sábado, 24 de julho de 2010

Direto de Leme para você!

Bom dia, prezado leitor!

A minha programação para este sábado, ainda em Leme, é festiva: aniversário familiar e almoço avançando pela tarde afora, mas à noite já estarei em Campinas.

Que tal?- Dê uma olhada na amostra ilustrativa do nosso deleite gastronômico de ontem; o delicioso vatapá foi reforçado com uma dose extra de camarões sobre a massa aditivada com leite de coco, azeite de dendê e temperos verdes. Delícia paraense regada a muita alegria, saudade e confraternização.


Compartilhe - Você fará algo diferente neste sábado, prezado leitor? Compartilhe comigo as boas novas. A vida é boa e as alegrias, quando compartilhadas são muito mais bem vividas, concorda comigo?



Até mais...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Falar bem ou mal do Brasil

Muita gente costuma debochar do Brasil; brasileiros, inclusive. Raramente avisto um jovem ou adulto admirando as virtudes da pátria ou combatendo as irregularidades com tino e tento, ou melhor, ajuizamento exemplar. A maioria aditiva o discurso centrado em temas patrióticos com expressões nada exemplares às crianças e ao que ficará gravado na história nacional. Não preciso nem repetir a abundante produção da língua ferina.

Arroubos de nacionalismo - Fenômeno engraçado acontece quando alguém fala ou escreve debochadamente sobre o nosso país; aqueles mesmos que gostam de xingar o território nacional acabam arregimentando forças de todos os matizes e intensidades para oferecer  o troco a quem ousou triscar na pátria. 


Treine a leitura e a escrita - Tenho duas propostas interativas para o tema:

> Leia o que noticiou a VEJA acerca do depoimento debochado de Sylvester Stallone sobre o Brasil. O assunto rende também aqui na Folha.com

> Elabore uma lista de itens que realmente merecem o deboche não apenas de brasileiros, mas de todos que aqui desembarcam.  Eu começo...e você continua, certo?

1- A cara de bonzinho(a) utilizada pelo político durante a caça ao eleitor - Não há quem não ria do que ele diz e faz ao pedir votos. Aquelas fotos com crianças no colo são demais! Parecem santos de pau ôco!

2- A ausência de indignação diante do desrespeito e da impunidade - Muitos brasileiros são testemunhas oculares das injustiças, mas nem movem um dedo no teclado do telefone ou do computador para denunciar e cobrar atitudes. A escola pública está falida e muitos brasileiros nem se importam.

3- A mania de esperteza que muitos brasileiros expressam - Há muitos que subestimam a capacidade de pensar dos seus compatriotas. Os cabos eleitorais vendem gato por lebre e pensam que o eleitor é trouxa.


Até mais  - Retornarei mais adiante ...quem sabe para sorrir e concordar com a sua lista?

O leitor conta que...

Lindo dia aqui pela região Sudeste; você dirá o mesmo, leitor? Alguns seguidores do blog, acionados pelo eficiente Twitter, já compartilharam informes. Confira:

"Em Brasília, 11 horas: sol forte, brisa seca e fresca, grama seca, algumas árvores ainda verdes; céu limpo, azul cinza." - tuitou o Alex Martini, de Brasília.

"Bom dia, Doralice! aqui em S. José do Rio Preto está um lindo dia azul,  quente, sol quente de inverno seco, muito seco. Um chuva seria ótimo!:)"-  informou a , lá de S. José do Rio Preto

"aqui esquentou, doralice. você está onde?"-  declarou o Alessandro Martins, lá de Curitiba.

"Hoje Belém amanheceu ensolarada, que é indicativo de um fim de semana dos melhores, tanto aqui como nos vários municípios paraenses, onde pontificam praias, igarapés e balneários "no jeito" que o povo gosta, aproveitando ao máximo essa temporada de verão no norte do Brasil.
Isso tudo é uma tradição dos paraenses, todos os anos no mês de julho, desfrutarem desse lazer.

 
A Vila de Mosqueiro, a estância hidromineral de Salinopolis, Marudá, Algodoal, Caripi, Beja fazem parte de regiões próximas a Belém, onde imperam programações para atender todos os gostos.

Para quem tem maior disponibilidade financeira e tempo, o Pará tem Alter do Chão, em Santarém, as várias praias ao longo dos rios Tocantins e Araguaia, onde a presença de veranistas é intensa.

Viva a alegria ! Viva o verão!" - enfatizou com a ajuda da foto  em destaque o Onizes Araújo, lá de Belém.

Cobiçada interação - Aguardarei outros informes; apareça também e mostre o quanto é poderosa e envolvente a interação estabelecida na internet.  Tempo e rapidez articulados às boas ideias realizam prodígios. Eu não duvido.

Até mais...

Os correspondentes com a palavra

Bom dia!

Esta postagem é dedicada aos correspondentes do Na Mira do Leitor; tomara que todos tenham possibilidade de compartilhar impressões sobre o clima e aspecto em geral da paisagem do local onde residem.


O registro visual em destaque é de Campinas(SP); quando passei pelo Parque Taquaral não pude deixar de fotografar os arredores dao lagoa e perceber a vitalidade presente nesse logradouro público.

A palavra é sua - Aguardarei informes, afinal, você está com a palavra. Semelhante à semana passada,  aos poucos, trarei aqui para cima  os comentários  relativos ao tema da postagem. Até mais...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sem professor de português e sem biblioteca

Ontem estava conversando com uma das minhas sobrinhas; ela está matriculada na 7ª série na EE Adalberto Nascimento, localizada aqui no bairro do Taquaral. Imagine o leitor a dupla de informações que ela compartilhou comigo: há dois meses a turma está sem professor de português e nunca conseguiu entrar na biblioteca da escola, uma vez que está sempre fechada. No próximo dia 27 a direção abrirá o portão abaixo para o retorno semestral dos alunos. Infelizmente, não estarei mais aqui, pois a  minha volta para Curitiba acontecerá no final de semana.

Até quando? - Fico realmente indignada com as revelações acima, ainda mais quando o discurso oficial não aponta essas irregularidades.

Enganação pública - As contradições do discurso político sempre a enganar e a ludibriar o direito de boa escola pública são revoltantes. Tenho hoje um rol de perguntas diante desse fato:

> Que tipo de leitor espera uma escola que mantém a biblioteca escolar fechada aos alunos?

> Que tipo de administração escolar fica conformada em abrir o portão acima e não providenciar um professor de português para atender às turmas de 7ª série? 

> Por que a entrada dos estudantes não é feita pela porta principal, mas sim através desse portão pichado e com aparência entristecedora?

> Será que os problemas dessa escola estarão resumidos apenas à dupla acima? Não creio.

A diferença - Ainda bem que no  interior da minha família há o saudável hábito da leitura; minha sobrinha é leitora ativa e não encontrará limites à vontade de ler e reunir informes, mesmo com as condições escolares adversas das quais dispõe.

Direito escolar - A inexistência de um professor de português para intermediar as orientações de leitura e escrita é  um exemplo prático da subtração do direito escolar. Minha sobrinha sonha com o acesso ao ensino médio e conserva o desejo de estudar Biologia na Unicamp. Os limites impostos à concretização desse sonho são enormes, concorda comigo?

Aponte providências e justificativas -Você considera justo que outros jovens, matriculados nessa escola, continuem sem o acesso livre à biblioteca e não disponham de professor de português? Quais as providências que tomaria para solucionar essa dupla de problemas?

Eu farei o seguinte: hoje mesmo telefonarei à escola e enviarei um comunicado às editorias dos suplementos Folhinha e Folhateen, encartados na Folha de SPaulo; há uma pauta nessa dupla de informes. Não sei se estarão dispostos a fugir do foco alheio aos problemas da grande massa popular que depende do ensino público estadual. Há um correspondente local  aqui em Campinas; quem sabe ele resolva acolher a pauta? Os textos seguirão com cópia à  ombudsman do conhecido jornal paulista. Espero que ao retornar à escola os alunos desse estabelecimento tenham resolvidos os dois problemas acima. Ficarei de olho nas providências.

Até a próxima!

Nem parece inverno em Campinas...

Bom dia!

Céu claro, nuvens branquinhas e temperatura a exigir roupas bem fresquinhas. Assim está o clima em Campinas. Nem parece inverno!  A foto em destaque exibe o céu em  Barão Geraldo, ali nas proximidades da Unicamp, quando eu e minha filha fomos visitar um casal de amigos de longa data. Adorei o contraste das cores evidenciado no registro. Acredito que ficou bem bonito. É para você a linda rosa!

Para lá e para cá  -  Ontem visitei duas excelentes livrarias existentes aqui em Campinas: a Saraiva e a Cultura; uma  dupla espetacular de espaços para ler, selecionar, tomar café e conversar, mas a Cultura é a minha preferida, porque há um sossego providencial no interior da loja.

Dupla satisfação -Adoro livrarias, prezado leitor. Alio duas preferências, quando além da oferta de impressos ainda encontro um ótimo café. Nem tenho vontade de sair. Voce é assim também?

Até mais...

.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Conversa matinal

Bom dia, leitor! A temporada em Campinas  começou muito bem...

Hoje as imagens mostram um pouco do Parque Taquaral, área de convivência pública bastante parecida com o Parque Barigüi, existente em Curitiba. Confira as imagens; elas mostrararão a atenção dispensada ao cidadão no que diz respeito aos espaços de lazer para todos.

Agenda de férias -  No primeiro dia na cidade fiz uma rápida visita ao parque, mas na manhã seguinte consegui visualizar imagens diversas dessa extensa área de lazer campineiro, além do passeio obrigatório à Unicamp . Hoje o plano é passar a tarde inteirinha na Livraria Cultura.

Você compreende as razões para que o Parque Taquaral seja uma visita turística obrigatória aos que transitam em Campinas? Uma das minhas sobrinhas, residente nos arredores desse logradouro, não perde a oportunidade de frequentar o espaço com a sua dupla de filhos. As extensas áreas para caminhar e desfrutar do espaço público garantem ótimo emprego do tempo livre.

Até mais...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Caminhando contra o vento...

Hoje os jornais do país mostraram o ranking dos estabelecimentos públicos e particulares que brilharam no ENEM 2009. Não fiquei surpresa. Ficaria sim se a manchete fosse destinada aos que exibem fracasso diante dessa avaliação. Leia a reportagem aqui, no Uol Educação .

Nobre propósito - Há muito venho acompanhando esse exame, instituido pelo MEC; ele  trazia excelente objetivo, mas  agora ao ser elevado à categoria de seleção ao vestibular perdeu a nobre intenção de alinhar, sobretudo, as contradições e vencê-las no interior da escola pública estadual ou federal. A ilustração do Benett configura a situação exemplarmente. O caráter competitivo descaracterizou completamente o exame. Lamentável.

Indiferença e distanciamento - Já puxei conversa sobre o tema, lá no Twitter, mas não encontrei nenhum interlocutor disposto a analisar comigo o crucial assunto. Paciência; uma hora a ficha cairá.


No Paraná, a UTFPR  aparecer no topo da lista não é surpresa. A instituição recebe os regalos financeiros do governo federal, investe no corpo docente e oferece o melhor que pode ao estudante, selecionado previamente à escola com ares universitários desde o ensino médio. O leitor atento perceberá o desnível de ofertas em relação ao rol de escolas estaduais; elas emergem no primeiro olhar à lista atual, dada as diferenças  institucionais. O estudante, seu desempenho e contradições  dentro do exame são sintomas que poucos desejam refletir, infelizmente. Recomendo a leitura de "Particulares no topo da lista", de Tatiana Duarte, GP, 19 de julho, caso deseje ampliar as informações.

O que fiz hoje  - Sugeri através de e-mail  à jornalista Suzana Singer,  atual  ombudsman na Folha de S.Paulo, que um exame detalhado aparecesse no jornal acerca das contradições encontradas no interior das instituções públicas, seus resultados e expectativas dos alunos  com relação ao ENEM, mas não sei se a sugestão será aceita. Há nos jornais, mesmo nos de grande expressão e despojamento, um limite de conceitos e inexperiência com relação às implicações educacionais, sobretudo na área pública. Quem perde é o leitor.

Sem espeto de pau - Minha filha é estudante da UTFPR; ela cursa o ensino médio técnico; já lhe apontei o caminho ao estudo sério e comprometido. A trilha estudantil  é dela, embora esta professora esteja sempre como mãe diligente e atenta a tudo, mas há enorme diferença entre os que estão matriculados na escola pública estadual.  Não duvide.

Sem vínculo corporativo e caminhando contra o vento - Todos os dias, prezado leitor, eu agradeço a boa hora na qual deixei a iniciativa privada e fui trabalhar como autônoma, porque quando se tem um objetivo educacional é preciso estabelecer intensa articulação entre o que se pretende alcançar e a oferta entregue aos estudantes. Olho a banda passar e vejo as dissonâncias, mesmo sob a batuta do maestro...

Uma pergunta: você participou do Enem ou conhece alguém que dele tenha participado?

Até a próxima!

Direto de Campinas (SP) para você

Bom dia!

Estou fora de Curitiba; tudo bem ai com você, leitor? Ontem, quando desembarquei em Campinas, o céu estava claro, sem nuvens escuras e encontrei um agradável calor. Eu e minha filha com aquelas roupas pesadas e  ajustadas ao frio curitibano destoávamos das demais pessoas que por nós passavam. Guardamos tudo para a volta.

Conhece? - Não sei se você esteve em Campinas(SP), mas saiba que é uma cidade bem agradável e com fisionomia própria. Morei  aqui grande parte das décadas de 80 e 90 e aprendi a gostar do jeito da cidade. Ontem mesmo as visitas familiares já aconteceram.

Imagens de Campinas e região - Não tirei fotos na cidade, mas elas chegarão aos poucos; aguarde. Hoje farei a troca dos links aos blogs e, mais tarde, depois que acabar de tomar o meu café com leite e atualizar a correspondência, retornarei com nova postagem.

Até mais...
Related Posts with Thumbnails