque conhecer uma cidade exige que o visitante ou o morador experimente os vários modos de transitar por ela. Recomendações de migrante em Curitiba- arq. pessoal 2012

Até a próxima!

Bom dia, 26 de dezembro de 2012!


 Saí para caminhar pelos arredores de casa e parei, ali na Maggiore. Um café com leite é reanimador, concorda comigo, leitor? Delícia matinal - arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Visitas & Festas de final de ano


Caso o leitor não reconheça, aí em cima está uma das portas da ala de desembarque doméstico do Aeroporto Afonso Pena, localizado em S. José dos Pinhais, nos arredores de Curitiba. Por ela, no ano passado alguns dos meus parentes de Belém e de Campinas desembarcaram. Neste final de dezembro de 2012, infelizmente, não terei motivos para abrir os braços quando a porta acima abrir, mas você está com visitas em casa, meu caro leitor? Aproveite muito bem a temporada.- Visitas & Festas de final de ano - arq. pessoal
  Até a próxima!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Natal dos solitários e infelizes? Uma sugestão para acabar com ele


Coloque um prato a mais na sua mesa natalina; haverá sempre a possibilidade de alimentar a uma pessoa circunstancialmente solitária e infeliz na Noite de Natal- Foto: do site Dicas e Receitas
Não deixe que um vizinho, um amigo ou conhecido fique sozinho em um dia de festa familiar como é a do Natal. Rompa a barreira do medo, do egoísmo dissimulado e o da desconfiança. Vá lá e apite a campainha, bata palmas, deixe um bilhete ou acene da sua janela e traga o infeliz para dentro da sua casa, ho-ho-ho.

História real- Já tive o meu momento de infeliz, quando em 1987 estava circunstancialmente em Campinas. O dinheiro era curto e não pude comprar uma passagem para fazer o trecho desejado de Campinas / Belém / Campinas. Uma  colega da Unicamp, hoje professora na Unesp, entretanto, fez o que sugiro acima. Ela repartiu comigo o aconchego familiar do qual dispunha, ali  no inesquecível distrito de Barão Geraldo. Ah...aqueles tempos magros de vida universitária, mas ricos em aprendizado humano. Conheceu tais tempos, leitor?

Por que eu tomo diariamente o meu café em canecas com motivos natalinos? Para jamais esquecer da noite mais fraterna que existe- Fica a dica, leitor - arq. pessoal 2012

24 de dezembro - Hoje? Não há lugar para ranzinzas, infelizes, famintos ou pouco amados. A possibilidade econômica que permite um poder maior de compra ( o 13º salário) é estimulante. Compartilhe uma porção de alimento ao vizinho solitário e infeliz. Não economize na distribuição da alegria próspera da sua casa. Rompa de uma vez por todas com os limites impostos pelo individualismo inconcebível.

Noite de aprendizado - A noite natalina é um protótipo de todas as noites felizes que ainda poderemos desfrutar. É um ensaio espetacular à alegria coletiva. Eu? Não tenho dúvida alguma. Ande, aja logo no aprendizado; quem sabe você nem mais esteja vivo no próximo dia 24 de dezembro de 2013. Plane em níveis mais altos enquanto há tempo de experimentar a sensação incrível desse dia mais fraterno do ano.



Até a próxima!

Admiração ou irritação com as histórias de Dickens??


Tenho em casa uma edição de aparência bem antiga de O grilo na lareira - Charles Dickens, tradução de Aldo Della Nina, Saraiva, sem data, cujo prefácio assinado por Gomes Freire adverte: 

Ao ler qualquer um dos romances de Dickens, uma pessoa esclarecida do nosso tempo experimentará dois sentimentos absolutamente opostos, contraditórios, e podemos adiantar que essa qualidade de impressões, de igual modo, a acometerá ao tomar contato com alguns dos grandes romancistas do século XIC (...) O primeiro sentimento é o da admiração ante a sua extraordinária capacidade criadora, riqueza de imaginação e o domínio admirável ( somos tentados a dizer: mágico) do instrumento verbal. O segundo, por antítese, é a irritação, alongada e transmudada em tédio ou desdém, ante as soluções convencionais, a sentimentalidade melosa, a falsidade ou superficialidade de certos caracteres e episódios, que, ao que parece, derivavam antes da imposição do gôsto do público do que das aspirações íntimas do autor(...). Pouca gente no mundo, entretanto, terá feito tanto a favor da poetização da vida e do Natal como Dickens. Se S. Franciscode Assis inventou o presépio, a Dickens devemos essas eternas histórias de Natal(...)

Como não ficar comovida com o inesquecível filme A Felicidade Não se Compra? Unidos? Seremos sempre mais fortes é a mensagem que parece soprar a cada cena d e Frank Capra, mas terá ele sido um exímio aprendiz de Dickens?-  Créditos do vídeo para Adoro Cinema
Estimule, meu caro leitor, as suas crianças e jovens à leitura comovente de Dickens; o mundo precisa de mais pessoas que acreditem nos bons e que mantenham esperanças transformadoras na vida coletiva - ou será que você é daqueles que fica irritado com as histórias do narrador inglês?    

Até a próxima!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Saudades de "Os Waltons", também!

 
Ontem, lá na minha página tuiteira, o escritor Miguel Sanches Neto mexeu com as minhas lembranças de adolescente. Ele fez uma nostálgica alusão ao seriado Os Waltons (YouTube). Foi o bastante para que eu empreendesse buscas sobre um dos mais interessantes seriados que a memória feliz não deixa esquecer. Ah...como eu gostava de John Boy e de tudo que estava correlacionado à narrativa que ele fazia. Não perdia episódio algum; era um programa em família.  Você conhece a série, meu caro leitor? Bem, é conveniente explicar um detalhe: a foto da máquina acima, personagem do episódio em destaque, é meramente ilustrativa. Faz parte do acervo precioso da Biblioteca Pública do PR; ao vê-la, não resisti em fotografar.  Saudades de Os Waltons, também! - arq. pessoal, 2012
 Até a próxima!




Cadê o meu Bom Café, Mercadorama Bigorrilho?


 Olhe, meu caro leitor, uma amostra da decoração deliciosa que as atendentes, sempre tão gentis, faziam para mim, ali no Bom Café. Lamento, entretanto, registrar o desaparecimento da cafeteria. Passei por lá e não encontrei explicação alguma.  Então, como deixar os clientes do mercado sem um espresso  bem qualificado, Mercadorama BigorrilhoUm viva e uma queixa de cliente - arq. pessoal 2012
 Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails