terça-feira, 5 de julho de 2011

No frio curitibano? Como agem os moradores?


Casa de madeira, lá no curitibano bairro do Barreirinha, arquivo pessoal
Lá pelos idos de 1983, quando vim ao Paraná pela primeira vez, fiquei encantada com as casas de madeira que avistei, mas uma das perguntas que logo fiz ao meu anfitrião, residente ali para as bandas do curitibano bairro do Hugo Lange, foi com relação à proteção que ofereciam durante as temporadas de frio intenso. A resposta? Nossa gente está acostumada ao frio...e sabe se proteger, Doralice!

De lá para cá muitos passeios já fiz pelos bairros curitibanos e avistei inúmeras casas de madeira.Não há dúvida alguma de que os curitibanos estão bem acostumados ao frio.

Eu continuo fotogrando e admirando o capricho na construção das casas de madeira, nos adornos e na manutenção que seus residentes e proprietários dispendem. São relíquias históricas da edificação e revelam aspectos econômicos e preferências dos seus moradores. Quase todos os bairros abrigam belos exemplos. Quer conferir? Embarque em um ônibus da Linha Turismo ou mesmo no Interbairros. Avistará lindas casas de madeira em Curitiba.

Veja que interessante: descobri que o migrante Washington Takeuchi, do Circulando por Curitiba, também gosta de retratar as amostras dessa arquitetura em madeira. Clique nos links e verá como as fotos e as descrições caprichosas que ele reúne são primorosas; concorda comigo? Penso, inclusive, que ele já reúne material suficiente  e bem poderia preparar um livro. Excelentes condições técnicas não faltam ao blogueiro.

Quero saber... -  Quanto à proteção...bem, creio que uma boa reportagem poderia mapear as táticas utilizadas pelos moradores dessas casas para enfrentamento satisfatório no frio, tal como ora atravessamos. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails