sábado, 4 de agosto de 2012

O tomate na mira do consumidor

Valores diferentes para cada tipo de tomate-  Mercado Municipal de Curitiba, arq. pessoal 2012
Você gosta de tomate, leitor? Eu gosto muito e quando encontro o fruto com um preço bom, logo compro uma porção generosa para incrementar a salada e, principalmente, fazer molho caseiro, mas o preço está em alta. Por 1Kg. já paguei 6,90. Dá até vontade de plantar algumas sementes, ali no jardim, porque em outra temporada já colhi um pouco de tomate cereja.

Minha colheita, rsrsr.... - arq. pessoal2011

Ontem, como um exercício para fazer resumo e apontar referências ao cotidiano do consumidor, entreguei aos meus alunos uma reprodução da reportagem Tomate é o vilão da inflação ( Marcia De Chiara, Estadão, 2/8/2012) , afinal,  a funcionalidade das informações nas mãos de uma professora de redação pode ganhar magnitude dobrada.

Até a próxima!

Faça uma foto de árvore, leitor!


Como é bonito avistar as árvores que ornam não apenas a caneleta do expresso, mas toda a extensão da Rua Padre Anchieta - Bigorrilho, Curitiba,  arq. pessoal 2012
Não sei se o leitor tem acompanhado as minhas anteriores postagens, mas se fizer uma leitura vertical ou busca no blog avistará inúmeras menções às àrvores, aos desatinos cometidos ao ambiente, referências às hortas caseiras, jardins domésticos e públicos, arvoredo paisagístico, quintais de outrora, amostra de espécies floris e frutíferas, além de ênfase aos descuidos com o acondicionamento do lixo urbano, entre outros graves problemas que interferem no trânsito à vida saudável para todos.
 
Depois de uma temporada com aparência estéril, agora as minhas roseiras estão viçosas; logo os botões abrirão em rosas amarelas e vermelhas - Meu jardinzinho, arq. pessoal 2012
Amostra interativa - Há tempos peço aos que leem a minha página o envio de fotos de árvores, flores e frutos. Aguardarei durante todo o final de semana que você faça um registro fotográfico da árvore que está sempre sob a sua mira; poderá ser na rua da sua residência, do seu jardim ou quintal ou parte da arborização de uma praça, jardinete ou parque. 

Como alguém pode derrubar criminosamente um belo pinheiro, tal como o da foto? Há quem aja na surdina, infelizmente - Curitiba, arq. pessoal
Trarei ao NaMira as imagens colaborativas às postagens com a maior satisfação, porque quero evidenciar o lado contrário desse descuido com o ambiente. Que tal? Vai pensar na minha proposta? Grata antecipadamente pela disposição em pegar a sua câmera, mesmo aquela bem simples que está embutida no seu celular, caro leitor. Farei um apelo, lá na minha página tuiteira, também.

Até a próxima!

A nossa (des) atenção à Natureza

Reprodução - Pancho, Gazeta do Povo, hoje 
  Até a próxima!

Sérgio Bastos em exposição londrina; acompanhe


Reprodução via ItsNoon

Olhe o destaque acima e identifique pela observação do estilo, amplamente divulgado aqui no NaMira, qual é o postal do Sérgio Bastos, caro leitor. O material está exposto, lá em Londres; saiba detalhes sobre a boa notícia relada pelo querido ilustrador.


Até a próxima!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Redação do Enem? Temos um guia de correção, agora


arq. pessoal 2012


São cinco as competências exigidas aos que estão inscritos no ENEM e atenderão à proposta de redação. O Guia de Correção  divulgado pelo MEC ( Estadão, 30 de julho de 2012) ajudará a compreender melhor os critérios de avaliação da dissertação elaborada pelo participante do exame nacional. 

Será que os inscritos entendem o alcance amplo das competências exigidas na composiçao dissertativa? Tenho as minhas dúvidas, caro leitor. Os professores de redação e corretores certamente seguirão as indicações do guia em destaque, mas é necessário bem conferir se o enorme contingente de inscritos alcança a interpretação dos objetivos da cobrança. É preciso bem oferecer as instruções para cobrá-las na prática, invariavelmente.

Até a próxima!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"Ideias modestas"? De modo algum.


arq.pessoal
 
Fiz uma busca sobre blogs de colegas de área e descobri o do excelente André Luiz R. M. Pereira, atualmente lá em Araraquara, SP. Dê uma olhada na postagem Vamos todos ser professores , no Ideias Modestas.  Espero que, ao final do seu doutorado, ele encontre um espaço profissional compatível ao conjunto de habilidades expressas na redação da postagem em destaque. 

Fiquei bem orgulhosa de encontrar um colega de área que faz das palavras uma ponte à comunicação objetiva.

Até a próxima!

O julgamento do escandaloso Mensalão...

 
 Mensalão = inadmissível mesada;  reús merecem punição exemplar( imagem reproduzida via Google)
Hoje? Mal tive tempo de ler os jornais do dia e muito menos de olhar aqui para o blog, mas ao cumprir a minha jornada de aulas de redação, logo corri à minha página tuiteira. Na companhia de leitores atentos pensei recuperar links e comentários sobre o insuportável mensalão, prática caracterizada como "(...) sistema de pagamento de parlamentares que, para o Ministério Público, serviu para comprar votos no Congresso (...)",  segundo a reportagem de Felipe Recondo, no Estadão, de hoje.

Passei a vista ligeiramente e logo avistei a ótima cobertura feita pelo jornalista André Gonçalves, ancorado lá em Brasília, palco do julgamento dos 38 réus do escandaloso esquema de mesada durante o governo anterior no Brasil. Outras referências tuiteiras, especialmente de advogados busquei. Quer acompanhá-las, também? Clique para ler os tuites do LafayetteNunes e do FagnerAdv, mas inúmeros leitores com dose suficiente de equilíbrio e objetividade na frase tuiteira auferem atenção. Foi apenas o 1º dia de julgamento no Supremo Tribunal Federal. 
 
Até a próxima!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Divulgue a história do" MotoboyAbandonado"

A foto é ilustrativa ao tema; basta avistar um motoboy em Curitiba e já fico lembrando da bela história do rapaz paulistano. Você ficará, também?- arq. pessoal 2012

Vencer uma dificuldade exige disposição intima; qualquer ajuda externa não será bastante se o camarada não mantiver a disposição de vencer o obstáculo. Veja que exemplo interessante de um motoboy paulistano, conhecido como Motoboy Abandonado ( Notícias R7 ). Eu soube da história graças aos retuites do Breno Peck, participante ativo, lá na minha página tuiteira. Nada como andar na boa companhia dos leitores atentos.

É uma história singular; digna de sair na capa das revistas e ser recontada pelas cinco regiões do Brasil. Avante, prezado leitor; ajude-me a espalhar uma boa história de bem viver e superar os problemas.

Até a próxima!

Curitiba, sob um olhar estudantil


A jovem estudante Maria Augusta, colega da minha filha, com a ajuda da câmera de um celular produziu a foto acima, lá da janela de uma das salas de um dos prédios da "Federal com T", tal como a maioria denomina a  UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ficou bem bonita, concorda comigo, leitor? Fiquei até pensando se a moda pega: estudantes compondo excelente paisagem com os arredores da escola na qual estão matriculados. O entorno do campi da Sete de Setembro, por exemplo, envolve fatalmente a visão do Shopping Estação. Curitiba 2012, bairro Rebouças-  Reprodução autorizada pela autora ao NaMiradoLeitor
  Até a próxima!

Mensalão sob a mira do (e)leitor


 
Nada escapa de um atento cartunista, assim como de um (e)leitor atento
O mensalão foi uma espécie de mesada? Parece que sim. O que você acha, caro (e) leitor?

O incentivo para que todos fossem bons meninos e meninas já  acabou - ou será que sobrevive com outros nomes pelo território nacional? O (e)leitor precisa saber detalhes sempre bem escondidos sobre o tema; tomara que bons jornalistas e analistas sejam capazes de traduzir, inclusive, o que fica nas entrelinhas das declarações legais. O Benett, cartunista e excelente cronista do traço já fez ótima tradução em Tempestade política se aproximando, no último dia 30.


Até a próxima!

terça-feira, 31 de julho de 2012

Será que sou obeso (a)?

 
Fiz as fotos em destaque quando passei ali pela Praça Osório, quase no começo da  Boca Maldita, ainda na semana anterior. Será que sou obeso(a) ? É uma questão grave e a resposta não poderá ser escamoteada. Ando nos últimos tempos testando a equação proposta pelo Indice de Massa Corporal ( IMC Calculo) e o resultado, caro leitor, faz os meus olhos arregalarem. Não é por menos que caminho diariamente e faço algumas resistências aos alimentos gordurosos e mando ver nas frutas e saladas. Não quero ficar sem poder abotoar as calças, cortar a própria unha do pé ou ficar resfolegando depois de subir dois ou 3 lances de escada. A obesidade oferece combate; estou na lista dos que desejam viver mais e melhor. Você, também, caro leitor? Pergunta que atordoa rssrsrsr.... arq. pessoal 2012
  
Assumir a obesidade é um passo certeiro; combater os fatores desencadeantes, é responsabilidade individual, mas amigos sinceros podem ajudar. Sabe como? Com indicação de consulta médica eficiente, convites para caminhada, pedaladas ou incentivos estimulantes, tal como presentear com um tênis, uma camiseta nova ou frases revigorantes à manutenção das práticas desengordantes, entre outros encorajadores  Quanto à família, ajudará muito se colocar menos gordices à mesa e viabilizar a reconquista da vida saudável. Ser obeso é uma contigência reversível; eu acredito! - arq. pessoal 2012

Até a próxima!

Vislumbre o litoral de Natal, querido leitor!


Ainda bem que os meus amigos, quando em viagem, jamais esquecem de mim e do NaMiradoLeitor. A Ane Beatriz exerce uma função educativa que lhe permite viajar pelo Brasil afora; assim, veja como até conseguiu provocar a minha inveja geográfica com o belo panorama praiano de Natal, capital do Rio Grande do Norte - O Brasil é grande, um continente cheio de diversidades, variações climáticas e todos precisam exibi-las. Compartilhás-las, por exemplo, nas redes sociais é um modo espetacular de difusão informativa. Não esquecer, igualmente, de uma legenda será um complemento muito desejável, especialmente aos que estão distantes em todos os sentidos -  Imagem reproduzida com a autorização da autora.
 Até a próxima!

Sinais do inverno em Curitiba



Caminhar acelerado para driblar a friagem invernosa é regra geral. Não perco, entretanto, a oportunidade para refletir e registrar imagens da vida curitibana. Quero colocá-la sob a MiradoLeitor, mesmo com imagens que traduzam a baixa resolução da câmera do meu celular. Guarda alguma queixa da intenção das imagens aqui dispostas, leitor?  Rua Padre Anchieta, Bigorrilho,  arq. pessoal 2012


Na mesma sequência, a imagem de pessoas com frio é incontestável - Rua Padre Anchieta, Bigorrilho, Curitiba, arq. pessoal 2012  


Mesmo sob o frio, a vida segue o seu curso rotineiro. É preciso agir como se o clima não interferisse absolutamente em nada. É uma aprendizagem ao migrante e ao visitante. Caminhar e observar - Curitiba, arq. pesssoal 2012   
  
Não importa a idade; faz frio e ninguém nega as evidências. Mais velhos parecem sentir mais o rigor invernoso, mas é apenas um palpite de quem não é especialista, mas está ficando mais velha e sente muito frio, sempre, rsrsrsrsrsrs... Inverno 2012, arq. pessoal


Até a próxima!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cante como se o amanhã estivesse longe...


Caminhar, assobiar ou cantar Moon River? Por que não? - Parque Barigüi, Curitiba, arq. pessoal 2012
Apesar do frio curitibano minar o meu ânimo e da acentuada dorzinha reumatóide que chega com a friagem invernosa, sinto vontade de assobiar e de cantarolar - e, você sabe o que não sai da minha cabeça, hoje? Moon River... . Opte, se assim desejar, pela inconfundível voz do Frank SinatraLetrasMus ou da queridíssima  Audrey Hepburn, Vagalume , caro leitor.  Manter-se entristecido é circunstancial, certamente; a música, quando é boa tem o poder de elevar nossos pensamentos e, se a letra é harmoniosa, ui, ui, ui, tudo fica bem melhor. Palmas constantes para Henry Mancini e Johnny Mercer! Adeus, tristeza!


Até a próxima!

Um SOS à conservação das frutas


Adoro ponkãs; você, também? arq. pessoal 2012

Como conservar bem as frutas fora da geladeira, caro leitor?  Quando compro frutas no supermercado, no Mercado Municipal ou ali na feirinha da Praça da Ucrânia, a vontade que eu tenho é de deixá-las sobre a fruteira porque a composição das cores é sempre tão linda! Guardá-las na geladeira é como escondê-las dos olhares e provocar um involuntário esquecimento quanto ao consumo.

Ui, ui, como é gostoso um creme de graviola- arq. pessoal 2012


Você já reparou no colorido e no formato das frutas, na duração e no aproveitamento nutritivo que concentram? Eu já. Queria encontrar um modo de não deixar que uma fruta levemente estragada contamine as boas para o consumo; tem alguma dica bem prática e já testada, meu caro leitor? Sou aprendiz.

Outra pergunta: conhece um lugar que venda grande variedade de sucos de frutas in natura? Sugira, por favor; suco natural é delicioso. 
Até a próxima!




Uma fruteira cultural; vamos enchê-la, leitor?

 

Quando faço caminhadas pela Rua Júlia da Costa é impossível não lembrar de Belém com as suas frondosas mangueiras e bacurizeiros, ali nos versos de Manuel Bandeira. As  mangueiras que encontro aqui são portentosas promessas de alegria urbana: sombra e frutos à vontade!  - Frutaria nacional em destaque, Curitiba, arq. pessoal

Conhece algum poema que exalte a inesquecível Amoreira? - Safrinha de 2011, ali no entorno da estação-tubo defronte do Largo da Galícia, Mercês, Curitiba, arq. pessoal

As menções às frutas brasileiras ou aclimatadas ao nosso território estão espalhadas nos poemas, crônicas, romances e nas letras das músicas.

 "(...)  E tua fruta vai rolando
Para os nossos alguidares
Tu te entregas ao sacrifício
Fruta santa, fruta mártir
Tens o dom de seres muito
Onde muitos não têm nada
Uns te chamam açaizeiro
Outros te chamam juçara...  (...)"

Ah...os saudosos açaizeiros encontráveis em toda a Amazônia e no cancioneiro do Nilson Chaves - No quintal do Hotel Farol, Mosqueiro, Belém,PA, arq. pessoal 2010
Ajude-me a encontrar a direção de tais menções, caro leitor. Indique e irei procurá-las, oportunamente. Laranjais e banananeiras estão imortalizadas em Meus Oito Anos, do poeta Casimiro de Abreu; se você lembrar de outro poema, romance, música ou crônica, aos poucos, reuniremos mais dados sobre o tema e, assim, um variado panorama indicativo poderá ser composto pela disposição amistosa à interação. Está interessado em colaborar?

Até a próxima!

Caqui? Que delícia de fruta...


Não sei se o leitor gosta de caqui, mas eu não deixo de bem aproveitar a temporada da deliciosa fruta. Quando eu morava em Campinas(SP) costumava pegar caquis do galho, pois uma das minhas colegas de estudo morava em uma casa, lá em Barão Geraldo e um caquizeiro bem fértil oferecia bastante alegria aos frequentadores do grande quintal. Aqui em Curitiba? Sou compradora de caquis no supermercado e feirinhas; infelizmente, não conheço ninguém que tenha um pé da árvore no quintal de casa. Será que caquis poderiam ser plantados em praças ou não é uma espécie adequada?  Alô, entendidos no tema? Quero um #SOS informativoGostosuras, arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

domingo, 29 de julho de 2012

"Feios, Sujos e Malvados", de Ettore Scola


Reprodução via Cine Marden - Feios, Sujos e Malvados
Hoje peguei  Brutti, Sporchi e Cattivi, uma comédia social interessante, em que Ettore Scola nos oferece ótimos momentos de diversão e reflexão. Recomendo o dvd, meu caro leitor. Quer saber um pouco mais sobre o filme? Veja a excelente resenha que o Marden Machado fez para o Cine Marden.

Até a próxima!


No domingo de sol, o cidadão dispõe de...


Curitiba ganhou mais um domingo de sol. Ficou convidativo, sem dúvida alguma, aos passeios ao ar livre, caro leitor. Há quanto tempo você não empreende uma volta descontraída em um dos parques públicos da sua cidade? O exemplo acima em destaque é estimulante, concorda comigo? Aqui em Curitiba, felizmente, dispomos de inúmeras opções: Tanguá, Barigüi,  Barreirinha, S. Lourenço,Tinguí, Parque Italiano, entre outros; basta escolher a direção. A vida em uma cidade e os seus aspectos positivos merecem a divulgação, sempre. Nada de exaltação partidária ou crítica espinhenta, mas apenas o ressalte do que é feito em favor do cidadão com o benefício dos cofres públicos. Parque Vilinha do Atuba, Curitiba,  arq. pessoal 2012
  Até a próxima!

De olho no leitor, sempre!



Faço uma foto na hora! Basta avistar um leitor, assim em atitude de fascínio momentâneo pelo texto. - NaMiradoLeitor, sempre! - Curitiba, arq. pessoal 2012
  Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails