sábado, 22 de outubro de 2011

Imagens do Enem pelo Brasil afora; contribua!

O leitor anda sumido, mas não custa tentar pedir um pouco de proximidade ao NaMira; se você reside em lugar fora de Curitiba ou está de passagem em cidade brasileira, que tal fazer uma foto que mostre cenas envolvendo a prova do Enem?

Residentes em Curitiba poderão colaborar, inclusive com descrições do entorno dos locais de prova; eu as apreciarei muito, uma vez que inúmeras são as escolas que funcionarão como locais do exame.

Aguardarei as contribuições.

Até a próxima!

Um notebook em troca de postagens diárias; quem aceita?

Tenho um notebookLG; um antigo companheiro que já oferece sinais de cansaço. Quem trabalha diariamente com o computador sabe que por mais que você mantenha os cuidados necessários, um dia ele cansa, exausto. O meu está assim; extenuado de tanto trabalhar comigo.

Meu notebock está cansado; exige reparos urgente- arq. pessoal


Tec-tec-tec-tec-t...- Veja a foto em destaque, leitor; as mãos são de uma das minhas ex-alunas de redação. Quando trabalho com a escrita escolar não desligo o notebook, pois ele é parte integrante das minhas atividades, sempre articuladas ao noticiário, ao que está publicado nas redes sociais. É uma ferramente de trabalho, um apoio incondicional à imprescindível informação.

Um teste notebook - Quero trocar postagens diárias aqui no blog com um testenotebock. É a única solução que encontrei, enquanto entrego o meu velho note ao técnico. Não tenho dinheiro para comprar outro; você já viu uma professora autônoma endinheirada? Quero conhecê-la.

Agradeço ao Marcelo Nolasz o incentivo ao meu escambo; graças também ao Fnazareth pela ampliação do meu pedido, lá na minha página tuiteira. O Marcelo pensou nos fabricantes; quem sabe dispostos a entregar um modelo para que esta professora não apenas faça um teste mas também dele se beneficie com a tecnologia e funções oferecidas pelo produto - ou até ganhe o note como retribuição pelo teste e farta propaganda.

O poder das redes sociais - Será que o leitor conhece algum dono de loja ou é um fabricante de notebook? Preciso de um que aceite permutar comigo. Grande ajuda será reproduzir o meu anúncio; a postagem todinha e autoexplicativa. O leitor está disposto a passá-la adiante? Agradeço a ajuda; ela é fundamental, mas veja que legal: antes que eu sequer concluísse a postagem o FNazareth já ofereceu uma excelente dica: sugeriu que eu contatasse com a Lenovo. Já obedeci bem confiante. Viu como eles dizem que fabricam sonhos; quero sonhar com um notebook deles nas mãos. Quero um testenotebook, já!

Até a próxima!

Ofereça uma carona ao candidato do Enem

A espera pelo ônibus pode gerar atraso para chegar ao local da prova do Enem- arq. pessoal


Mais de 5 milhões de candidatos enfrentarão hoje à tarde a 1ª prova do Enem; acompanhemos o transcurso da aplicação da exame. Nossas cidades estarão sob a movimentação incomum de pessoas. Atentemos ao fato; sejamos solidários: ofereçamos uma carona, quando avistarmos um estudante esperando o transporte.  Custa muito ajudá-lo a chegar no seu destino com um pouco mais de tranquilidade? Coloque-se no lugar dele. Todos enfrentarão um teste de resistência física.

Imaginei agora  a situação de ansiedade daqueles que viajam de barco, de canoa ou atravessam ruas montados em bicicletas ou lombo de um cavalo para chegarem ao local da prova. As diferenças das condições em todos os aspectos não deverão ser esquecidas. É o Brasil estudantil em ação; participemos dele, caro leitor.

Até a próxima!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Brasil inteirinho de olho no Enem

A necessidade de melhorar as condições estruturais do Enem fica visível a cada ano que transcorre. O Exame Nacional do Ensino Médio do jeito como está hoje, com essa pinta toda de vestibular nacional, não teve um projeto-piloto para fazer um teste e, assim, conferir acertos e ajustar os desacertos com a transparência devida. É um exame que inspira atenção no seu preparo, aplicação, correção e informações transparentes à sociedade brasileira.
  
Um país inteirinho de olhos bem abertos em direção ao Enem -Reprodução via Google
Corretores das redações precisam de preparação; será que aconteceu ou será a mesma sistemática de preparo relâmpago oferecido aos fiscais de prova? O EstadãoEdu conta detalhes em Fiscal do Enem será treinado na hora, mas eu fiquei aqui com uma dúvida danada com relação ao treinamento dos corretores. Conheço a área; já fui corretora em 2009, quando o Inep abriu a inscrição via internet aos habilitados em Letras, com dois anos de experiência no ramo. 

Oferecer a lição -  Prega-se a transparência nas ações em âmbito nacional. No que diz respeito aos exames escolares a transparência estrutural é uma poderosa lição aos demais. Tomara que a imprensa possa relatar aos leitores a mais perfeita realização do Enem. No próximo final de semana o Inep examinará nada menos do que 5,4 milhões de estudantes. Precisa oferecer uma lição irrepreensível de confiança. Ficarei atenta; você, também?

Até a próxima!

Temas para o Enem? Indico uma trinca


Metrô em Madrid - Reprodução de imagem enviada pelo Marcelo Nolasz
É impossível na minha área de trabalho não cogitar alguns temas para a redação dissertativa proposta pelo Enem. Fiz uma lista para hoje. O colega professor de redação já deve ter feito, também. São apenas considerações centradas nos meus palpites. Acompanhe-os:

1- Inclusão digital -  O tec-tec-tec. que nos coloca no mundo 24 horas sem interrupção.
2- Participação popular-  As redes sociais intermediam queixas, soluções, sugestões e críticas. É impossível ignorá-las.
3- Desafios educacionais- Como vencer o analfabetismo, a inabilidade estudantil com a leitura e a escrita, por exemplo.

O quarteto poderoso ao sucesso - Quem leu as colunas sobre tecnologia, reportagens sobre as graves questões educacionais no Brasil, assim como percebeu a eficiente rede de apoio oferecida pelas redes sociais está mais confiante. Ler e bem refletir sobre os temas acima, entre outros, garante o primeiro passo bem cadenciado ao sucesso; o segundo está no treino da escrita. O terceiro? No emprego dos recursos textuais. O quarto? Na composição estrutural da dissertação proposta.

A escola brasileira, tanto pública, quanto a particular, tem a obrigação de oferecer as boas condições de leitura e escrita aos jovens estudantes; será que cumpriu o seu dever? A cobrança nos vestibulares (o Enem é um vestibular!) precisa ser compatível à oferta pública, caso contrário voltaremos à estaca zero: a da contradição. Pedir e exigir o que não ofereceu é sempre lamentável.

Penso que a educação pública merece o maior investimento, a maior atenção dos prefeitos, governadores e da presidente da República. É a herança boa dos bons governos e do eficiente emprego do dinheiro público. Todos prometeram investir muuuuito, quando estavam em clima de comício e aparições no horário eleitoral. Eu vi e ouvi muito bem. 

Até a próxima!

Lápis e borracha não entram no Enem? Por quê??

A borracha, o lápis ou  lapiseira são auxiliares fiéis do estudante- Arq. pessoal
Até hoje não encontrei uma justificativa convincente para que o  estudante, inscrito no Enem, seja proibido de usar o lápis e a sua fiel companheira, a borracha, peças fundamentais de apoio à elaboração dos rascunhos manuscritos.

Arrisque um palpite, leitor; ajude-me a entender a restrição absurda. O lápis e a borracha são materiais escolares inofensivos. Que mal há em utilizá-los para elaborar os rascunhos da dissertação, lá na hora H do Enem?

Aguardarei os palpites e os trarei aqui para cima; quer participar, caro leitor?

Até a próxima!

A 1 dia do Enem

Tenho acompanhado as edições do Enem com as suas experiências boas e más, mas já está mais do que na hora de contabilizarmos menos erros. Os 5,4 milhões de candidatos inscritos não merecem sustos quanto à segurança, provas incompletas e surpresas inadmissíveis. Observemos o que acontecerá na aplicação das provas, caro leitor?

Exigências fundamentais - Aperfeiçoar a composição do Enem e manter a mesma pontuação à redação dissertativa são dois pontos vitais à futura credibilidade do exame, concorda comigo?

Avaliar rigorosamente a capacidade de reflexão e composição de um texto em língua portuguesa firmam a confiança nas futuras edições do exame. Se eu tivesse poder de sugerir, não tenha dúvida meu caro leitor, a prova de redação seria a primeira de todos os vestibulares e seria investida do caráter eliminatório. Choros e rangeres de dentes eu ouviria, mas penso que a redação é uma das avaliações mais precisas da capacidade de entendimento de um estudante. Discorda de mim? Argumente.
Até a próxima!

Disserte sobre a Liberdade de Expressão, vestibulando


Reproduzido via Gazeta do Povo, ontem
 A charge feita pelo Tiago Recchia evidencia um fato comum na tradicional política nacional: as represálias que surgem diante de críticas aos gestores públicos ou políticos com influência descabida nas diversas esferas.  Remanejamento, retirada de gratificações e a temida exoneração do cargo completam a sucessão de ações. É o que aponta a charge do cartunista. Vovô Sarney é apenas um exemplo.  

Quer treinar a redação, vestibulando?-  Abaixo elaborei uma proposta de redação dissertativa para você.

Considere a charge do Tiago Recchia e as suas informações pessoais  e redija um texto dissertivo sobre A Liberdade de Expressão. Não esqueça de incluir uma proposta de solução ao temor não apenas  dos funcionários públicos, mas das pessoas em geral. Limite-se a 30 linhas.

Até a próxima!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Asa esquerda doente

Imagem obtida no excelente blog do Instituto Federal de Mato Grosso - Fauna Juina
Ah... caro leitor, amanheci com  forte dor muscular na região intercostal esquerda, portanto, sem condições de escrever mais, pelo menos hoje. Entrarei em repouso para deixar que o medicamento de ação específica faça o devido efeito, uma vez que tenho atendimento de vestibulandos, logo mais à tarde.

Já viveu algo semelhante? Sinto-me como um bentevizinho com a asa esquerda doente; quase sem poder cantar e voar..., ou melhor, no meu caso, escrever e tuitar. Quando melhorar ... certamente retornarei ao NaMiradoLeitor.

Até a próxima!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A quem admirar no Brasil?

Não vale declarar que é o Pai ou a Mãe, mas quem despertava na sua época de jovem estudante a maior admiração em você, meu caro leitor? Tem um exemplo, em qualquer área, para compartilhar comigo?


Reprodução via Google
 Ontem eu perguntei a dois  vestibulandos, às vésperas da conclusão do ensino médio, se tinham admiração por alguém. Sabe o que eles disseram? Nada. Um sorriso maroto, sem dissimular absolutamente nada, disse tudo.

Ajude-me a entender! - Por que não somos exemplos aos mais jovens, leitor? O que nos falta para imprimir uma marca positiva nas lembranças que as crianças e os jovens levarão pela vida afora, tal como nós, em um certa altura da existência tanto admiramos?

Eu gostava com admiração visível da atitude de alguns professores, do talento letrista de Chico Buarque, da talentosa trajetória dos dos Beatles; nenhum político, entretanto, fazia os meus olhos brilharem, mas admirava o talento do Machado de Assis  e Charles Dickens com as palavras, a dedicação de Freinet à criança, as ideias de Carl Rogers, a música encantadora de Debussy e a alegria contagiante da produção autoral do maestro Verequete, lá no meu saudoso Pará.

Hoje? Afora os antigos professores, Carl Rogers, Machado, Charles Dickens, Freinet, Debussy, Beatles e Verequete, não tenho admiração por mais ninguém. Alguma simpatia aos cartunistas e aos jornalistas anima a questão, mas olho e olho em busca de um político, porém todos estão vendidos e enebriados pelo canto da sereia, aquela que dá a chave dos cofres públicos e o aparato oficial para o desfrute outorgado pela atitude incauta do eleitor. Triste realidade.

Os jovens não têm exemplos atuais para admirar; nem eu. Você discorda de mim, caro leitor? Tem alguém para exaltar os exemplos?

Até a próxima!

Temas para o Enem? Jairo Marques e Telma Monteiro auxiliam



Ex-aluna, hoje universitária na UFPR, treina a redação sob farta informação temática- arq. pessoal

Segue abaixo uma dupla de temas para que o vestibulando e participante do Enem reúna mais dados à reflexão. Para intensificar as informações decidi indicar um blog ao lado de cada tema.

Recomendo: atenção às opiniões do responsável pelo blog, a leitura vertical das postagens, assim como a gentileza de deixar um objetivo comentário, afinal, a visita franqueada merece ao menos um obrigada. Acompanho o que escrevem os blogueiros e sei que apreciarão a interação estudantil.

Direitos dos deficientes- Leia o Assim como você, do Jairo Marques.

Energia elétrica e Sustentabilidade - A Telma Monteiro nutre com muitas informações; é imprescindível acompanhá-la.

SOS, leitor? - Você poderá indicar ao estudante as referências acima? Agradeço a gentileza; sem o apoio de textos vigorosos a reflexão temática estudantil tende a encontrar muitas barreiras na hora dos exames de leitura e expressão escrita. 

Até a próxima!

Manhã nublada em Curitiba


Manhã nublada na vida dos que estão em Curitiba- Pça Osório- arq. pessoal

Bom dia, caro leitor!

Tempo nublado e friozinho em Curitiba!

Você já reparou que mesmo debaixo da minha sombrinha não deixo escapar uma cena curitibana para compartilhar com você? Olhe para o canto superior esquerdo da foto e verá uma das pontas da minha companheira infalível

Eu eu gostaria de receber contribuições fotográficas, tal como já fizeram alguns leitores; elas serão devidamente incluídas nas postagens e receberão os créditos merecidos.


Até a próxima!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

INEP: deixe a Ana Caroline fazer a prova do ENEM!

Imagem reproduzida do Google

Coloque-se no lugar da estudante Ana Caroline, lá da cidade paulista de Lins. Segundo a reportagem(Folha.com, Elton Bezerra, hoje)o INEP negou o pedido para que ela faça a prova do ENEM, mesmo hospitalizada Ela está no hospital para tratar de um câncer no pâncreas. Leia os detalhes em Inep nega pedido... . Compreendo a excepcionalidade do caso, mas parece desumano não atender à solicitação da estudante. Se eu tivesse poder para fazer uma chamada geral à questão e mobilizar apoio do país todo, eu bem que gostaria.

SOS - Será que o Inep mantém um Twitter? As redes sociais têm um poder incalculável; se você puder agir em defesa do direito da estudante brasileira, não hesite em pedir aos organizadores do Enem que façam o devido discernimento do caso.

Leitores entendidos em leis poderão ajudar muito. Tomara que apareçam para esclarecer pontos que leigos no assunto, aprendem e neles refletem com equilíbrio e apoio legal. Advogados, por favor, com a palavra!

Até a próxima!

Ganhei um presente, leitor!

Você gosta de ganhar presente? Eu adoro. Foi um presente involuntário; na verdade, um mimo coletivo matinal aos que estão distantes de Belém, mais exatamente da Praça da República, um conjunto arquitetônico muito lindo que, felizmente, ainda sobrevive em Belém, sobretudo se a prefeitura local, residentes e visitantes o conservarem cuidadosamente. Clique no tuite do advogado e fotógrafo Breno Peck ou do El Pecko e acompanhe atentamente o Domingo na Praça da República.


Uma praça com 2 teatros e séculos de história para exibir- Belém,PA, Pça da República- arq. pessoal

Ôôô coisa boa! - Eu adorei. Fiquei a imaginar aqueles domingos nos quais eu percorria a extensa calçada da Av. Presidente Vargas, passava na frente do Teatro Waldemar Henrique e sentava em no banquinho oferecido aos clientes na banquinha de quitutes da Dona Filó. Ô saudade! Da praça querida, da atmosfera de Belém, das gostosuras e lembranças que o tempo não levou. O presente feito pelo Breno fez a evocação perfeita. Agora? Basta encontrar a oportunidade ajustada e pegar a minha pequena mala e desembarcar na capital paraense para tê-la inteirinha sob os meus olhos e sentimentos. Mesmo que sinta até saudade do frio curitibano e das cenas locais. Fico sempre, caro leitor, bem dividida entre as duas cidades queridas. Temporadas aqui e lá fazem a conjunção perfeita.

Obrigada, Breno! -  O presente agora vai mais longe, muito longe; será levado pelas mãos dos leitores do NaMira. Quando algo é feito com as próprias mãos e com uma ajudazinha da tecnologia ele fica robusto, robusto e ganha a adjetivação de espetacular! Concorda comigo, leitor? Não? É um direito discordar, desde que venha com eficiente argumentação.

Até a próxima!

Trocar a apostila pelo jornal


Variedade abundante de temas e articulações ilimitadas na leitura diária de um jornal- arq. pessioal

Ler trechos de reportagens, examinar uma charge e um infográfico com dados reveladores sobre a insegurança do cidadão pode ser uma parte do cardápio oferecido ao estudante, lá na prova de redação do Enem. É uma possibilidade, entre inúmeros temas,  diariamente encontráveis nos jornais. Há quem ignore a fartura, infelizmente.

A fonte abundante - Será que o estudante, o vestibulando sempre agarrado aos tijolões apostilados, costuma ler reportagens sobre o tema em destaque? Não creio. Ele passa muito distante do jornal ou da revista. Aguarda, se o colega professor seleciona ou o cursinho reproduz, um apanhado geral feito pelos que são encarregados da tutoria da leitura. É pouco eficiente. Nada é comparável à leitura naquela ilha de edição com temas e tipos de textos diferentes nos cadernos de um jornal possante. Eu aprecio demais. É um mergulhão na leitura e quando os textos jornalísticos são bem escritos é difícil trocar o jornal por outra coisa, inclusive as apostilas. Cadernos  jornalísticos variados e bem produzidos fortalecem o conhecimento de todos os leitores, independente da idade e escolaridade.

Editorias e colunas dos leitores devem ficar na mira do estudante- arq. pessoal

Jornal na mão e sob os olhos - Tenho feito incessantes recomendações para que estudantes de graus escolares diferentes leiam diariamente um jornal. Troquem, por favor, as apostilas - as de língua portuguesa pelo menos!!! - pela leitura farta e variada oferecida pelos jornais. Entregar o matutino do dia na mão de um vestibulando faria muito mais por ele, pela leitura e pela expressão escrita do que ficar batento naquela tecla sem graça vinda do material apostilado. 

Troque hoje, já, já! - Sugiro que o meu colega professor de redação troque a apostila pelo jornal; o resultado surpreenderá a todos: ele verá a turma inteirinha com os olhos grudados no jornal. Para muitos estudantes a única oportunidade de ter um jornal inteirinho nas mãos. Tonificar a leitura estudantil exige a prescrição ajustada à necessidade. Eu garanto.

Um bom jornal custa em média R$2,00 a R$2,50. Será que uma escola pública ou particular não dispõe de verba para entregar a edição diária nas mãos dos estudantes? Tenho certeza de que se procurassem a seção de marketing dos jornais o acesso aos matutinos seria facilmente obtido. Doações e preço diferenciado poderiam viabilizar a tonificação diária da leitura estudantil.

Atender à proposta que tratasse, por exemplo, do tema em destaque acima, seria fichinha ao estudante, leitor contumaz dos jornais. Alguém duvida? Eu não. Encorajo e estimulo cada vez mais a leitura dos impressos, tanto na versão online ou na antiga e sempre agradável versão de papel. O leitor concorda ou discorda de mim? Aceito conversar sobre a discordância; vamos, apareça!

Até a próxima!

Êêê...faz sol em Curitiba!


O destaque do meu olhar vai para a Torre Panorâmica ou Mirante do Mercês- arq. pessoal




Bom dia, caro leitor!

Linda, muito linda a manhã em Curitiba. Dispomos de sol, friozinho e céu claro, componentes animadores  ao transcurso do dia 18 de outubro de 2011.

Fiz uma ligeira caminhadada nos arredores de casa e  destaquei com a câmera do celular uma imagem curitibana para você, leitor do NaMira.

Até a próxima!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uma pedra no caminho da redação proposta

Na prova de redação do recente vestibular da Universidade Positivo a queixa dos candidatos foi grande, segundo a reportagem Redação foi a parte mais complicada...( Gazeta do Povo, 9/10/2011 )

Reprodução via Google

Uma pedra no... Segundo declaração de uma das minha alunas, participante da seleção,  o texto de apoio à proposta, um poema de Carlos Drumond de Andrade, que aludia à  falta de liberdade na Era Vargas, colocou uma pedra no caminho de quem não soube articulá-lo ao desafio da escrita. Além do mais pedia 30 linhas. Texto longo é sempre um terror à maioria, confortavelmente presa ao costume de exigência com limite menor de linhas. Quem gosta de escrever e tem muito a declarar certamente adorou a desafiante redação.

Considero altamente importante a inserção de textos variados em apoio às propostas de redação nos vestibulares. Leitor contumaz não sente dificuldade alguma em ler um poema, analisar um editorial, examinar infográficos ou qualquer tipo de texto, mas quem não está acostumado a ler e a entender os objetivos das variações textuais, sofrerá na hora de uma prova que exija reflexão e elaboração bem articuladas. 

Muito bem! - Parabenizo a banca que organizou a prova com exigência argumentativa, assim como a da PUC-PR, aplicada ontem aos candidatos. O tema da redação ser voltado à Educação (Gazeta do Povo, ontem) foi um ótimo desafio à reflexão do candidato. Bingo!

Um porém - Lamento apenas que as provas ainda não estejam disponíveis ao público; é um direito institucional, mas a transparência em qualquer vestibular é um fato inconteste de que tudo foi executado com rigor e correção. Aguardarei que, tanto a prova da Universidade Positivo, quanto a da PUC-PR estejam à disposição do leitor.

Até a próxima!

Ofereço: treino e correção de redação dissertativa

A partir de hoje até a próxima sexta-feira, dia 21, ofereço ao vestibulando e inscrito no ENEM a oportunidade de treinar a redação dissertativa, modelo convencionalmente exigido para testar a capacidade de reflexão e expressão escrita do candidato.

Ler e Escrever constantemente oferecem  a segurança necessária na hora da redação do ENEM- arq. pessoal
Há um custo financeiro, afinal, sou professora autônoma. As aulas e correções dos textos tonificam a minha renda mensal. Interessados na orientação e correção disponibilizadas? Meu contato é araujodoralice@hotmail.com

Divulgação fortalecida  - Conto com um anúncio, hoje favorecido pela visibilidade da Seção Cursos & Palestras , no jornal Gazeta do Povo, mas agradeço a prestimosa divulgação feita pelo atento leitor do NaMira, também, porque as redes sociais reúnem incontestável poder de sugestão e orientação informativa.

Até a próxima!

A Coleção Brasiliana Itaú, agora no Museu Oscar Niemeyer

Ontem à tarde, mesmo com o tempo nublado e pouco convidativo aos passeios pela cidade, fui ao Museu Oscar Niemeyer. A exposição com a Coleção Brasiliana Itaú é um espetáculo; é imperdível, caro leitor.

J. B.Debret- Casamento de D. PedroI e D. Amélia, 1829- Reprodução do site do MON

Grandes lições - Gostei de tudo, mas apreciei mesmo foi a parte do  Brasil Holandês e do  Brasil dos Naturalistas. Sabe por quê? Por dois motivos, transformados em uma dupla de poderosas lições, cuja explicação aponto abaixo com o olhar bem arregalado:

A primeira novidade foi saber que: " O período de ocupação do Nordeste do Brasil pelos holandeses (1624 a 1654) deu origem a uma importante produção, artística e bibliográfica, sobre o território conquistado (....) Os dois maiores artistas trazidos por Maurício de Nassau, Frans Post e Albert Eckhout, estão representados na coleção por quadros a óleo(...)"

A segunda lição provocou em mim enorme surpresa, porque eu não sabia que: "Da partida dos holandeses até a chegada de D. João VI ao Rio de Janeiro, o Brasil permaneceu fechado a qualquer estrangeiro, por determinação do governo português. Nesse século e meio nada sobre o país foi acrescentado às informações levantadas pelos holandeses, e acumulava-se grande curiosidade representada entre os sábios e estudiosos europeus. Com a abertura dos portos em 1808, ocorreu, entre os anos de 1810 a 1820, uma quase enxurrada de naturalistas, cujos trabalhos eram ligados ao estudo da nossa fauna e flora"( FolderColecionável, MON, outubro 2011)

Uma pergunta na cabeça - Saí da exposição, meu caro, com uma longa pergunta inquietante: há algum registro da lavra lusitana sobre o Brasil, especialmente quando a entrada de estrangeiros estava vetada pelo governo português, aqui instalado, antes da vinda de D. João VI?  Não tenho dúvida de que devemos aos holandeses o belo registro ilustrativo das paisagens do Brasil. Farei uma busca e descobrirei certamente a resposta à inquietante pergunta indicada acima; se o leitor souber algum dado, por favor, compartilhe-o comigo. Adoro aprender novidades.

Até a próxima!

"As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá"...


Estamos em plena Primavera, mas o horário é de Verão- Curitiba, Boca Maldita, arq. pessoal
 Bom dia, leitor! Mais uma segunda-feira para vencermos; vamos enfrentá-la bem ou mal animados?

Aqui no Sul, assim como em grande parte do Brasil, já estamos regulados pelo Horário de Verão. As queixas e as advertências já fazem parte do calendário anual, desde que o sistema foi oficializado. Com o passar do tempo algumas medidas legais são impostas à população, mesmo que nem todos possamos contestá-las, tal como é o caso dos estados nortistas e nordestinos. Não sabe o por quê? Por mais que lá não vigore o HV os bancos e repartições públicas ficam reguladas pelas decisões tomadas em centrais, na maioria das vezes, localizadas nas áreas sob a vigência do horário oficial, ou seja o de Verão.

Desconsiderações regionais - É... a " minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá / as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá...". Depoimentos centrados na realidade cotidiana bem ilustrariam a minha observação sobre as reações díspares regionais com relação ao novo horário em vigor no Brasil. Com a palavra, portanto, o leitor!

O tema rende até um exercício de redação para vestibulandos e inscritos no Enem; logo mais editarei uma proposta.

Até a próxima!

domingo, 16 de outubro de 2011

As ilustrações do Sérgio Bastos? Divulgue-as, leitor!

Ajudar é um verbo convidativo. Nem todos gostam de conjugá-lo, o que é um direito, mas aos que não se importam em flexioná-lo em todos os tempos faço um apelo, especialmente aos de Belém, lá no  meu saudoso Pará: divulgue, retuite, vá hoje até à Praça Batista Campos, contrate os serviços ou prestigie o excelente trabalho ilustrativo do meu amigo Sérgio Bastos, um dos poucos ilustradores que mantém vínculo com questões educacionais e ressalte da cultura paraense.

O Palacete Bolonha, em Belém(PA) em traço inconfundível do Sérgio Bastos - reprodução autorizada
Já fiz uma postagem anterior sobre o tema, mas quem conhece o trabalho do Sérgio Bastos sabe que as iniciativas que ele empreende merecem total apoio. Buscas na internet exibirão animações para os Contos da Amazônia, inclusive em defesa da floresta, série que o meu parceiro de livro fez com o apoio da Cultura do Pará e equipe muito eficiente.

Fica a dica - Ao leitor que está fora de Belém, mas atento às minhas postagens, fica o convite à divulgação do traço ilustrativo em destaque - ou até quem sabe a contratação dos serviços de ilustração. 

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails