sábado, 24 de abril de 2010

Chuva, bom-humor, meiguice e livros sem capa

Ontem foi exatamente assim, bem do jeitinho como aparece na foto que eu fiz : céu nublado, muita chuva e frio durante o dia inteirinho.


Incrível. Mesmo durante a manhã a impressão era de que a noite já estava entre nós. Ainda bem que as sombrinhas coloridas animavam a cena em Curitiba.

Hoje ainda teremos o repeteco. Acompanhe as explicações da Simepar . O mau tempo alterou algumas atividades programadas pela Fundação Cultural de Curitiba , além, é claro, de incomodar aos que estavam despreparados para o enfrentamento com a chuva intermitente. Sábia a frase que diz alegria de uns, tristeza de outros...


Conte aqui - O tempo está chuvoso aí onde você reside? Compartilhe conosco as informações.Trocar ideias sobre o tempo sempre rendeu boa conversa, concorda comigo? Agora  o blog conta com 13 seguidores - hum... será  muito bom se todos trocarem ideias comigo.


O bom-humor e as opções disponíveis ajudam -  Ontem tirei o dia para flanar um pouco; descontração merecida, acredite - e fui aos lugares queridos, não sem antes enfrentar a manhã chuvosa, mas ao chegar no interior da livraria, apreciar lentamente o  sabor e o aroma de um excelente café, almoçar bem e sentar em frente da tela grande do cinema a sexta-feira ganhou a adjetivação de perfeita.


Para alegrar a página eu trago o traço e o trato colorido do Sérgio Bastos; aproveite e dê uma boa olhada no que ele tem feito.




Você viu ?  Que tal comentar?

A expressão da meiguice e o viral ganharam a cena nas telas dos computadores. O lucro político com o fato foi muito bem articulado. Acompanhe a reprodução do texto do Tulio Viana, aqui no Luis Nassif.


Livros sem capas ganham contornos polêmicos; adoro ver e fotografar pessoas lendo. Muitas vezes firmo o olhar para identificar o título do jornal, livro ou revista. Funciona como uma propaganda. Eu gosto. Veja o que o Livros só mudam  pessoas comenta sobre o assunto; interaja com eles também.



Um ótimo sábado a todos. Até a próxima ou siga-me no Twitter.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Compromisso, gentileza, objetividade e responsabilidade

Bom dia!

Voltarei mais tarde; a minha quinta-feira é  destinada ao compromisso com alunos em sala de aula, mas  todos -  pelo menos no horário da manhã! -  decidiram não aparecer.


Já dei uma passadinha no Twitter, mas aqui não dá para ficar limitada a 140 caracteres - ou será que dá? É um caso a pensar, não é mesmo?

Vou aproveitar parte da manhã livre para corrigir alguns cadernos.

Até a próxima!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

É feriado, mas...

Bom dia, meu caro leitor! Divirta-se com a charge do JBosco, meu talentoso conterrâneo paraense.




Que dia é hoje? Quarta-feira,  21 de abril. Ah.. é feriado nacional. A homenagem acena de leve aos feitos históricos centrados na Inconfidência Mineira e seu representante, o Tiradentes, mas o costume de levantar cedo em razão das obrigações maternas não sabe desse pormenor.



Trim...trim...  - Levantei cedo e acompanhei o farto noticiário - e no rol de bonanças e tristezas as questões ligadas ao leilão de Belo Monte ganham o destaque nos jornais, mas não na cabeça do leitor; você sabe o porquê da indiferença?


Belo Monte? O que é isso? Onde fica? -  A distância geográfica da região nortista não  permite geralmente que o leitor acompanhe os bastidores das pendengas amazônicas, daí a minha preocupação de apontar fontes locais, além de prestigiar o trato oferecido pelos que fazem o jornalismo na vasta região Norte. As observações em  Leilão da UHE-Belo Monte, em concertada postagem da Franssinete Florenzano  e  Passa no Caixa, do Aldenor Jr. ajudam bastante. Não deixe de clicar nos esclarecedores links.

Quer treinar a escrita? Volte, prezado leitor, aos links indicados acima e deixe um comentário aos blogueiros. Um olá, um detalhe informativo ou mesmo uma crítica sugestiva poderão atestar a capacidade interativa desta página, o ânimo e disposição dos seus leitores, além das interlocuções advindas com a leitura e a escrita, quando gentimente concatenados. Avante; vou conferir a  lição, porque sou igual a são Tomé: só acredito vendo, ahahahahaha...

Apreciação amorosa e incondicional do leitor - Tenho alcançado inúmeras satisfações quando clico em links e compartilho as minhas impressões e objeções sobre temas diversos; quem escreve quer ser lido e apreciado. É o que aprendi com o escritor paranaense Miguel Sanches Neto. Não duvide, querido leitor.

Viva um ótimo e merecido dia; até a próxima - ou siga-me no Twitter!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Unidos? Seremos mais fortes

Bom dia para nós, caro leitor!! -  Ontem foi um desastre editar a postagem, capitaneada pelo texto sobre bullying ( Folhateen, 19/4/2010), da sugestão oferecida à professora Nidiane ( que trabalha em Vilhena, município de Rondônia ) para que propusesse aos seus alunos a redação de quatro argumentos expressivos sobre o orgulho avindo pelo lugar onde moram, estudam e estabelecem raízes culturais, além de uma dupla de referências, atestadas pelos que viajam pelo Brasil afora (Coluna Zero em São Tomé das Letras, em MG) e  reconhecem as dificuldades e vantagens de sair de casa (Andréa Potsch ) e avistar lugares interessantes no interior do Brasil. Lamentavelmente aconteceu alguma brecada no sistema do Blogspot que impedia a edição do texto, embora esteja salvo no arquivo da página. Ainda preciso de um SOS.


Novidades? Eu tenho algumas-  e você?


>  Mais leitores /seguidores chegando  -  Agora são 11; um número estimulante, indiscutivelmente. Não sei se você está acompanhando a movimentação dos candidatos à Presidência da República, mas eles estão caindo na rede, porque as cabeças pensantes estão conectadas diariamente. Eles sabem que é preciso tomar cuidado com o percentual de internautas, ainda inferior aos que estão longe da internet, mas ligados na tevê. Na internet a conversa para boi dormir  assume outra conotação e os que disputam o troninho em Brasília sabem que não poderão brincar com as ações interativas patrocinadas pela rede virtual.





>  Eu vou adicionar para acompanhar de perto  a corrida desesperada - Hoje pretendo adicionar todos os candidatos na minha página do Twitter, não para prestigiá-los, mas sim para acompanhar quem tenta enganar mais a nossa gente e  articular com fins utilitários o meu exercício de leitora /eleitora . Que tal fazer o mesmo?




Agora vou fazer a minha caminhada obrigatória pelas imediações de casa; há uma imposição de atividade física rondando.... Vamos? 


Até a próxima - ou siga-me no Twitter !

domingo, 18 de abril de 2010

Prazeres e obrigações; dá para conciliá-los?

Não sou uma cozinheira diplomada, mas sempre que sinto vontade vou à cozinha preparar algo. Ontem à noite foi assim, porque aquele texto do Pellegrini (na postagem anterior) sobre fogão de lenha, comida caseira e afetos queridos despertou  em mim uma fome danada, uma saudade do tempo de sentar em volta de uma mesa grande e, lá do meu lugar, avistar todos os meus irmãos e meus pais. Sabe o que fiz? Um ensopado de galinha caipira com batatas salteadas. Ficou tão gostoso e a fome era tanta que nem deu tempo de fazer uma foto. Foi um prazer levar cada garfada à boca.

O parágrafo acima, meu caro leitor, aparece, entretanto, apenas para puxar a conversa temática de hoje: prazeres e obrigações. Está disposto? Na minha região há uma expressão certamente desconhecida pelo Sul e Sudeste: ficar de bubuia. A imagem em destaque, fisgada da internet, exemplifica a situação mais equilibrada para estar nos dias de hoje. Ficar de molho, espiando,  atentamente apurando todos os sentidos para ver e se defender dos perigos, sem perder, entretanto, as alegrias pelas  diversas bençãos da vida.





Um rol comum de obrigações - Desde que nos apercebemos como gente uma série de obrigações surgem na nossa rotina. Agora, por exemplo, não tenho mais aquele propósito de ir à escola, tal como o fazia à época da faculdade, mas minha filha adolescente, em plena idade escolar, precisa investir nos estudos. Na condição de mãe atenta não posso negligenciar a retaguarda de cuidados, caso contrário ela dormirá até mais tarde,  deixará de fazer uma revisão necessária diante das provas e trabalhos da semana para ficar twittando seguidamente no computador. Não posso negligenciar as minhas obrigações domésticas e verificar todos os dias se o lixo foi colocado lá fora para a coleta pública ou se dispomos do essencial para nos alimentar. São inúmeras as obrigações assumidas. As adjetivações incluem uma série ilimitada: as familiares, as profissionais, as cívicas, as da amizade, da gentileza, entre outras - e você poderá aumentá-las, não é mesmo?


Uma lista de prazeres - Neste rol a perspectiva difere; uns gostam de ouvir música, ler, encontrar amigos, bebericar e petiscar, estreitar afetos, viajar, cozinhar, escrever,  desenhar, experimentar emoções, elaborar poemas, visitar parentes, fotografar, caminhar, pedalar, entre outros prazeres - e aqui você também poderá ampliar a lista, não é mesmo? Interaja. Compartilhe conosco os pequenos e saudáveis prazeres que oxigenam a vida, a rotina. Vou gostar de apreciar os motivos da sua alegria.


A minha constatação - Ainda não descobri o gosto bom de sair de casa para votar, mas já descobri os bons resultados da dedicação aos estudos, da persistência em tentar acertar no preparo de um determinado prato, da alegria incontida ao avistar uma pequena vitória pessoal depois de ficar pacientemente esperando pelo resultado dos esforços individuais ou coletivos, mas sinto hoje uma grande vontade de compartilhar com os nove leitores/seguidores( o nº está crescendo a cada dia, você já viu?) alguns desejos que, se realizados conjuntamente, trariam a todos muitas alegrias, ou seja, muitos prazeres. 

Que tal?


> Acompanhar mais de perto e coibir com comentários incisivos a panfletagem escancarada dos veículos de comunicação em direção a este ou aquele candidato à Presidência da República? Deixar a ironia e contrastar vantagens e desvantagens de apostar em D, S, M ou seja lá em quem se dispõe a segurar a administração desse país historicamente cheio de contrastes, intenções e (des )comprometimentos.

> Participar mais da vida pública do seu município, estado, região e país? Eu sei que nos custa muita paciência, estômago e firmeza articular um posicionamento crítico diante desse universo enlameado, no entanto, é impossível deixar que essa fauna de vilões profissionais tome conta das contas públicas e do destino do seu município, estado, região  e país.

O passo de cada vez - Eu não tenho prazer nenhum em votar em qualquer  candidato, mas não posso ficar alheia ao que acontece na vida pública. Crianças e jovens precisam de boa escola, professores merecem a remuneração condigna, todos necessitamos de oportunidades de emprego, de ganho diário para cumprir as obrigações assumidas com a família e desfrutar do merecido lazer e descanso. Os que disputam os cargos eleitorais descobriram o gostinho bom e barato de não trabalhar e ganhar muito, sob as asas dos cofres públicos. Eu não permitirei, prezado leitor, qualquer oportunismo político; elegerei alguém, mas não reelegerei ninguém.



Quer treinar a escrita? Acompanhe, avalie e  comente:



> Falta mais participação; vamos lá na Assembleia Legislativa do Paraná? Eu não gosto de partidos, muito menos de corporativismo cego, mas de ideias brilhantes, oportunas e centradas em objetivos éticos. Concordo com você, Galindo.


>Concordo plenamente -  e você? " Chega de insultar a inteligência e a paciência do eleitor. Queremos saber o que cada um fez de bom pelo bem estar público." é parte do texto da Franssinete Florenzano. O contexto do desabafo da jornalista é voltado à política no Pará, mas se encaixa aos mais diversos redutos eleitorais; confira em  É hora de podar.


Peço-lhe desculpas pela abundância de menções à política, mas esta página não é uma brincadeira, nem apenas um espaço para diletantismos estéreis, mas faz parte do rol de compromissos que assumi ao longo da vida. Fique com a minha gratidão pela leitura e compartilhamento que dela faz.


Um excelente domingo a todos; até a próxima - ou siga-me no Twitter.
Related Posts with Thumbnails