sábado, 18 de maio de 2013

As adjetivações (des)necessárias, caro leitor!


Casacos e sobretudos circulando pelas ruas expressam a reação geral das pessoas ao clima frio. -  Na Boca Maldita, arq. pessoal


A baixa umidade associada ao frio curitibano deixam o meu sábado sob roupas de lã, apesar da adjetivação surpreeendente de algumas pessoas na cidade; a mínima de 11ºC e a máxima de 17ºC exigem cuidado com o emprego dos adjetivos nas análises descontraídas e especialmente nas técnicas. Sulistas consideram os números em destaques certamente amenos, mas os que são estrangeiros à região, qualificam com maior rigor os humores da manhã outonal na capital paranaense. Não tenho qualquer dúvida de que os condicionamentos climáticos são desencadeadores de reações diferentes aos seres humanos. Não concordo, portanto, com a presença do adjetivo "amenas" nos excertos abaixo. Confira, se tiver interesse no tema.

Neste sábado, a nebulosidade predominará sobre grande parte das regiões paranaenses. Nas regiões oeste e sudoeste, áreas de instabilidades que ganham força no Paraguai avançam para o Estado, provocando chuvas isoladas no decorrer do dia. Na região leste, a presença da nebulosidade faz com que haja chuviscos ocasionais entre a Serra do Mar e o litoral. As temperaturas ficam amenas entre os Campos Gerais, centro-sul e leste do Estado. Nas regiões  noroeste e norte, o tempo fica agradável (...) 
 
O dia inicia com uma grande cobertura de nuvens do leste e região sul e há pontos de chuvas entre Pato Branco e Palmas. As temperaturas ficaram amenas neste amanhecer com registros mínimos na Lapa e Jaguariaíva, 8,9 ºC e 10,5 ºC, respetivamente. Toledo e Assis Chateaubriand, municípios do oeste, amanheceram como os maiores registros do Estado neste sábado: 16,1 ºC e 16,2 ºC. Com as taxas de instabilidades elevadas, chuvas mais fortes são esperadas na metade sul, especialmente à tarde. -   segundo o Simepar
  
O vestuário dos que estão em Curitiba é uma prova inconteste do frio ou do calor no clima- Na Pça Osório, arq. pessoal

Tenho advertido aos meus alunos de redação a decisiva ajuda de algumas marcas textuais que sinalizam a opinião nas redações. O adjetivo e os seus poderosos desdobramentos em locuções adjetivas fazem um apoio espetacular na construção da argumentação. No caso de uma análise técnica? É prudente refletir sobre os adjetivos para não confundir com a opinião isolada e individual. No site do tempo paranaense? Eliminar os adjetivos e manter a presença dos objetivos números é uma sugestão de leitora atenta e fã assumida do imprescindível serviço ao cidadão.
 
Até a próxima!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Viagens Pelos Rios Amazonas e Negro by Alfred R. Wallace

Cheguei ao criador pela criatura. Alfred Russel Wallace, autor de Viagens Pelos Rios Negro e Amazonas - Foto by wallacefund.info

Vai e volta pego livros já lidos; aliás, são poucos os exemplares que guardo comigo, pois aderi à ideia de compartilhar os impressos com bibliotecas públicas e deixar quase um nada nas prateleiras. Mas voltando ao fato de reler determinados livros...ontem, fui até à estante mais próxima buscar um dos que eu adoro. É o que ganhou o título de Viagens Pelos Rios Amazonas e Negro, de Alfred Russel Wallace; o encantador impresso foi um presente de aniversário e sou  muito agradecida à querida dupla de amigos paraenses, meus contemporâneos ao período de estudos na Unicamp. É uma leitura interessantísima; se um dia você puder ler as narrativas e as descrições detalhadas do atento naturalista inglês não hesite, caro leitor.

Você sabe aquele filme traduzido para o português como Criação? Caso negativo, veja uma pontinha a seguir, graças ao You Tube . No transcorrer da filmagem preciosa você verá a menção indispensável a Wallace, co -autor da teoria evolucionista e, depois de ler o livro recomendado acima, já disponível para ler na tela do seu computador (Livros Grátis), observará como o naturalista ressaltado no primeiro parágrafo é merecedor de um brilho, talvez, mais incadescente do que o avistado em Charles Darwin (Biografias). 

O livro destacado é um dos meus preferidos; razões não faltam para apreciá-lo, meu caro leitor. É uma narrativa brilhante. Voltarei ao tema em momento oportuno.


Até a próxima!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Colecionar & Comparar; uma dupla cheinha de análises...

 
Como não ficar feliz com a bela peça acima? Ela faz parte da coleção "Big Ben Raízes- by Claudio Assunção"- arquivo pessoal 2013

Recentemente ganhei de uma querida amiga o verdadeiro mimo que você vê no destaque acima; ele chegou via Correiros e veio lá da paraense Belém. O tema marajoara, parte da coleção colocada à venda em rede comercial, despertou em mim a vontade de ter todos as outras xícaras da coleção, também.  Eu? Adoro colecionar sombrinhas, pratos, canecas e xícaras.
 
Já ofereci até  aulas de redação sob escambo para ter em casa 4 xícaras iguais- imagem arq. Google

Colecionar & comparar - Você mantém alguma coleção, leitor? Colecionar qualquer item é uma atividade extremamente prazerosa. Nem tenha dúvida de que ela aguça a ideia da comparação, do ressalte ao contraste, assim como aos pontos de semelhança. Crianças e jovens que são estimulados pela família ou na escola a colecionar itens, mais tarde  frequentemente são excelentes pesquisadores - ou pelo menos têm o senso de análise bem aguçado.

Na minha prática com a orientação à composição da escrita a comparação faz parte de um dos meus Encontros Marcados com a Redação; aliás, será o tema das minhas aulas de hoje, portanto, não hesite em clicar no link disponível, especialmente se vive a época de vestibulares ou daquela maratona comum aos inscritos em concursos públicos; encontrará apoio reflexivo na postagem que fiz anteriormente- - e se algum candidato quiser trocar o conjunto de xícaras que tanto procuro por duas aulas de redação, o escambo já está garantido!

Até a próxima!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Para enfrentar a redação do ENEM2013 com segurança

Você lê e escreve com autonomia na sua língua nativa, leitor? São atitudes necessárias não apenas ao estudante, mas ao profissional brasileiro na ativa- A minha língua é o Português do Brasil-  arq. pessoal
Continuo a espera dos interessados em participar do preparatório que organizei aos residentes em Curitiba; ele iniciará no dia 5 de junho e incluirá oito aulas de redação com muita leitura e treino da escrita em língua portuguesa, afinal, manter a atenção aos informes, empregar ajustadamente os recursos textuais e exercitar a redação dissertativa é o trio de ações necessárias à segurança na hora da prova do ENEM 2013.
 
Leitor? Ajude a deixar o nº do meu telefone sob a mira dos inscritos no Enem 2013- Encontros Marcados com a Redação, Curitiba - arq. pessoal

Não utilizo material apostilado; as carências informativas dos alunos diferem a cada ano transcorrido. São inúmeras as lacunas de entendimento quanto à composição de um texto objetivo; a minha intervenção está centrada nas ausências da formação escolar com relação à dupla Leitura & Escrita. Meus alunos costumam receber um caderno brochura de 48 ou 96 folhas; o material lhes é entregue em branco para as anotações teóricas e exercícios objetivos. O preparatório anunciado, conhecido também como Encontros Marcados com a Redação, lhes servirá para a vida toda e não apenas ao compromisso com a redação proposta pelo Enem 2013. Eu garanto.


Obrigada! - Conhece alguém inscrito no próximo Enem e que necessite da minha orientação profissional, caro leitor? Ora, então, aponte-lhe a direção das minhas aulas de redação; desde agora e com o brilho alegre nos meus olhos agradeço a gentileza do repasse informativo.



Até a próxima!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Quem faz lambrequins em Curitiba?

 
Como ficar indiferente ao efeito delicado oferecido pelos lambrequins às construções antigas em Curitiba?  Foto by Claudia G. Bastos

Sempre gostei muito do adorno de madeira presente nas casas mais antigas de Curitiba. Hoje? Nas construções recentes, as peças são substituídas pelas calhas, mas o lambrequim, denominação atribuída ao elemento decorativo com formato de renda próximo ao telhado frontal e lateral, cuja função é escoar a água da chuva e, consequentemente, embelezar a fachada da construção, guarda inegável valor histórico. No destaque, graças à gentileza da Claudia G. Bastos, o leitor dispõe de singela amostra encontrada no bairro Vista Alegre.
 
Que faz lambrequins? -  Será que a feitura dos lambrequins ainda é uma atividade artesanal na capital paranaense? Caso algum leitor residente na cidade conheça um profissional de carpintaria dedicado ao belo trabalho, por favor, ofereça-me a dica. Gostaria de acompanhar o processo que dá à madeira esculpida em rendas a função exercida pela peça decorativa.

Gostou do tema, leitor? Pois veja o material apaixonante que consegui reunir:

- O texto da Luciana do Rocio Malon oferece à peça rendada delicadas explicações.

- Os pingentes decorativos ganham ressalte em Lambrequins curitibanos postagem assinada pelo Marcos Nogueira

- A postagem Lambrequim - a renda dos beirais em Curitiba, assinada pelo Takeuchi.

Não tenha qualquer dúvida, meu caro leitor, no dia em que eu encontrar uma carpintaria que ofereça a peça, você será notificado, também.

Até a próxima!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A pichação criminosa no Farol do Saber Machado de Assis




Veja a expressão do insuportável vandalismo e a pichação desconcertante na foto em primeiro plano, meu caro leitor; é inadmissível passar a mão pela cabeça dos criminosos. Vassoura, escova, sabão, água e o que mais necessite, além de uma lista de lugares para limpar, sob severa supervisão é o que precisam os que não aprenderam a valorizar o bem público. No destaque? O Farol do Saber Machado de Assis, localizado no curitibano bairro Vista Alegre.


Não sei se alguma lâmpada é mantida acesa durante o período noturno, mas a Prefeitura de Curitiba deveria instalar câmeras para inibir a prática infame da pichação.  Pichar a biblioteca pública do bairro é uma atitude quase inominável; as mais próximas que eu alcanço envolvem as adjetivações de criminosa, infame e tresloucada.



Adoro a ideia feliz que desencadeou a construção dessas bibliotecas nos bairros curitibanos. . Acompanhei recentemente algumas providências quanto ao despiche em área central de Curitiba (Gazeta do Povo, março 2013), mas a atitude criminosa requer monitoramento eletrônico e ação corretiva articulada à identificação do pichador.

A existência de um espaço público de leitura no bairro exerce o papel de local integrador, especialmente aos que residem no entorno. Então, desculpas apoiadas em queixas de exclusão social parecem ingênuas demais. O tema rende conversas subsequentes; interessa-lhe a análise, caro leitor?

Até a próxima!

domingo, 12 de maio de 2013

Cuide muito bem da sua mãe, leitor!

 
Um livro recomendável à leitura; filhos, pais e mães apreciarão bastante- arq. pessoal

Empresto o apelo presente no título do livro de Kyund Sook Shinn assim como nos versos do poeta Antonio Correia de Oliveira para fazer um lembrete veemente aos filhos que circulem pelo NaMiradoLeitor: cuidem das suas mães! Que seja um zelar diário, tal como o que as mães fazem aos seus filhos.

          Mãe
Olha, meu Filho! quando à aragem fria
Dalgum torvo crepúsculo, encontrares
Uma árvore velhinha, em modo e em ares
De abandono e outonal melancolia:

Não passes junto dela nesse dia
E nessa hora de bençãos, sem parares:
Não vás, sem longamente a contemplares:
Vida cansada, trêmula e sombria!

Já foi nova e floriu entre esplendores:
Talvez em derredor dos seus amores
Inda haja filhos que lhe queiram bem...

Ama-a, respeita-a, ampara-a na velhice;
Sorri-lhe com bondade e com meiguice:
- Lembre-te, ao vê-la, a sua própria Mãe!   

 
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails