sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tempo nublado no blog

O tempo nublado em Curitiba não é novidade, leitor, mas hoje o começo da manhã foi mais triste para mim. O motivo não foi o cinza do céu e a umidade da manhã, mas sim o desencarne da minha mãe, enferma, após uma daquelas quedas costumeiras nos idosos.

O dia amanheceu com o céu nublado. Curitiba, outono, maio, arquivo pessoal

Estou no momento aguardando o horário de embarque. Voos do Sul em direção ao Norte costumam exigir conexão e uma espera quase intolerável; ainda passarei por São Paulo, antes de desembarcar, quase na madrugadinha Belém. 

É difícil não ficar triste com a  constatação da finitude corporal dos nossos entes queridos; emergem, entretanto, as lembranças, tais como preciosas joias que iluminam a vida, semelhante à radiante presença do Sol que ganha espaço, depois da manhã cinzenta, leitor.

Ficarei nos próximos dias em Belém; a convivência com meus familiares ajudará a diminuir a sensação de perda. Você talvez possa imaginar o que a saudade é capaz de fazer, ainda mais da companhia materna.

Até a próxima!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Jogo do Caxangá e o Código Florestal

O tema do Código Florestal retorna ao blog. Interessado? Continue a leitura. Agradeço muito. Não deixe, por favor, de clicar nos links; as excelências não chegaram a um consenso na votação de ontem e decidiram votar apenas na próxima terça-feira. Faltou acordo entre o governo e as bancadas. Tenho a impressão de que a pressão da sociedade, especialmente da mídia interessada e dos internautas de plantão, incomodou e transformou aquela pressa toda de ontem em medida de prudência máxima. O Jogo do Caxangá está sobre a mesa e as peças permanecem nas mãos de todos, inclusive nas nossas. A divulgação dos informes temáticos aumenta a consciência coletiva; o seu clique é poderoso, leitor.

Imagem obtida no Eco Planeta, sem menção, entretanto, à autoria da foto.


Ótimas informações - Acompanhe o que postaram o André Gonçalves, do Conexão Brasília e o Leonardo, do Blog do Sakamoto, além da entrevista interessantíssima com o engenheiro agrônomo Alceo Magnanini, aqui disponibilizada pelo Estadão, ainda na manhã de ontem.

Atenção máxima- Não convém deixar o assunto esfriar; quando a sociedade distrai com outra novidade, muitas decisões acontecem nas caladas obscuras das instâncias políticas. É prudente não ignorar o tempo que os lobbistas terão para influenciar a cabeça das bancadas políticas, assim como o ganho de tempo granjeado pelas excelências para exercitar a movimentação indicada pelo Jogo do Caxangá. Lamentável é avistar a falta de senso dos políticos e de quem redigiu o novo texto do Código Florestal, que não é um joguete, mas sim o estabelecedor de parâmetros na lida com o que se faz correta e com justiça aos espaços verdes na pátria querida.

Até a próxima!

Os dias no Outono


Aviste a calmaria matinal no curitibano bairro do Juvevê- Arquivo pessoal, abril, 2011

É válido observar ao leitor que as últimas manhãs curitibanas têm sido bem frias e acompanhadas de céu escuro, bem cinzento; a mínima de terça, por exemplo, chegou aos 7,7ºC, mas no começo da tarde o Sol aparece e há uma harmonia climática espetacular, além da agradável aparência dos dias típicos de Outono, portanto, toda a queixa da umidade é apenas no período da manhã, especialmente nas primeras horas.

Hoje a novidade é a companhia matinal de um chuvisco; a mínima prevista para a capital paranaense é de 8ºC e a máxima de 24ºC, segundo o site do Simepar. Agora faz frio, sim;  pode acreditar!

Participe mais - A manutenção do silêncio interativo tem sido seu, caro leitor; eu ficaria bem mais animada se você deixasse informações pontuais sobre as variações presentes no tempo na área da sua residência ou trabalho; dentro das minhas possibilidades eu as transcreveria aqui para cima, o que enriqueceria a postagem, em contraste, talvez, com o clima diverso nas cercanias do Paraná e outras regiões do Brasil. Que tal interagir?

Até a próxima!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Compre o meu peixe, leitor!

Vou direto ao ponto e não gosto de arreios e nem de exploração do trabalho profissional; aprecio a reflexão, o método e a ousadia para estabelecer a diferença metodológica na minha área. Explico, assim, ao leitor a razão, portanto, de ser professora autônoma. Caso você saiba de alguém ou grupos que precisem de orientação à escrita concatenada, correção de textos e um SOS às práticas articuladas entre a leitura & escrita, indique a minha direção.

Meus contatos velozes: (41) 84148553 e Twitter, além do e-mail no topo da página


Pontos vitais  - Profissionais autônomos têm uma grande vantagem entre os demais: a liberdade para agir profissionalmente, mas convivemos com uma barreira ligada às desconfianças quanto à credibilidade. Não temos um aparato institucional a garantir o que dizemos e fazemos acontecer; apenas o cliente satisfeito pode afiançar as nossas virtudes. No meu caso, o Na Mira do Leitor, os ex-alunos, seus pais e amigos que conhecem o meu trabalho ajudam; você, também, leitor. Acompanhe:

Presto serviço com:

>  Encontros Marcados com a Redação (vestibulandos e  candidatos às carreiras públicas), Leitura & Escrita para Crianças e Jovens, Regras da Escrita Acadêmica (universitáros) e Redação Diplomática (candidatos ao Instituto Rio Branco).

> Correção de textos em geral, especialmente redações de vestibulandos, monografias, dissertações, teses acadêmicas e livros, além de blogs, porque nem todo blogueiro escreve concatenadamente.

O dito e o feito - Descrevi o meu peixe; agora é com você! Leve-o consigo e compartilhe com interessados pelo Brasil afora. Agradeço a colaboração e o crédito profissional.  

Até a próxima!

Votação do Código Florestal em regime de urgência, por quê?

Ontem fiz buscas na internet e nos jornais  para reunir elementos de análise que explicassem melhor por que o Congresso votará hoje, em estranhíssimo caráter de urgência o novo Código Florestal (Márcio FalcãoFolha.com). Ainda bem que o Miguel Oliveira, do tapajônico Blog do Estado solta comentários sobre o tema. Caso esteja interessado, recomendo o acompanhamentos dos tweets voltados à votação, já em andamento, em Brasília. O coelho apressado, personagem emblemático de Alice no País das Maravilhas,  encarnou nas excelências; as bancadas estão com pressa, muita pressa.
Código Florestal Brasileiro? Assunto de interesse, leitor- Arquivo pessoal, no Pará, 2010



Tweets temáticos têm favorecido às informações, quase em tempo real; lamento apenas que nem sempre sejam redigidos com a clareza necessária, além da explicitação das siglas alheias ao conhecimento do leitor, leigo no assunto.

Desconfiômetro em ação - A pressa na votação de um projeto pelas excelências sempre esconde um motivo; meus conterrâneos nortistas, talvez tragam novidades, uma vez que estão imersos na grande floresta amazônica, região soberanamente disputada tanto para o Bem, quanto para o Mal no Brasil. Detalhes? A biodiversidade, o espaço territorial e a fiscalização inoperante. A ganância e os apadrinhamentos favorecedores ao desmatamento e arranjos, em explícitas passadas das mãos nas cabeças dos infratores endinheirados, são motivos de grande preocupação. Fiquemos de olho, meu caro.

Até a próxima!

Outono no Sul do Brasil

 Cena curitibana no periférico bairro do Barreirinha, arquivo pessoal, 2011

Menções à temperatura são regulares, aqui pela região Sul do Brasil. Como esquecê-las se regulam não apenas a rotina, mas os serviços, o vestuário que carregamos no corpo, o que proteje nossos pés, cabeça e mãos, o que ingerimos e, sobretudo, as emoções diárias? Estamos no auge do Outono, caro leitor. Hoje, por exemplo, os técnicos do Monitoramento e Previsão do tempo indicam que para Curitiba a mínima será de 9ºC e a máxima de 21ºC ,  segundo o Simepar

Diga lá! -  Aqui no Paraná e nos demais Estados da região a incidência das geadas explica a umidade intensa nas manhãs sulistas. Como está o clima aí, leitor? Será que difere do tempo curitibano, por exemplo? Será necessário intensificar as medidas de proteção ao corpo, tal como fez a família em destaque na foto acima?

Até a próxima!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Quer passar frio, leitor?


Um pouco de Curitiba para você, leitor!Imediações da Pça. do Japão, no Água Verde- Arquivo pessoal, abril, 2011

Manhã gelada em Curitiba. Os números mínimos apontam 7,7ºC  no ar, segundo o Simeparpr. A vontade é ficar sob os cobertores, leitor, apesar do céu iluminado pelo Sol! Todo o Paraná está bem frio! Não recomendo chegar aqui sem roupas bem quentinhas; hoje, o dia pede casaco, luvas, gorro ou chapéu e cachecol, peças do vestuário que ajudam a enfrentar as baixas temperaturas. 

Até a próxima!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obama liquida Osama, mas...


O combate às ideias terroristas não poderá recrudescer; a advertência está na charge do Leandro Rodrigo.


É a notícia de maior repercussão internacional; Osama Bin Laden disseminou o terrorismo e marcou com horror os olhos das crianças, hoje  adolescentes eufóricos com a eliminação do líder da rede Al Qaeda. A notícia é, sem dúvida, um alívio, especialmente aos que avistaram a tragédia de 11 de setembro de 2001, nos EUA.

Uma preocupação - O líder do terrorismo foi eliminado pelas tropas dos EUA, lá no Paquistão, mas a ideia terrorista, infelizmente, continuará como um vírus silencioso e traiçoeiro, em todos os lugares. É o perigo a ser observado e combatido sem trégua. As ofensivas terroristas são previsíveis; é preciso ficar de olho nas iminentes respostas à eliminação de Osama. A influência do mal não encontra barreiras, ainda mais quando a competitividade é a marca registrada entre as potências internacionais. A minha preocupação encontra explícito amparo nas observações de Igor Gielow (Folha.com).

Diga lá! -  O título da postagem do Na Mira do Leitor passará à História, sem a menor dúvida, mas a charge do Leandro Rodrigo é uma advertência explicita. O mal é influência atemporal, infelizmente; combatê-lo continua, sem dúvida, uma obrigação de todos!

Até a próxima!

domingo, 1 de maio de 2011

Trabalhar: verbo a exigir complementos

Trabalho - 1- Aplicação das forças e faculdades humanas para obter determinado fim.  2- Atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessário à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento.  3- Trabalho(?) remuneração ou assalariado; serviço, emprego.  4- Local onde se exerce essa atividade.  5- Qualquer obra realizada.  6- Lida, labuta.
(Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda - Miniaurelio Século XXI Escolar - Nova Fronteira)


Reconhecer com justiça o esforço laborativo é uma virtude humana- Cena em Curitiba, bairro Mercês, arquivo pessoal

Trabalhar, apesar das acepções verbais acima, tem constituído tarefa subjetiva para alguns; eu, por exemplo, sou trabalhadora do ensino, mas autônoma, categoria da qual guardo bastante orgulho, mas não menor preocupação com os dias de baixa demanda. 

Diferentes modos de trabalhar - Meus esforços para intermediar conteúdos, corrigir textos e produzi-los acontecem voluntariamente a qualquer dia e hora, bem diferente da maioria dos meus colegas professores, com as folgas garantidas pelas leis trabalhistas. Sou trabalhadora do ensino; a minha ferramenta é a palavra, amparada pelo idioma nacional. E você, caro leitor? Qual é a sua área de trabalho? Qual é a sua função no mundo do atividade remunerada e amparada pelas vinculadas leis? Está feliz e satisfeito?

A minha saudação  -  Aos que exercem as suas funções laborativas na sociedade, tanto no do quadro da autonomia ou da vinculação corporativa, os meus votos de saúde, aprimoramento funcional e lucidez social, porque a vitalidade da estrutura fisíca e mental é a mola propulsora às grandes conquistas, mas sem a competência técnica e a clareza para identificar a justa remuneração e as incoerências das fontes empregatícias, a vida do trabalhador, embora amparada pelas  leis, sofre as emanações da ganância e do intolerável desrespeito ao ser humano.  

A complementação desejada -  A Gramática aponta que trabalhar é um verbo intransitivo, ou seja, não exige complementos. Em si ele carrega o sentido exato, mas na prática são inegáveis as condições justas de trabalho, portanto, a presença de complementos necessários à atividade laboriosa devem ser identificados, sempre; o trabalhador consciente e o empregador coerente e justo conhecem muito bem as interferências, as explorações que inviabilizam a satisfação mútua.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails