sábado, 5 de janeiro de 2013

Plante uma espécie trepadeira, também!


Olhe a belezura que avistei ao passar pela  Rua Desembargador Otávio do Amaral. Imagine quando estiver totalmente florida.  Curitiba, arq. pessoal
Você já reparou como as espécies trepadeiras, quando plantadas sob planejamento, deixam um muro, uma parede externa ou suporte bem bonitos? Nos destaques de hoje reúno algumas fotos que fiz nos últimos dias; elas ajudarão a comprovar  visualmente a minha afirmação.


Quando caminho pelas rua do bairro Mercês ou arredores, caro leitor, jamais deixo de fotografar um arranjo floril enroscado naturalmente na parede ou muro de uma casa; as trepadeiras atraem os meus olhos, invariavelmente. 

Já visitou a Rua 24 Horas? Não deixe de atravessá-la inteiramente;lá no final encontrará uma composição paisagística feita pela trepadeira que embeleza a entrada de um das lojas. É imperdível!- Curitiba, -arq. pessoal
Caso esteja em Curitiba e queira ver de perto as lindas trepadeiras, siga a lista das ruas citadas nas legendas das fotos; a lista das ruas já visitadas é muito grande, assim como a das fotos que as ilustrarão, mas aos poucos as trarei em postagens oportunas. 
A espécie conhecida popularmente como Primavera, em breve estará florida e encantará aos passantes, ali na Rua Vicente Machado, Curitiba- arq. pessoal
Sugira, também !- Agradeço a sugestão de visita apreciativa à beleza oferecida pelo paisagismo floril, inclusive em bairros e cidades fora de Curitiba. Lá em Belém, por exemplo, não  sou eu apenas que gosta de caminhar pelos quarteirões que compõem a Rua Braz de Aguiar (mas também o editor do Periquito do Can). É uma  alameda exemplar, indiscutivelmente; outras ruas, entretanto, poderiam ser iguais ou ainda mais belas do que a famosa rua.

A arborização em áreas residenciais ou em regiões puramente comerciais pode auxiliar na composição paisagística de uma cidade, você concorda comigo, meu caro leitor? Não é pouca coisa, não, é bem-estar urbano. Todo município deveria contar com um setor voltado aos parques e jardins públicos, assim como orientações de plantio responsável das espécies, uma vez que algumas rasgam as calçadas e trazem problemas e despesas desnecessárias aos cofres públicos.
A linda espécie floril está enrolada aos galhos da árvore, ali nas imediações da Rua Brigadeiro Franco c/ a Rua Prof. Fernando Moreira- Curitiba, arq. pessoal
Aguardo comentários, sugestões e dicas - Os entendidos em paisagismos estão convidados a trocar ideias comigo e, inclusive, a apontar lições e recomendações práticas de espécies floris adequadas e modos de bem cultivá-las.
  
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails