sábado, 19 de novembro de 2011

Uma beleza de sábado em Curitiba


Sábado ensolarado e bem do jeito que eu gosto- Bairro Mercês, Curitiba, arq. pessoal
Olhe a foto que eu fiz para você apreciar, caro leitor. É a mais aproximada expressão do que o tempo em Curitiba permite usufruir.

Agenda amiga- Logo mais, após o almoço, passarei pelo Bazar dos Amigos, ali na Rua Jacarezinho, 1112, quase esquina com a Manuel Ribas, aqui no Mercês. Creio que de lá trarei o complemento delicioso para o meu café da tarde. Quem sabe também dá certo e encontro outros blogueiros curitibanos por lá? Depois relatarei o que vi.

Tomara que você possa desfrutar de um ótimo dia, também. 

Até a próxima!


A tosse, o leitor e o carinho ao blogueiro


Obrigada pelo carinho e consideração interativa tão distinta, caro leitor! - Eu, na Biblioteca Pública do Paraná,  arquivo pessoal
O carinho do leitor, traduzido em consideração distinta, é algo que os blogueiros sabem reconhecer muito bem. Quem escreve sabe sem dúvida alguma potencializar intenções. Eu, por exemplo, escrevo para compartilhar informes, advertir, aplaudir, sugerir, destacar, comparar, examinar, entre outras ações, mas destaco a interação educada com os leitores. Já fiz inúmeros "amigos" virtuais, graças à conduta respeitosa que imprimo nas redes sociais.

                  "A tosse anda tirando o seu bom-humor? Dê um chute na tosse : tome Mucossolvan 24horas."


Amostra afetuosa - Lá na minha página tuiteira a maioria sabe de que estou num cof...cof...cof...que nem mel com propólis, Notuss ou Astro oferecem resultado eficaz. Veja acima um exemplo de atenção e carinho que recebi ontem à noite, quando me afastei da tela do notebook. Veio lá de Juiz de Fora, do lindo Minas Gerais. Foi a sugestão medicamentosa encaminhada pelo FilaVirtual, codnome do simpático Claudio, tuiteiro sempre atento aos meus tuites. Eu ri bastante, mas não me automedico, caro leitor. No máximo adoto um composto de mel com ervas ou limão.

Retroalimentação necessária e mútua - Na vida de blogueiro(a) os comentários e as demonstrações de aproximação distinta são sempre bem-vindos; tenha plena certeza, caro leitor. É a parte boa e saudável da internet que a mim tem oferecido grande satisfação. Quem escreve com a mira no interlocutor obtém resultados sempre satisfatórios. Sou leitora, recorda-se, meu caro?

Uma leitura vertical  do NaMira ou da minha página tuiteira mostrará as expressões de gentileza e consideração imprimidas pelo leitor na minha direção. É um excelente resultado obtido pela leitura e escrita, companheiras eficientes dos que blogam diletantemente. Não nego a alegria que sinto ao ler estimulantes comentários, tuites ou DMs exclusivos. Seria uma tolice ocultá-la.

Até a próxima!

Olhar e atribuir sentidos é um aprendizado constante


Faço-lhe duas sugestões, caro leitor: clique nos links indicados abaixo e deixe um comentário aos blogueiros. O trabalho de composição temática que eles fazem é muito bom.

Quer conhecer um pouco de Alter do Chão, lá em Santarém, no Pará? O Emanuel Leite, do Santarém em Conexão, ajuda a visualizar.

Quer ver a quantidade de casas de madeira  construidas no meu vizinho bairro do Bigorrilho, aqui em Curitiba? O Takeuchi capta imagens belíssimas.

A belezura de Alter do Chão, lá em Santarém, no Pará - Foto: Emanuel Leite


Compartilhe- Há alguma praia ou lugar bem bonito ver para  aí na sua cidade? As casas de madeira ainda estão presentes? Observa o capricho no acabamento, na presença de jardins ou o que vê é a expressão do abandono e da pobreza em todos os sentidos?


 
A presença das inúmeras casas de madeira salta aos olhos atentos - Curitiba, Bigorrilho - Foto: W.C.Takeuchi
Você já reparou? - Muitas crianças e jovens não aprendem a observar, a reparar nos detalhes, nesses pormenores da vida em comum. Exercitar a educação do olhar é uma forma positiva de compreender a diversidade de contextos, influências externas e internas, além de ressaltar a índole dos que nos precederam na composição dos cenários disponíveis ao cidadão. Ajude a disseminar a educação do olhar, meu caro leitor!

Até a próxima!


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bazar dos Amigos? Vamos prestigiar?

 
Reprodução

O cartaz acima sobre o BAZAR DOS AMIGOS foi reproduzido do blog Transporte Humano, bem alimentado pelo  Luis Patrício.

Convite - Vamos lá, blogueiros e seguidores residentes em Curitiba? Pelo endereço não tenho a menor dúvida de que fica a um passinho da panorâmica Torre do Mercês, portanto bem perto de casa. Eu passarei por lá com certeza.

Até a próxima!

Sexta ensolarada em Curitiba


Sexta espetacular em Curitiba- bairro Mercês, arq. pessoal
Céu curitibano com blocos de nuvens branquinhas e fundo azul? Gosto muito quando abro a janela e avisto o panorama celeste assim, em dia cheio de promessas agradáveis com relação ao clima. É impossível não ficar animada.

Diga lá!- O que vê ao olhar o céu aí do seu domicílio, caro leitor? Saia do silêncio e compartilhe informações. Tenho certeza de que não serão as advindas pelas detestáveis jogatinas da política em busca do poder e mando, sob o patrocínio dos cofres públicos e do cidadão incauto e crédulo nas promessas.

Ao seguidor do NaMira ou do meu Twitter uma excelente sexta-feira.Vamos ao trabalho? Sem ele, nada, nada, não e mesmo?

Até a próxima!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

É a hora determinante de treinar a redação, vestibulando!

 
A segunda fase do vestibular da UFPR está na mira dos estudantes- Curitiba, Av. Sete de Setembro, Rebouças, arq. pessoal
Agora, aplicada a prova de Conhecimentos Gerais pela UFPR, os vestibulandos miram as de Compreensão e Produção de Textos, além das Específicas. Estou profissionalmente à disposição para intermediar uma revisão das tipologias.

Vendo aulas aos interessados - Hoje, por exemplo, saio bem cedo para vender algumas aulas, apesar das dificuldades com a voz afetada pela umidade excessiva dos últimos dias de chuva.  A saúde da voz do professor é um tema importante, embora pouco analisado. Tudo parece conspirar com relação à saúde física e mental do professor; já pensou na questão, caro leitor? Eu já.

Revisão geral e muitos exercícos- Caso conheça algum vestibulando inscrito no vestibular da mais antiga universidade federal paranaense, que tal indicar a minha direção? Ele olhará as cinco ou sete propostas de composição textual na hora da prova e as atenderá com a maior segurança; eu garanto. Agendamentos de aulas de redação comigo? Poderão ser feitos com o envio de e-mail; basta acionar o meu araujodoralice@hotmail.com

Até a próxima!

Interação no Twitter e no NaMira; uma prioridade


Plantar roseiras e colher rosas para compartilhar com o leitor é de uma alegria inimaginável -  Curitiba, Mercês, arq. pessoal

Sei dos leitores e acompanhantes no Twitter ou aqui no NaMira que apreciam a expansão dos links em prova inconteste da farta leitura empreendida, mas eu ainda fico alegre com a conversa bem interativa, direta e interpessoal. Deixo a alegria perdurar bastante quando o Josias ou o Marcelo Nolasz , a Ane Beatriz , o Castilho, o Nando Nazareth ou a Bê Neviani  entre outros bem queridos ou desconhecidos a mim dirigem a palavra em início ou aumento da conversa tuiteira empreendida.

Diga lá! - Você gosta de "conversar" com outros leitores ou blogueiros, meu caro interlocutor? Para mim é fundamental; o silêncio aí do outro lado é um desestímulo. Custa muito compartilhar um alô, uma boa notícia mais próxima?

Aceita?- Como expressão da minha aposta interativa esperançosa aceita a flor virtual que hoje compartilho com você? É um exemplar recente do meu jardinzinho curitibano. Uma rosa entre outras que as roseiras exibem botões prestes a abrir. Um mimo bem caprichoso da Natureza, meu caro leitor. É para você!

Até a próxima!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O prazer de ler um jornal

O prazer de ler é um fato incontestável - Aeroporto Afonso Pena, S.José dos Pinhais, hoje, arq. pessoal
A leitora em destaque estava ou não absorvida completamente na leitura do jornal paranaense? Ela nem percebeu o clic que eu fiz com a câmera do meu celular. É a alegria de fotografar quem está a ler sob intenso prazer. Tradução visual irresistível, meu caro interlocutor.


Até a próxima!


Natal antecipado comercialmente

 
O "clima natalino" no Aeroporto Afonso Pena - hoje, arq. pessoal
O Aeroporto Afonso Pena e os demais espaços públicos comerciais já vivem o "clima de Natal"; enfeites para todos os lados estão desde novembro sob as vistas de quem deseja vê-los, aqui em Curitiba.  Hoje, um pouco mais atentamente, observei a decoração do aeroporto, lá em S. José dos Pinhais. Nada, nada original; a mesmice é soberana.

SOS Dickens!- Ainda não consegui entrar no clima natalino, especialmente o que advém das compras e decorações domésticas; você já entrou, caro leitor? Acho que preciso pegar o livro natalino de Charles Dickens para reviver a parte boa do Natal: o da solidariedade e do exercício da boa vontade entre os seres humanos. É  a parte do clima natalino que eu mais gosto.

Até a próxima!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Céu azul, dia ensolarado e temperatura na faixa dos 18ºC: tempo perfeito para mim, leitor - Mercês, Curitiba, arq. pessoal
Vendedores de sombrinhas ou quaisquer protetores de chuva certamente estão contentes com a temporada chuvosa, mas eu não vejo a hora de abrir  uma das janelas laterais de casa e deparar com um panorama assim, cheio de luz e beleza em Curitiba.

Até a próxima! 

Feriado molhado em Curitiba


Chuva, chuva e mais chuva em Curitiba- arq. pessoal

Não vi interesse algum do leitor sobre os temas anunciados na postagem anterior; fico, portanto, desobrigada de levá-lo adiante.

Feriado molhado...- Que a terça-feira, feriado nacional alusivo à Proclamação da República, seja bem aproveitado, caro interlocutor. Aqui em Curitiba a chuva já começa a ficar insuportável. Umidade excessiva e dias sombrios têm poderes muito negativos em mim, pois intensificam a tosse e a irritação na garganta, além de despertarem a sensação de depressão.

Influência do clima-  Espero que logo mais o Sol possa ajudar a superar os meus ais e trazer  de volta as alegrias que permitem a minha expressão habitual de assentimento a dizer ô que beleza!

Até a próxima!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Chuva, visitas e prova de redação da Unicamp


Tempo chuvoso na segunda-feira curitibana - arq. pessoal
A chuva intermitente avança sobre Curitiba e a segunda-feira está molhada, caro leitor. 
A minha programação - Estou de saída; irei ao Aeroporto Afonso Pena, lá em S.José dos Pinhais. Meu irmão, o Ximangolandia , acompanhado da minha cunhada desembarcam logo mais. Voltarei mais tarde; quero trocar ideias sobre os temas e tipos de textos propostos na prova de redação, aplicada ontem aos candidatos inscritos no vestibular da Unicamp, assim como enunciados das questões da 1ªfase da UFPR . Interessado na prosa, leitor?

Até a próxima!

domingo, 13 de novembro de 2011

Noite chuvosa em Curitiba

Nuvens escuras anunciavam a chuva que caiu à noite sobre Curitiba - Av. N. Sra. da Luz - arq. pessoal
 
A noite chegou e trouxe a chuva para molhar bastante a capital paranaense. Amanhã? Quem dera que o Sol desse as caras, logo bem cedinho. Eu ficaria muito mais contente porque receberei  visitas especiais, lá de Belém, em casa. A segunda-feira incluirá, entretanto, ventania e chuva, segundo o Simeparpr. 


Até a próxima!

O jornal diariamente nas mãos do professor

Assinaturas especiais para professores e aos estudantes é um tema do qual muito me orgulho de defender há anos, mas nenhum grande veículo assentiu à ideia. Lamento. O NÃO continua.

Reprodução Google

A folga financeira não é uma tradição na vida de um professor comum, mas as referências diárias aos jornais e revistas são feita com entusiasmo no interior da escola. Desconheço prática diversa entre os meus colegas. Grandes jornais têm oferecido o apoio visual à leitura das questões das provas nos vestibulares e concursos às carreiras públicas, mas a vida do professor é a que a maioria do público conhece. É luta diária. Qual a razão para que um grande jornal não coloque o seu departamento de assinaturas em busca de assinantes professores, ainda mais com a oferta de  assinatura específica?
 
Levo o jornal para a sala de aula- arq. pessoal
 
Diante de medidas econômicas fui obrigada a cancelar as assinaturas que mantinha com três grandes jornais brasileiros e com um provedor na internet. Quando preciso vou à banca de revistas e compro a edição, mas poderia ser diferente se eu tivesse uma assinatura de professor. O leitor já imaginou o quanto um jornal lucraria em termos de divulgação se aquiescesse à minha ideia? Eu mantenho um blog e sei como compartilhar informações qualificadas, ampliar o universo de leitores e fazer do texto uma ponte de incentivo à leitura.

Os meus poderes, ora limitados - Veja um exemplo de outrora; agora, sem a manutenção da assinatura com os jornais ou com o provedor, nada feito. Para ler? Apenas alguns textos, quando liberados. Para blogar? Apenas se voltar a ser cliente do provedor.  Ainda bem que a internet guarda as informações e permite que delas nos apoiemos, quando necessário comprovar algo. Voltarei ao tema oportunamente, caro leitor.

Até a próxima!

Related Posts with Thumbnails