sábado, 28 de agosto de 2010

A caçada aversiva ao eleitor

Diante da proximidade do 1º turno das eleições o candidato a político brasileiro certamente dá amostras da inventividade para persuadir a cabeça do eleitor, sobretudo o incauto e o que se deixa envolver pelas promessas da campanha. Bandeiras, "santinhos", placas móveis, carros e bicicletas reproduzindo motes de campanha em alto som, tweets e e-mails indesejáveis, entre outros modos de caçar aversivamente o eleitor. Prática abusiva e que geralmente viola o código de bom senso nas relações entre as pessoas de Bem. 
A exploração eleitoral atinge, inclusive, a criança. Acintosa e irresponsável panfletagem. - Esquina da Padre Eutíquio com a Tamandaré, em Belém, agosto 2010
O vale-tudo -Nos dias anteriores, em raros momentos de recreio aos cuidados com minha mãe enferma, consegui registrar algumas cenas preocupantes, mas que ao responsável pareciam pouco importar. Tuitei e enviei sugestão de pauta a um jornal paraense, mas nadica de intervenção significativa. Lamentável. Confira, prezado leitor; veja se os quadros de campanha aversiva eleitoral são parecidos ou se encontramos alguma providência inédita, ai no seu domicílio eleitoral.

A Juliana, ora desempregada, declarou receber R$100,00 por semana, almoço no comitê e carona para ir e vir ao local da panfletagem-  Av. Presidente Vargas, Belém, agosto, 2010
Interaja - Eu não costumo dar a mínima ao apetite voraz dos candidatos. Não acredito neles. Para mim, muito antes da outorga, eles deveriam tomar ciência de que salário faz justiça ao esforço empreendido, mas as excelências sabem que dos cofres públicos sairá a verba obrigatória ao custeio das mordomias, seja em âmbito municipal, estadual ou federal. Há quem defenda a atividade política sem remuneração; eu sou uma dessas pessoas . Tenho certeza de que a corrida às funções políticas não seria assim, tão nervosinha e capciosa.

Imagino um dia um grupo de jovens e adultos empunhando bandeiras e até distribuindo "santinhos" ao lado do Theatro da Paz, mas remunerados apenas pela alegria desencadeada pela confiança no candidato - O contrário acontece em Belém, agosto, 2010

Seria diferente se... -  Um dia, talvez, quando as condições de esclarecimento e respeito aos direitos e deveres atingirem o prumo ético quem sabe, ao contrário de panfleteiros com ar sofrido e muitas vezes miserável, será possível avistar jovens e adultos empunhando bandeiras partidárias, sem receber remuneração financeira, mas sim envolvidos com a prática democrática de apostar em ideais coletivos e gente de bem. Político voluntário, amadurecido, ciente das necessidades coletivas e competente para viabilizar as soluções, seja na câmara, assembleia ou congresso nacional. Quem sabe um dia...

Até a próxima!
.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

(Des)conforto áereo e logística à conexão

Amanhã retornarei para Curitiba, via Gol -  companhia área que dispunha de tarifa ajustada às condições financeiras desta professora. A foto em destaque aviva a boa lembrança de embarcar/desembarcar no Aeroporto Afonso Pena. Você já esteve nele? É confortável. 

Tranquilidade para embarcar e desembarcar - Aeroporto Afonso Pena, Curitiba, 2010















Da viagem que fiz  não pude deixar de listar algumas questões; quer lê-las, caro leitor? Avante.

Serviço de bordo- O que você prefere: água, refrigerante ou suco de laranja? Quer bolachinha ou batatas fritas? Estas são as opções alteradas do antigo cardápio restrito aos mesmos líquidos e barrinhas de cereal ou miniporção de amendoim. Antes de sair de casa é preciso forrar o estômago, caso contrário...

Lugar infernal - Imaginou a aflição do passageiro que ocupa a poltrona do meio? Você já viveu a experiência desse aperto?

Folgados - Você já viajou com pessoas que sentam na poltrona da frente e esquecem de voltar à posição normal na hora do lanche?

Ida ao sanitário - Alguma vez marcou o assento junto da janela e precisou ir ao sanitário? Já viu a cara desagradável que as pessoas fazem ao "conceder" a  passagem?

Sem noção de espaço- Já se deparou com pessoas que trazem enorme bagagem de mão e atravancam a passagem no corredor do avião, tanto na entrada, quanto na saída tentando guar dar ou retirá-las do compartimento adequado?

Matracas - Já sentou ao lado de uma pessoa que fala incontidamente durante o voo? No trecho de Brasília até Belém sentei ao lado de um executivo e uma jovem advogada em trânsito para Macapá. Conversaram a viagem inteirinha.

Um droga- Já tomou o café que é servido no aeroporto de Brasília ou precisou utilizar o sanitário? Não pude deixar de comparar com o espaço feminino  do Afonso Pena, em Curitiba ou mesmo com o  disponível no Aeroporto de Val-de Cãns, em Belém.

Inconcebível - Já percebeu as limitações dos produtos oferecidos à venda aos que estão aguardando a conexão, em Brasília? Uma lanchonete de péssima qualidade é o que o passageiro em trânsito encontra.

Contribua - Há alguma observação que deseja compartilhar sobre  o tema? Muito embora contemos com as facilidades de compra de bilhetes, as companhias de aviação não pensam no mínimo de conforto aos clientes, apesar de toda a propaganda feita, concorda comigo? O lucro acima de qualquer direito parece ser a pedra de toque de tudo. Muita gente, depois de desembarcar no seu destino, esquece os sufocos da viagem. Eu não esqueço, ainda mais agora na viagem de retorno para casa.

Até a próxima!

Contribua comigo, leitor!

Estou sem muito tempo para o blog, mas com a cabeça sempre articulada aos temas locais e nacionais, caríssimo. Os correspondentes do Na Mira, sobretudo os que têm registro no Twitter acompanham o meu vai-e-vem, ainda em Belém, mas se você é um dos que aparecem  aqui uma vez ou outra, por favor, faça uma leitura vertical das postagens e não hesite em clicar nos links sugeridos. Objetivar informes com 140 caracteres é fascinante, mesmo aos que não têm muito tempo. Basta começar a tuitar para ver o quanto é satisfatória a interação.

O tempo em Belém é assim: ensolarado de manhã e à tarde geralmente chuvoso - Av. Almirante Tamandaré; o destaque vai  ao conjunto arquitetônico da Igreja da Trindade e arredores, agosto, 2010

Tentarei não fixar no tema saúde materna, mas ele cataliza todos os meus momentos, caro leitor. A vida e os seus diversificados momentos estabelece paradas obrigatórias, aqui e ali. Estou  ontem, hoje e amanhã mais do que nunca como filha. Compreensível, não é mesmo?

O Fernando Jares e o seu Pelas Ruas de Belém conta as boas novas locais, mas você também poderá revitalizar o Na Mira. Quer saber como? Informe como está o clima, o movimento das ruas, a vida cultural ou o que desejar, porque o atento leitor sempre está bem informado.

O meu tempo de recreio para escrever novas postagens é pequeno, mas talvez você possa compensar a  ausência de informes mais regulares. Quando vou à farmácia, ao laboratório ou à padaria tenho feito fotos, mas nem sempre o tempo permite editá-las aqui. Apareça, entretanto; interaja comigo. Prometo liberar os comentários; aliás, não deixe de lê-los, porque  têm sido muito ricos de reflexões. Ainda bem.

Até a próxima!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sem a verdade e sem o riso...

O talento do http://jboscocartuns.blogspot.com/ não deixa escapar nada; nem mesmo a mordaça ao riso.














É cada coisa que acontece nesta pátria querida, prezado leitor. Veja abaixo uma pequena amostra - e, se souber de algo infame e assemelhado compatilhe o link, porque o eleitor precisa saber explicar as razões para não conceder o seu voto, assim, na brincadeira ou na palhaçada.

Ilustração retirada do amauricardoso, no Blogspot( ver lei da mordaça)







 > Censura ao blog da Franssinete Florenzano.

 > Humoristas não podem fazer humor sobre  candidatos aos cargos políticos; estão amordaçados.

As pretensas excelências pensam que o eleitor é burro, palhaço e insano; de mim a fauna política não recebe um aceno, porque está para nascer alguém que realmente honre o título de vereador, deputado, senador, prefeito, governador ou presidente desta pátria contaminada pelo toma-la-da-cá e pelo me engana que eu gosto. Quer uma prova inconteste dessas práticas? Fique em frente da tevê e assista o horário eleitoral.


Posicione-se - O que você acha de tudo isso, caríssimo? O meu tempo para postagens ainda está limitado, mas a dupla de fatos merece reflexão, concorda comigo? Outra coisa: você já percebeu que o investimento na palhaçada política continua? O risível Tiririca pretende, mesmo sem saber quais as funções de um deputado federal, exercer a profissão em jornada dupla: nos palcos e na tribuna do Congresso Nacional.  

Até a próxima!

domingo, 22 de agosto de 2010

Domingo em Belém

Aqui em Belém o dia esteve ensolarado, bem do jeito de como aprecio. Agora uma brisa fresca apareceu no finalzinho da tarde, mas a boa notícia, caro leitor, é a de que minha mãe está melhorando. É reconfortante saber de que no meu retorno para Curitiba deixarei o ambiente familiar sem as apreensões de antes. Será ótimo atravessar o país com mais tranquilidade e alegria. 
Lá no Mangal das Garças a vista de Belém é assim - Ferias de fe 2010















A seguir compartilho com você um imperdível link sobre a  capital paraense; ele  também afasta as bizarrices e as tristes notícias de Belém. Não hesite, caro leitor, em visitar o Portal Belém do Pará . Recomendo.

É triste - diga lá, você que conhece a região! - constatar que embora a maldade, a vilania e o oportunismo aconteçam em todos os lugares, os matutinos e as revistas de  grande circulação nacional acolhem com apetite noticioso apenas o feio,  o ignóbil , o bizarro e as consequências da desatenção política e administrativa sobre os rincões da Amazônia. Esquecem de que as contingências e as peculiaridades de um lugar não podem ser comparadas a qualquer outro sem que lhe observemos as diferenças. Você já se perguntou as razões? Eu já. Não vendem jornal, nem revistas e levam muito tempo para despertar a atenção do leitor, em maioria afinado com tragédias e horrores.

O meu tempo livre agora é pequeno e o meu recreio filial menor ainda, mas quando surge uma folga apareço aqui no Twitter  - e a cada tweet um tema surge à conversa. Adoro quando encontro alguém para interagir, mesmo que rapidamente. Quer exemplos? Clique no link e comprove o sucesso interativo do microblog.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails