sábado, 17 de dezembro de 2011

Olhemos para o Rio Xingu, leitor!


Reprodução de imagem obtida no blog Tipo Assim Folhetim
O Brasil é grande e as regiões e as suas diversidades de problemas e soluções abundam, mas um dos fatores que ajudam a promover as soluções é a observação atenta dos brasileitos às contradições. Quer um exemplo? Leia a postagem Cartas do Xingu - Delendas Altamira - 1-  da autoria do André Costa Nunes.  Ela foi escrita depois que ele esteve em Altamira, cidade paraense que agora provoca grande movimentação de pessoas e projetos nem sempre honestos e de boas intenções.

O detalhe- Eu não sou entendida em geração de energia, nem sou especialista ambiental e nem mesmo douta nas leis, mas sou uma brasileira atenta. Quero entender sempre um pouco mais para não ser massinha de manobra na mão de quem não tem mais o que fazer, exceto enganar aos outros profissionalmente e politicamente. Adoto costumeiramente a prática do São Tomé: quero ver de perto, ouvir, ler e tirar conclusões depois de muitas informações.

Considero precipitado tomar o todo pela parte, mas a intenção do cartaz é nobre - foto reproduzida do Xingu Vivo
Vamos?- Logo mais irei à Praça Santos Andrade, aqui em Curitiba. Farei parte do grupo que lá estará a pedir providências ao governo federal. O mega projeto Belo Monte assim exige. O cumprimento das condicionantes pela construtora tem sido negligenciado, apesar das objeções legais feitas pelo MP-PA e da participação ativa do procurador da república Felício Pontes Jr  . Penso que os brasileiros não poderão permitir que a obra avance sem atentar aos prejuízos ambientais que a construção já provoca. É preciso aproximar os seus olhos do Xingu, caro leitor. Está disposto? Comece lendo verticalmente o blog da Telma Monteiro. Tire as suas conclusões, também.

Até a próxima!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O "pacote de bondades" na Câmara Municipal de Curitiba


Conteste nas urnas as ações dos que receberam a outorga popular e não souberam honrá-la, (e)leitor! - Reprodução via Google

O tom natalino do qual tenho tratado não acolhe, entretanto, qualquer patifaria, oportunismo ou subserviência. Saiba o leitor do NaMira de que o (e) leitor curitibano foi surpreendido com uma notícia altamente aversiva: os vereadores locais aprovaram o aumento de salário para os seus pares e de lambuja a adoção de providencial 13º . Um verdadeiro pacote de bondades inapropriadas; é o dinheiro público animando o risonho futuro dos que aspiram a reeleição. A esclarecedora reportagem de Chico Marés está aqui na Gazeta do Povo, hoje. Leia e diga se não dá para ficar indignada?

Bem acostumados...- Os cofres públicos costumam parecer aos políticos como tetas suculentas. O (e) leitor pode fazer objeções e reclamar muito do apetite habitual. Os analistas no tema poderão confirmar a legitimidade ou esperteza dos representantes populares nas Câmaras, Assembleias e Congresso. A imprensa apartidária pode ajudar bastante. Detalhe na redação do parágrafo: o verbo poder é intencionalmente escolhido.

Relate Algo parecido aí no seu município eleitoral, caro leitor?  É a hora certinha para dizer um BASTA! A próxima eleição está mais perto. Não os reeleja em 2012; expresse o seu descontentamento nas urnas. Comece a movimentação nas redes sociais. A velocidade da ação é incontestável. 

Até a próxima!

Natal no Palácio Avenida? Venha assistir, leitor!

 
Fiz a foto para você avistar a movimentação no entorno do Palácio Avenida, leitor.  Curitiba, arq. pessoal

O Harry Paludetto editou um vídeo no Latitude 2525s; ele mostra o que muitos brasileiros residentes fora de Curitiba gostariam de avistar. Aproveite.

Muita gente xinga a temporada, reclama e esperneia, mas depois se acalma. A vida não pede complicações e zangas, mas boa disposição para diminuir os problemas e encontrar soluções viáveis para cada caso. Há quem fuja da tentativa, mas fazer o quê?

A postagem faz parte da série dezembrite2011. Espalhe-a, principalmente, se desejar contagiar aos demais com o tom natalino, prezado leitor.

Até a próxima!

Convite à interação, leitor!

 
Manhã de sol e floreiras com begônias em abundância retratam a bela manhã no bairro MercêsCuritibaPça da Ucrânia, arq. pessoal
 
Dia bem lindo em Curitiba. Sabe aqueles raios de sol que entram pelas frestas da janela e invadem os cantinhos da casa? A manhã está assim: lindona! Fiz um giro ligeirinho ali pela Praça da Ucrânia para trazer uma amostra da paisagem ensolarada, aqui do bairro Mercês. Gostou? Tomara que sim.

Vamos, lá! Interaja! - Será que você tem algum registro fotográfico, aí do seu bairro ou cidade, prezado leitor? Vou fazer um giro pelos informes e fotos não jornalísticas que chegam à minha página tuiteira. Quem sabe aparece algum contendo fotos de lugares pelo Brasil afora? Vamos lá olhar? Clique aqui


Até a próxima!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Conversas com meu jardineiro" é diversão garantida

 
Reprodução da capa do dvd - via Google
Fiquei bem satisfeita ao encontrar na prateleira da locadora o dvd de Conversas com meu jardineiro (Dialogue avec mon jardinier, de Jean Becker, 2007 ); a boa impressão que tive ao pegar a caixinha contendo o resumo do filme logo foi confirmada: é excelente o roteiro e a diversão certamente garantida, meu caro leitor.

Mais detalhes? Leia o que o Luiz Zanini (blogs Estadão) bem escreveu sobre o filme.  

Até a próxima!


A foto natalina é do leitor!

 
A foto natalina em Málaga é do Marcelo Nolasz, mas a alegria de recebê-la aqui é minha, é nossa, leitor!
Recebi quase agorinha a foto reproduzida acima. Que tal mandar a sua também, caro leitor? O pesquisador Marcelo Nolasz, atualmente em Barcelona, é um gentil colaborador do meu entusiasmo pelos registros fotográficos.

Eu o conheci, lá na minha página tuiteira. A parte boa da internet está sempre à disposição de todos, meu caro leitor; é preciso, entretanto, afinar com a boa gente que anima os tuites. Os interesses são diversos e os temas das conversas interativas progride diante do estabelecimento comunicativo; fiz pequeno grupo de leitores muito simpáticos, afáveis e extremamente cordatos - e o Marcelo é um exemplo. 

Até a próxima!

Políticos? Ô...vida boa! Mas até quando?


Charge do Paixão - Gazetado Povo, hoje - Reprodução-

O Paixão entende muito bem o que passa na cabeça do leitor; as charges que ele compõe dizem tudo diante de um despropósito político. Regulamentos legais amparam as benesses oferecidas aos representantes populares, mas haverá um modo de impedir o desfrute ilimitado dos cofres públicos?

Diga lá! - Como? O (e)leitor bem que poderia ser orientado, mas quem se importa com ele? Será que ele tem consciência do seu valor no processo de escolha representativa e outorga de poder e ganho? Desconfio que não. Você pensa diferente? Venha conversar comigo. Vamos trocar ideias?

Vereador, deputado estadual e federal, senador, prefeito, governador e presidente da república são cargos representativos; não é possível que na próxima eleição, que renovará em 2012 as prefeituras brasileiras, o (e)leitor continue indiferente à necessidade de bem escolher seus representantes - ou será que a má escolha é legítima? Será que a outorga de poder é baseada na mesma conduta desavergonhada e desonesta? 
 
Até a próxima!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dvds cheios de esperanças na bondade humana

Sabe de algo que faço com gosto, leitor? Alugar filmes em dvd, mas adoro os roteiros com histórias que exibem a soberania do Bem sobre o Mal. Não sou, entretanto, uma pessoa ingênua. Alto lá!

Cena de A Felicidade não se compra, de Frank Capra - reprodução do blog CineMarden
Sou assumidamente uma incorrigível esperançosa; aposto como você, embora duvide, acredita na força da boa vontade das pessoas, também. Boa gente é sempre muito ética, portanto, a volta em torno delas é costumeiramente satisfatória. Para mim, caro leitor, o bom exemplo e a conduta respeitosa para consigo e os demais são inesquecíveis lições na vida. Nada de propaganda religiosa ou dogmatismo, mas sim avistar as pessoas éticas, solidárias e dispostas a diminuir as distâncias, inclusive as impostas pela extratificação social vigente entre os que têm recursos variados e os que apenas olham e aspiram.

Já fiz a minha lista de dvds para rever na semana: hoje, quando voltar do meu programa cultural, ali na Praça Santos Andrade, começarei com o clássico A felicidade não se compra. Leia, já, já o ótimo resumo que o Marden Machado fez . O de amanhã? Já escolhi, mas depois comentarei. 

Você sugere um título? Seria bem legal testar a sua sugestão.
Até  a próxima!

O Pará existe e ocupa 14,65% da área total do Brasil

 
O Pará ocupa aproximadamente 1,2milhão de Km2 - Reprodução via Google

Agora? O plebiscitoPA já aconteceu e surgem os comentários quase tardios. Um exemplo? O que o Marcelo Coelho faz no texto O Pará existe? - na Folha, hoje. Foi graças ao retuite da sempre bem informada leitora Be neviani aos textos reproduzidos pelo Conteúdo Livre, do Sérgyo Vitro, que tive a ocasião de ler o teor da coluna semanal de um dos conselheiros do jornal paulista.

Menos mal... Antes tarde do que nunca, meu caro leitor. Refletir calmamente sobre o verdadeiro paradoxo que o plebiscito fez emergir no meu saudoso Estado é uma contribuição oportuna, mas para quem ficou aqui "implorando" aos jornais pela marcha dos correspondentes especiais ao Pará e convocasse o plantel de analistas, o texto do Marcelo chega com um atraso lamentável. Outros virão na mesma toada; aguarde.
 
A necessidade de divisão dos extensos Estados brasileiros merece análise contínua. É uma questão de geopolítica. Sabe os porquês da advertência, caro leitor? Considere as extensões territoriais (veja o mapa), a administração política em constante jogo partidário e ganância pelo poder territorial, a fraca fiscalização dos que têm a obrigação de zelar e punir infratores, o propósito objetivo do fundo de participação dos Estados e a ignorância nacional sobre as demandas diferenciadas entre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Explicitações transparentes ao (e)leitor são imprescindíveis.      


Até a próxima!

Meu programa cultural para hoje? Ver a família Horn

 
A Família Horn bem reunida pela arte - Reprodução de foto via site

O leitor contumaz do NaMira já conhece o blog Menina Prendada. Saiba de um detalhe: a Barbara é componente da Familia Horn.  Os participantes do talentoso e animado grupo fazem um espetáculo natalino, a partir das 20:00 horas, ali na Praça Santos Andrade. Nos arredores do local estão o prédio da UFPR e o Teatro Guaira.

Não perca!- Caso você more ou esteja de passagem pela capital paranaense, saiba dois detalhes importantes:

> O programa acontecerá hoje.
> É gratuito.

Até a próxima!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O meu, o seu, o nosso classificado de ações solidárias

Receber a ajuda ou promovê-la é muito fácil; basta colocar-se no lugar do outro. Muitas vezes o que é fácil para mim, nem sempre é moleza para os demais. Eu poderia trocar algumas horas do meus dias de dezembrite em favor de algumas ações, por exemplo: escrever cartas em nome de quem não pode usar as mãos, revisar algum texto de escritor iniciante, intermediar um processo de leitura ou escrita, visitar idosos e elaborar as suas biografias e depois fazer uma espécie de livro artesanal. Poderia fazer muitas ações úteis com o que sei habilidosamente executar. Você conhece, leitor, alguém que precisa da minha ajuda? Considere todas as palavras anteriores como parte do meu classificado solidário. Por gentileza, passe adiante a minha oferta em dezembro.

Ampliar as alegrias entre as pessoas é um convite tentador - ou não, leitor? Arq. pessoal , dez. 2011
Conhece alguém disposto? - Se eu pudesse pedir um favor, sabe o que eu pediria? Por favor, não ria da minha necessidade, kkkkk: eu preciso de um serrote emprestado e mãos que ajudem a montar uma mesa de madeira, ali em volta do pé de amoreira que mantenho no meu jardinzinho. Conhece alguém em Curitiba que me dê um SOS? Para mim seria um verdadeiro presente natalino.

A sua oferta em postagem, aqui - Você tem algo a oferecer solidariamente? Não precisa ser aqui em Curitiba, mas em qualquer lugar do Brasil - ou naqueles internacionais que o sistema de tráfego do NaMirado Leitor costuma mostrar. Deixe o pequeno texto na caixa de comentários e trarei aqui para cima, em postagem oportuna. Que tal, que tal? Um classificado de ações solidárias pode fazer a diferença entre nós na temporada de dezembro 2011.
 
Até a próxima!


Não há lugar para ranzinzas no Natal

O Presépio, a Árvore de Natal, o Papai Noel, a Ceia, as mais diversas Comemorações - entre elas o costumeiro Amigo Oculto, o envio/recebimento de Cartões, a Distribuição voluntária de presentes às crianças ou aos idosos que vivem solitários em asilos públicos têm grande sentido e destaque no mês de dezembro. Eu, sinceramente, não fujo e nem critico sistematicamente as práticas e adoções acima indicadas. Sou olheira assumida. Presto atenção cuidadosamente em tudo e destaco emocionada a capacidade humana de fazer uma trégua ao egoismo e compartilhar alegrias, bem diferente dos ranzinzas, aversos à contagiante onda natalina.

Já estou sob o contágo da  dezembrite, leitor! - arq. pessoal2011
Diga lá! - Há que não goste de nada, nadinha, nadinha da época de dezembrite; é um direito ficar escondido da onda natalina, mas é um dever não ser um estraga prazer da alegria alheia. Ranzinza? Já basta o Scrooge, personagem criado pelo habilidoso escritor inglês Charles Dickens.

Contabilize as alegrias, leitor!  A vida é tão breve; quem arranja um jeito de ficar emburrado ou chateado ainda não aprendeu a olhar o calendário da existência humana. Os dias felizes são tão poucos. Por que subtraí-los do calendário alheio? Aguardarei a remessa de árvores, presépios, receitas e fotos de gostosuras da época, assim como histórias contextualizadas na temporada mais feliz do ano, leitor. Está disposto a participar?

Até a próxima!


As representações do Natal



No ano passado, exatamente no dia 13 de dezembro, o meu amigo e blogueiro Fábio Cequinel fez uma postagem interessante sobre o Natal digital. Gostou, também? 

A imagem do Presépio em destaque fotográfico é do arquivo familiar. É a mais tradicional forma de representação do Natal, mas tenho a impressão de que a Árvore e o velho Papai Noel estão há muito tempo tentando subir ao topo da simbologia da temporada. 


Algum comentário sobre o tema, leitor? Gostaria de trocar conversa com você sobre as representações que do Natal fazemos, independente da crença adotada. A dezembrite já chegou ao NaMira; o tema natalino estará presente diariamente na página.


Quer colaborar comigo? Fotografe a sua árvore de natal, o presépio ou o arranjo que fez para simbolizar a sua adesão à tradição natalina. Adoraria reproduzi-la aqui no NaMira.

Até a próxima!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

De bem com a vida



Amostra de texto de participante dos meus Encontros Marcados com a Redação- arq. pessoal 2011
Hoje, segunda-feira, dia 12 de dezembro de 2011, mais parece o início das minhas férias, porque os meus alunos já fizeram a prova de Compreensão e Produção de Textos, aplicada ontem pela UFPR. Eu lhes ensinei a elaborar com capricho e objetividade a redação de cartas, a comparar textos, a oferecer continuidade às ideias, a resumir e a  argumentar com estratégias incontestes, além de outros modelos de textos. Estou bem tranquila. Trabalho cumprido com ânimo e com dedicação. Tenho certeza de que atenderam às propostas com a segurança necessária.

Continuarei com a prestação do serviço de correção de textos, afinal, sou profissional autônoma, mas agora meu olhos e ações diversas estão voltadas ao momento dezembrite. Eu mereço, concorda comigo, leitor? Pois , então, que venha a boa época de dezembro com as suas alegrias e compensações diversas.

Até a próxima!

Ideias e eleitor atento devem sobressair no Pará



A voz do eleitor tem nas urnas a sua maior dimensão e autoridade - Imagem reproduzida via Google

O resultado do plebiscito no Pará já é do seu conhecimento, caro leitor. O número de eleitores  em Belém, a capital do Estado, assim como na região metropolitana, quando somados alcança a superioridade com relação aos demais municípios e redutos eleitorais. Eis a prova: o NÃO contestou o desejo dos que viam na divisão territorial uma tentativa de solução aos problemas de abandono e representatividade política comprometida com as suas demandas.

(E)leitor atento mobilizado - Não será nada fácil, entretanto, aproximar os paraense depois da cisão atestada pelas urnas, mas há necessidade de mobilizar o maior número de eleitores atentos à administração estadual, assim como dos municípios, locais de convergência dos problemas de ordem variada.  As áreas que abrigam as regiões do Tapajós e Carajás olharão tudo com outros olhos, não tenho dúvida alguma. Você discorda de mim?

Exigir o cumprimento - Legendas partidárias ou expressões emocionadas e ufanistas não servirão para estancar os ressentimentos com o resultado soberano das urnas, mas sim o exercício diário e combativo do cidadão atento a tudo e a todos. Analistas e doutos terão muito a ponderar, porém o cidadão tem nas suas mãos o maior poder: o exercício do voto consciente, sem cabresto ou enebriado pelo canto das promessas dos palanques patrocinados pelas legendas partidárias.

Na mira permanente - O governador paraense, os prefeitos, senadores, deputados estaduais e federais e vereadores  devem ficar permanentemente sob a mira do eleitor, do contrário a cantilena oportunista do eu prometo...continuará.

Até a próxima!


domingo, 11 de dezembro de 2011

Rosas para o leitor do NaMira

Como é que apenas um pouco de água pode fazer surgir rosas tão lindas? arq. pessoal
Estou com preguiça de procurar uma das minhas postagens intitulada Meu pequeno roseiral doméstico, mas quero compartilhar com o leitor duas amostras encantadoras que desabrocharam nos últimos dias. Fiquei maravilhada; mais pareciam uma compensação pelos cuidados que mantive com as pequenas mudas, ali no meu jardinzinho. 

Rosas virtuais para você, leitor! - Meu roseiralzinho- arq. pessoal

Receba as imagens como um presente, caro leitor. São suas; espalhe-as no Twitter, por exemplo. Vou adorar saber que as rosas do meu jardinzinho andam bem faceiras e colorindo as telas dos monitores pelo mundo afora. Se adotar a minha sugestão, receba desde agora o meu Obrigada.

Até a próxima!

Já está sob a dezembrite, leitor?

O costume de acordar cedo durante o período escolar avança, inclusive, aos domingos. Mesmo diante do entrever das férias bem próximo. Algumas famílias, tal como a minha, meu caro leitor, ainda aguardam o encerramento do semestre escolar dos filhos.

A caminhada pelos arredores do Mercês permite o belo desfrute visual acima - Domingo ensolarado em Curitiba, arq. pessoal
Um espetáculo visual - Ainda há pouco abri a janela - e que manhã espetacular eu vi!  Intensamente ensolarada a manhã oferece um céu espetacular. Dia lindo em Curitiba

Faz sol aí na sua cidade? Chove? Está nublado? Relate nos mínimos detalhes, por favor. Ajude-me a demonstrar aos jovens estudantes, especialmente aos vestibulandos que enfrentarão logo mais a prova de redação da UFPR, como os pormenores e o detalhamento são eficientes à composição de quadros, panoramas, certificações ou impressões advindas pela experiência sensorial.

Com ou sem a dezembrite? - Tenhamos um excelente domingo. Independente da aparência do céu e do clima das nossas cidades, saibamos aproveitar a abençoada oportunidade para bem viver o dia que ora começa para muitos. Tomara que você já esteja contagiado pela dezembrite. Tenho certeza de que poderá olhar tudo com grande complacência e calma com os demais. 


Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails