sábado, 1 de junho de 2013

Já conhece o Belem Nostalgia?


Graças ao Belém Nostalgia é possível ver uma Belém (PA) de outrora - Reprodução da página em destaque

Conheci recentemente  o Belém Nostalgia; o objetivo da página é nobre e encantador. Merece participação entusiasmada de todos que têm dados (fotos, vídeos e informações) a oferecer. Na reprodução fotográfica que fiz, caro leitor, é possível acompanhar o vai -e -vem do trânsito em mão dupla na Av. Presidente Vargas; à esquerda na foto, temos o prédio da Companhia de Docas do Pará. Ao leitor atento não faltarão outras informações oferecidas pela contribuição fotográfica; agradeço a leitura e os desdobramentos interpretativos que ela certamente detém.

Não sei se já observou, mas o Belém Nostalgia é um entre os blogs vizinhos que tonificam a oferta de leituras na minha página preferida para escrever. Olhe os meus webvizinhos aí na parte inferior à direita. Estou sempre bem acompanhada, concorda comigo?

Até a próxima!

O celular? Um sedutor arreio eletrônico

 
O sugestivo desenho é do Danilo B. Zamboni, mas a alegria em compartilhá-lo com você é minha, caro leitor.

O leitor tem filho (a) adolescente? Já reparou como ele (a) não desgruda do celular? Aqui em casa é assim, também; muitas vezes preciso dar uma bronca mesmo sob a inflexão de delicada advertência, pois se deixar a situação passar, até durante as refeições o telefone conectado acolherá acenos de todos os cantos da cidade e do mundo, uma vez que fica logado às redes sociais. A sugestiva ilustração do Danilo B. Zamboni, editor do Barcaça di Arenque é uma tradução perfeita do que eu avisto em casa.

Aqui entre nós -  Entretanto, não é característica juvenil exclusiva o andar constantemente com popular arreio eletrônico; adultos, tais como nós, caro leitor, também entramos nessa  sedutora cadeia. O equilibrado é saber a hora de deixar o aparelho desligado ou no silencioso. Eu, por exemplo, mesmo sob a agenda das aulas de redação, mantenho o meu celular no modo que não perturbe a ninguém, mas permita oportunamente a identificação dos contatos; afinal, a venda do meu trabalho acontece com a ajuda do celular

O triste, desolador e desconcertante é ver celulares tocando em volume insuportável em salas de espetáculo, durante as aulas ou reuniões. Em casa? Com jeitinho é possível bem orientar para que nas situações destacadas não causem o desconforto provocado pelos arreios eletrônicos e seus toques tão diversos.

Até a próxima!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

E...vem chegando o mês de junho de 2013...


A bela e sugestiva ilustração do Sérgio Bastos evoca gratas lembranças do tempo de festanças juninas- Reprodução autorizada pelo autor ao NaMiradoLeitor-

Estamos quase chegando em junho de 2013. Eu? Adoro a temporada, ainda mais se ela envolver os meus dias com as festanças juninas. Então, para alegrar a página? Uma dupla de referências muito queridas: a ilustração do Sérgio Bastos e a animação feita por ele e a equipe da TV Cultura do Pará.  Ao ouvir e ver a animação? Sinto uma incontida vontade de dançar, rsrsrsrs....

Até a próxima!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Óbidos paraense ou a portuguesa? Vamos conhecê-las, leitor?

A foto é do Mauro Pantoja, mas a alegria em compartilhar um pouco da cidade de Óbidos (PA) é minha- Reprodução autorizada pelo autor ao NaMiradoLeitor

No processo de colonização pela Amazônia paraense os portugueses deram nomes lusitanos às pequenas vilas, mais tarde alçadas à condição de cidades e agora a dos atuais municípios. É o caso de Óbidos (Wikipédia), localizada no Baixo-Amazonas paraense, ou seja, no sentido contrário à foz do maior rio brasileiro. No destaque, o leitor poderá avistar a cidade em foto do Mauro Pantoja.  Um dia, se a vida permitir, gostaria de poder visitar a cidade em ressalte, mas não sem antes passar pela minha pequenina Alenquer ( Santarém em Conexão) e aproveitar a proximidade com Santarém para rever alguns parentes distanciados pela geografia, mas sempre unidos pelo afeto habilidosamente aproximado pelas redes sociais. 

Outro sonho é conhecer as cidades portuguesas que têm o seu desdobramento toponímico amparado na Geonímia com as da região paraense; a Óbidos portuguesa está entre as que entram no meu sonho, rsrsrsr... 

Comente lá na caixinha!- O leitor tem um sonho parecido com o meu? Qual o lugar do Brasil que gostaria de visitar? Já esteve em Portugal? Conhece as cidades lusitanas destacadas acima? Ah..., então, conte-me detalhes, por favor! Agradeço a continuidade da conversa blogueira.

Até a próxima!

Para bem desfrutar do feriado

 
No feriado? A limpeza geral no meu jardim estava no programa- Curitiba, arq. pessoal 2013


Na minha agenda de aulas marquei um atendimento para a manhã de hoje, mas ele foi para o espaço, tal como dizem ainda os meus alunos mais jovens. Em razão de um calendário marcado pelos feriados especialmente religiosos, a vida brasileira é levada entre u-la-lá e ah...que pena que o feriado já acabou! Alguns compatriotas, inclusive, já enforcaram a sexta-feira e ...é melhor eu nem levar adiante a reflexão.

Em Curitiba? O solzinho meio tímido nutre a manhã e afastou não sei até quando a chuva, o que permitiu a limpeza programada para o meu jardim; depois do almoço, um passeio pela cidade não ficará desconsiderado.
No meu jardim? Uma oportunidade de contato com a natureza. Adoro- arq. pessoal 2013

Lá em Macapá, capital do Amapá, a blogueira Alcinéa Cavalcante indagou aos seus leitores sobre o plano que mantinham quanto ao feriado de hoje. Aproveito a ideia da minha conterrânea nortista para levar a pergunta adiante: Então, o que fará para bem desfrutar do feriado de hoje, meu caro leitor?

Até a próxima!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Por que cortar as árvores no entorno do Gasômetro?

 
Corte arbitrário das árvores do Gasômetro, Porto Alegre(RS) - Reprodução de foto by Ramiro Furquim - Sul 21, hoje

A indiferença às questões ambientais é inimiga do homem; mais cedo ou mais tarde, ele será acossado pelas consequências do silêncio voltado ao que acontece na sua cidade, estado, região e país. Veja um exemplo de resistência popular e ao mesmo tempo de atitude arbitrária das autoridades. Em nome dos interesses futebolísticos o corte das árvores foi autorizado (Sul21, hoje) e Porto Alegre (RS) vive um dia diabólico.

O que você pensa sobre a questão, meu caro leitor? Os participantes do site Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho têm muito a declarar sobre o caso, assim como exemplificar às demais regiões do nosso Brasil.

Até a próxima!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Por favor, fotografem as hidroviárias amazônicas!


"Chegando ao Camará, ilha do Marajó, por volta das 9h30min, do dia 25/5/2013, legendou o prof. paraense- Reprodução

A foto com o panorama amazônico e a legenda são do André Santana. Ao ver a imagem marajoara feita com o celular, logo pensei em perguntar ao professor paraense sobre as condições atuais do desembarque no Porto Camará, mas talvez ele não tenha atentado à questão enquanto descia do barco em Salvaterra. Entretanto, com a ajuda dos vídeos produzidos pelo Fernando Macedo, via YouTube, acompanhei a movimentação de uma chegada ao Cambará em dia sem alvoroço preocupante,

Vale o destaque - Na Amazônia os nossos rios são estradas e as pontes, meu caro leitor, as conexões necessárias. Os atracadouros, conhecidos por lá como trapiches, devem ser permanentemente revistos, pois a segurança dos que fazem obrigatórios deslocamentos ou simples viagem de lazer não pode ser negligenciada, sob hipótese alguma. Merece atenção, portanto, a orientação feita pelos funcionários sediados nas hidroviárias quanto à tranquilidade no (des)embarque, também.

O motivo da preocupação-  Durante os feriados e finais de semana a movimentação fluvial nortista é intensa, tal como nas estradas e aeroportos das nossas cidades. Logo, as pontes e atracadouros devem ficar na mira das autoridades e sob as lentes das câmeras dos celulares ou máquinas fotográficas digitais dos passageiros. Uma foto postada no momento certo em uma rede social ou enviada à redação de um jornal detém um valor incalculável. Poderá auferir aplausos ou desencadear algumas providências municipais imediatas. Uma fotografia? Expressa incalculáveis informações, ainda mais sob o comando de um olhar atento e objetivo.

 Até a próxima!

Para dissertar com segurança no Enem 2013

 
 Escrever bem exige treino bem orientado e disciplinado aos objetivos da redação-  arquivo pessoal

Você está em Curitiba? Fez a sua inscrição no ENEM 2013? A partir do dia 5 de junho (e durante os meses subsequentes, também!) manterei uma série de encontros com oito aulas de redação. O objetivo da programação é a preparação de candidatos à tarefa de redigir com segurança a dissertação proposta no próximo exame nacional; se mantém interesse no meu trabalho ou conhecer alguém que dele necessite, então,  que entre em contato telefônico comigo.

É imprescindível - Já está familiarizado com as propostas dissertativas dos exames anteriores? Conhecê-las é fundamental, assim como saber como atender à proposta da redação de 2013. Com a colaboração do UOL Educação reveja quais foram os desafios já enfrentados pelos candidatos; revê-los é o primeiro passo à tranquilidade diante do desafio proposto no dia 27 de outubro, quando acontecerá a prova de redação.

Serviço - Enfrente com segurança a dissertação do ENEM 2013
Reservas: com a Profª Doralice Araújo - (41) 84148553



Até a próxima!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Um belo passeio pelo São Lourenço

 
Árvores frutíferas, gramado bem cuidado, ciclovia compartilhada e segurança deixam a caminhada ainda mais agradável- São Lourenço, Curitiba, arq. pessoal 2013

Ontem? Com a bela e agradável tarde ensolarada, meu caro leitor, nem hesitamos em sair de casa para passear ao ar livre pela cidade. Fomos lá para as bandas do curitibano bairro São Lourenço.
 
As roseiras fazem parte encantadora do ajardinamento lateral ao longo do córrego- São Lourenço, Curitiba, arq. pessoal 2013

Foi um passeio formidável em todos os aspectos, mas o melhor trecho foi quando deixamos o carro e caminhamos na bela região que compõe a área de convívio da Jardinete Erailto Thiele. Ô... trecho bonito e bem cuidado, meu caro leitor!

Infelizmente, não conheci o homenageado, mas o belo lugar faz justiça à reverência pública- arq. pessoal 2013 legenda

Um quarteto de motivos bem explicará o meu desejo de retornar ao belo lugar:

1- O cuidado com as plantas floris dá um charme encantador ao local.
2- Quero circular de bicicleta naquele trecho compartilhado com exclusividade entre pedestres e ciclistas; a calma e a segurança são convidativas. 
3- Gostaria de saber se o nível da água daquele córrego apresenta variações, pois ontem estava bem baixinho, quase seco.
4- Quero fazer fotos mais nítidas da região e, se possível, um vídeo para mostrar aos meus familiares como uma comunidade pode fazer a diferença no trato de um espaço público. 

Fiquei até com inveja dos que estavam pedalando e prometi retornar ao local oportunamente- São Lourenço, Curitiba, arq. pessoal 2012

Quando vejo córregos ou canais de água com qualquer adorno paisagístico, tal como pontes, arborização e excelentes espaços de convívio social, sempre fico a lembrar de outros lugares já percorridos, mas cujo trato é diferente e especialmente negligente, inclusive aqui mesmo em Curitiba. Compará-los, entretanto, será assunto para outra postagem.

Até a próxima!

domingo, 26 de maio de 2013

Ao desfrute de um belo dia de Outono

 
Nos arredores de casa o céu estava assim- Curitiba,  arq. pessoal 2013

 
Lindo domingo de Outono- arq. pessoal 2013

A bela manhã de domingo ainda não ganhou qualquer alteração no decorrer da primeira hora da tarde; vamos ver, então, se o céu curitibano manterá a mesma beleza exibida durante a manhã. Hoje? Lidaremos com o tempo estável; a mínima de 10ºC  e a máxima de 20º C, segundo o Simepar. Ótimas contingências, portanto, para o domingo agradável em Curitiba.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails