sábado, 11 de setembro de 2010

Movimentar-se com liberdade absoluta

Hoje acordei cedo e saí para uma caminhada. Sem dar ponto sem nó, logo aproveitei para deixar os DVDs, alugados na antevéspera, ali na caixa de coleta da locadora. Sou fã absoluta de filmes na telona, mas assisti-los em casa é muito agradável, sobretudo porque fico livre daquelas conversas insuportáveis de quem não aprendeu a se portar em público, enquanto a cena roda simultaneamente, lá na frente.

Como é bom poder sair de casa e caminhar com a mais absoluta liberdade, foi o que pensei enquanto ampliava o caminho de volta para casa. Andar, observar, comparar, pensar articulando temas, examinando problemas e juntando as peças na cabeça, em solilóquio produtivo. Abençoadas ações, caro leitor!

Arredores no bairro Mercês, em Curitiba, setembro, 2010

Lamentei,entretanto, mais uma, vez ter saído sem a máquina digital, cuja bateria ficou carregando as pilhas em casa, caso contrário eu teria registrado a movimentação de operários entrando com apetrechos no terreno, onde ficava o antigo prédio da Universidade Tuiuti, assim como os cavaletes com propagandas de políticos, ali jogados e quebrados, na esquina da Av. Cândido Hartmam, bem como a continuada e linda florada dos ipês pelos bairros desta Curitiba, hoje ensolarada e levemente friazinha.

Voltarei mais tarde; preciso colocar em ordem algumas providências e diminuir as apreensões com as atuais contigências da minha mãe, do alto dos seus 91 anos, ora em célere dependência em todos os sentidos. O leitor habitual do Na Mira compreenderá a extensão e gravidade desse momento - e, se você ocasionalmente aparece aqui poderá dimensionar as preocupações de uma filha distante geograficamente da mãe.

Até a próxima!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bom dia!

Aqui em Curitiba o céu nublado mostra a tendência do dia. Estamos com 12ºC - e, você aí, caro leitor, dê o ar da sua graça e descreva como está o tempo na cidade onde reside. Maiores detalhes sobre o clima local são garantidos com a ajuda do Simeparpr.
O céu nublado sobre a dupla de bandeiras na capital paranaense - Curitiba, Centro Cívico, set. 2010


Não esqueça de olhar as novidades oferecidas pelos links aos blogs indicados, à direita da página. Muitos merecem, inclusive, comentários, dada a pertinência dos seus propósitos. Por exemplo, a dica de filme do Marden Machado é excelente .  O feitiço do tempo é muitíssimo interessante. Vá por mim, caríssimo!  É diversão garantida.

Até mais...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

14,1 milhões de brasileiros analfabetos, ui...

Você conhece alguém que não sabe ler? Li no Globo que 14,1 milhões de brasileiros não sabem ler. Veja a radiografia desse mapeamento, feito pelo IBGE. Muito triste, mas é possível fazer o revertério desse lamentável número. Sabe como?

Eu sei. Melhor formação profissional aos professores, remuneração digna, boas condições de trabalho e qualificação da vida social, porque muitas crianças e jovens trocam, voluntariamente ou não, a escola pelo trabalho - ou pela vadiagem.

Inaceitável é imaginar a escuridão advinda pelo analfabetismo nacional ; sem a capacidade de ler e interpretar informes como escrever concatenadamente?

Ouso até desconfiar da argumentação do ministro da educação, sempre bem intencionado, mas longe da realidade; ele alega que a idade e a lonjura da casa para a escola são os entraves ao combate ao analfabetismo, especialmente na zona rural. Não sei se o estudante que ele foi um dia lhe ensinou que a vida real é outra coisa. Quando a família vai bem obrigada, a escola é bem assistida e os professores são competentes, a leitura entra na rotina das crianças e jovens, até na dos adultos afastados por mil razões do espaço escolar.

Ler é decodificar sentidos nos registros de natureza linguística, não apenas letramento ou juntar palavras. É estabelecer conexões extremamente articuladas. Exige disposição e técnica de quem intermedia e desejo objetivo de quem quer ler. Quando essa dupla entra em ação os números tristes do analfabetismo despencam.

Recebo muitos alunos; todos finalizam o ensino médio ou já são egressos, mas nem todos sabem ler satisfatoriamente, o que ainda é lamentável, porque há muita conversa fiada no quesito leitura. Inábeis professores das primeiras séries assumem a  nobre tarefa de conduzir crianças à leitura. Dá nisso: jovens não sabem interpretar um texto, nem recontar o que leem. Há quem pense bem redondinho no assunto; veja o que encontrei hoje no UOL Educação, mas não concordo nada com essa tal de Bolsa Alfabetização, mais uma alternativa equivocada de ajudar saqueando os cofres públicos .

Até a próxima!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Postagens afinadíssimas

Aproveitei bem o dia, caríssimo; almoço delicioso no Restaurante Alameda e, logo em seguida, um passeio pelo bairro Vista Alegre. Uma quarta-feira bem repleta de alegrias; fora o susto que levamos no trânsito. Qualquer desatenção poderia ser fatal. Ui ...que medo! 
Nos arredores da Praça Tiradentes; a florada dos ipês é um encanto, diga lá! - Curitiba, 8 set. 2010



Abundância informativa - Na volta para casa eu mal pude sentar em frente ao computador, porque eu sou também a administradora da casa; pau prá toda a obra, como se diz, mas quando sentei - Meu Deus !- li tantas postagens boas, bem afinadas. São elas que abastecerão abaixo a sua leitura. Meus amigos blogueiros quando articulam sentidos às palavras fazem o que eu denomino de concatenação das ideias. Merecem links e reflexiva leitura. Todas são altamente recomendáveis.

Os blogs são espaços espetaculares de interação; quem não os vê assim está com a trave no olho


> Eu gostei muito do texto a seguir, porque ele ressalta  sobretudo o poder interativo dos blogs - e mais, coloca o leitor e o blogueiro no lugar merecido na interação. Não deixe de ler O próximo passo da blogosfera: incentivar a militância digital . Ótimo texto do Luiz Carlos Azenha, do blog VI O  MUNDO.

> Adoro dicas e lições de quem entende do riscado ou encontra boas orientações e compartilha com os leitores; veja Símbolos ocultos no teclado do seu computador,  do Fábio Cequinel, no blog Toda Cultura à Nossa Volta. Vale, inclusive, imprimir a dica e repassar o link.

> Ler é  decodificar sentidos, conhecer e aprofundar informações. Adorei as 8 dicas para ler um livro com eficiência, listadas pelo Alessandro Martins, no blog Livro & Afins. Imperdível leitura, caro leitor.

> A colega professora Miriam Fajardo com a sua postagem  Teoria do Medalhão mostra o alcance da sua competência discursiva na web; não deixe de ler, sobretudo, se gosta do conto de Machado de Assis.

> Meu conterrâneo, o Fernando Jares, descreve  com excelência o livro Memória de Santarém, do jornalista Lúcio flávio Pinto; ótima ocasião para rever o blog Pelas Ruas de Belém vá lá, clique no link.

Contribua -Agora é com você; que tal sugerir uma ótima postagem? Eu teria outras, mas...

Até a próxima!

Tudo bem, aí?

O longo feriado acabou para a maioria dos brasileiros, mas aqui em Curitiba ele prosseguiu até hoje. O que se comemorava nesta quarta-feira? A padroeira da cidade, a Nossa Senhora da Luz. A Gazeta do Povo , bem entendida nas coisas do Paraná, explica tim-tim-por-tim-tim sobre os festejos. 

O passeio pelos bairros curitibanos é sempre uma alegre surpresa; o Vista Alegre, Bom Retiro e Centro Cívico são muito lindos- Curitiba, 8 set. 2010

Estive aproveitando a folga;  depois do almoço fiz um belo passeio pelo bairro Vista Alegre e o leitor do Na Mira, ao que parece, também está aproveitando, porque está sumidão.

Até mais...!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Meu Brasil brasileiro

Atacada pela praga da ferrugem a amoreirinha está repleta de amoras e de passarinhos; o civismo brasileiro também parece estar assim: adoentado na base e carente de cuidados.
Quando eu era adolescente costumava ir à Avenida Presidente Vargas, lá em Belém, para observar o Desfile Militar, também conhecido como  Parada, que acontecia exatamente no dia 7 de setembro - data simbólica da Independência brasileira. Confesso ao leitor de que não sentia nenhum constrangimento em prender no alto da blusa ou do vestido uma fitinha com as cores da bandeira nacional. Era praxe,  tudo simbolicamente ajustado ao dia e ao sentimento cívico.

Crianças e jovens da minha época, incentivados  pelos pais gostavam de acompanhar as manifestações cívicas, soberanamente cooordenadas pelas Forças Armadas, representantes do poder e da ordem, mas hoje quem deixará o conforto do seu lar para olhar a cavalaria e os soldados naquela marcha sincronizada? Não basta; é pouco e quase sem sentido, porque o país precisa mais do que um desfile militar. Acorrer à praça para expressar o desejo de amor à pátria precisa ser igualado ao inesquecível movimento das DiretasJá ou quando o país disputa premiações na Copa do Mundo.

A bandeira brasileira tremula bem altaneira na torre da  igreja; independente do tempo marcado no calendário ela está sempre hasteada  - Mercês, Curitiba, 2010

Compartilhe ações -  O nosso Brasil bem brasileiro está carente de civismo. Os maus exemplos são tantos que o amor pelo país é lição fracamente ensinada, tanto na família, quanto nas escolas. Restam as lembranças e a potencialidade das nossas atitudes atuais, no interior da família, nas instâncias da sociedade e, sobretudo, diante das urnas. Amor pelo Brasil, pátria amada, salve, salve!

Salvemos o país dos oportunistas, prezado leitor.  Um clique consciente nas urnas poderá mudar o panorama político e o civismo, expressão  de amor à pátria, alcançará invejáveis exemplos às novas gerações.

Até a próxima!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O tempo de desfrute familiar

Você já sabe do quanto gosto de registrar as cenas urbanas.  Ontem, por exemplo, aproveitei a tarde de domingo para passear pela capital paranaense, porque considero um desperdício ficar dentro de casa, quando o Sol brilha e a temperatura é convidativa aos desfrutes ao ar livre, tal como as idas aos parques, praças e logradouros turísticos de um lugar. Crianças e jovens, adultos e idosos aprendem a reconhecer os favores da Natureza se com ela estabelecem maior proximidade. Veja as imagens que fiz com a ajuda da minha limitada, mas nem por isso menos eficiente Digitron 28FR.

A encantadora visão oferecida pela florada dos ipês merece um passeio pelos bairros curitibanos - No Jardim das Américas, 5 set. 2010

Agenda domingueira - Logo após o almoço passamos pelo bairro Jardim das Américas, porque a florada dos ipês anunciava, desde o começo do mês, a antecipação da Primavera.  O céu azul, sem nuvens escuras, tempo muito bom, família reunida e essa beleza toda, diga lá, caro leitor, não dá para reconhecer as bençãos da Natureza. Tudo muito lindo e recompensador. A máqina digital compartilha as emoções  que precedem qualquer clique, mesmo o não profissional como é o meu caso, de puro amadorismo.

Plantar árvores frutíferas nos parques e lugares públicos humaniza a cena urbana; belo exemplo.Adoro! - Curitiba, Centro Cívico, 5 set. 2010

Mais tarde, conforme anunciei em postagem anterior, fomos aos arredores do Centro Cívico, em busca das amoras madurinhas, mas a Primavera antecipada frustrou a minha  suposta colheita - outros já tinham passado pelas amoreiras, ahahahaha ... ,mas  o que encontramos foi uma surpresa: os pessegueiros já estão com frutos e mais uma semana ou duas logo poderão intensificar a minha alegria.

Fiz também apenas um registro da movimentação, lá no Parque São Lourenço . Estava muito calor  e seguimos em direção ao Museu de história Natural, ali nos arredores do Capão do Imbuía. Em ocasião oportuna mostrarei as fotos desse lugar, quase sempre esquecido pelo curitibano, geralmente afeito aos programas de shoppings. Em seguida, depois de passarmos pela sorveteria, tomamos o rumo festivo à locadora, porque na minha casa todos somos fãs juramentados da telinha, bem selecionada.


Até a próxima!
O Parque São Lourenço reunia grande público na tarde de ontem; festejos locais atraiam  - Curitiba, São Lourenço, 5 set. 2010

Independência brasileira & feriadão

O que você fará nesta segunda-feira, dia 6 de setembro? Desfrutará do feriadão ou trabalhará? - Destaque à Praça Osório, linda, espaçosa e desobstruída das barracas, em dia de sol - Curitiba, set. 2010

Bom dia! -Você está na ativa, mesmo nesta segunda-feira, véspera de um feriado, meu caro? As datas comemorativas, ainda mais quando o calendário favorece, costumam diminuir a velocidade da nossa rotina, não é mesmo? Feriadões, então, ui, ui,  propiciam a ruptura com as atividades comuns e o brasileiro não poderá jamais negar de que é bem a favor de uma folga. Para quem é  profissional autônomo nem sempre esses longos dias de inatividade trazem a devida recompensa, mas a roda-viva e o planejamento, inclusive, das soluções, fazem parte da rotina trabalhadora. O nosso país para. Vai à praia ou dorme até mais tarde, num desfrute institucionalizado.

                                          " Já podeis, da Pátria filhos
                                             Ver contente a mãe gentil
                                             já raiou a Liberdade
                                             No horizonte do Brasil

 Brava gente brasileira
 Longe vá temor servil:
 Ou ficar a pátria livre
 Ou morrer pelo Brasil"
  (...)
                             ( Versos do Hino da Indepência do Brasil; letra de Evaristo da Veiga e música de D.PedroI)

O motivo do feriado - A independência, a ruptura com as forças lusitanas e a comemoração  histórica do Brasil, finalmente, dono da sua administração fazem parte da sua comemoração? As nossas crianças e jovens não "sentirão" o motivo do feriado ou feriadão, caso os adultos, pais e professores, não lhes apontarem o devido objetivo, mas será preciso também lhes indicarmos o devido cuidado com as comemorações oficiais voltadas ao feriado nacional, pois estas também, sorrateira ou escancaradamente, incluirão o convite ao aprisionamento aos grilhões do continuismo, patrocinado com os cofres públicos.

Registre e compartilhe - Confira e registre com imagens e vídeos as comemorações alusivas à Independência do Brasil; cidades praianas ou capitais certamente farão a lição cívica. Coloque a sua máquina digital, câmera do celular ou filmadora para  compartilhar registros conosco.

Até mais...

domingo, 5 de setembro de 2010

Pequenos e intensos prazeres no domingo

O domingo amanheceu bem fresquinho e agradável, ao contrário de ontem, especialmente à tarde,  quando Curitiba esteve abafada e calorenta. Veja o que o Simeparpr informa sobre o tempo no Paraná.

Compartilhe - Como está a temperatura aí na cidade onde você reside? Será que poderá descrever o tempo?

Aos domingos e feriados a área em destaque fica completamente ocupada pelos artesãos e passantes, turistas ou moradores da capital paranaense - Curitiba, Largo da Ordem, agosto 2010

Pequenos prazeres - Hoje, em aproveitamento integral do bom tempo, irei ao Largo da Ordem; você conhece esse movimentado lugar curitibano? Durante  as manhãs de domingo e feriados há um vai-e-vem de pessoas e uma diversificada amostra de produtos artesanais que encantam, não apenas ao morador de Curitiba, mas ao visível turista em trânsito. O lugar é uma referência aos visitantes. 

Nos arredores do Bosque do Papa é possível desfrutar de pequenos prazeres, além da agradável caminhada - Curitiba, Centro Cívico, agosto 2010
Na minha programação  de domingo, após o almoço, está incluída uma rápida caminhada pelos arredores do Parque do Papa, ali pelo bairro do Centro Cívico. Você nem vai acreditar na minha maior intenção nessa caminhada: vou colher amoras. Nessa época, graças aos que tiveram a excelente ideia de plantar árvores frutíferas, as amoreiras estão carregadinhas de amoras, bem madurinhas. É quando recolho grande porção para fazer suco, geleia e um licor anual dessa frutinha deliciosa.

Desde que vim para Curitiba costumo acompanhar as safras de pêssegos, dos araçás, das amoras, das pitangas e das ameixas, encontrados nas praças, parques e nas ruas; um prazer, muitas vezes ignorado pela maioria das pessoas residentes na cidade. Sabe aquela alegria de estender a mão e colher a fruta? Imperdível!

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails