sábado, 9 de julho de 2011

Sopa vitaminada de legumes & Astor Piazzola

Gosta de sopa, leitor? Eu costumo preparar algumas; as mais preferidas são de Feijão e de Legumes com pedaços bem moles de carne bovina.

Nessas noites de frio intenso como caem bem as sopas no estômago, hein? Na minha casa, em Belém (PA), quando ainda estávamos todos reunidos, a sopa sempre foi a rainha na noite; ainda mais na casa de uma família numerosa como a minha. Bateu uma saudade...

Imagem? Do blog Cozinha Travessa


Não tenho nenhuma ilustração da sopa de legumes que fiz ontem; emprestei uma da Cozinha Travessa. A minha receita segue adiante; é testada há muitos e muitos anos.

Sopa de legumes-  Ingredientes: três cenouras, 3 batatas (inglesa ou doce), 3 mandioquinhas, 2 abobrinhas, 2 pedaços médios de mandioca, 1 cebola grande, 2 dentes de alho, 1 pimentão, ramos de coentro, 200g. de carne bovina (músculo, de preferência), sal, 1 fio de óleo,  1 pitada de pimenta e cominho e 2 colheres de molho de tomate ou 2 tomates frescos.

Passos do preparo
1- Corte os legumes em cubos e reserve-os.
2- Refogue, na panela de pressão, os cubos da carne com os temperos; acrescente água  até cobrir o refogado. Deixe cozinhar por 10 minutos.
3- Após tirar o vapor acrescente os cubos de legumes e misture-os bem. Complete novamente com água até cobrir a mistura. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e vá ouvir uma música inesquecível. Sugiro Adios Nonino, com o incomparável Astor Piazzola.
4- Ao término da bela interpretação musical, abra a panela e prove para ver se está do jeito como a fome gosta. Mais sal, menos sal, um pouco mais de água. Dê o toque final; fique à vontade!

Imagem? Do O Mundo dos Pães
A receita acima serve 3 a 4 pessoas. Com pão ciabata para acompanhar... é um show de delícia! Experimente a minha dica, meu caro leitor! Aos poucos, fará outros acréscimos de legumes e inventará novas porções deliciosas.

Até a próxima!

A minha agenda de trabalho, leitor!

Contatos comigo? Envie e-mail para araujodoralice@hotmail.com
Férias & Trabalho - Permito-me alguns dias de recesso agora em julho, leitor. Minha filha iniciou ontem um  período de férias e quero desfrutar um pouco mais da companhia filial, antes que as naturais distâncias aconteçam.

Colabora comigo? - Já fiz, entretanto, a minha programação de trabalho para os meses de agosto e setembro. Quer vê-la? Com a divulgação e o repasse das informações a possibilidade de maior público ao meu Curso de Redação será uma realidade. Compartilhar com você é, também, um modo de fazer o meu anúncio profissional avançar. Será que você interrompe a leitura aqui ou continua? Grata pela colher de chá, caso prossiga. Veja:

> Vestibulandos e inscritos no ENEM terão aulas às segundas e quartas-feiras; ofereço 15 encontros com muita leitura e produção de textos com variada tipologia. Saem com a maior segurança; eu garanto!

> Candidatos aos cursos técnicos receberão intenso treinamento com 10 aulas, sempre às terças-feiras.

> Inscritos nos concursos públicos, tais como a Jeniffer, poderão tirar dúvidas e treinar a redação em 8 encontros, sempre às quintas-feiras.

> Interessados em atendimento online terão as sextas-feiras para negociar as correções de textos ou orientações voltadas às especificidades de algumas tipologias, tais como a dissertação, exigência imprescindível em alguns concursos, como o Instituto Rio Branco -  ou mesmo às cobranças formais da redação do Enem.

SOS REDAÇÃO - Você observou que o sábado não foi mencionado? Nele, meu caro leitor, levarei o que sei fazer de melhor até às praças de Curitiba! Vem aí um SOS REDAÇÃO, a execução de um projeto que vai às ruas gratuitamente. Mais adiante oferecerei detalhes quanto às praças visitadas e o conteúdo desses encontros.

Diga lá! - Está disposto a compartilhar a minha programação de trabalho com os seus amigos? Lembre-se: ela envolve a versão online, portanto, estará aberta a todos no Brasil.

Até a próxima!

Brasileiros no frio? Aumente as informações, leitor!

Outra manhã ensolarada em Curitiba! A mínima prevista é de  6ºC ; a boa notícia sobre o frio ameno vem do site do Simepar.

                     A massa de ar frio afasta-se lentamente do Paraná..."( Simepar, hoje)

Exemplo na pele - O frio é relativo para quem mora nas regiões brasileiras; eu, migrante do Pará há quase duas décadas em Curitiba, estou com frio, mas minha filha, bem acostumada ao clima curitibano sai de casa de camiseta, enquanto eu abotoo o casaco de lã e ainda fico a lamuriar... ai que friiiiio!!!

Imagem: arquivo do Google (sem autoria da foto; que coisa, até quando???)

Um lembrete - Adjetivações são expressões individuais; é conveniente marcar o território da opinião, mas sempre atrelando as referências aos dados objetivos. Um exemplo? Os números. Trocar ideias sobre temperaturam exige indicação imediata do índice numérico. Meus conterrâneos paraenses, diante de 6ºC  ou da máxima de 17ºC em Curitiba, estariam tiritando com o frio. Aqui, o meteorologista considera o frio como ameno...

Muito divertido! - O  editor do microblog e os seguidores do Chuvitiba , assim como o Crônicas Urbanas, com a reprodução do texto Brasileiros no frio, trazem hilárias considerações sobre as diferentes recepções ao clima no nosso país. Você tem algo a considerar? Contribua, meu caro. Trocar conversas sobre clima e vivências brasileiras, diante das diversas temperaturas presentes nas regiões, é sempre um ótimo tema para conversas; argumentos geográficos e compartilhamento de causos. Avante.


Até a próxima!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Antes assim...


Ïmagem: arquivo Google

Ainda bem que os fatos mudam do dia para a noite; veja o que relata o Josias de Souza sobre a indicação ao Ministério dos Transportes. Antes assim do que como parecia ser na manhã de hoje, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

Como premiar um desmatador?

No ano de 2008 os cadernos dos meus alunos continham inúmeros textos que tratavam sobre o desmatamento. Exemplos similares? Um do Greenpeace e outro do EcoDebate.  A razão? Um tema certamente presente nos vestibulares e no Enem, além, é claro, de interesse geral do cidadão atento, condição que independe da idade, convenhamos. Foi um trabalho com excelente resultado. Sabe, por quê? O tema da redação do Enem foi sobre a Preservação da floresta Amazônica (O Globo). 


O cartunista Benett bem dimensiona a história do desmate amazônico - Arquivo Gazeta do Povo
 Merece prêmio? - Como é que alguém pode ser premiado com um ministério no Brasil, mesmo depois de ter sido apontado como um dos que deram amém ao desmatamento, segundo as notícias da época? Estou de olhos arregalados com a bondade que parte lá de Brasília. Nomear alguém que carrega uma história de desmate autorizado nas costas é, no mínimo, uma imprudência, concorda comigo? O Josias de Souza explica detalhes sobre a grande novela. O capítulo mais recente está inteirinho em  Cotado para ministro...

Um porém inquietante - Estou, entretanto, muito encafifada com uma coisa: de um lado a família, os amigos e a escola fazem o possível para indicar bons exemplos de cidadania, mas vem o governo e premia criminosos (in)diretamente com a motoserra na mão. Como é que ficamos, hein? Pobres crianças e jovens do meu Brasil; desconhecem o que é coerência e ética no âmbito público. Já não basta a regular concessão ao Nepotismo escancarado, inclusive, aqui no Paraná, assim como nos demais rincões brasileiros.

Fico indignada; veja, portanto a razão que eu defendo para não reeleger nem vereador, nem deputado, nem senador, prefeito, governador ou presidente. Apenas  mandato único para fazer bem feito e deixar o nome na História.A remuneração paga pelos cofres públicos é alta demais. Reeleição? Jamais!


Até a próxima!

Sem achaques e tiricuticos, leitor!


Imagem? Arquivo do Google
 Em Curitiba? Nossa...a temperatura despencou! A mínima de hoje? 3ºC , segundo o site do Simepar. Nada melhor do um café bem quente, ali na padaria, mas depois de uma caminhada acelerada para espantar o  típico frio invernoso. A máxima de 15ºC é animadora. Transcrevo abaixo um trecho do comentário técnico para hoje:

                                Forte nevoeiro persiste no setor leste do Paraná, inclusive em Curitiba e São José dos Pinhais. Mais uma madrugada gelada no Paraná.(Tarcízio Valentin da Costa, meteorologista do Simepar)

Diga lá! - O que você tem feito para combater a falta de disposição de sair debaixo dos cobertores ou vencer a apatia às atividades físicas, mesmo com temperaturas mais altas, meu caro? Nem todos são como o escritor Miguel Sanches Neto, mas cada um arranja um modo de sair do sedentarismo, caso contrário os achaques e tiricuticos serão mais constantes, não é mesmo? Sem desculpas...

Até a próxima!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Curitiba, a bela da tarde!

Céu azul, sem nuvens escuras! Uma lindeza de tarde em Curitiba! -arquivo pessoal
Caso o leitor esteja longe da capital panaraense não poderá ver a bela e ensolarada tarde em Curitiba, mas tentarei fazer uma aproximação. Veja o registro acima; é aqui bem juntinho de casa, no agradável bairro Mercês.

Estamos com 14ºC e com abundante luminosidade solar; melhor do que a dupla de detalhes climáticos? Só uma tarde sob o calor nortista, lá na ilha do Mosqueiro, na companhia da minha saudosa família - ou quem sabe, ali em Campinas, em caminhada feliz com familiares, lá residentes. Fico até mais animada com as possibilidade revigorantes, caro leitor. Os dias de frio deixam marcas e necessidades, mesmo aos que apreciam as variações do clima em Curitiba.

Até a próxima!

Professores descontentes? Devem explicam os porquês das greves...

Ontem de manhã estive na Biblioteca Pública do Paraná, mas antes passei pela Praça Osório; depois de atravessar aquele corredor de barracas com artesanato vi um aglomerado, ali no começo da Boca Maldita. O grupo de pessoas era composto pelos professores vinculados às redes municipal e estadual no Paraná; eles reinvindicavam a aplicação da Lei do piso Nacional do Magistério, que é de R$1.187, além de 33,3% de hora-atividade.

Recebi um panfleto, ao passar pela Boca Maldita - Imagem: site do Sindicato


Aqui entre nós - Tenho muitas curiosidades não respondidas e imagino que o leitor atento fique encafifado com o tratamento oferecido pelas autoridades aos colegas professores da rede pública pelo Brasil afora. O estado de greve, ressaltado, por exemplo, na reportagem Greve dos professores completa ...  (UOL Educação) inspira muitas preocupações. O alcance é nacional, reparou?

No maior silêncio... - Lamento, entretanto, que embora o Na Mira tenha professores no plantel de leitores e seguidores, não encontro nenhum deles para trocar ideias, a partir da realidade no campo de trabalho. A exceção é feita, felizmente, pelo colega professor de História, o paraense Marcelo Carvalho, responsável pelo Mídias na Educação .

Restrição objetiva - Não sei se acontece com você, mas a minha preocupação aumenta, quando vejo que os aglomerados em movimentação típica das greves assumem vinculação partidária;  penso que desvirtuam, assim, o discurso educacional em meio ao insuportável blá-blá-blá atrelado ao partido regulador, infiltrado na fala reivindicatória.  Suponho que ali não estão os colegas professores descontentes, mas sim vinculantes ao partido vermelho. As bandeiras não deixam qualquer dúvida; a mim são aversivas.  Sabe por quê? Não tenho partido e nem louvo a nenhum. Gosto de ideias e de pessoas, não de partidos políticos. A opção política é um direito, mas não uma imposição, inclusive visual. Na greve dos educadores ela é repulsiva.

Os porquês dos reclamos -  Será que o leitor mantém alguns questões não explicitadas com a regularidade desse estado de greve presente, inclusive nos Estados, tal como mostra a reportagem do UOL? Compartilhe- as comigo; quero fazer uma lista e enviá-la ao Sindicato da categoria, aqui no Paraná. Sabe os porquês da minha preocupação com tais questões? Ao lado da movimentação expansiva dos reclamos é necessário esclarecer pontos obscuros, sem os quais a solidariedade da sociedade civil à categoria acontece de maneira capenga.

Interaja comigo - Abaixo inicio a lista com perguntas; interaja com a postagem, meu caro. Educação pública é um tema sério demais para ser levado com desconsideração, inclusive pelos que não têm filhos ou parentes em escolas públicas. Inclua a sua pergunta na lista abaixo:

1) Qual é o valor da hora-atividade paga pela rede municipal de Curitiba?
2) Há diferença entre o valor pago pela rede estadual? 
3) Qual a lotação mínima e máxima de alunos nas salas de aula? 
4) Há compatibilidade entre a demanda de matrículas e quadro docente na ativa?
5) Novas escolas foram construídas em Curitiba e nos demais municípios paranaenses entre o período de 2010/11?

Confira - Veja os sites da  Secretaria Municipal de Educaçao de Curitiba  e Secretaria Estadual de Educação do Paraná; nenhuma menção às queixas dos colegas, mas a imprensa e os professores vinculados às redes têm o dever e o direito de desvendar os os problemas educacionais, sem qualquer temor de represália-  ou será que têm?

Até a próxima!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comunicações necessárias, leitor!

A Pref. Municipal de Curitiba ainda não encontrou quem conserte o relógio!?- Foto: Fabio Cequinel

O leitor contumaz na página sabe que insisti em duas questões nos últimos 20 dias: o reparo no elevador que atende aos necessitados de ajuda, ali na estação-tubo da Praça da Ucrânia e no ajuste do relógio público, há muitos anos fazendo parte do cenário da Praça Osório.

O elevador da estação-tubo recebeu o devido reparo- Pça da Ucrânia, Ctba -Foto: Edison Rosa


Eu vi -  Hoje, logo de manhãzinha, quando entrei na estação-tubo para pegar o expresso Centenário Campo Comprido, vi um cadeirante fazendo uso do elevador, portanto, saiba o leitor da boa notícia, mas quanto ao relógio, infelizmente a notícia é triste; ele continua apontando que é meio-dia ou meia-noite, caso o camarada passe ali pela Boca Maldita à noite. Já agradeci as providências em tweet recente à Curitiba_PMC , mas voltarei aqui para relatar, quem sabe qualquer dia, sobre o conserto do relógio.

Até a próxima!

terça-feira, 5 de julho de 2011

No frio curitibano? Como agem os moradores?


Casa de madeira, lá no curitibano bairro do Barreirinha, arquivo pessoal
Lá pelos idos de 1983, quando vim ao Paraná pela primeira vez, fiquei encantada com as casas de madeira que avistei, mas uma das perguntas que logo fiz ao meu anfitrião, residente ali para as bandas do curitibano bairro do Hugo Lange, foi com relação à proteção que ofereciam durante as temporadas de frio intenso. A resposta? Nossa gente está acostumada ao frio...e sabe se proteger, Doralice!

De lá para cá muitos passeios já fiz pelos bairros curitibanos e avistei inúmeras casas de madeira.Não há dúvida alguma de que os curitibanos estão bem acostumados ao frio.

Eu continuo fotogrando e admirando o capricho na construção das casas de madeira, nos adornos e na manutenção que seus residentes e proprietários dispendem. São relíquias históricas da edificação e revelam aspectos econômicos e preferências dos seus moradores. Quase todos os bairros abrigam belos exemplos. Quer conferir? Embarque em um ônibus da Linha Turismo ou mesmo no Interbairros. Avistará lindas casas de madeira em Curitiba.

Veja que interessante: descobri que o migrante Washington Takeuchi, do Circulando por Curitiba, também gosta de retratar as amostras dessa arquitetura em madeira. Clique nos links e verá como as fotos e as descrições caprichosas que ele reúne são primorosas; concorda comigo? Penso, inclusive, que ele já reúne material suficiente  e bem poderia preparar um livro. Excelentes condições técnicas não faltam ao blogueiro.

Quero saber... -  Quanto à proteção...bem, creio que uma boa reportagem poderia mapear as táticas utilizadas pelos moradores dessas casas para enfrentamento satisfatório no frio, tal como ora atravessamos. 

Até a próxima!

Frio incomum e solidariedade necessária

Frio e nevoeiro intenso caracterizam o começo da manhã curitibana. A mínima? 4ºC . A máxima? 16ºC , segundo dados do site do Simepar. Lá de Belém, o @Ximangolandia relata que choveu torrencialmente durante a madrugada e a temperatura assinala 25ºC . São extremos regionais, sob os caprichos do clima no Brasil.

Frio em Rondônia- reprodução do site Extra,segundo a Profª Nidiane
Ontem, a profª Nidiane Latocheski comentava sobre o frio de 13ºC em Rondônia; índice atípico na região tradicionalmente quente e agora em pleno Verão amazônico. Alguma novidade climática aí na sua cidade ou região, prezado leitor?

A tarde de ontem foi lindamente ensolarada em Curitiba. Foi uma benção, depois daquela chuva sem trégua do final de semana e começo de segunda-feira, mas o frio, ui, ui, permanece intenso. Aqui a temperatura pede roupas de lã e apela certamente à solidariedade de todos.

Apelo e preocupação - É preciso abrir os armários e compartilhar roupas mais quentes e calçados com quem tirita de frio, caro leitor sulista. Fico a imaginar como conseguiram e conseguirão maior proteção diante da baixa temperatura os conterrâneos da professora nortista em destaque? Se aqui no Sul há grande demanda pelas roupas de lá, agora, imagine lá, meu Deus!? 

Até a próxima!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dia Nacional da Mamografia; o que você acha, leitor?

Hoje o jornalista WBonner, o simpático apresentador do Jornal Nacional, disparou um tweet perguntando assim:

                                     É justo obrigar uma mulher com suspeita de câncer de mama a viajar 300 km pra ouvir um "hoje não vai dar" na fila da mamografia?
                                     (realwbonner, 17h18minutos, dia 5 de julho)

Creio que nem caberia a pergunta, porque uma mulher com suspeita de qualque câncer já chega fragilizada ao posto de saúde. Ela certamente já fez uma via sacra para ser atendida pelo clínico geral e depois viveu uma longa espera até chegar o dia marcado para o exame de mamografia(Portal Terra). Penso que é um crime agendar um exame dessa importância e depois arranjar uma desculpa esfarrapada para driblar a falta de estrutura na saúde pública. 

Diga lá! - Será que alguma leitora já passou pela experiência de ouvir a frase destacada pelo tio Bonner? Será que um filho, irmão, namorado, amigo ou marido já conviveu com uma mulher que estivesse sob tal suspeita? Por favor,  comente algo, ilustre a situação. Nem todas as mulheres têm plano de saúde; a maioria precisa do posto de atendimento público e já sabe da longa demora na triagem. A chegada do dia do exame, qualquer exame,  é sempre uma viagem entristecedora.

Imagem: arquivo Google


Exemplo pessoal- No ano de 2009 estive com uma dor muito esquisita na mama esquerda; fui ao posto de saúde, ali no Campo Comprido, mas a demora no atendimento foi tão grande que fui obrigada a pagar uma consulta particular, além da mamografia. Felizmente nada de preocupante. Na época paguei R$100,00 de consulta médicaR$120,00 para fazer a mamografia. Estava muito nervosa e intranquila. Sou professora autônoma de redação e precisei "vender" muitas aulas para custear a minha tranquilidade. Depois do exame-  Meu Deus ! -  fiquei aliviada completamente. 

A minha proposta - Se o câncer de mama está sempre no topo das suspeitas por que não fazer um Dia Nacional da Mamografia? Em troca do benefício todas as mulheres submetidas ao exame retribuiriam com a prestação de 1 dia de serviço em atendimento público. Eu, por exemplo, poderia orientar a redação das crianças ou jovens ou ajudar no preparo da merenda escolar, entre outras atividades em escolas, bibliotecas ou espaços de leitura. A minha ideia pode até ser contestada, mas ela faz da reflexão uma esperança, concorda comigo leitor?

Ficarei de olho na reportagem anunciada e mandarei outro tweet para o Bonner, porque o primeiro ele nem deu bola...

Até a próxima!

Temporada de frio ou calor, leitor?

Choveu sem trégua no final de semana. Hoje? A chuva deu um tempo, mas o céu continua cinza e a mínima em Curitiba é de  3ºC (site da Gazeta do Povo, hoje);  o  inverno veio com tudo, meu caro. A expressão Que frrrrrio!!! é recorrente na boca de todos os que residem na capital paranaense.

Diga lá! -  Aí na sua cidade o tempo está assim, frio e com céu nublado? Veja aqui as dicas da edição mais recente do programa PLUG para enfrentar melhor as baixas temperaturas.

Em Curitiba faz  muito frio na segunda-feira - Reprodução do mapa da GP


Tentarei fazer uma caminhada acelerada, aqui nos arredores de casa. Movimentar-se sob o frio intenso parece ser a melhor alternativa para enfrentar a intensa temporada de frio, mas é preciso ir bem agasalhada. Sem gorro, cachecol e luvas será impossível, meu caro. 

Aproveitarei a caminhada para confirmar se o elevador da estação-tubo da Praça da Ucrânia já está em pleno funcionamento; entre a promessa da Prefeitura Municipal de Curitiba e a constatação do serviço executado muita gente necessitou ser carregada para ter  acesso à plataforma de embarque. 


Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails