sábado, 27 de agosto de 2011

Marcha pela educação, já!

Será que um dia verei  muitos pais, estudantes e simpatizantes da educação pública em marcha solidária, ali pela Boca Maldita, palco das diversas manifestações curitibanas?

Quando a Boca Maldita sediará uma Marcha pela Educação?- Curitiba, arquivo pessoal 2011
Desinteresse - Vejo o ânimo arrefecido das pessoas, ditas participativas, diante dos problemas educacionais do Município e do Estado. A maioria interessada na qualidade da educação, infelizmente, por razões óbvias está no trabalho, ali nas fábricas e nas atividades de prestação de serviço, sem folgas aos sábados ou qualquer hora do dia para agir em favor dos seus parentes matriculados ou trabalhadores nas escolas públicas. A consciência coletiva requer atenção redobrada a tudo e a todos.

Há pouco li um tweet do UOLEducação notificando a marcha pela Educação em São Paulo. Como seria estimulante ver a manifestação ampliada e solidária pelo Brasil afora.

Provavelmente... - No dia em que políticos mantiverem seus filhos na escola pública fundamental ou do ensino médio, talvez a situação mude. Sinceramente, leitor, enquanto não se atinar à questão da qualidade, ao contrário da quantidade, manter o discurso panfletário em prol da educação pública renderá votos dos incautos, alheios à engrenagem desse toma-lá-dá-cá enganoso.

Estabelecer qualidade na educação pública para quê? - é o que devem pensar os políticos profissionais espalhados pelo Brasil afora. Escola com boas condições de ensino e aprendizagem tornará as crianças e os jovens em pessoas melhores, mais atentas e, principalmente, mais críticas. Político sem ética jamais trabalhará pela educação pública. Faz de conta, apenas.

Que tal? - Organizemos uma Marcha pela Educação, caro leitor. Reúna amigos solidários à causa ou será que você foi contaminado pelo vírus da indiferença aos problemas coletivos? Há um modo bem simples de adquirir conhecimento sobre as questões que mais afligem a escola pública: visite, fotografe e converse com quem estuda e trabalha em uma delas. Aí no seu bairro, meu caro leitor. Tomar consciência da realidade é o começo da mudança.

 Até a próxima!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Traço cultural ou maldade?


Ali Ferzat em imagem no Google
As atitudes extremas sempre causam em mim grande comoção. Li no blog do Josias de Souza uma notícia horripilante: lá na Síria um cartunista do contra teve os dedos quebrados.

Foto e texto complementar retirados de O Globo e agências
Tomara que a atitude não gere exemplos pelo mundo afora; os  cartunistas são os autênticos cronistas dos dias atuais. Ao abrir os jornais busco, imediatamente, as expressões da crítica em traços certeiros e assentada na verdade dos fatos ou na ironia necessária.

Se quebrar os dedos de quem desenha ou escreve criticamente conseguisse evitar as críticas locais, muitos estariam com as mãos sempre enfaixadas ou engessadas, concorda comigo, leitor?

Uma ideia: se eu fosse um cartunista todo o desenho que eu fizesse nos três próximos dias, desenharia, lá no cantinho, uma mão sadia com os dedos firmes em atividade implacável. Um jeito de manter a solidariedade com Ali Ferzat, o cartunista sírio, vítima da intransigência cultural ou da maldade extrema dos que detestam a crítica.

Até a próxima!

Aos que desejam escrever com a maior segurança

Divulgar o meu anúncio profissional é o maior favor que o interlocutor do NaMiradoLeitor poderá fazer por mim; está disposto a passar adiante aos amigos, conhecidos e aos seus leitores, caso seja um dos blogueiros que segue a minha página? Agradeço a gentileza.

Minha ex-aluna, hoje universitária, em treino de redação- arq. pessoal
Encontros Marcados com a Redação
Público-alvo: vestibulandos, inscritos no Enem e concursos públicos
Contato em Curitiba: (41) 84148553 ou araujodoralice@hotmail.com

Até a próxima! 

Dias de tormenta...


Amostra exuberante da maré cheia - Praia do Farol, Mosqueiro, Belém,PA- arq. pessoal 


Tomara que o leitor goste de praia e compreenda bem o significado do fluxo das marés. Que tal fazer uma associação, por exemplo, entre a maré baixa e as atazanações da vida? Consegue imaginar tudo de ruim acontecendo ao mesmo tempo? Foi o que vivi nos últimos 25 dias. Ainda bem que sobrevivi a tudo.

Até a próxima!

Sem backup e com prejuízos incalculáveis


Estou sem o meu computador móvel!- arq. pessoal
Já ficou involuntariamente sem poder contar com o seu meio de transporte (canoa, bicicleta, moto, carro, ônibus, etc) para se deslocar de um lugar para outro? É difícil, não é mesmo? Faço uma analogia com alguns meios de transporte e a companhia do computador para trabalhar e comunicar. É como desacelerar a sua movimentação no mundo de multiplicadas conexões.

Felizmente, em breve estarei com o meu noteboock de volta, mas enquanto trabalho no antigo computador é oportuno compartilhar com você, meu caro, três lições que aprendi com a tragédia doméstica pessoal: 
  
Fazer backup regularmente - Imagine o que é perder dados preciosos( 2 livros, milhares de fotos familiares e anotações) depois de uma encrenca no computador. É como deixar a casa aberta para o ladrão entrar e levar tudo o que desejar.

Contar com uma segunda máquina para eventuais dificuldades - Trabalhar com o computador emprestado não dá muito certo; quem já passou ela experiência sabe como é constrangedor. 

Conhecer mais sobre informática - Clicar na tecla adequada e atinar ao que deve ser feito quando aparece na tela um aviso, em SOS a um problema técnico, são duas ações imprescindíveis; eu não soube reagir diante da exigência e cliquei no procedimento indevido. Apaguei tudo que estava armazenado no meu noteboock

Quer saber mais? O meu pen drive sumiu, portanto, em agosto nada mais pode me acontecer de ruim.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails