sábado, 17 de agosto de 2013

Uma dupla de valentes, ali no meu jardim!

Mesmo sob o rigor do frio, surgem as primeiras flores de um tomateiro que cresce ali no meu jardim-  Curitiba, arquivo pessoal 2013


O sábado continua frio e agora, às 23h40, chove em Curitiba, meu caro leitor. O dia é um desses bem típicos de inverno. O site do tempo aponta que estamos agora com 11,7 ºC, mas algumas espécies, ali no meu jardim nem se importam, pois hoje de manhã vi que o tomateiro já explodiu em flores e o pé de lavanda está bem robusto e as flores não cessam de enfeitar a enorme touceira que ele formou ao se desenvolver.
Eu não sabia que a Alfazema é uma planta tão resistente; ela floresce mesmo sob os humores do inverno em Curitiba- No meu jardim, arquivo pessoal 2013

Não canso de destacar, mas a jardinagem, mesmo na base do aprendizado descontraído e sem técnica alguma, exceto a intuição e alguma leitura, é um dos prazeres que eu não caso de exaltar e sugerir aos amigos e conhecidos.

Até a próxima!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Encanto visual ali na Frederico Cantarelli

 
As flores de um pequeno pé de ipê ajudam a colorir a visão dos que passam ali pela Rua Frederico Cantarelli - Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Estava uma tarde maravilhosamente ensolarada e saí para caminhar um pouco pelos arredores de casa durante a recente terça-feira. No destaque, veja o que os meus olhos alcançaram, querido leitor, mas sem a intermediação da minha esforçada câmera do celular eu não conseguiria trazer um pouco dessa alegria visual à página de hoje. Ao olhar a foto que compartilho acima, logo concluo uma obviedade reconfortante: ainda bem que os dias não são iguais!  Em Curitiba? A sexta-feira continua com tempo frio e o céu agora carrega nuvens escuras que brigam com pequenos espaços de um azul relativamente amedrontado.

Até a próxima!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Conforto térmico? Uma necessidade e um direito!

 
Um café para esquentar? Não é suficiente nas edificações sulistas- arquivo pessoal 2013

Quero segurar a frase, mas ela sairá aqui, também!  - Ai, ai, ai...que frio! A sensação térmica ultrapassa o quadro de análise do plantonista do Simepar.  Faço um apelo ao café com leite  para esquentar um pouco, mas não alcanço o sucesso desejado. Estamos em um dia típico de inverno e a sensação térmica é agora traduzida por mim como quase insuportável!

Será - Fico pensando se as nossas casas, escolas e estabelecimentos comerciais estão ajustados às variações do clima curitibano? Alô, engenheiros civis, arquitetos, clientes em lojas, cafeterias, hospitais e terminais de ônibus, entre outros que atraem grande número de pessoas? O que têm a declarar? Será que há algum dispositivo legal que determina a atenção aos ajustes climáticos na hora de construir ou adaptar? Sou leiga no assunto. Socorro!

Embarque imediato !-  Estou com tanto frio que se pudesse pegaria um avião e iria imediatamente para um lugar bem quentinho, assim tipo lá para o Norte ou Nordeste do país. Nem aquecedor, nem roupas de lã e nem o delicioso café na xícara que você vê no destaque ajudam a diminuir a sensação de desamparo climático que ora estou passando. Agora, imagine os que trabalham ao ar livre em Curitiba? Imaginou? Sinta o clima, meu querido leitor!

Portanto ...- As nossas construções, mesmo simples ou arrojadas, precisam de orientação técnica, caso contrário, aqueles que as projetam amadoristicamente e os que as construíram não receberão o aplauso merecido. Assim, desfrutar de conforto térmico é um direito do morador ou cliente e um dever de inclusão no projeto de quem edifica. Os editores de O Lápis Verde certamente concordarão comigo.

Até a próxima!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vem aí a XII Caminhada Observacional de Curitiba!




Vem aí a XII Caminhada Observacional de Curitiba; ela acontecerá na tarde de sábado, dia 24 de agosto. Os detalhes quanto ao roteiro e ponto de encontro? O cartaz acima tudo oferece. Eu? Sou participante entusiasmada na atividade, pois caminhar e observar são atitudes que estão presentes na minha rotina. Caso o leitor resida na capital paranaense ou arredores, sugiro que se enturme, também. Agora, o grupo dispõe de uma página no Facebook e os dados nela presentes ajudam a traduzir a agradável programação realizada pelos bairros da cidade.

Até a próxima!

Nas lembranças matinais? Cheiro de café e có-có-ri-có!

 
Será que tem nas suas lembranças o cantar dos galos para acordar, meu caro leitor? arquivo pessoal

Sou de uma família numerosa e o cheiro do café preparado pela minha mãe, assim como o cantar do galo no quintal da vizinhança eram os nossos despertadores naquele tempo tão distante. Hoje? Parece que  a chamada de alerta feita pelo celular é o despertador oficial da maioria das pessoas, especialmente das mais jovens. Nas grandes  cidades são tantos os ruídos matinais que se estivermos em um dia de chuva, tal como o de hoje, até o có-có-ri-có se misturaria aos demais sons.

O que o ajuda a despertar? Eu? Geralmente planejo acordar a determinada hora e assim acontece. Nos dias de sol, os pássaros se acomodam no arvoredo e até mesmo na amoreira, aqui do meu jardim. É sempre um despertar assim, mas o hábito de acordar vem antes desse prazer auditivo. Ao preparar o café de hoje, tantas lembranças eu tive. Acredito estar em fase essencialmente nostálgica. Acontece com você ou ainda não chegou nesse estágio da vida de recordações?

Até a próxima!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Atenção aos humores do tempo

 
Uma lembrança contrastante para os próximos dias - Curitiba, arquivo pessoal 2013

Em Curitiba? A terça-feira terá a mínima será de 11º C e a máxima de 19ºC, segundo a previsão do Simepar, mas a partir de amanhã a queda dos números, anunciada com ressalte, adverte à população sobre o céu azul com nuvens branquinhas, agora disponíveis ao encantamento do olhar, constituirá uma boa lembrança para os próximos dias. 

Ontem à noite, o plantonista  Lizandro Jacobsen sugeriu ao leitor que admirasse a lua diante do céu claro que tínhamos, pois o de hoje será diferente. Assim, o tempo e seus humores é um tema recorrente na vida do cidadão e os motivos não faltam.

Até a próxima!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O "Amok- Cabeça, tronco e membros" já está na mira do leitor, Benett!

 
Como não gostar de um personagem assim como o Amok? Reprodução do blog do Benett

O  AMOK- CABEÇA, TRONCO E MEMBROS, o  novo livro do Benett  já está NaMiradoLeitor e no próximo dia 21/8, ali na Itiban - Rua Silva Jardim, 845, às 19:00 horas - terei um encontro marcado para comprar o meu exemplar e receber um autógrafo do querido cartunista.  A oportunidade de encontrar com o criador e uma das suas criaturas é imperdível! Vamos lá, povo de Curitiba?

Até a próxima!

Em Curitiba? A segunda-feira está fria, mas ensolarada!

 
O dia é de sol  e frio em Curitiba - arquivo pessoal 2013

O site do Simepar anunciou a chegada de intenso frio e realidade confirma a análise: a mínima é de 4ºC e a máxima de 20ºC. Em Curitiba? Estamos com frio, porém dá gosto ver a beleza radiante da segunda-feira.

O colorido que observo nas plantas nos dias ensolarado é sempre encantador- arquivo pessoal 2013


Afora a baixa temperatura, o sol ilumina a cidade em espetáculo visual tal qual a um dia de Verão ou de Primavera, meu caro leitor. Meus dedos, embora protegidos pelas luvas estão gelados para digitar, mas os olhos, ah...estes estão encantados com a beleza desse conjunto de detalhes que a natureza em ensolarada manhã consegue ressaltar.


Até a próxima!

domingo, 11 de agosto de 2013

Lindo domingo em Curitiba!

 
Lindo domingo em Curitiba! -  arquivo pessoal 2013

Apesar do frio que perdura até agora, meu caro leitor, o domingo esteve ensolarado e com céu azul. À tarde, depois do almoço, fizemos um belo passeio pelo curitibano bairro de Santa Felicidade e, na volta, ali no banco do carona, fiz a foto que você vê agora no destaque acima.

Até a próxima!

A emocionada "visita à casa paterna" e a saudade


Sinto-me voltando para casa quando estou na amazônica Belém- Praça do Relógio, arquivo pessoal

Espero que o leitor ou leitora não hesite em abraçar aquele a quem chamam de papai. Eu? Há muito não tenho mais o meu por perto; ele faleceu quando eu ainda era uma mocinha. Agora? Resta apenas a saudade e as lembranças cheias de carinho e da atenção inesquecível; quando passo as desejadas temporadas em Belém é como um voltar para casa, por isso o poema de Luís Guimarães Júnior, transcrito abaixo, é um porta-voz emocionado do sentimento bem conhecido que eu sinto.
 
        Visita à casa paterna
Como a ave que volta ao ninho antigo,
Depois de um longo e tenebroso inverno,
Eu quis também rever o lar paterno,
O meu primeiro e virginal abrigo. 

Entrei. Um gênio carinhoso e amigo,
O fantasma talvez do amor materno,
Tomou-me as mãos, - olhou-me, grave e terno,
E, passo a passo, caminhou comigo. 

Era esta sala... (Oh! se me lembro! e quanto!)
Em que da luz noturna à claridade,
minhas irmãs e minha mãe... O pranto 

Jorrou-me em ondas... Resistir quem há de?
Uma ilusão gemia em cada canto,
Chorava em cada canto uma saudade. 

(Luís Guimarães Júnior)

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails