sábado, 9 de outubro de 2010

Um sábado peregrino em Belém

Aqui o sábado ainda promete.

Uma cidade inteira - sem exagero, leitor! - parece que vai à festa ou que espera um convidado ilustre. Casas arrumadas, comida no fogo (a maniçoba leva até 7 dias cozinhando...) e um compromisso de se incluir na romaria de hoje, espécie de séquito religioso, ou de  avistá-la ali pelos corredores da Avenida Nazaré, da Presidente Vargas e da Castilho França até chegar à catedral paraense. É a conhecida trasladação, caminhada que leva a imagem cultuada na Basílica de Nazaré até ao seu destino noturno, a bela igreja da .

A Basílica de N.S. de Nazaré abriga a imagem cultuada pelos paraenses; será motivo de festas diversas, a partir de hoje, quando acontece a transladação da santinha até à Catedral da Sé, na Cidade Velha- Belém, out.2010


Efeitos religiosos e culturais -A trasladação acontece agora, aliás está acontecendo. Amanhã, em caminhada inversa, a romaria seguirá o roteiro de deixar novamente a imagem da santinha na Basílica de Nazaré, local de visitação ao longo dos próximos 15 dias. Ao lado dessa movimentação religiosa acontecerá intensa articulação cultural. A cidade festeja, a prefeitura comemora e caixas registradoras em movimento frenético atestam que a temporada será muito boa, porque as notícias dizem que os hotéis estão lotados, supermercados renovam o estoque,  assim como os pontos turísticos estão sempre repletos de visitantes - e a santinha, lá na sua berlinda,  cumpre o seu papel de mãe de todos que têm fé.

A imagem da padroeira está em todos os lugares; em destaque no portal localizado à Av. Nazaré, esquina com a Generalíssimo Deodoro- Belém, out. 2010


Imagens do Círio - Quer ver registros sobre a romaria? Um trio de bambas da fotografia, aqui no Pará fornece bels imagens.  Comece pelo  Breno Peck  e avance no acervo do Land Nick e arremate tudo com o que avistar da obra do Antonio Mokarzel. São mestres no ofício.

Até a próxima!

Você gosta de café com tapioquinhas?

Adoro a minha caneca de café com leite bem fumegante, meu regalo matinal, lá em Curitiba, mas aqui, em Belém a conversa é outra. Acordo cedo -  e ...logo chega uma porção de café com duas tapioquinhas com manteiga. Impossível recusá-las, não é mesmo leitor?

Quem não aprecia um regalo matinal assim? Café fresco e tapioquinhas com manteiga: um mimo familiar. Sentirei falta. - Belém, outt. 2010

Quando eu voltar à rotina na capital paranaense certamente sentirei falta desse mimo familiar, mas já me contentarei em comer as tapioquinhas encontráveis, na feirinha gastronômica que acontece, às sextas-feiras, na  Praça da Ucrânia, ali no bairro Mercês.

Até a próxima!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Santo de casa não faz...

O leitor  habitual da página sabe que fiz um convite aos meus conterrâneos: reunir, aqui na Estação das Docas para um Blogada Twitteira, hoje, dia 8 de outubro, a partir das 18 horas. Pois bem, estou aqui -  e ...não há ninguém com o mesmo propósito.



A conclusão é forte e o título faz justição ao fato de que santo de casa não faz milagre.

Estou bem perto do quiosque da Cairu; vou desligar o computador e aproveitar a proximidade da sorveteria para desfrutar de outros sabores das frutas regionais. Estive desde ontem fora de Beléme o meu tempo de permanência aqui está acabando. Não posso mais desperdiçar a oportunidade desse desfrute gastronômico, concorda comigo leitor?.

Até a próxima!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Encontro marcado com o leitor

Tudo bem, leitor? Bom dia!

Um prazer incalculáve ao paraense ou ao visitante: ficar ali, a olhar a Baá do Guajará - Belém, Estação das Docas, out. 2010








Tenho sentido a falta dos  seus comentários, porque há na rotina de quem mantém um blog a espera da interação. Você que está ai, do outro lado, quando clica, por exemplo, nesta página,  supõe encontrar postagem recente, não é mesmo?

Com a mesma ideia eu retorno ao Na Mira do Leitor, porque atualizar, conferir a receptividade, liberar comentários e estabelecer a conversa pós edição do texto& imagem formam uma sequência prazerosa a esta professora.

Um passeio pela Estação das Docas permite inúmeros prazeres: avistar a baia do Guajará, desfrutar das comidas típicas e fugir do calor - Belém, out. 2010

Comente e sugira - Será que os temas o aborrecem? A minha permanência  atual na capital paraense e os motivos desse retorno já foram explicados em postagens anteriores; além disso, eu adoro criar meu próprio conteúdo. Há tanta gente reproduzindo links sobre notícias - e, sinceramente, não desejo apenas ser mais uma blogueira a fazer a recontagem do que dizem os jornais ou as revistas.

Que tal sair um pouco do silêncio e aparecer aqui no Na Mira? Vejo através das estatísticas do Blogger que você está aí, sempre presente, mas por que não dá o ar da sua graça na caixa de comentários?

A panorâmica janela oferecida pelo Estação das Docas é um presente, sempre disponível a quem se dispõe a olhar a movimentaçao na Baia do Guajará - Belém, out. 2010

Hoje farei um rápido deslocamento; irei até à ilha de Mosqueiro, que dista cerca de uma hora e meia de Belém. Será um breve passeio ao lugar dos veraneios da minha adolescência e início da vida adulta; minhã mãe certamente ficará feliz ao avistar os queridos cenários, quando reuniamos a família, aqui residente - e, amanhã logo após o almoço, retornarei à capital paraense para encontrar com interessados numa blogagem coletiva, ali na Estação das Docas, em destaque nos registros fotográficos que fiz para você. 

Até a próxima!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quer um sorvete de açaí?

Diante do calor de Belém, prezado leitor, eu não hesito em tomar um sorvete. O meu preferido é de açaí, mas a lista é tão grande e cabe muitos sabores, tais como o de bacuri, taperebá, muruci, graviola, uxi, bacaba e tantos quantos as árvores frutíferas permitiram a Sorveteria Cairu preparar esse desfrute gelado para nós. 

Peça um "paraense" em qualquer quiosque da Cairu; é uma delícia, vá por mim! - Belém, Parque da Residência, 2010



Direção refrescante - Se um dia você passar pela capital paraense, por favor, não se faça de rogado ou não dê mole à preguiça. Saia e vá à Cairu; eu, não nego, sou figurinha marcada , ali nos quiosques da sorveteria, ali no Shoping Iguatemi, no Parque da Residência ou na Estação das Docas, três lugares bem fresquinhos de Belém.

Até a próxima!

A corda sempre arrebenta do lado mais fraco

Bom dia!

O cartunista Waldez resume, quase sem palavras, o trio das agruras de quem representa o lado mais fraco, quando acontece o teste da relação de forças na sociedade.

Acompanhe o excelente trabalho do cartunista paraense aqui: http://waldezcartuns.blogspot.com/


Você ai,residente nas demais cidades brasileiras, talvez não entenda a relação de forças de quem segura a corda na festa do Círio de N.s. de Nazaré, mas  certamente deve  sofrer as consequências da greve bancária - e, por favor, não aponte a alternativa de pagamento em conta corrente, porque é não a solução para todos.

Eu, por exemplo, que sou profissional autônoma, nem sempre tenho a reserva suficiente no banco, porque muitos dos pagamentos são feitos com cheque - o que deixa em descoberto o saldo na conta, até que o documento seja compensado. Ontem, diante da greve bancária, enfrentei uma enorme fila na lotérica para fazer um pagamento inadiável - e, a sensação de bancar o pato diante da guerra de forças desse caldeirão fervente ficou visível.

Por que será?- As greves sempre atingem  muito mais o lado mais fraco, por que será, hein?

Até a próxima!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O tempo em Belém é de fervor cultural

Bom dia!

Quando estou em Curitiba costumo consultar o Simeparpr e confirmar dados objetivos sobre a temperatura; ainda estou em Belém e aqui a mínima de 24ºC para hoje chega graças ao ClimaTempo.

O tempo na capital paraense oscila entre o nublado e o radiantemente ensolarado, mas oficialmente é de fervor cultural; em destaque o Ed. Manuel Pinto da Silva, na esquina da Serzedelo Correia c/a Av. Nazaré, 4 out. 2010


Ao leitor, nesta terça-feira, mais um pouco de Belém, aliás, logo mais a cidade será tema dos jornais e da tevê. Explico: no próximo final de semana acontecerá a tradicional romaria de N.S.de Nazaré, conhecida como O Círio. Muitos aspectos curiosos sobre a comemoração não apenas religiosa, mas sobretudo cultural serão aqui compartilhados. Aguarde-os, prezado leitor.

A equivalência  - Apenas para que você faça uma comparação: aqui a festa do Círio é equivalente ao vai-e-vem ocorrido nos festejos natalinos. O morador e o turista - mesmo sem serem adeptos da religião católica - são envolvido pelos festejos generalizados, tanto nas casas, quanto na programação cultural coletiva. Coisas da cultura, perfeitamente entendidas com o olhar histórico e abrangência de sentidos aos fatos da vida em comum.

Até a próxima!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Venha tomar um tacacá em Belém, querido leitor!

Não fujo dos meus propósitos no blog - e descrever e compartilhar informes sobre a cultura amazônica é sempre um prazer. Pois olhe bem, querido leitor, as imagens que destaco aqui agora. Elas não transmitem o cheiro das gostosuras, mas quem já as conhece será capaz de sentir o gostinho típico do tucupi, do jambu, do camarão seco, da goma e  até da maniva.

Já experimentou o tacacá paraense? Impossível resistir! - Custa R$9,00 a deliciosa experiência - Belém, Estação das Docas, 3 out. 2010

Quando fui ao Ver-o-Peso e avistei aquela verdadeira fábrica de alimentos, logo pensei: muita gente torce o nariz  aos aromas aqui existentes, mas na hora de colocar uma garfada de maniçoba ou uma golada de tacacá na boca deixará de lado a pose e aproveitará os sabores típicos da região. São espetaculares. Venha prová-los na primeira oportunidade.


A maniva- folha de mandioca moida- sairá daqui para formar um conjunto delicioso com alguns embutidos, típicos da feijoada; receberá depois o nome de Maniçoba, uma das delícias da cozinha paraense - Belém, Ver-o-Peso, 1º out. 2010

Viajar: verbo bem gostoso -Viajar pelo Brasil e experimentar sabores é sempre uma gostosura, literalmente. Ontem estive ali, na Estação das Docas e comprovei a receptividade, por exemplo, ao tacacá que você vê em destaque. Um show, caríssimo leitor, um manjar dos deuses tupãs!

Até a próxima!

Dissertar é aprofundar informações sobre tema determinado

A redação dissertativa -  exigência tipológica nos vestibulares e agora no famigerado Exame Nacional do Ensino Médio -  ganha ares de maior importância, temor e exercício, mas não para quem costuma ficar bem informado, entende a estrutura solicitada, é capaz de ampliar informes sobre variados temas e articula com autonomia os recursos textuais. Quem escreve com regularidade, se possível diária, não teme os desafios da escrita.

Interação virtual - Meus grupos de alunos, tanto vestibulandos, quanto dos aspirantes às vagas nos disputados cursos técnicos oferecidos pela UTFPR, treinam diariamente a escrita. Mesmo longe de Curitiba a internet ( quando a Claro 3G permite, ahahahahah...) nos aproxima. Eu aqui em Belém monitoro a feitura dos exercícios, quando enviados à minha caixa de endereço profissional.

Enfrentar as propostas de redação com autonomia e segurança exige treino diário da leitura e da escrita - Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, set. 2010

Participe e divulgue - A partir do dia 15 de outubro,  receberei novos grupos de interessados na minha orientação - e, se você conhece alguém disposto a treinar a escrita diariamente, por favor, dê-lhe a minha direção.

         Curso de Redação Profª Doralice Araújo
         Rua Ermelino de Leão, nº 15, 10º andar, conj. 101, no Centro
         Contatos/agendamento: casadalinguagem@uol.com.br

         Cursos oferecidos:
>Encontros Marcados com a redação (p/vestibulandos e candidados aos cursos técnicos)
>Regras da escrita Acadêmica (p/universitários)
>Formação de Corretores de Textos (p/professores de redação)

Muitos estudantes acreditaram que o método e a disciplina lhes apontariam o caminho da vitória na comunicação escrita, tanto no vestibular, quanto nas diversas situações comunicativas; eu não tenho dúvida alguma - e você, leitor, guarda alguma incerteza?

Até a próxima!

Um absurdo: "o eleitor votante é a prioridade"

Em destaque à direita, em primeiro plano, o prédio anexo do Instituto de Educação do Pará, o lugar que escolhi para justificar o meu voto - Belém, Av. Almirante Tamandaré, 3 out. 2010
Fiquei durante o dia de ontem longe do blog. O motivo, caro leitor? A fraca estabilidade na conexão da Claro 3G.

Mesa eleitoral desorientada - Um pouco antes do almoço fui justificar o meu voto, uma vez que ainda estou em Belém, mas não tenho boas notícias sobre o dia de ontem. A falta de orientação e incompetência são inadmissíveis em qualquer situação, ainda mais nas pessoas que devem exercer um papel decisivo no dia de eleição: os mesários das seções eleitorais.

Cena certamente comum pelo Brasil afora, mas quem é o autor da sujeira? Belém, imediações da Av. Presidente Vargas, 3 de out. 2010

Será possível?  - Pensei não estar ouvindo a frase a seguir: " mas aqui o eleitor votante é prioridade!" - saiba o leitor de que eu sou uma criatura da paz, mas não suporto injustiça e muito mais a incompetência injustificada. Diante da demora no atendimento, mesmo obedecendo o meu lugar na fila, adverti ao trio de mesárias sobre a distinção do tratamento entre eleitores votantes e os que justificavam o voto.

O abuso - O resultado disso foi ficar " de molho", em franca represália do trio, que mal escondia a satisfação com o abuso de poder. Esperei mais uns sete minutos (olhei de soslaio o relógio do celular), quando uma das mesárias declarou que o preenchimento da minha ficha estava errado. O caso é que um tal zero na frente do meu registro eleitoral provocava um conflito. Argumentei que na eleição passada não enfrentei embaraço algum, mas segui a orientação: preenchi todos os campos de um novo formulário - e ao final desse processo a chefona disse: " ah..não dá, o seu título não confirma aqui. Vá lá com o pessoal da informação e peça a orientação devida." - e com isso perdi o meu lugar no atendimento e fui alvo da injustiça e da incompetência da mesa eleitoral, seção 279, localizada no centenário prédio do Instituto de Educação do Pará.

O que você pensa sobre o fato? - O episódio marcou para mim a clareza da incompetência injustificada, mas eu sei fazer justiça com as próprias mãos e escrevo, denuncio ao Tribunal regional Eleitoral do Pará e solicito averiguação do fato.

Compartilhe informes - Você tem alguma ocorrência estranha para contar? Aconteceu algo inusitado, enquanto você exercia a obrigação de votar ou de justificar o seu voto?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails