sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Usina de Belo Monte? Uma história para ser interrompida

O que você conhece sobre a construção da Usina de Belo Monte, prezado leitor? Há necessidade de formar uma opinião sobre a pretensiosa ação empreendida pelas autoridades estaduais e do governo federal. O rio Xingu, localizado no sudeste do Pará é um grande divisor geográfico na região. A importância desse rio, um dos afluentes do  Amazonas, é incalculável sobre o ponto de vista da natureza e da convergência de interesses locais.

Imagem obtida do http://www.indiosonline.org.br/

Sugestões - Para melhor conhecer o assunto sugiro que você acompanhe inicialmente os dois links a seguir: o microblog do procurador da república Alan Mansur e  o do Ministério Público Federal, do Pará.


Oportunamente trarei outros informes, além de depoimentos dos que são favoráveis, assim como contrários à construção dessa usina de proporções desastrosas ao ambiente natural da região. Caso você tenha uma dica de leitura ou fotos centradas no tema, por favor, não hesite em compartilhar a direção. É preciso conhecer mais um assunto para melhor opinar, caso contrário o discurso polarizado será destituído de argumentos. A lucidez ambiental é resultado do conhecimento e das experiências que já tenhamos vivenciado, concorda comigo, leitor?

As opiniões dos leitores paraenses, brasileiros de outros estados que conhecem a região e blogueiros interessados no tema serão de grande importância. Interaja.
=================

Acréscimos sobre o tema - Conforme prometi aqui estão outras observações, além do comentário ao blog, em expressão favorável à construção da Usina de Belo Monte.

> Licença para Belo Monte é brutalidade..., no site da Caros Amigos.

> Acompanhe o microblog Pare Belo Monte (ótima indicação da Franssinete Florenzano)

> O O Belo Monte de Lula, do Marcelo Leite, no Ciência em Dia, a partir de reportagem no jornal O Estado do Pará.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Eu jamais faria qualquer tipo de colocação favorável ou não em assunto que me faltam conhecimentos, tal como essa questão da construção da UHE Belo Monte.
    Mas, diante da polêmica, fico a pensar em situações que já vivemos aqui no Pará por muitos anos, quando ainda não existia a UHE de Tucuruí, época de constantes problemas com falta de energia elétrica, pois as usinas geradoras movidas a óleo diesel já não atendiam a contento a demanda crescente. E é conveniente também dizer o que muita gente desconhece: ainda há regiões do Pará e do Amazonas que permanecem com as termo-elétricas de custos altíssimos e ultrapassadas tecnicamente. Nessas regiões, com frequência, os apagões são normais e constantes.
    Pode ser que a construção da UHE Belo Monte seja algo que traga prejuizo ambiental, mas as gerações do futuro vão julgar o que está ou não sendo feito hoje.
    Acho que a questão deve merecer todos os estudos que sejam necessários para compatilizar a necessidade da energia elétrica que gerará progresso com a indispensável qualidade de vida, especialmente daqueles que vivem hoje na área.
    Creio, sim, que os doutos encontarão a saida para esse "imbroglio".
    De uma coisa tenho certeza: a UHE Belo Monte é necessária.

    ResponderExcluir
  2. Sei que o projeto para instalação da usina vem da ditadura militar e a polêmica aumenta a cada dia pelo conflito custo-benefício que ela causará.
    Li que a estimativa é de torná-la a terceira maior usina hidrelétrica do mundo em capacidade instalada, garantindo um prestígio internacional muito grande já que somos considerados o "país do futuro",algo paradoxal com tantas mazelas acontecendo...
    Em contrapartida, diversas reservas indígenas serão inundadas e haverá grande prejuízo ambiental e biológico comprometendo a biodiversidade da região.
    Sou favorável a um projeto de diversificar a matriz energética aproveitando o grande potencial que temos, mas visando a sustentabilidade e o compromisso com o homem e o meio ambiente, mas o projeto atual da Usina Belo Monte parece não adequar-se a isso...infelizmente!

    ResponderExcluir
  3. A Marina Silva postou um artigo hoje sobre o assunto... http://www.minhamarina.org.br/blog/2011/01/pela-imparcialidade-em-belo-monte/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails