quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Belém conseguirá ser um município verde, prefeito Zenaldo?


No sugestivo cartaz que encontrei no Aeroporto de Val- de- Cãns, a propaganda turística não faz emergir as contradições, mas quero saber como os paraenses de Belém farão para que a cidade seja um município verde?  Belém precisa de todos - arq. pessoal 2012
Ontem à noite? Fiquei extremamente surpresa com as observações tuitadas pelo pesquisador Beto Veríssimo sobre a limitação das áreas verdes em Belém. Uma cidade como é a capital paraense sem a manutenção do arvoredo em pé é muito preocupante; é um retrato da contradição absoluta com o ambiente urbano. Deixei alguns retuites na minha página e li com atenção o que o procurador da república Alan Mansur observava sobre o tema, mas o conteúdo do Relatório Belém Sustentável 2007 precisa ser do conhecimento da população atenta, dos gestores públicos (especialmente do novo prefeito e seu secretário ambiental), assim como ser divulgado nas escolas de todos os níveis e redações dos jornais e revistas.  O tema é grave e preocupante.

Município verde?- Quantas praças a capital paraense dispõe? Seus parques atendem à demanda da população? Há um mapeamento sobre a ganância imobiliária nos espaços verdes e alvarás liberados? Sem o cruzamento desses dados, fica fácil derrubar árvores, construir condomínios, verticalizar a cidade e ignorar as necessidades de bem-estar advindo com as áreas verdes bem planejadas e cuidadas em Belém. As seculares mangueiras que deram o sugestivo codnome à cidade estão restritas à parte antiga da capital. O que tem sido plantado, planejado e executado no que diz respeito ao paisagismo verde local?

O corredor verde proporcionado pelas mangueiras em Belém é espetacular, mas por que os novos administradores negligenciaram a manutenção do verde na cidade? Reprodução  autorizada pelo Carlos Macapuna ao Na Mira do Leitor
 Novas paisagens - Quando passei, em outubro do ano passado, ali pelas imediações daquele corredor urbano existente na avenidas Duque de Caxias e Pedro Miranda encontrei uma paisagem mais verde, inclusive com áreas de convívio popular; fiquei agradavelmente surpresa, mas será que algo além foi feito para deixar Belém mais arborizada? Os olhos do cidadão atento e seus dedos ágeis na denúncia, no aplauso e na sugestão poderão fazer muito por Belém; os eleitores que deram a outorga ao prefeito recém empossado não poderão deixar de cobrar das autoridades municipais a atenção devida que a cidade exige.

Gestão cuidadosa- Sem atitude honesta e afinada com as necessidades de uma cidade e o bem-estar dos seus moradores, Belém  e a sua boniteza ficarão apenas gravitando ali pela praças da República e Batista Campos. O que há de bonito para ver nos seus bairros periféricos, minha querida Belém do Pará? Parques e praças? Quais?

Estou longe geograficamente da capital paraense, meu caro leitor, mas mantenho uma ligação diária com a saudosa cidade, pois a maior parte da minha família reside em Belém As redes sociais têm a virtude de aproximar as pessoas, os temas e a vida coletiva. Nada mais poderoso nos últimos tempos, você concorda comigo?
 
Até a próxima!

3 comentários:

  1. Quem vive em Belém sabe que nunca tivemos nenhum gestor que se preocupasse com o verde, na medida em que a cidade sempre exigiu. Via-se, muito palidamente, algumas ações que na verdade eram para mascarar, muito proprias de políticos descompromissados com as necessidades históricas da cidade.
    Começa agora uma nova gestão na prefeitura de Belém e, como sempre, espero e até fico na torcida para que algo de bom aconteça nessa área.
    Fica, então, um crédito ao novo prefeito e, oxalá, ele faça por merecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata pelo comentário, Onizes; quem vive em Belém reúne condições melhores para avaliar as reais necessidades da querida cidade. Tomara que o teu exemplo traga outros leitores para levarmos adiante a webconversa.

      Excluir
  2. Sim, importante o debate público e a discussão sobre o assunto. O que queremos para a nossa cidade? O que é o nosso projeto de cidade, quando se fala em meio ambiente? Precisamos de mais prédios na orla, ou prédios de 40 andares? Como queremos estes prédios altos, com sistema de esgoto ou despejando em nossos canais? Precisamos de mais praças, bosques e áreas verdes? O morador de Belém precisa se posicionar sobre o assunto e colocar a questão como ponto de debate, para que a questão do meio ambiente e qualidade de vida não fique relegada a segundo plano, sob interesses privados.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails