sábado, 31 de agosto de 2013

Feira de Produtos Orgânicos no Escritório Verde; vamos lá?

 
No destaque? O Prof. Eloy Casagrande e a horta mantida no telhado do Escritório Verde- Reprodução do Facebook

Hoje? Passarei algumas horas da manhã deste sábado lá no Escritório Verde; o convite feito no Facebook pelo colega professor Eloy Casagrande, coordenador do local, é irrecusável, ainda mais que a visita incluirá o contato com a feirinha de orgânicos e o grupo que em Curitiba leva a prática do modelo do plantio e colheita.

Até a próxima!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A rua Casimiro de Abreu, o poeta, o poema e a minha curiosidade

Oh! que saudades que tenho
Da  aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
à sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

(...)
O poeta romântico ganhou uma homenagem em rua curitibana, ali no bairro do S. Lourenço- arquivo pessoal 2013

Não sei se o leitor costuma observar com atenção as placas de identificação das ruas. Tenho um carinho especial ao vê-las em homenagem aos poetas e escritores e detesto saber que vereadores oportunistas têm prazer bestial em mudam os nomes já estabelecidos. Aqui entre nós, mantenho um projeto pessoal e quero voltar e circular toda a extensão da rua Casimiro de Abreu para conferir se as espécies mencionadas nos versos do famoso poema Meus Oito Anos lá estão fincadas nos canteiros das calçadas ou nos jardins das casas, ou seja: laranjeiras, pitangueiras e mangueiras

Naquels tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava as Ave- Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
(...)
Casimiro de Abreu, Meus oito anos, Antologia de poemas para a juventude, p. 70, Ediouro
 
Se a rua fosse...- Aliás, você sabe descrever em detalhes a rua da sua casa, do local do seu trabalho ou ambiente de estudos? Em postagem futura, que tal trocarmos conversa sobre a indiferença ou participação do morador ou passante com os aspectos que imprimem ordem, bonitezas e marcas peculiares em tais ruas? Penso sempre que se todos os moradores ficassem atentos aos aspectos comuns, a prefeitura local teria melhores condições de atender às demandas necessárias ao bem- estar dos residentes, pois uma rua não é apenas um caminho e uma placa de identificação, mas sim um espaço de convivência coletiva.

O interesse pelos nomes das ruas levou a arquiteta Camila Muzillo a pesquisar  a escrever o livro 1001 ruas de Curitiba, uma curiosa reunião de dados disponíveis ao leitor interessado no tema.

Até a próxima!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Um prazer sem preço fixo na ensolarada e florida Curitiba


Ler debaixo de um pé de ipê florido? Um prazer sem preço em dia ensolarado em Curitiba - Centro Cívico, arquivo pessoal 2013

Amanhecemos com um frio acentuado, mas agora em Curitiba a tarde está tão linda, meu caro leitor. Tenho compromissos logo mais com aulas para vestibulandos, mas se estivesse livre pegaria uma garrafa de suco, algo legal para ler e ficaria tal e qual a figura na foto que fiz acima. O site do Simepar acertou em cheio a previsão para a quinta-feira, dia 29 de agosto de 2013: de manhã frio de 3ºC e à tarde calorzinho limite de 22ºC.

Até a próxima!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Caixas coletoras da correspondência fazem um lembrete, vestibulandos!

 
Ao passar pelo Ahú, não consegui desviar da bela e elegante caixa de correspondência- Curitiba, arquivo pessoal 2013

Quando aparecem novos alunos de redação, especialmente vestibulandos, costumo perguntar quantas cartas eles escreveram no colégio ou no cursinho? Alguns, sorriem e não escondem a falta de treino no modelo de texto que exige extrema objetividade na composição, enquanto outros, confirmam pequena experiência, o que já é, convenhamos, uma boa notícia. 
A mais básica e funcional caixa de correspondência - Curitiba, arquivo pessoal 2013

No sábado passado, quando participei da XII Caminhada Observacional de Curitiba, a minha atenção esteve voltada para vários temas, mas as caixas coletoras de cartas, jornais e revistas estavam no grupo de interesses.

Bem apropriada à realidade contemporânea apesar da opção de leitura virtual das revistas e jornais - Curitiba, arquivo pesoal 2013a
Nos últimos tempos as caixas de correspondências parecem abrigar apenas boletos bancários e impressos sobre as taxas de água e luz, além de muita propaganda, mas não é regra geral, pois algumas pessoas continuam escrevendo e enviando notícias e impressos que são deixados pelos carteiros nas caixas de coleta.

De um fato o leitor não guarde dúvida alguma: vestibulandos precisam treinar a redação de cartas curtas e longas, formais ou informais, pois a exigência no edital dos vestibulares não os desobriga. Uma boa revisão nos ajustes do vocativo e emprego dos pronomes de tratamento não lhes será tarefa perdida. Eu? Garanto.


Até a próxima!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sob a copa dos pinheiros e das mangueiras

 
Ainda é possível circular pelo Ahú e recolher pinhões sob a copa dos pinheiros curitibanos- arquivo pessoal 2013

Estava olhando algumas das fotos que fiz com a ajuda no celular na recente tarde de sábado e fiquei pensando: aqui em Curitiba ainda é fácil encontrar pinhões em redor do tronco do pinheiro.
 
A foto feita pelo meu conterrâneo Carlos Macapuna é uma prova inconteste da queda das mangas, lá em Belém,PA - reprodução concedida ao blog

Lá na minha saudosa Belém?  São as mangas, ainda mais quando cai aquele toró. No destaque, a foto do Carlos Macapuna ajuda a ilustrar a afirmação.
 
Até a próxima!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Para enfrentar a redação do ENEM 2013 com segurança

 
Apenas a leitura variada e constante, o treino objetivo da escrita e a orientação segura permitem bem redigir- arquivo pessoal

Todas as quartas e sextas-feiras do mês de setembro serão oferecidas aos interessados na minha consultoria voltada à redação dissertativa, modelo já consolidado como exigência do ENEM. Serão Oito Encontros Marcados com a Redação disponíveis aos inscritos no exame nacional. Portanto, caso o leitor conheça alguém que necessita da minha tutoria ou se disponha a divulgar a minha oferta de trabalho, já estou agradecida.  Uma página na internet e a recomendação confiante de um interlocutor contumaz formam uma dupla de propaganda poderosa.

Oito Encontros Marcados com a Redação
Inscrições abertas para pequenos grupos às quartas e sextas-feiras de setembro de 2013
Horários disponíveis: 9h30, 14h30, 18h30
Rua Marcelino Champagnat, 516, Mercês, em Curitiba
Contato comigo: 41- 84148553 


Até a próxima!

domingo, 25 de agosto de 2013

A XII Caminhada Observacional foi muito agradável!

 
À frente do grupo? O colega professor Mário Freitas nos conduziu com ânimo contagiante pelo Ahú e arredores- Curitiba, arquivo pessoal 2013

A XII Caminhada Observacional da qual participei ontem foi bem puxada, mas muito, muito agradável em todos os sentidos. As ruas no bairro Ahú  e Bom Retiro são muito bonitas e apresentam relevo vez por outra íngreme, no entanto, nem de longe lembram a periferia curitibana com as suas calçadas desniveladas, ausência de acostamento entre outras carências sentidas pela população. As casas e os jardins? Uma dupla de espetáculos, caro leitor. Mesmo quando são de madeira, as edificações guardam uma cuidadosa aparência e raras são as que se pode chamar de descuidadas ou feias.
A tarde curitibana ensolarada surpreendeu a todos- No Ahú e Bom Retiro - arquivo pessoal 2013

Muitos pontos chamam o meu interesse nessas caminhadas: as pessoas participantes e a gentil atitude que todas têm umas com as outras, as curiosidades encontradas no caminho além das que a dupla de organizadores aponta, os jardins encantadores e aquelas flores coloridas e variadas que parecem saltar na direção de quem as admira, os aromas, os muros encapados de hera ou trepadeiras a mim tão desconhecidas que tecem caminhos tão diversos, as janelas duplas e portas cheias de estilo, as cortinas rendadas ou de tecido liso entrevistas sob as vidraças, o tipo das casas, a engenhosidade arquitetônica, o arvoredo tão diverso e o destaque aos majestosos pinheiros do Paraná, além do modo pessoal dos que gostam de fotografar, assim como aquele contagiar que se espalha quando um dos participantes faz qualquer alerta a um detalhe observado.
Conforto, elegância, estilo e padrão econômico perceptíveis nos bairros Ahú e Bom Retiro -Curitiba, arquivo pessoal 2013

Não sei se o leitor mantém o hábito das caminhadas no entorno da sua casa ou em região mais distante, porém o meu antigo costume de circular bem atenta permite uma familiaridade tão agradável com a programação das Caminhadas Observacionais. Sei justificar porque tanto gosto dessas incursões: tenho com quem conversar, enquanto observo a tudo e a todos, o que não acontece quando circulo rotineiramente pelo bairro Mercês.
A maioria das casas de madeira ainda existente é assim, bem cuidada e convidativa ao olhar do caminhante-  No Ahú e Bom Retiro, arquivo pessoal 2013

Fiz mais de duzentas fotos com a ajuda da câmera do meu celular; as imagens aparecerão oportunamente, mesmo que não sejam em postagens centradas na caminhada observacional coletiva que fizemos hoje. Ao leitor? A palavra final e o prosseguimento da conversa, inclusive, sobre outros temas conexos.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails