sábado, 5 de janeiro de 2013

Plante uma espécie trepadeira, também!


Olhe a belezura que avistei ao passar pela  Rua Desembargador Otávio do Amaral. Imagine quando estiver totalmente florida.  Curitiba, arq. pessoal
Você já reparou como as espécies trepadeiras, quando plantadas sob planejamento, deixam um muro, uma parede externa ou suporte bem bonitos? Nos destaques de hoje reúno algumas fotos que fiz nos últimos dias; elas ajudarão a comprovar  visualmente a minha afirmação.


Quando caminho pelas rua do bairro Mercês ou arredores, caro leitor, jamais deixo de fotografar um arranjo floril enroscado naturalmente na parede ou muro de uma casa; as trepadeiras atraem os meus olhos, invariavelmente. 

Já visitou a Rua 24 Horas? Não deixe de atravessá-la inteiramente;lá no final encontrará uma composição paisagística feita pela trepadeira que embeleza a entrada de um das lojas. É imperdível!- Curitiba, -arq. pessoal
Caso esteja em Curitiba e queira ver de perto as lindas trepadeiras, siga a lista das ruas citadas nas legendas das fotos; a lista das ruas já visitadas é muito grande, assim como a das fotos que as ilustrarão, mas aos poucos as trarei em postagens oportunas. 
A espécie conhecida popularmente como Primavera, em breve estará florida e encantará aos passantes, ali na Rua Vicente Machado, Curitiba- arq. pessoal
Sugira, também !- Agradeço a sugestão de visita apreciativa à beleza oferecida pelo paisagismo floril, inclusive em bairros e cidades fora de Curitiba. Lá em Belém, por exemplo, não  sou eu apenas que gosta de caminhar pelos quarteirões que compõem a Rua Braz de Aguiar (mas também o editor do Periquito do Can). É uma  alameda exemplar, indiscutivelmente; outras ruas, entretanto, poderiam ser iguais ou ainda mais belas do que a famosa rua.

A arborização em áreas residenciais ou em regiões puramente comerciais pode auxiliar na composição paisagística de uma cidade, você concorda comigo, meu caro leitor? Não é pouca coisa, não, é bem-estar urbano. Todo município deveria contar com um setor voltado aos parques e jardins públicos, assim como orientações de plantio responsável das espécies, uma vez que algumas rasgam as calçadas e trazem problemas e despesas desnecessárias aos cofres públicos.
A linda espécie floril está enrolada aos galhos da árvore, ali nas imediações da Rua Brigadeiro Franco c/ a Rua Prof. Fernando Moreira- Curitiba, arq. pessoal
Aguardo comentários, sugestões e dicas - Os entendidos em paisagismos estão convidados a trocar ideias comigo e, inclusive, a apontar lições e recomendações práticas de espécies floris adequadas e modos de bem cultivá-las.
  
Até a próxima!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Arborizar a bela Belém do Pará? Missão possível, se...


A capital paraense ficaria em pouco tempo bem verde com o plantio orquestrado da espécie sibipuruna  - Foto: Árvores do Brasil  - Reprodução
Fiz uma busca informativa na internet e descobri com grande alegria dados excelentes à postagem, meu caro leitor. Veja só que interessante: o pesquisador Leandro Ferreira, do Museu Goeldi realizou meticuloso estudo e sugeriu uma dupla de espécies verdes, bem apropriadas ao plantio nas ruas de Belém. Nos destaques visuais, as árvores adequadas: sibipuruna e pau-preto. 
 
Pau-Preto -arq. Museu Goeldi
 Ação articulada - O especialista recomenda a devida articulação entre a Rede Celpa, a Secr. Munic.do Meio-Ambiente e o Museu Goeldi. Como não acolher tão sábia proposta, meu caro leitor? Apenas quando cada órgão olha apenas para a sua esfera e não percebe que uma cidade boa para viver e morar deve ficar NaMira de todos. A Prefeitura de Belém poderá ser a regente da concertada ação; basta colocar em ação o aparato público disponível. É uma questão para querer e poder, imediatamente!

Por que parou?- Encaminharei mais um tuite ao novo prefeito de Belém; na época da campanha, percebi que ele tuitava. Quem sabe agora consiga retomar à providencial ajuda das redes sociais que o auxiliaram? Aqui em Curitiba? Gustavo Fruet  parece levar adiante as promessas de campanha à prefeitura; é o mínimo que se espera de quem promete, faz planos e os compartilha com eleitores atentos.  
 
Até a próxima!

Alô, UFPA? Elabore um projeto verde para Belém!


Campus da UFPA no bairro do Guamá- Belém, Pará -  Foto : Alexandre Moraes

Uma das minhas irmãs, hoje advogada e residente em Santarém, Pará, quando foi aprovada no vestibular às vagas oferecidas pela UFPA, cumpriu um trote curioso: plantar uma árvore futífera no Campus Guamá. A ideia do trote ecológico? Espetacular. Veio de uma cabeça que amava o verde e a Amazônia: o Prof. Camilo Viana. O espaço universitário, aos poucos, foi coberto pelas árvores, tal como sonhou o saudoso socioambientalista. No destaque, a foto do Alexandre Moraes e os dados oferecidos pelo blog Muvuca Na Cumbuca explicitam a realidade atual do campus, outrora a minha universidade, também.

Um pedido: elabore e ofereça à Prefeitura um projeto verde para  Belém, UFPA! A Profª Luziane Mesquita ( Jornal Beira do Rio, 2012) parece reunir excelentes dados de apoio. Órgãos públicos, independente da esfera municipal, estadual ou federal, têm o dever de oferecer soluções às graves questões da sociedade.

 
 Vislumbre o belo panorama atual do campus da UFPA-  Foto: Alexandre Moraes- Reprodução
Viabilização Crianças e jovens com a ajuda de um projeto verde, coordenado pelos especialistas ambientais da Universidade Federal do Pará, poderiam arborizar a minha, a sua, a nossa cidade de Belém.  Uma campanha articulada sob o comando profissional, sintonizado aos ajustes necessários ao paisagismo faria com que a capital paraense saísse da lista dos municípios com índices vergonhosos de arborização. 

Quer uma prova? - Confira os dados compartilhados pelo IBGE e bem explorados pela reportagem Belém e Manaus são as capitais menos arborizadas,... ( G-1, Globo, 25/5/2012)




Até a próxima!


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Que tal um risoto com lascas de pato? E com jambu...

Risoto com lascas de Pato com Jambu- arq. pessoal 2013
 
A vontade de comer um risoto com lascas de pato assado e bem temperado com jambu finalmente ganhou um final feliz. Comprei um pato (em porções congeladas) e cuidei com carinho da minha muda de jambu durante vários meses. O resultado gostoso está no destaque. A paciência que eu tive para esperar este dia ganhou contornos de vitória, meu prezado leitor.

Que lamentável...- Há uma nota triste, infelizmente: aqui em casa apenas eu gosto da iguaria. Pensei em chamar alguém, preferencialmente um (a) paraense em Curitiba, mas quem? Liguei para todos que eu conheço e não encontrei ninguém na cidade; assim, fui obrigada a comer sozinha a deliciosa porção.

Erva amazônica preciosa o Jambu adiciona sabor incomum ao risoto de Pato Assado; a mudinha acima, agora está bem grandona- No meu jardim, tenho até  Jambu- arq. pessoal
Um pato assado rende muitos pratos de risoto; em outras ocasiões, quando bater a vontade, prepararei outras porções. Já experimentou a iguaria, meu caro leitor?

Dedico a postagem - Sem dúvida alguma ofereço uma saudação merecida ao Marcelo Katsuki, jornalista, arquiteto, editor de arte e tantas atividades. Nos últimos tempos ele é,  também, um embaixador da culinária paraense e dedicado agente de turismo voltado à ilha de Mosqueiro. Tire a prova dos nove aqui, no Comes e Bebes.
 
Até a próxima!

Belém conseguirá ser um município verde, prefeito Zenaldo?


No sugestivo cartaz que encontrei no Aeroporto de Val- de- Cãns, a propaganda turística não faz emergir as contradições, mas quero saber como os paraenses de Belém farão para que a cidade seja um município verde?  Belém precisa de todos - arq. pessoal 2012
Ontem à noite? Fiquei extremamente surpresa com as observações tuitadas pelo pesquisador Beto Veríssimo sobre a limitação das áreas verdes em Belém. Uma cidade como é a capital paraense sem a manutenção do arvoredo em pé é muito preocupante; é um retrato da contradição absoluta com o ambiente urbano. Deixei alguns retuites na minha página e li com atenção o que o procurador da república Alan Mansur observava sobre o tema, mas o conteúdo do Relatório Belém Sustentável 2007 precisa ser do conhecimento da população atenta, dos gestores públicos (especialmente do novo prefeito e seu secretário ambiental), assim como ser divulgado nas escolas de todos os níveis e redações dos jornais e revistas.  O tema é grave e preocupante.

Município verde?- Quantas praças a capital paraense dispõe? Seus parques atendem à demanda da população? Há um mapeamento sobre a ganância imobiliária nos espaços verdes e alvarás liberados? Sem o cruzamento desses dados, fica fácil derrubar árvores, construir condomínios, verticalizar a cidade e ignorar as necessidades de bem-estar advindo com as áreas verdes bem planejadas e cuidadas em Belém. As seculares mangueiras que deram o sugestivo codnome à cidade estão restritas à parte antiga da capital. O que tem sido plantado, planejado e executado no que diz respeito ao paisagismo verde local?

O corredor verde proporcionado pelas mangueiras em Belém é espetacular, mas por que os novos administradores negligenciaram a manutenção do verde na cidade? Reprodução  autorizada pelo Carlos Macapuna ao Na Mira do Leitor
 Novas paisagens - Quando passei, em outubro do ano passado, ali pelas imediações daquele corredor urbano existente na avenidas Duque de Caxias e Pedro Miranda encontrei uma paisagem mais verde, inclusive com áreas de convívio popular; fiquei agradavelmente surpresa, mas será que algo além foi feito para deixar Belém mais arborizada? Os olhos do cidadão atento e seus dedos ágeis na denúncia, no aplauso e na sugestão poderão fazer muito por Belém; os eleitores que deram a outorga ao prefeito recém empossado não poderão deixar de cobrar das autoridades municipais a atenção devida que a cidade exige.

Gestão cuidadosa- Sem atitude honesta e afinada com as necessidades de uma cidade e o bem-estar dos seus moradores, Belém  e a sua boniteza ficarão apenas gravitando ali pela praças da República e Batista Campos. O que há de bonito para ver nos seus bairros periféricos, minha querida Belém do Pará? Parques e praças? Quais?

Estou longe geograficamente da capital paraense, meu caro leitor, mas mantenho uma ligação diária com a saudosa cidade, pois a maior parte da minha família reside em Belém As redes sociais têm a virtude de aproximar as pessoas, os temas e a vida coletiva. Nada mais poderoso nos últimos tempos, você concorda comigo?
 
Até a próxima!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O descontentamento com o ENEM continua

 
No destaque, alguns candidatos seguiam na direção de um dos locais de prova, ali no Rebouças- Enem? Uma caixa de surpresas - arq. pessoal 2012
Soube de alguma insatisfação com a nota de redação do ENEM? Hoje à tarde muitos candidatos sairão às ruas em protesto nacional; querem visualizar a correção dos seus textos. Reportagem do Estadão traduz o descontentamento de milhares de candidatos.  Eu? Não soube nada sobre Curitiba, mas as redes sociais logo notificarão algum combinado. Facebook e Twitter são ativas conexões do noticiário recente.

Está demorando demais para que o ENEM alcance um estágio de satisfações. Lamento, mas ainda não consigo bater palmas ao exame nacional.

Até a próxima!

A cozinha doméstica? É o coração da casa


No meu prato, um pouco do que eu e minha filha preparamos para o nosso jantar do dia 31 de dezembro de 2012-  Na cozinha doméstica- Curitiba, arq. pessoal
Não sei se você dirá o mesmo em concordância comigo, mas um dos lugares mais agradáveis de uma casa é a cozinha. É nela que aditivamos os nutrientes diários ao estômago faminto. A cozinha é como um coração doméstico; quande bate lentamente, talvez, esteja esquecido e negligenciado pelos seus frequentadores. Eu? Gostaria muito de ter uma cozinha com fogão de lenha, também.  Na casa dos meus país, lá muito longe na Alenquer paraense, tanto na geografia, quanto no tempo transcorrido, tínhamos um fogão assim. As lembranças que eu guardo são fortes e aquecem a memória saudosa.

Curiosidade ????- Como é a cozinha tradicional da casa do brasileiro comum? O que ela contém? Como são os projetos da cozinha na construção popular? Será que os meus amigos os editores do O Lápis Verde têm observações para fazer comigo sobre o tema? Eu adoraria ler algo sobre cozinhas populares, pois as sofisticadas e de custo acima do poder aquisitivo da maioria são fora de cogitações. São vitrines de um mundo à parte.

Fiquei feliz demais ao ver a torta de pêssego que a minha filha fez para a sobremesa do jantar do dia 24 de dezembro de 2012- Mãe feliz, Curitiba, arq. pessoal
Grande movimentação -Estou quase no finalzinho das minhas férias, mas tenho aproveitado bastante para ficar mais tempo na cozinha e não tenho dúvida alguma de que a minha filha está adorando a temporada, também. De lá, daquele coração aquecido pelo novo fogão, saem nos últimos dias muitas gostosuras. Exemplos não faltam; estão nos destaques, inclusive na anterior postagem.
 
Até a próxima!

Rabanadas no café da manhã; você gosta?


Bom dia, leitor! A minha quarta-feira começou com a combinação deliciosa acima. Aqui em Curitiba? Estamos com o clima chuvoso, frio, ainda estou em dias de "férias" e, assim, pude ir à cozinha com bastante tempo para preparar rabanadas para o café da manhã .Tenho certeza de que a combinação ajuda a bem temperar a vida. Ótimo dia para nós!- Delícia matinal- arq. pessoal 2013
 Até a próxima!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Um prefeito ciclista assume a gestão de Curitiba


Aguardei a passagem de Gustavo Fruet e fiz as fotos para trazer ao leitor do NaMiradoLeitor. O novo prefeito de Curitiba cumpriu o que prometeu: foi à posse montado em uma bicicleta. No destaque, o exato momento da largada. Eu? Estava entre aquele batalhão de fotógrafos e cinegrafistas. A foto foi feita com a câmera do meu celular- A cidade está nas mãos de um prefeito ciclista, indiscutivelmente-  Novidades de Curitiba - Na porta da Câmara Municipal, Rebouças, arq. pessoal, 1º de janeiro de 2013
  
 Seu Guga inicia a pedalada em direção à Prefeitura Municipal de Curitiba-  arq. pessoal 2013

O novo prefeito Gustavo Fruet ganha, assim, uma comitiva de ciclistas até o Centro Cívico- arq. pessoal 2013

Até a próxima!

Chova ou faça sol, Fruet irá de bike à posse!


Em dia de sol? Mais fácil pedalar, sem dúvida, inclusive na canaleta do expesso - Praça da Ucrânia, Curitiba, arq. pessoal 2012

Caminhar ou pedalar? Não importa. Curitiba pode oferecer muito mais com um prefeito ciclista, também -No Água Verde arq. pessoal 2012

É lei; precisa ser referendada diariamente, Gustavo Fruet - Praça da Ucrânia, Curitiba, arq. pessoal 2012
A rua é para todos; alguns esquecem, lamentavelmente - bairro Rebouças,  Curitiba, arq. pessoal 2012

O vai -e- vem de bikes no São Lourenço, Curitiba- arq. pessoal 2012

A pergunta na postagem anterior já obteve a resposta; veio em tuite da interativa Eleonora B. Fruet. Ela confirmou: ele, Gustavo Fruet, irá de bike à posse e não importa se cair  chuva ou fizer sol! Pronto! Assim é que eu gosto de uma pessoa. Mantém viva a palavra empenhada. Uma (e)leitora atenta deixa a notícia Na Mira do Leitor.
 
Até a próxima!

Tempo nublado; será que Fruet irá de bike?

Seu Guga enfrentará "tempo nublado" no dia da posse como prefeito de Curitiba- Foto do arq. Equipe Gustavo Fruet - Reprodução
A previsão do tempo sulista informa que:  " No primeiro dia do ano de 2013 uma frente fria avança pelo sul do Brasil, deixando o tempo instável também nas regiões paranaenses (....)", segundo o interativo meteorologista Lizandro O. Jacobsén do Simepar, meu caro leitor.

Aqui? Amanhecemos com céu nublado e a temperatura mínima de 17ºC. Planejei para o 1º dia do ano: pegar a bicicleta e engrossar a fila dos que acompanharão, segundo o blog Ir e Vir de Bike, o novo prefeito de Curitiba na bicicletada até à posse, que ocorrerá logo mais, às 16 horas, mas não estou encorajada com a cara do tempo curitibano. Embarcarei sim, mas em um ônibus expresso e levarei a minha sombrinha, além de um casaquinho; quero registrar as cenas populares, ali pelos arredores da Câmara Municipal de Curitiba.

Até a próxima!

Bom dia, 2013!


À entrada do novo ano, nada mais comovente  do que recebê-lo com flores. A providência é da Natureza. A foto é do meu amigo Alessando Reis , mas a alegria de saudar a chegada de 2013 com o meu jardinzinho, assim tão florido é minha- Bom dia, NaMiradoLeitor - reprodução autorizada ao blog pelo autor da foto.
 
Até a próxima!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013, leitor!


Já estamos a caminho do novo ano. Vamos confiantes?Já dei os primeiros passos e desejo-lhe um Feliz 2013, leitor! - arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

domingo, 30 de dezembro de 2012

Paradas espetaculares; o Largo da Galícia é um exemplo


Diga lá se a flor do destaque é ou não uma belezura? Largo da Galícia, Curitiba, arq. pessoal 2012
Ontem? Com aquela tarde ensolarada que fazia em Curitiba, eu e minha filha, em férias na cidade, saimos para almoçar fora e, depois, segundo os nossos planos, caminhar um pouco pelos arredores de casa. Então, após o almoço, empreendemos a caminhada não sem um certo temor com os efeitos do calor que sentíamos. Não deu outro resultado: paramos esbaforidas, ali sob a sombra espetacular feita pelo grupo de árvores do Largo da Galícia.

Alguém com uma câmera possante conseguirá reproduzir a beleza do convívio oferecido pelo Largo da Galícia, especialmente sob a florada exuberante do arvoredo- - Parada espetacular  -  bairro Mercês,  Curitiba, arq. pessoal 2012
Infelizmente, a câmera do meu celular, apesar de bem esforçada, não consegue reproduzir a intensidade da beleza da floração da espécie que ornamenta o agradável convívio público em destaque. Pedirei, entretanto, que os meus amigos Takeuchi, Alessandro Reis ou Ricardo Castilho façam fotos mais dignas do belo panorama, meu caro leitor. O Largo da Galícia é um parada espetacular, aqui em CuritibaÉ um agradável lugar, mas corra, porque os dois únicos bancos são disputadíssimos.

Obs- Estou com certa dúvida com relação ao nome da espécie floril em destaque; caso o leitor conheça a árvore, por favor, dê-me um SOS. É uma espécie de jacarandá ou não?  Muito grata.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails