sábado, 9 de junho de 2012

Junho friorento em Curitiba

 
A cara de Curitiba: com céu nublado e frio desde domingo passado. Mínima de 8ºC.   Máxima de 14ºC  , segundo o Simepar - Boca Maldita, arq. pessoal 2012
Até a próxima!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Um documentário sobre Belém e suas águas


Busquei no meu arquivo pessoal um panorama da baía do Guajará - Estação das Docas - Belém, PA
Veja a preciosa rede de informações sobre Belém que encontrei no site da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. O documentário, que faz parte do DVD "As cidades e as florestas"( de Jorane Castro e Cabocla Produções) é um modo inteligente e real de relatar a realidade das águas da capital paraense.

Sugiro a leitura vertical da página; são inúmeras as excelentes postagens.

 Até a próxima!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Friagem, meu mingau de milho verde e reflexão...


Com 2 espigas de milho verde dá para fazer um delicioso mingau- arq. pessoal
Aqui em Curitiba? O tempo nublado e frio está assim desde desde domingo. Já estou perdendo o ânimo, pois sou dependente emocionalmente dos dias ensolarados, mas para animar um pouco a manhã do feriado peguei 2 espigas de milho verde e fiz um mingau. Ajudou bastante a fortalecer a minha disposição. Os visitantes do NaMira costumam prestigiar a minha receita? Que tal? É simples, fácil e gostosa.


A mínima de hoje? 8ºC. A máxima? 13ºC. Quer saber detalhes sobre o frio paranaense? Veja os dados do Simepar 

Não sei se você, caro leitor, mas quando faz muito sol ou frio demais fico sempre pensando na necessidade de medidas preventivas às variações do tempo. A vida das pessoas tem relação direta com o clima, seus rigores e prazeres. Aqui no Sul? Frio intenso? Lá no Nordeste? Estiagem preocupante. É um tema para todos os brasileiros, afinal, somo patrícios. A vida comum inspira solidária atenção, invariavelmente.


Até a próxima!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Biblioteca em hotel? Santarém(PA) exemplifica


Por que um hotel não manteria uma biblioteca? O Hotel Sandis oferece o bom exemplo  - Imagem reproduzida
A criatividade empreendedora explora espaços inusitados. Veja o que relata o escritor paraense Samuel Laredo acerca do exemplo da biblioteca do Hotel Sandis , lá na tapajônica Santarém, no Pará. Um dia, quem sabe, irei lá para comprovar a bela iniciativa.

Interaja - Conhece algo similar, prezado leitor? Compartilhe a informação comigo, por gentileza.

Até a próxima!

"Vai esfriar mais, blá, blá, blá..."


A tira é do Benett ( Gazeta do Povo, hoje) mas a explicação é minha- Reprodução
Não apenas os porteiros do da tira do Benett, mas outros profissionais consomem saliva na conversa sobre o tempo, também. A interferência do clima na vida das pessoas é intensa. Trocar conversa sobre as variações climáticas é manter a chama da vida presente bem acesa. Eu considero fundamental saber dados da previsão da temperatura. Aliás, já viu que teremos uma queda violenta dos números, aqui em Curitiba? O Simepar alerta à friagem no Paraná inteirinho.

Acordar as crianças e levá-las à escola no frio intenso; conviver com o surgimento das doenças respiratórias advindas com o frio ou ainda presenciar as cenas de adversidade social, mesmo aqui nas ruas de Curitiba, são circunstâncias que exigem atenção ilimitada às informações do tempo, meu querido cartunista. Postos de atendimento à saúde pública ficam mais lotados. A vida familiar comezinha enfrenta rigores e obstáculos para manter todos bem aquecidos, suficientemente bem alimentados e protegidos da chuva, do vento, do frio - ou do calor.

Concorda comigo, leitor - ou será que faz a mesma crítica do personagem do Benett?

Até a próxima!

Sombrinhas...


Colorida e de material diverso a sombrinha é a companheira fiel da mulher que circula pela Curitiba ensopada pela temporada chuvosa - Rua Emiliano Perneta, Centro, arq. pessoal

Céu cinza, chuva intermitente e o colorido das sombrinhas para quebrar a monotonia visual com o tempo nublado e chuvoso dos últimos dias - Boca Maldita, Curitiba, arq. pessoal

Fraca é a resistência das sombrinhas diante da intermitência chuvosa em Curitiba; comprar as baratinhas, presas fáceis ao vento, é uma temeridade. Imediações da Praça Osório, arq. pessoal


 Até a próxima!

Curitiba está ensopada...


Cadê a Torre do Mercês? A chuva encobriu, caro leitor- arq. pessoal

Chove desde domingo em Curitiba; é quase um exagero o que já caiu de água sobre a cidade. A umidade é tão intensa que o resfriado já chegou em casa, caro leitor. O frio vem chegando e o inverno com ele, também. Li agorinha na Gazeta do Povo acerca da  iminente queda da temperatura, aqui no Sul. Ô, minha nossa senhora do cachecol enrolado no pescoço, o que será de mim?


Está fora de Curitiba? Aí está chovendo, também? Faça-me inveja; diga que está um sol daqueles...

Até a próxima!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Festa Junina bem típica? Quero ir, também!


Largatudoevemtimboraprácá é o convite do Restaurante Terra do Meio, lá em Marituba, nos arredores de Belém- Foto reproduzida com autorização do André Costa Nunes, mestre festeiro e anfitrião do belo lugar
 Adoro festas caseiras; ainda mais quando são na época junina, caro leitor. Veja o que o meu conterrâneo, o advogado Lafayette Nunes, trouxe para me matar de inveja: um convite de largatudoevemtimborapráca do Sítio Terra do Meio, administrado pelo André Costa Nunes e equipe. Fiquei mortinha de vontade de ir à festança.

Ainda não vi anúncio algum de festa junina, aqui em Curitiba; se alguém souber de uma ou programar ou ainda quiser me convidar, ora, não se faça de rogado.

Será que em 2012 não satisfazerei a vontade de:
> Dançar quadrilha?
> Comer a minha fatia de bolo de macaxeira?
>Tomar um copo de aluá?
> Saborear uma porção de arroz doce?
> Rebater tudo com um milho verde assado  e de quebra, um pouco depois, com pouquinho de vatapá ou caruru?

Alô , festeiros? - Vamos que vamos, minha gente, tradições populares não devem sucumbir aos modismos efêmeros ditados pela cidade grande. Vamos trazer a roça para a cidade - ou, talvez seja melhor, vamos levar a cidade grande até à roça? Quem topa? O Terra do Meio fez o convite. Que inveja eu sinto de quem poderá ir à festança!

Terra do Meio- Rest. e Café
BR316- KM 10
Estrada do Uriboca Velha, nº 3000, Marituba,PA
Reservas: (91) 32772975

Até a próxima!

A prova de compreensão e produção de textos


Ler e escrever é a dupla de ações altamente disciplinadas nos meus Encontros Marcados com a Redação; ex-alunos vitoriosos têm excelentes depoimentos a oferecer, sempre-  arq. pessoal
Uma das provas da seleção às vagas oferecidas anualmente pela Universidade Federal do Paraná é intitulada Compreensão e Produção de Textos; sem dúvida, é a denominação ajustada à comprovação das habilidades básicas à comunicação eficiente, tanto na oralidade, quanto na escrita. Estudantes que concluem os estudos básicos são avaliados em teste de leitura e escrita. Alguns não estarão habilitados; será fato a merecer análise das causas, cujos determinantes estão na negligência da programação escolar, na subtração das oportunidades de usufruto da orientação docente centrada na competência profissional e nas exigências da disciplina nos estudos, além do descaso familiar. Ler é fundamental para bem escrever; é hábito consolidado mediante a constância, variações de impressos, formas de leitura e nenhum preconceito linguístico.

2+2= 4 - Compreeender, entender e interpretar são ações correlatas ao que se tem por LER. A produção do texto eficiente é alimentada pela leitura, domínio das regras da escrita e atenção ao interlocutor do que se escreve. ESCREVER é atribuir sentido às palavras, sob sintaxe e propósito bem definidos.

Triste constatação - Se alguns candidatos do ENEM não conseguem entender os propósitos das propostas, segundo a reportagem Candidatos ainda têm dificuldade para entender... UOLEducação, 4 de junho de 2012), resta envidar, enquanto ainda há tempo hábil, na direção dos treinos de leitura e exercícios com resumos. Mais adiante, com os poderosos treinos da escrita caracterizados pelas variações da linguagem e ajustes às modalidades diversas.

Atente ao fato, caro leitor!  -  O modelo dissertativo, proposta textual já consolidada no Enem, exige aprofundamento de um tema; a maioria dos estudantes não sabe refletir tematicamente e nem sustentar seu posicionamento em argumentação consistente - e, muito menos apontar uma solução viável a um problema qualquer. É fato a exigir a análise da contradição entre a cobrança necessariamente rigorosa e a oferta estudantil anêmica e capenga.

Sugestão metodológica - Textos curtos para um pontapé inicial na incomprensão; textos de dimensão mediana para estabelecer etapas mais complexas e textos longos com o objetivo claro de testar as competências inerentes ao leitor e produtor de texto amadurecido na atividade. Meus alunos, a maioria concluinte do ensino médio convencional, aprendem primeiramente a resumir o que leem. É o modo eficaz de expressar o entendimento do que têm sob a análise compreensiva das informações.

Amostra textual de exercício de ex-aluno, hoje universitário- Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal


Agradeço a fiança -  Caso o leitor conheça algum estudante, aqui em Curitiba, com dificuldades no quesito leitura & escrita, por gentileza, indique a minha direção profissional. Os dados de contato estão em destaque abaixo:

Aulas individuais de redação para vestibulares e Enem
Contatos e agendamento: (41) 85148553  ou araujodoralice@hotmail.com


Até a próxima!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Conhece o "Vivendo com gosto", leitor?



Reprodução do blog Vivendo com gosto
Já afirmei em outra ocasião: a internet é uma caixa de guardados. Olhe, meu cao leitor, adoro abrir a caixinha e encontrar as preciosas amostras da  escrita diletante. Quer um exemplo? O blog do Nicolla Raggio. Veja como de fato ele vive com muito gosto. É dos meus; ele sabe aproveitar os pequenos prazeres da vida.

Sugestão - Faça, não hesite, em empreender uma leitura vertical da página; caso não disponha de tempo, volte mais tarde. As surpresas serão ilimitadas.  Descobri que ele gosta de camarão e tem pelo marisco a mesma paixão que eu tenho. Fui fisgada, imediatamente à leitura da página, mas quando li a postagem Sabores da Infância, capitulei e logo pensei: vou levá-lo, lá para o NaMirado Leitor. Espero que você aprecie a sugestão blogueira.

Até a próxima!

Os Jovens Naturalistas têm a força na Amazônia!!!

Reprodução da imagem a partir do Prêmio Márcio Ayres para Jovens Naturalistas
Que beleza! Adoro avistar o trabalho dos Jovens Naturalistas do Século XXI . O Museu Paraense Emílio Goeldi merece não apenas o meu aplauso, mas também o meu orgulho. Fiquei emocionada ao ouvir o jovem Kauê Costa em destaque no vídeo nº 6 da websérie. Por favor, leitor, divulgue entre os seus conhecidos, especialmente junto aos jovens estudantes, o belo trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do MPEG. Grata.


Até a próxima!

Ó, que magnânimo chefão!



( Reprodução da FSP, hoje)

Mais uma crônica bem traçada pelo Benett para o caderno Opinião, Folha de S. Paulo, hoje. 

Até a próxima!

Ah... segunda-feira chuvosa...


Só um delicioso espresso fumegante para contrastar com a segunda-feira nublada e chuvosa, aqui em Curitiba - No Café Avenida, Boca Maldita, arq. pessoal
 Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails