sábado, 15 de dezembro de 2012

Como fisgar um cliente e deixá-lo satisfeito


O lugar é pequeno, mas as cinco mesas são disputadíssimas e o revezamento constante salta aos olhos- Curitiba, Empada Original, arq. pessoal 2012
Não deixe de conhecer ou frequentar a Empada Original com regularidade, caso resida em Curitiba. É um dos lugares mais aconchegantes que eu conheço. Chego com fome e certa falta de mimo e saio de lá sorrindo, além de prometer voltar mais vezes porque a família que atende à clientela é um poço cheinho de amorosa atenção, hehehehe. A Dona Thereza, a Joclene e a Joselém formam um trio imbatível em tudo de bom, acredite!

Até parece que estamos na casa de uma tia ou na da avó; tudo é gostoso e oferecido com muito carinho- Empada Original, Curitiba, arq. pessoal 2012

Na última terça-feira estive lá na Empada Original; fui reencontrar e diminuir a saudade de uma querida ex-aluna, a Jeniffer, ora candidata dedicada à defensoria pública, aqui no Paraná. Foi uma tarde agradabilíssima, meu caro leitor. Café coado do modo tradicional, empadas quentinhas e uma fatia de bolo de chocolate aliados à excelente troca de conversa, ah...quero repetir, sempre e sempre.

A Jeniffer é uma das minhas queridas ex-alunas. Adorável pessoa;nela vislumbro êxitos profissionais e grande contribuição à sociedade- Na Empada Original- Curitiba, arq. pessoal 2012
Penso que uma regra básica no atendimento que satisfaz é a simpatia; quando uma casa comercial alia a receptiva cordialidade ao cliente, ali exatamente no momento de vender o seu produto, sempre nos fisgará pelo trato cordial. Na Empada Original, muito lojista frio e calculista deveria aprender a lição primordial voltada à clientela. A simplicidade, o excelente produto e o respeito amoroso ao cliente fazem a melhor propaganda. Caso duvide do que ora eu propago voluntariamente, faça uma visita ao aconchegante local; fica à Rua Professor Fernando Moreira, 821. O trato é cativante.
 
Até a próxima!

A Juanita e as mensagens natalinas


Parece que os cartões entregues pelos carteiros ainda chegam às mãos de muitas pessoas- Curitiba, arq. pessoal 2012
A senhora que você vê no destaque abaixo atende pelo nome de Juanita. Eu a encontrei, ali no hall à direita da entrada da Biblioteca Pública do Paraná. Foi exatamente quando passei para ir ao banheiro. Com o apoio da mesinha e cadeira, deixadas ali, talvez como apoio às apresentações musicais, ora frequentes na biblioteca, a Juanita preenchia cartões e envelopes natalinos. Não pude deixar de notar a singeleza do gesto, ora incomum em tempos de mensagens eletrônicas e desatenção generalizada às pequenas e inesquecíveis cortesias.

Emocionada com o meu interesse pelo que naquele momento fazia, a Juanita ajudou a contar uma história verdadeira para você, meu caro leitor-  Curitiba, arq. pessoal 2012
 Ah, minha senhora, eu faço isso todos os anos. Há tanta gente que não recebe notícias e nem ganha um abraço. De mim, os meus amigos distantes ganham os dois, mesmo que sejam enviados pelos Correios !- declarou de uma tacada única e com um leve acento espanhol no sotaque a Juanita.

Eu não pude deixar de pensar na forma carinhosa de quem ainda preserva o hábito de enviar cartões natalinos aos parentes e amigos distantes. Pedi para fazer umas fotos, o que de imediato tive a concordância da emocionada senhora. Mas diga lá, como tem sido a chegada e o envio das suas mensagens natalinas, meu caro leitor? 
 
Até a próxima!

Traga uma boa história ao blog, leitor!

O túnel formado pelas mangueiras certamente abrigou várias histórias vividas ali nos arredores da Av. Presidente Vargas, Belém, Pará - Reprodução autorizada pelo Carlos Macapuna, autor da foto 
Ando com uma saudade danada de ouvir e ler uma bela história, meu caro  leitor. Agora, por exemplo, nos dias que antecedem as comemorações voltadas ao Natal e Ano Novo, bem que poderiam aparecer histórias da vida comum, cheia de pequenos encantos, não é mesmo? Chega dessas que surgem do antro da política mal cheirosa e da violência nauseante.

       Não importa o enredo das histórias; o que importa é o êxtase  de quem  escuta, declara Mário Quintana em A preguiça como método de trabalho, página 15.

Interaja -  Contribua comigo; traga uma boa e exemplar história. Quero que nas próximas postagens o leitor do NaMira fique comovido com diversos relatos vindos de fontes variadas. Eu gosto dos verdadeiros; você também? Na próxima edição, nem tenha dúvida, contarei uma história com certeza.

Até a próxima!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Mimo floril para você, leitor!


Olhe a soberania da rosa que desabrochou no meu jardinzinho. Ao vê-la, tomei o mimo da natureza, mesmo sob o conjunto aparentemente empobrecido do pequeno arbusto, ora quase sem folhas, como um presente matinal e, agora, reparto a belezura com você. Aceite-a, meu caro leitor! - Mimo floril-  Curitiba, arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Redação? Assessoramento individual em Curitiba

Conhecimento sobre o tema, estrutura textual compatível , emprego dos recursos textuais, além do excelente conteúdo formam um quarteto imbatível - Redação dissertativa - arq. pessoal 2012
Novos alunos chegam ao meu curso, mesmo no finalzinho do ano, leitor. Os que aparecem agora têm interesse nas vagas oferecidas pelo serviço público. São adultos, já graduados nas mais diversas áreas do conhecimento. Chegam em busca da orientação voltada à redação dissertativa, modelo presente nas provas classificatórias. 

Quem recomenda? - Gosto muito da procura pela minha assessoria à redação. Ex-alunos recomendam; conhecidos mais próximos sabem que sou professora autônoma e, assim, a minha pequena, mas infalível publicidade age com eficiência, aqui em Curitiba. O Google ajuda bastante, também! Basta alguém buscar Casa da Linguagem- Aulas de Redação.

Farei apenas um breve recesso nas minhas atividades durante as festas do final de ano, mas logo nos primeiros dias de janeiro de 2013 já estarei na ativa. Conhece alguém interessado em orientação individual voltada à redação objetiva, ou seja, aquela composta exatamente para atender à costumeira proposta dissertativa? Agradeço a gentil recomendação.

Ler bem? Escrever com desenvoltura? São duas condições altamente desejáveis nos testes classificatórios. Você tem alguma dúvida? Eu não.

                         Profª Doralice Araújo
                   Encontros Marcados com a Redação
          Em Curitiba? Assessoramento individual exclusivo: 41-84148553

 Até a próxima!

O Natal Encantado com a Família Horn


A talentosa Família Horn, lá em Laranjeiras do Sul- Reprodução do site do POVOPAR
No ano passado fui até à Praça Santos Andrade para assistir a Família Horn na apresentação do espetáculo Natal Encantado. Agora em 2012, a  talentosa família está em turnê pelo interior do Paraná ( site PROVOPAR). Não sei se o leitor sabe, mas a Barbara, ali do Menina Prendada, participante costumeira aqui no NaMira, é integrante ativa da querida Família Horn.

Até a próxima!


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Trabalho prazeroso, férias e dica de leitura

 
Conhece o título em destaque acima, meu caro leitor? É altamente sugestivo e um ótimo presente natalino. Recomendo a leitura. Quem trabalha e dispende energias, alguma vez em momento adequado precisa descansar e renovar as energias consumidas sem a reposição compatível, mas quando o trabalho é prazeroso e merecidamente remunerado, ah... o apelo contido no título do interessante livro de quadrinhos do Scott Adams soa solitário. Seu trabalho é prazeroso, meu caro leitor? O que você faz para pagar as suas contas e comprar o que necessita? Eu? Vendo aulas de redação. Veja o que comentou exemplarmente a Ariana ( blog Estrada Aberta ) sobre a experiência de ler o livro em destaque - arq. pessoal 2012
  Até a próxima!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Reflexões benettianas...Tim-Tim, cartunista!


Depois de ver a tira acima, leia atentamente o que o Benett escreveu em um dos blogs que mantém. Um cartunista inteligente é indiscutivelmente um cronista do seu tempo; alguns, infelizmente, concentram apenas na obviedade e o que desenham é pouco encantador.  Frequentemente, ao examinar a diária contribuição do cartunista em destaque penso em Goya e outros talentosos cronistas que com traços e quase cor alguma desenham a vida nem sempre observada ou concebida pela maioria. Os notáveis viram e reviram a existência e atinam não ao senso comum, mas ao inusitado sedutor. Tomara que a temporada natalina, cheia de muito trabalho, traga ao cartunista paranaense dias felizes com aquela serena certeza de poder pagar as suas contas, reunir agradavelmente com seus afetos familiares, não sentir dor física alguma ou qualquer remorso de ter feito algo danoso a quem quer que seja. Tim-tim, Benett!
 Até a próxima!

Está com calor, Papai Noel?


Será que está com calor, Papai Noel? O Parque Shopping, Belém, Pará certamente  mantém ar-condicionado, mas  lá no Norte e Nordeste não deve ser fácil envergar as roupas pesadas e calorentas, no entanto, a fantasia assim exige. E os que trabalham na rua? Já pensou? Quanto recebem pelo serviço? O que fazem para ganhar um salário nos meses anteriores? Curiosidade natalina  - Reprodução autorizada para o NaMiradoLeitor, porque pedi a alguns webamigos que fotografassem um trabalhador vestido de Papai Noel. Pois veja só, a primeira contribuição chegou; veio do meu conterrâneo Antonio Mokarzel. Tomara que cheguem outras fotos em atendimento ao meu pedido.

 Até a próxima!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Boca Maldita? Uma grande passarela em Curitiba


No sábado de manhã, ali na Boca Maldita é possível encontrar até com uma legião de super-herois - Curiosa Curitiba- arq. pessoal 2012
Sou migrante do Pará desde 1992, mas já bem aclimatada com a rotina de Curitiba. Já sei, por exemplo, que a Boca Maldita é uma grande passarela - e, sempre que pela extensão da Rua Luiz Xavier eu circular, encontrarei algo curioso na região. Não hesito jamais em fotografar tudo, evidentemente; é com o celular, mas se for algo curioso e incomum, ah... não escapa.

Extremanente gentis nem hesitaram em posar para a minha câmera - Boca Maldita; uma passarela cheia de surpresas
Dedico, assim, esta postagem aos meus  super amigos os jornalistas Alessandro Reis  e Alessandro Martins, dupla de especialistas admiráveis em oportunidades; o primeiro com a requintada fotografia e o segundo na facilidade em articular as possibilidades oferecidas pela internet.

Até a próxima!

Acuda logo, Prefeitura de Curitiba! As árvores precisam de poda urgente!

 
Imagine um galho como o da foto caindo em cima de uma pessoa? O serviço de poda da prefeitura curitibana não consegue imaginar- Rua Marcelino Champagnat, Mercês, Curitiba- arq. pessoal 2012
No sábado à tarde, tivemos um verdadeiro vendaval com rajadas violentas e chuva demorada, aqui na capital curitibana. Dias antes, eu passei um susto danado com a queda de uma árvore, ali na Marcelino Champagnat, esquina com a Frederico Cantarelli, mas não foi por falta de aviso à Prefeitura Municipal de Curitiba; eu já fiz duas solicitações ao serviço oferecido ao cidadão, mas apesar da gentileza dos atendentes, o corte aconteceu de modo drástico com a queda violenta da árvore, que caiu sobre o muro de um casa.

Na manhã seguinte ao vendaval, fiz algumas fotos. Estou, entretanto, muito preocupada com o iminente perigo oferecido pelos grandes galhos aos moradores e passantes pelo local. Hoje, mais uma vez, insistirei na solicitação de poda necessária e eficiente. Será mais uma etapa de um duelo com a lentidão da burocracia municipal e a premência da ação imediata e eficaz, avistada pela moradora extremamente observadora.

Veja o que restou da árvore que caiu, meu caro leitor. Ela poderia ter tombado em cima dos carros e pessoas. Até quando a prefeitura curitibana deixará que as árvores caiam com as tempestades? Marcelino Champagnat c/ Frederico Cantarelli - Mercês, Curitiba, arq. pessoal 2012
Motivos -  As tipuanas, espécie de árvore que lindamente compõe o arvoredo, estão com galhos enormes cobertos pela erva de passarinho; é provável que seus troncos estejam  ressecados, também. Penso que a sustituição gradativa da espécie seja uma providência a curto prazo. Os analistas da Prefeitura têm a palavra, mas sem a advertência do morador atento parece que para eles, tudo está sempre muito bem. Até que a queda das árvores provoque vítimas fatais e alguém atribua culpa à Natureza, a prevenção é regra para todos.

E se a árvore caisse sobre as pessoas queridas da foto que eu fiz? A poda das árvores é urgente, Prefeitura de Curitiba!- arq. pessoal
Ações imediatas- Mas sabe o que farei, ainda hoje? Primeira atitude: nova solicitação de análise e poda eficiente. Acabei de ligar e solicitar novamente. O nº do protocoloco é: 4589263. Segunda atitude (uma vez que o funcionário que atendeu a minha chamada, via nº 156, declarou que depois das minhas queixas anteriores os técnicos concluiram: não haver necessidade da poda ou corte das árvores indicadas) : alertarei ao novo prefeito sobre a situação; afinal, a cidade está quase nas mãos de Gustavo Fruet.
 
Até a próxima!

Helena Kolody, sempre muito querida


É impossível não gostar do que Helena Kolody versejou - arq. pessoal 2012

Na semana passada, ao circular pelo espaço de exposições, ali no térreo da Biblioteca Pública do Paraná, encontrei duas enormes estruturas com menções voltadas à Helena Kolody (ArtCulturalBrasil) cujos versos são sóbrios e intimistas.

Os versos de Helena Kolody são como um retrato da vida- arq. pessoal 2012
Talvez a dupla de estruturas em destaque seja parte de um material  a ser exposto ao público, mas como estavam ali tão visíveis, não resisti diante da vontade de fotografar as peças.
 
Livres à visualização, as peças sobre Helena Kolody estão aqui para você, leitor - arq. pessoal
Gosto dos poemas de Helena Kolody; eles são simples e sem floreiros, tal como  é a vida comum a ser festejada e reverenciada

Aguardarei a exposição; se puder, mostrarei outros detalhes para que você possa acompanhá-la, também. Interessa-lhe o tema, meu caro leitor

Até a próxima!

Ótima prova de redação, UFPR!

 
A redação manuscrita sob a maior tranquilidade- arq. pessoal 2012
A prova de Compreensão e Produção de Textos, conhecida como prova de redação, trouxe as exigências esperadas; meus alunos certamente estiveram bem tranquilos quanto ao atendimento das propostas. Ontem à tarde, os candidatos às vagas de 2013 da Universidade Federal do Paraná precisaram resumir, opinar duplamente, continuar texto e analisar uma charge. Logo no começo da noite o Núcleo de Concursos disponibilizou a prova ao público. Que vê-la, caro leitor? Clique.aqui 

Até a próxima!

domingo, 9 de dezembro de 2012

Aos meus ex-alunos de redação


Treino diário da redação manuscrita ou digital, afinal, escrever é para a vida toda, recomendo aos meus alunos- arq. pessoal

Sabe qual é o melhor presente natalino que receberei dos meus alunos, meu caro leitor? A confirmação de que elaboraram excelentes redações. Hoje, finalmente, eles terão a prova de Comprensão e Produção de Textos para atender e escrever com objetividade nota 10. Logo mais, às 14 horas, a  prova com cinco ou sete propostas de redação estará nas mãos dos candidatos inscritos às vagas de 2013 oferecidas pela Universidade Federal do Paraná. Os meus ex-alunos saberão o que têm a fazer; treinaram muito. Alguns, dedicados e objetivos, elaboraram redações diárias, sob a minha supervisão!

Ler mais jornais e revistas e buscar conhecer ilimitadamente os maior número de temas, afinal, um bom leitor  faz a diferença ao escrever qualquer texto, recomendo - arq. pessoal

Atender às propostas integralmente, atinar à estrutura de cada modelo de texto, empregar com segurança os recursos textuais e apresentar textos com conteúdo bem qualificado formarão o quarteto de atitudes necessárias durante as 4h30 de prova. 

 Escrever com clareza no próprio idioma nem precisaria ser um teste classificatório, mas ainda é um diferencial espetacular; treinem a redação, recomendo, sempre!- arq. pessoal
Quer saber de uma experiência bem curiosa que acontece comigo, meu caro leitor? Sinto-me anualmente como uma treinadora naquelas horas que antecedem a uma decisiva partida, entretanto, os meus ex-alunos não têm bola alguma para chutar ou lançar, mas sim uma caneta e uma folha pautada. Com elas redigirão nexos comunicativos exemplares. Farão resumos, textos argumentativos, dissertativos, análises de infográfico, redação de cartas e outros textos solicitados com a segurança esperada. Aos que conhecem a experiência de uma professora de redação, a emoção e as certezas serão bem conhecidas, portanto, dedico esta postagem aos que confiaram no meu trabalho e a mim ofereceram a oportunidade de intermediar profissionalmente a leitura e a escrita em 2012.

Até a próxima!

Então, qual é o mal em querer ser Papai Noel?



O apelo natalino às compras e com a natural troca de presentes que vem junto com a figura do Papai Noel não me insatisfaz; a figura é encarnada nas carinhosas pessoas que conheço. A partir de hoje, fotografarei algumas criaturas que vestem a roupa vermelha calorenta, bem acompanhada dos adereços e, assim, ganham a vida nesse período mais fraterno do ano. Trabalham para ganhar um dinheirinho extra no período natalino, enquanto outras, encasteladas nas suas tristezas apenas criticam a tudo e a todos. Trarei notícias sobre a vida que pulsa dentro da roupa vermelha, quanto ela ganha para ser mais um Papai Noel. Então, qual é o mal em querer ser Papai Noel?- arq. pessoal

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails