sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Temas para o Enem? Indico uma trinca


Metrô em Madrid - Reprodução de imagem enviada pelo Marcelo Nolasz
É impossível na minha área de trabalho não cogitar alguns temas para a redação dissertativa proposta pelo Enem. Fiz uma lista para hoje. O colega professor de redação já deve ter feito, também. São apenas considerações centradas nos meus palpites. Acompanhe-os:

1- Inclusão digital -  O tec-tec-tec. que nos coloca no mundo 24 horas sem interrupção.
2- Participação popular-  As redes sociais intermediam queixas, soluções, sugestões e críticas. É impossível ignorá-las.
3- Desafios educacionais- Como vencer o analfabetismo, a inabilidade estudantil com a leitura e a escrita, por exemplo.

O quarteto poderoso ao sucesso - Quem leu as colunas sobre tecnologia, reportagens sobre as graves questões educacionais no Brasil, assim como percebeu a eficiente rede de apoio oferecida pelas redes sociais está mais confiante. Ler e bem refletir sobre os temas acima, entre outros, garante o primeiro passo bem cadenciado ao sucesso; o segundo está no treino da escrita. O terceiro? No emprego dos recursos textuais. O quarto? Na composição estrutural da dissertação proposta.

A escola brasileira, tanto pública, quanto a particular, tem a obrigação de oferecer as boas condições de leitura e escrita aos jovens estudantes; será que cumpriu o seu dever? A cobrança nos vestibulares (o Enem é um vestibular!) precisa ser compatível à oferta pública, caso contrário voltaremos à estaca zero: a da contradição. Pedir e exigir o que não ofereceu é sempre lamentável.

Penso que a educação pública merece o maior investimento, a maior atenção dos prefeitos, governadores e da presidente da República. É a herança boa dos bons governos e do eficiente emprego do dinheiro público. Todos prometeram investir muuuuito, quando estavam em clima de comício e aparições no horário eleitoral. Eu vi e ouvi muito bem. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails