segunda-feira, 13 de maio de 2013

A pichação criminosa no Farol do Saber Machado de Assis




Veja a expressão do insuportável vandalismo e a pichação desconcertante na foto em primeiro plano, meu caro leitor; é inadmissível passar a mão pela cabeça dos criminosos. Vassoura, escova, sabão, água e o que mais necessite, além de uma lista de lugares para limpar, sob severa supervisão é o que precisam os que não aprenderam a valorizar o bem público. No destaque? O Farol do Saber Machado de Assis, localizado no curitibano bairro Vista Alegre.


Não sei se alguma lâmpada é mantida acesa durante o período noturno, mas a Prefeitura de Curitiba deveria instalar câmeras para inibir a prática infame da pichação.  Pichar a biblioteca pública do bairro é uma atitude quase inominável; as mais próximas que eu alcanço envolvem as adjetivações de criminosa, infame e tresloucada.



Adoro a ideia feliz que desencadeou a construção dessas bibliotecas nos bairros curitibanos. . Acompanhei recentemente algumas providências quanto ao despiche em área central de Curitiba (Gazeta do Povo, março 2013), mas a atitude criminosa requer monitoramento eletrônico e ação corretiva articulada à identificação do pichador.

A existência de um espaço público de leitura no bairro exerce o papel de local integrador, especialmente aos que residem no entorno. Então, desculpas apoiadas em queixas de exclusão social parecem ingênuas demais. O tema rende conversas subsequentes; interessa-lhe a análise, caro leitor?

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá Professora Doralice,

    Compartilho da sua indignação diante do vandalismo apoiado por supostas políticas de "inclusão social" e de "liberdade de expressão". Estes são direitos extensivos a qualquer cidadão, mas aqui ficam confundidos com privilégios concedidos a uma minoria, que se julgam livres para adulterar, a seu critério, um patrimônio que é de todos.

    Talvez o que falte aos moradores do bairro é a consciência direta que o patrimônio é mantido com o dinheiro dos impostos, ou seja, cada vez que requeremos a remoção de uma nova inscrição em spray, temos que pagar por isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que apareceu um interlocutor; grata pela visita, Mário; você nem imagina o quanto fiquei chocada com o que fotografei. Concordo plenamente com as suas observações, prezado colega professor.

      Tive vontade de fazer um giro para conferir o estado geral dos demais "faróis", mas tenho alguns limites quanto à mobilidade; tentarei obter ajuda para fazer uma cobertura que estabeleça o mapeamento, inclusive fotográfico. Caso conheça alguém disposto a fazer a desafiante cobertura, agradeço.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails