sábado, 6 de abril de 2013

Vamos ao curitibano Parque Portugal?

 
Bendito seja o sol que anima os meus passeios pela cidade- Curitiba, Parque Portugal, arq. pessoal

Vamos passear um pouco, leitor? No destaque, você avista um pouco do que tínhamos quando passeávamos pelos arredores do curitibano Parque Portugal  e o vídeo (Milton Andrade, YouTube) ajuda a dinamizar o percurso imperdível. Se for um visitante e dispuser de tempo, não hesite em ir ao agradável parque quando passar por Curitiba; é um interessante passeio.  Hoje, por exemplo, o sábado está ensolarado e o passeio será espetacular. Eu garanto.

Até a próxima!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Também quero o meu "reisetagebuch" by José Aguiar


Capa do Reisetagebuch by José Aguiar- Reprodução do Quadrinhofilia
Na próxima terça-feira, dia 9/4, irei ao Instituto Goethe não apenas como mãe de estudante, mas também como fã de quadrinhos impressionistas. Além da palestra e exposição que pretendo acompanhar sobre o tema, quero um exemplar do Reisetagebuch, ou seja, o caderno de viagem do quadrinista José Aguiar; ele fez o caminho inverso dos naturalistas que aportavam no Brasil. O período de 2006 a 2008  é retratado pelo que o artista viu na sua viagem pela Alemanha. 

Aqui entre nós, adorei a ideia da inversão ilustrativa e recordei imediatamente dos esboços que vi  no encantador livro Viagens pelos Rios Amazonas e Negro, feitos pelo dedicado Alfred Russel Wallace (Books.google.com ).  Quer ir ao evento, também, caro leitor?

Até a próxima!

Um pouco do Outono de 2013

 
Nem mesmo o meu dedo no visor da câmera esconde o tempo cinzento em Curitiba-  Um pouco do Outono de 2013, arq.

Em Curitiba? A madrugada esteve chuvosa e parece que continuaremos sob o céu cinzento e manhã friazinha. O meteorologista Lizandro Jacóbsen em plantão no Simepar traduz  abaixo os limites do frescor outonal  oferecido pela natureza à região.

   A frente fria, que ainda provocou muita chuva até esta madrugada, avança para o Sudeste do Brasil, mas mantém o tempo instável pela manhã no setor nordeste do Paraná. Nas demais regiões paranaenses o tempo passa a ficar mais estável, em função do ingresso de um ar mais seco nos estados da Região Sul. Predomínio de sol no interior do Estado e nebulosidade mais variável entre a RMC e o Litoral.(...) "


A máxima de 24ºC e a mínima de  17ºC regulam, inclusive, o nosso vestuário. Coloquei um vestido de algodão logo ao acordar, mas já estou com uma manta sobre os braços e, se quiser levar adiante a caminhada, sem a sombrinha como companheira será um perigo sair pelos arredores de casa.


Até a próxima!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Blogar para quê?

 
Blogar é uma atitude que requer objetivo e disciplina, tal como o tomar um desjejum diariamente ao acordar- arq. pessoal

No dia 7 de abril de 2010 dei início à fase nº 2 do Na Mira do Leitor. A postagem inicial foi sobre a Leitura & Escrita, âncoras do meu propósito profissional e blogueiro. A fase anterior? Estava ancorada no portal do jornal Gazeta do Povo desde 2007 e de lá até aqui, salvo raras exceções e circunstâncias inevitáveis, as postagens foram diárias.

Fazer uma retrospectiva do passado blogueiro ajuda a errar menos e aprimorar os pontos bons, especialmente no quesito interação e pertinência temática - e, sem querer abusar do seu tempo, meu caro leitor, peço-lhe que considere como sugestão de leitura a dupla de comentários de leitores atentos na postagem em destaque.

Fazer postagens em um blog sem qualquer remuneração financeira ou  compromisso corporativo requer disciplina espartana; muitos desistem. Sou, portanto, uma sobrevivente dessa guerra comumente deflagrada nos cadernos digitais diários. O estímulo? Certamente vem de você, mas se a vontade íntima de escrever não estivesse em mim, já teria parado com as postagens. Blogar é correr em reflexão incessante - e, aqui entre nós, encontrar com alguém no caminho para trocar ideias é, sem dúvida alguma, revigorante.

Até a próxima!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A rainha das flores amazônicas

 
Não hesite em clicar no link  que leva ao belo conjunto de fotos by Carlos Macapuna

Será que você conhece de pertinho uma vitória-régia, meu caro leitor? Eu a considero a rainha das flores amazônicas. No destaque acima, assim como no link indicado ao conjunto de fotos do Carlos Macapuna, você avista a beleza da exuberante flor aquática.

Ao visitar a capital paraense, por favor, acolha a minha sugestão: vá ao Museu Paraense Emílio Goeldi. Lá encontrará, entre outras espécies, a bela amostra da vitória-régia.

Até a próxima!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Quero girar à vontade, mas com segurança, leitor!

Ao girar em caminhada habitual fico indignada ao ver a construção abandonada- Situações estranhas -Mercês, Curitiba, arq. pessoal 2013

Fico sempre intrigada com o que vejo ali no trecho de giro anunciado no destaque acima; se um dia um leitor residente em Curitiba passar pela Frederico Cantarelli com a Cândido Hartmann e puder examinar o estado daquela construção abandonada, agradeço.  O local é caracterizado pelo ajuntamento de vagabundos e um potencial à insegurança do pedestre, portanto, reclamação feita em prol dos que caminham pela região, outrora bem tranquila aqui no bairro Mercês.  

Até a próxima!

Para atrair a exigente clientela amazônica

 
Saborear um Tacacá em meio a um rol de gostosuras? Vale o preço cobrado, caro leitor!- Delícias amazônicas- arq. pessoal

Imagine poder comer porções de Maniçoba, Vatapá, Carurú e Arroz Paraense apenas  por  R$14,00, meu caro leitor. O preço promocional, uma vez que o antigo era fixado em R$28,00, é um excelente chamariz ao cliente fiel. Eu gostaria de poder contar com um informante local sobre o tema, uma vez que a notícia chegou sem uma avaliação individual. Quem sabe alguém ali na minha página tuiteira tenha provado as gostosuras e ainda fotografado as delícias acima destacadas. O local de venda, infelizmente não é em Curitiba, mas  na Travessa Humaitá, esquina com a 25 de setembro, lá na saudosa paraense Belém.

Para atrair a fiel freguesia a estratégia exerce o seu devido papel, mas como seria bom se eu tivesse um informante bem interessado para confirmar o sucesso da venda e a qualidade dos produtos típicos.

 Até a próxima!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bela florada na Francisco Rocha

 
Dobrei a esquina e fiquei encantada com a bela florada- Caprichos da natureza- Bigorrilho, Curitiba, arq. pessoal 2013

Infelizmente, caro leitor, as minhas fotos não conseguem reproduzir o quanto é bela a florada da árvore em destaque, mas quem sabe algum fotógrafo profissional ou um dedicado observador com uma possante câmera fotográfica passe e clique na árvore florida que eu vi. O endereço? Rua Francisco Rocha, entre Frederico Cantarelli e Padre Agostinho. As fotos foram feitas ontem de manhã, mas a beleza observada ainda está no mesmo lugar.

O tronco fino da árvore consegue sustentar a farta florada amarela- Capricho da natureza- Bigorrilho, Curitiba, arq. pessoal 2013

Viu algo assim nas suas caminhadas recentes, caro leitor? Pode até parecer piegas e repetitivo, mas fico surpresa com a pujança de algumas espécies floris existentes no cenário urbano. Quem as plantou? Merece o meu obrigada permanente.

Até a próxima!

domingo, 31 de março de 2013

Uma comovente audição, caro leitor

 
As rosas são tão perfeitas que parecem até uma grande mentira- Curitiba, arq. pessoal

Hoje? Amanheci com vontade de ouvir uma antiga canção. Será que também gosta de Abismo de Rosas (Dilermando Reis, YouTube ), leitor? Era uma das preferidas da minha saudosa mãe. Ao passar pelo Mercado Municipal de Curitiba fiz a foto com as belas flores acima para que ajudasse a ilustrar a comovente audição.

Tenhamos um excelente domingo, leitor; vivê-lo entre os nossos afetos queridos será uma grande oportunidade, concorda comigo?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails