sábado, 29 de janeiro de 2011

Pedalar hoje? Vamos?

Eu já caí da bicicleta e já fui atropelada, sem ter provocado nada no trânsito, mas gosto da ideia de sair às ruas para um passeio, ainda mais agora que estamos no auge do Verão. 

Meu plano - Pensei em pegar a bicicleta, logo depois do almoço. Seria tão bom buscar um caminho menos movimentado até chegar ali no Parque Barigüi, mas tenho muitos temores, porque aqui no Mercês é bem complicado para ciclistas amadores: não há ciclovias e o trânsito em razão de inúmeros fatores causa um medão, ainda mais em quem guarda experiências traumáticas. Ui... 

Pedalar e apreciar a paisagem sem medo de ser atropelada; eu sonho com esse dia!- Foto do blog Ciclismo Amador



Diga lá? - Você tem uma bicicleta, caro leitor? Que tal empreender uma pedaladazinha hoje? Depois, com mais calma, você aparece aqui para contar como foi o seu passeio. Eu gostaria muito de saber como são os problemas e as vantagens de pedalar em outros bairros de Curitiba, cidades vizinhas ou até mesmo nos mais distantes lugares. Está disposto a compartilhar comigo essa experiência?

Experiências ciclísticas - Dê uma olhada na dupla de blogs abaixo; são bravíssimos blogueiros que retratam muito bem o que lhes passa pelos sentidos quando pedalam ou orientam as pedaladas. Ótimos exemplos de atenção a tudo e a todos.

* Não perca as ótimas instruções, muitas e muitas dicas para bem pedalar, aqui reunidas pelo Arturo Alcorta, na Escola de Bicicleta

* A foto em destaque é do Ciclismo Amador; descrições e dicas do Renato Rigo para pedalar com segurança e alegria. faça uma leitura vertical para apreciar muito mais as observações que ele faz.

Compartilhe - Você conhece e recomenda um blog voltado ao ciclismo? Encontrou algum texto interessante sobre o tema? Presenciou alguma irregularidade? Já fez um trajeto tranquilo; quer indicá-lo aqui como sugestão?

Até a próxima!

Postagens afinadíssimas na sexta-feira

Ontem eu estava tão entretida com a exibição da última parte do filme Chico Xavier (na Globo) e com os informes sobre a Usina de Belo Monte (Folha, 28 de jan) que até deixei escapar a seleção para as Postagens afinadíssimas, reunião seleta de textos cuidadosamente preparados pelos blogueiros, responsáveis pelas páginas que visitei. Agora, corrijo-me.


Acompanhe - Veja, meu caro, o que encontrei. Diga lá se também dispensaria um pouco do seu tempo para apreciar o que o quarteto abaixo escreve e reúne para o leitor?  Sugiro, inclusive , que você faça uma leitura vertical das postagens anteriores dessas páginas. A fartura é grande e exemplar.

1 - Começo com  The Pharmacist, seleção do Carlos Santarém, no blog Achei!! Farmácia; apesar do tempo que o meu note dispendeu para carregar o vídeo desse breve filme. Paciência.

2- Confira  a postagem A repórter, da professora Daniela Torres , no blog Lela Orca; adoro acompanhar o que a colega escreve sobre as suas descobertas ligadas à biologia, assim como das notícias oferecidas do seu ambiente profissional escolar, lá na saudosa cidade de Bragança, no Pará

3- Veja e assunte comigo; o texto Escrever, contar, pensar, do Marcelo Leite, no blog Ciência em Dia merece não apenas a minha atenção, porque atenta às aspirações de todos que matriculam uma criança na escola, mas também porque a situação encontrada, inclusive, na universidade é séria e desabona os ciclos anteriores. Gostei bastante, aliás, gosto do que ele escreve, sempre.

4- Todo santo dia o Mardem Machado compartilha uma indicação de um filme em dvd; ontem ele sugeriu Lisbela e o Prisioneiro, mas o leitor pode ir ao blog e conferir, pois certamente já há outro filme na mira do visitante. O blog Cinema com Marden Machado é um dos meus preferidos, sobretudo pela atualização diária, prática que levo em conta sempre que examino uma postagem durante a leitura cotidiana. 

Eu certamente tenho outras indicações, mas o quarteto acima já oferece um panorama do que é bem feito na blogagem cuidadosa e atenta ao leitor. Na próxima semana prometo ficar bem ligadona nas postagens afinadíssimas que certamente lerei na sexta-feira.

Interaja - Ontem você visitou algum blog interessante ? Gostaria de divulgar a direção e justificar o porquê da sua apreciação à postagem? Não hesite em indicá-lo aqui.

Até a próxima!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Usina de Belo Monte? Uma história para ser interrompida

O que você conhece sobre a construção da Usina de Belo Monte, prezado leitor? Há necessidade de formar uma opinião sobre a pretensiosa ação empreendida pelas autoridades estaduais e do governo federal. O rio Xingu, localizado no sudeste do Pará é um grande divisor geográfico na região. A importância desse rio, um dos afluentes do  Amazonas, é incalculável sobre o ponto de vista da natureza e da convergência de interesses locais.

Imagem obtida do http://www.indiosonline.org.br/

Sugestões - Para melhor conhecer o assunto sugiro que você acompanhe inicialmente os dois links a seguir: o microblog do procurador da república Alan Mansur e  o do Ministério Público Federal, do Pará.


Oportunamente trarei outros informes, além de depoimentos dos que são favoráveis, assim como contrários à construção dessa usina de proporções desastrosas ao ambiente natural da região. Caso você tenha uma dica de leitura ou fotos centradas no tema, por favor, não hesite em compartilhar a direção. É preciso conhecer mais um assunto para melhor opinar, caso contrário o discurso polarizado será destituído de argumentos. A lucidez ambiental é resultado do conhecimento e das experiências que já tenhamos vivenciado, concorda comigo, leitor?

As opiniões dos leitores paraenses, brasileiros de outros estados que conhecem a região e blogueiros interessados no tema serão de grande importância. Interaja.
=================

Acréscimos sobre o tema - Conforme prometi aqui estão outras observações, além do comentário ao blog, em expressão favorável à construção da Usina de Belo Monte.

> Licença para Belo Monte é brutalidade..., no site da Caros Amigos.

> Acompanhe o microblog Pare Belo Monte (ótima indicação da Franssinete Florenzano)

> O O Belo Monte de Lula, do Marcelo Leite, no Ciência em Dia, a partir de reportagem no jornal O Estado do Pará.

Até a próxima!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Entre os trinados e as providências cotidianas


" Meu sonoro passarinho,
Se sabes do meu tormento,
E buscas dar-me, cantando,
Um doce contentamento...

Ah! não cantes mais, não cantes,
Se me queres ser propício...
Eu te dou em que me faças
Muito maior benefício
............................................."
( Tomás Gonzaga, Meu sonoro passarinho, 1972)

Hoje a quinta-feira parece ser destinada ao rol de providências muito pessoais, caro leitor. Voltarei mais tarde; desfrute de um ótimo dia.

Até a próxima!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Condutores de ideias e pessoas

A profissão escolhida não pode ser feita sob pressão. Mais cedo ou mais tarde haverá deserção. Trabalhar no que se aprecia permite encontrar incontidos prazeres. Meu amigo, o ilustrador Sérgio Bastos tem retratado, talvez sem intenção de fazer uma série, algumas atitudes que se tomadas profissionalmente poderiam reunir uma coletânea de profissões. Dê uma olhada nessa motorista de ônibus; ela é real no trânsito de Belém e chama-se Deborah.




Você já viu? - Eu ainda  não vi nenhuma mulher conduzindo um desses ônibus biarticulados, aqui em Curitiba. Aliás, ao entrar nesse tipo de ônibus expresso o passageiro mal consegue avistar o motorista. Penso que muitas vezes ignoramos quem nos conduz pelas ruas da cidade, exceto na hora da reclamação. Aproveite o ensejo temático e confira a postagem do Fabio Cequinel , do blog No fundo do quintal da escola sobre o transporte urbano, feito pelos biarticulados em Curitiba.



Para não esquecer do outro lado - Quando morei em Barão Geraldo, distrito de Campinas que abriga a Unicamp, aprendi com os moradores da região a olhar com mais atenção aos que nos conduziam pelas ruas; havia, inclusive, uma situação extremamente curiosa: a de cumprimentá-los tanto na entrada, quanto na saída. Hábitos convidativos das pequenas cidades, esquecidos nas grandes diante das condições diversas, tais como a distância das portas de entrada no ônibus e a pressa que bem caracteriza a entrada e a saída dos passageiros.

A considerar - Nas linhas de transportes urbanos, que fazem um trajeto mais mais curto, ainda é possível encontrar atitude mais cordial entre condutores e usuários.

Testemunha ocular - Aqui em Curitiba, quando subo nos ônibus que fazem a linha Circular Centro ou nos de cor amarelada a situação é outra, de maior proximidade entre usuários e condutores. Forçada, talvez pela necessidade de receber do passageiro o dinheiro da passagem. O motorista faz a vez de cobrador, em acumulada dupla função. Uma contingência a ser considerada por todos, uma vez que a pressão do horário, a atenção ao trânsito e os cuidados com a segurança do passageiro e do veículo ficam exclusivamente, sob o encargo desse profissional.

Interaja - Você tem algo a considerar sobre a série de referências aqui encontradas?  Compartilhar com os demais as nossas observações sobre o cotidiano sempre valerá mais do que a frieza de depoimentos ou amostragem de personagens sem nenhuma relação de sentido com a vida de todos os dias, concorda comigo, caro leitor?

Até a próxima!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cocoricó!!

No quintal do Hotel Farol o hóspede encontrará a dupla de galos acima; impossível não fotografá-los- Ilha do Mosqueiro, Pará, out. 2010
Tecendo a manhã
de João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, ente todos os galos.

E se incorporando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.

Observe - Você reparou que o poeta não conclui as ideias? É um recurso poético ou um modo, talvez, de permitir ao leitor a interação generalizada. Eu gosto. Você discorda?

Até a próxima!

Contribuições do leitor

Oferecer um retorno aos convites é uma expressão de gentileza e de tempo; agradeço. Foto arquivo m/celular


Tenho tentado com meus convites regulares, mas nem sempre o leitor interage. Duas leitoras, entretanto, contribuiram com a lista de notícias ao Na Mira. Acompanhe a colaboração oferecida.

>  A leitora Marcella Gonçalves, em comentário aqui no blog, não viu destaque ao artigo de Ruh Aquino, na Época , sobre o moderno controle de operações instalado no Rio de Janeiro.


>"Novos governadores e gestão democrática nas escolas. aqui nas escolas de RO prometem. vamos ver se cumprem!mtos discursos."( Nidiane Latocheski,  professora de RO, via Twitter)

Continuarei tentando a tão aspirada interação, mas ...

Até a próxima!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cem assuntos para a segunda

Você já reparou que se fizermos uma busca mental conseguiremos alcançar uma lista de cem assuntos, bem apropriados às postagens ou conversas ligeiras para esta segunda-feira? Eu começo, mas gostaria que você também apontasse, porque cada um de nós está ligado geográfica ou historicamente a uma diversidade de interesses, portanto, o que talvez seja uma prioridade para mim não desperte o menor interesse a outra pessoa. O nosso país é tão grande e o olhar atento do cidadão vê o que a maioria desconsidera.

As praças e parques oferecem espaços ao lazer monitorado, mas em janeiro estão praticamente desertas- Curitiba, Bosque Alemão - arquivo pessoal
Eu faço a lista com os 4 primeiros assuntos, mas aguardarei a sua contribuição, leitor.

1 - A redação zerada dos participantes do Enem -  Gostaria de ouvir ou ler notícias contextualizadas pelo Brasil afora; um mapeamento desses estudantes, infelizmente sem voz. Com a antecipação do 1º resultado do Sisu os jornais emudeceram sobre a questão. Fico aqui imaginando a desorientação dos estudantes que dependiam unicamente do resultado do Enem. Coitados.

2 - A vitalicidade da pensão aos políticos -  Já tratei do assunto ontem, mas aos poucos, aqui e ali aparece uma revelação. Quantas histórias ainda leremos nos jornais sobre o mau emprego do dinheiro público, hein?

3 - A chuva que cai pelo país - Estamos em pleno verão sulista; a presença da chuva é um fato normal, no entanto, ela tem sido algoz de tantas cidades. 

4 - O recesso escolar divertido - O que fazem as crianças e os jovens durante o recesso escolar? Quem dispõe de recursos consegue sair da rotina e viajar, mas a maioria certamente fica em casa, ligada na tevê. Uma programação pelas prefeituras locais bem poderia agrupar crianças e jovens em divertido aproveitamento desse período. Ruas de lazer e praças poderiam proporcionar espaço à diversão, além de bom emprego dos recursos públicos.

À noite voltarei - Prometo trazer em postagem especial a lista das contribuições interativas dos leitores; quer participar?

Até a próxima!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Pensão vitalícia? Uma vergonha nacional

A "boquinha",  segundo  a postagem intitulada " De boca em boca...chega-se ....:pensão", do Josias de Souza  faz escola nos patamares políticos. A coisa é tão boazinha e complacente que o cartunista Benett (Gazeta do Povo, 23 de jan. 2011) encontrou um bom aluno da mamata dos ex-governadores e de alguns deputados brasileiros. Eu não duvido. Tenho certeza de que um exaustivo mapeamento fará emergir outras revelações muito, muito ampliadas. Tomara que o jornalisme  investigativo consiga realizar uma radiografia completa sobre o tema da pensão vitalícia. Aguardarei.

Pensão vitalícia - Quer saber mais? Veja os jornais e as revistas de grande circulação. O assunto é manchete geral e merece a análise dos especialistas, assim como a indignação imediata do leitor atento, porque as benesses auferidas pelos políticos são patrocinadas pelos cofres públicos. Você fica indiferente ou indignado com essa prática historicamente injusta? Se é vitalícia é para a vida toda, portanto quanta gente fica de braços cruzados sem mexer um dedinho, exceto para digitar o código bancário e receber o valor auferido pelo benefício. Enxugar os cofres públicos exigirá choro e ranger dos dentes, não tenho dúvida alguma.




Diga lá - Você conhece alguém ou é aposentado? Você concorda com a vitalicidade das pensões em geral? A exploração dos cofres públicos é histórica; vem desde os primórdios da colonização, mas nem por isso deve continuar.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails