Imagem obtida do http://www.indiosonline.org.br/ |
Sugestões - Para melhor conhecer o assunto sugiro que você acompanhe inicialmente os dois links a seguir: o microblog do procurador da república Alan Mansur e o do Ministério Público Federal, do Pará.
Oportunamente trarei outros informes, além de depoimentos dos que são favoráveis, assim como contrários à construção dessa usina de proporções desastrosas ao ambiente natural da região. Caso você tenha uma dica de leitura ou fotos centradas no tema, por favor, não hesite em compartilhar a direção. É preciso conhecer mais um assunto para melhor opinar, caso contrário o discurso polarizado será destituído de argumentos. A lucidez ambiental é resultado do conhecimento e das experiências que já tenhamos vivenciado, concorda comigo, leitor?
As opiniões dos leitores paraenses, brasileiros de outros estados que conhecem a região e blogueiros interessados no tema serão de grande importância. Interaja.
=================
Acréscimos sobre o tema - Conforme prometi aqui estão outras observações, além do comentário ao blog, em expressão favorável à construção da Usina de Belo Monte.
> Licença para Belo Monte é brutalidade..., no site da Caros Amigos.
> Acompanhe o microblog Pare Belo Monte (ótima indicação da Franssinete Florenzano)
> O O Belo Monte de Lula, do Marcelo Leite, no Ciência em Dia, a partir de reportagem no jornal O Estado do Pará.
Até a próxima!
Eu jamais faria qualquer tipo de colocação favorável ou não em assunto que me faltam conhecimentos, tal como essa questão da construção da UHE Belo Monte.
ResponderExcluirMas, diante da polêmica, fico a pensar em situações que já vivemos aqui no Pará por muitos anos, quando ainda não existia a UHE de Tucuruí, época de constantes problemas com falta de energia elétrica, pois as usinas geradoras movidas a óleo diesel já não atendiam a contento a demanda crescente. E é conveniente também dizer o que muita gente desconhece: ainda há regiões do Pará e do Amazonas que permanecem com as termo-elétricas de custos altíssimos e ultrapassadas tecnicamente. Nessas regiões, com frequência, os apagões são normais e constantes.
Pode ser que a construção da UHE Belo Monte seja algo que traga prejuizo ambiental, mas as gerações do futuro vão julgar o que está ou não sendo feito hoje.
Acho que a questão deve merecer todos os estudos que sejam necessários para compatilizar a necessidade da energia elétrica que gerará progresso com a indispensável qualidade de vida, especialmente daqueles que vivem hoje na área.
Creio, sim, que os doutos encontarão a saida para esse "imbroglio".
De uma coisa tenho certeza: a UHE Belo Monte é necessária.
Sei que o projeto para instalação da usina vem da ditadura militar e a polêmica aumenta a cada dia pelo conflito custo-benefício que ela causará.
ResponderExcluirLi que a estimativa é de torná-la a terceira maior usina hidrelétrica do mundo em capacidade instalada, garantindo um prestígio internacional muito grande já que somos considerados o "país do futuro",algo paradoxal com tantas mazelas acontecendo...
Em contrapartida, diversas reservas indígenas serão inundadas e haverá grande prejuízo ambiental e biológico comprometendo a biodiversidade da região.
Sou favorável a um projeto de diversificar a matriz energética aproveitando o grande potencial que temos, mas visando a sustentabilidade e o compromisso com o homem e o meio ambiente, mas o projeto atual da Usina Belo Monte parece não adequar-se a isso...infelizmente!
A Marina Silva postou um artigo hoje sobre o assunto... http://www.minhamarina.org.br/blog/2011/01/pela-imparcialidade-em-belo-monte/
ResponderExcluir