sábado, 7 de julho de 2012

Sete de julho de dois mil e doce

 
Mal posso falar, em razão das complicações com a minha voz, abalada pela friagem invernosa que chegou com vontade ao Paraná, mas não faltarei à festança julina programada para a tarde de hoje. Como perder as gostosuras da roça, a quadrilha animada, o reencontro com os colegas professores e o desfrute advindo com o calor da amizade atemporal, ali para as bandas do gigantesco Campo Comprido? Nunquinha.... Convite reproduzido, Festa Julina 2012
 
Até a próxima!

Panoramas brasileiros na mira do leitor


A ThBeth trouxe a vista de João Pessoa, a capital paraibana, lá no litoral nordestino, assim como a recomendação gostosa do imperdível Canoa dos Camarões.
Adoro avistar as imagens panorâmicas compartilhadas pelos que acompanham a minha página tuiteira; algumas, diante da permissão autoral, seguem direto para o meu arquivo de fotos.

O Fagner mostra com o seu olhar de privilegiado morador a extensão da Doca de Souza Franco, lá na minha saudosa Belém, a capital paraense. Veja: lá adiante, sob as nuvens branquinhas é possível vislumbrar a baía do Guajará
É uma pequena amostra; assim reproduzidas em conjunto, as fotos traçam um retrato colorido e diverso captado pela mira do leitor. Espero que aprecie e, se desejar contribuir comigo, por favor, não hesite.

Até a próxima!

Textos legais na mira do leitor


Imagem reproduzida via Google
 
Não sou da área jurídica, mas mantenho ativo interesse na leitura, especialmente quando encontro textos redigidos com a atenção ao interlocutor leigo na área. Quer exemplos?

Sou assumidamente leitora contumaz do que escreve o jurista Walter Ceneviva. Aliás, já leu na coluna de hoje o texto Moral e direito na política, publicado na Folha de S. Paulo? Está no caderno Cotidiano. Acompanho, igualmente, as atualizações da seção Justiça & Direito, no jornal Gazeta do Povo.  Meus alunos de redação, inscritos nos concursos às carreiras públicas, têm na dupla de sugestões uma referência costumeira.

Interaja - Fica, assim, prezado leitor, uma dupla de recomendações de leituras aos que têm interesse no tema. Você dispõe de sugestão idêntica? Gostaria de ser informada.

Até a próxima!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A brecada da PGR no concurso da Polícia Federal



 
 
Ontem à noite, após a leitura de um tuite e link  disparado pelo procurador Alan Mansur, fiquei apreensiva com relação ao concurso da Polícia Federal. Tenho alunos de redação inscritos no exame; eles fazem, meu caro leitor, um preparatório rigoroso. A prova escrita e a de condicionamento físico assim exigem.  Eu, sinceramente, não sabia da supressão no edital do concurso ( por descuido ou voluntária decisão? ) das vagas para deficientes físicos. A brecada do procurador-geral Roberto Gurgel é amparada soberanamente pela lei, mas fico encafifada com um detalhe: as atividades na Polícia Federal (que mal pergunte, pois sou ignorante na questão prática) não exigem excelente condição física?

Quero saber - O que declara, portanto, a administração da Polícia Federal no quesito muito delicado da questão? Ocorrerá uma  adaptação das funções ao portador de uma deficiência física? Quero acompanhar a decisão do Supremo Tribunal Federal com relação ao caso.

Perguntar não é ofensivo; revelo, assim, caro leitor, a minha ignorância e o desejo de entender a situação. Será que os entendidos no campo jurídico e portadores de deficiência física podem ajudar a levar adiante a conversa? Obrigada. 

===========


Observação posterior, às 11h19m: não deixe de ler e refletir sobre o elucidativo comentário deixado pela  adv. Jeniffer B. Scheffer, participante ativa na minha página tuiteira.


Até a próxima!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Agradável "veranico" em Curitiba


 Amanhã chega uma frente fria ao Paraná e acaba com esta situação de "veranico". Chuva prevista até o sábado e a partir de domingo faz mais frio.
(tuite, às 14:07)

Reproduzo acima um tuite disparado pelo interativo meteorologista Lizandro, ancorado no site do Simepar; ele quase conseguiu tirar a minha animação, mas a Natureza, mesmo no inverno sulista, tem os seus caprichos. Sabe por quê? Ainda disponho de algumas horas para bem aproveitar o belo dia de sol, aqui em Curitiba. -  Cercanias da Praça da Ucrânia, bairro Bigorrilho, arq. pessoal 2012


Até a próxima!

Gostosuras...

 
Uma delícia! Ao morder um quadradinho do chocolate acima, voce sentirá uma explosão espetacular na boca. Adoro. Você já experimentou a delícia, leitor? Custa R$17,00 nas lojas de importados, ali no Mercado Municipal de Curitiba- Gostosuras? Quem delas desgosta? -  arq. pessoal
 Até a próxima!

Circule por Curitiba; o Takeuchi "webajuda"


A foto da passarinhada empoleirada nos galhos da árvore, ali no curitibano Água Verde é do W.C.Takeuchi , mas a alegria em mostrá-la ao leitor do NaMira é minha.  Aqui no Mercês, outro bairro da capital paranaense, a passarinhada faz o mesmo diariamente, mas como não disponho de máquina fotográfica de alcance apurado, selecionei uma das belas imagens disponíveis, ali no excelente Circulando por Curitiba, página que presta relevante divulgação das belezas curitibanas, assim como das cenas inusitadas que acontecem a todo momento na cidade. Diga lá, prezado leitor, depois de fazer uma leitura vertical da página, se o Takeuchi é ou não merecedor do título de cidadão curitibano? Um dia... ainda quero ver a Prefeitura Municipal da cidade fazer a entrega do título ao dedicado blogueiro;  renovo aqui a declaração de que será uma alegria avistar a cena.
 Até a próxima!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Faça um passeio virtual pela Estação das Docas


Antes? Eu fechava os olhos e lembrava com saudade dessa paragem aí. Agora? A saudade diminuiu...Na mureta da Estação das Docas, Belém, Pará, arq. pessoal
Um dos lugares mais agradáveis, lá em Belém, capital do Pará, é a Estação das Docas. Só de lembrar, meu caro leitor, eu já fico com saudade daquela paragem bem parauara... Avistar a baía do Guajará e desfrutar das gostosuras existentes nos quiosques e restaurantes são prazeres inesquecíveis. Agora, felizmente, diminuirei a saudade com um passeio virtual. Venha comigo, venha   ( graças ao Sphere360  ). Gostou? Eu adorei! 

Até a próxima!

Prefeitura de Curitiba e a delimitação da rotatória

 
Veja, meu caro leitor,  na foto em destaque a delimitação da rotatória, ali no cruzamento da Frederico Cantarelli com a Marcelino Champagnat, aqui no  bairro Mercês. Agora? Falta apenas a Prefeitura de Curitiba agilizar a repintura do PARE, pois sem a interdição temporária de trecho, a tinta sumiu quase completamente.  A segurança à travessia do pedestre ainda está sob suspeita, infelizmente. A foto é uma gentil concessão do jornalista Alessandro Reis, meu querido amigo, em Curitiba


 
Sem a repintura do PARE, à direita na foto, motoristas violam a travessia segura do pedestre; o jornalista Alessandro Reis clicou exatamente em exemplo do que ainda acontece. Aguardarei as providencias da Prefeitura de Curitiba. Em postagem futura, asseguro confirmar a execução do serviço, assim que o meu pedido seja atendido pelo setor competente. Cruzamento inseguro, ali na Frederico Cantarelli com a Marcelino Champagnat, Mercês, Curitiba.

Até a próxima!

Sabe ou não dissertar? Venha treinar comigo, vestibulando!


Com a ajuda do Benett as minhas aulas de redação ficaram ainda mais NaMiradoLeitor
Você sabe refletir sobre um tema e elaborar uma exposição clara e bem apoiada em estratégias argumentativas, caro leitor? É o que exige a composição dissertativa.

Sei muito bem - Aprender a dissertar, não é assim tão fácil, mas consigo bem orientar a composição estrutural, desde que o vestibulando mantenha uma disciplinada jornada diária de leituras. Conhece alguém interessado nas minhas orientações? 

Na agenda - Hoje? Quarta-feira , dia 4 de julho, disponibilizei o horário das 17h30  para orientar e treinar a dissertação de pequeno grupo de interessados. Reservas para os 120 minutos de aula? Olhe os dados aí no cartaz acima ( graças ao Benett ).

Amanhã? Quinta, dia 5 de julho? Análise de tiras, charges e cartuns, às 9h30. Interessado? Marque o seu lugar. A minha mesa de trabalho é concorrida.

Até a próxima!

Ponkãs em fartura...


Grande fartura na temporada de ponkãs, ali na Praça Osório. Sabe quanto custa 1Kg? R$1,00 - Curitiba, julho 2012, arq. pessoal

Gosta de ponkãs, leitor? Eu adoro! Praça Osório, Feira de Inverno, Curitiba, arq. pessoal 2012

Até a próxima!

Ôôô...gostosura, vem cá!

Hoje, troquei o café costumeiro pela cuia cheinha de munguzá - ou canjica, se você está acostumado a chamar assim ao mingau de milho branco- Ôôô...gostosura, vem cá! - arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Quer aprender a argumentar, vestibulando?


Treinar a escrita objetivamente é um dos propósitos das minhas aulas de redação; ex-alunos, hoje universitários, sabem o valor dos Encontros Marcados com a Redação - arq. pessoal

Hoje, terça-feira, dia 3 de julho, reservei um horário a um pequeno grupo de vestibulandos que desejam aprender a opinar sobre temas diversos. Interessados, ora em Curitiba? Ligar para o meu celular profissional  84148553 e agendar, mas até até às 14h30. O horários da aula, com 120 minutos de atividades, será às 17h30. Ontem? Foi o dia de aprender a resumir. Amanhã? O de dissertar. Quer aprimorar a escrita? Marque agora o seu lugar em torno da minha mesa. O custo da aula? É promocional.

Até a próxima!

Uma casca de banana no meu caminho matinal

 
Durante vários dias alguém passa pela minha casa e atira uma casca de banana em cima do pé de Primavera, ora em florada abundante. Não sei o motivo; penso que talvez seja um pouco de inveja ou porque a pessoa sabe que pego as cascas das frutas e legumes para fazer compostagem. Antes, eu ficava bem zangada com o fato. Agora, não deixo que a atitude estranha afete o meu bom-humor. O que você faria, leitor?  - Uma casca de banana no meu caminho matinal, arq. pessoal 2012

Será que você atiraria uma casca de banana em cima de um pé de Primavera carregadinho de flor, ali no meu jardinzinho? Alguém age assim há muitos dias- Um mistério para a jardineira descobrir, kkkkk.... arq. pessoal 2012

Até a próxima!

Linda cerejeira, aqui na vizinhança


A encantadora florada na minha vizinhança, aqui no Mercês, Curitiba, arq. pessoal 2012
Nos meses de junho e julho a floração das cerejeiras, aqui em Curitiba, é um espetáculo visual encantador. Ontem, ainda  de manhã, quando fiz a ligeira caminhada matinal, passei pela Rua Joaquim da Silva Sampaio, entre a Júlia Wanderley e  a Frederico Cantarelli, aqui na vizinhança do Mercês, fiquei ali, parada a admirar a beleza da cerejeira florida, meu caro leitor.

A menos de uma semana, a cerejeira estava com folhas verdinhas, verdinhas - No Mercês, arq. pessoal
Acompanhe as fotos em destaque; elas foram feitas com a ajuda do celular, mas permitem entrever a beleza radiante da florada. Ô, coisa linda! É um capricho da Natureza em forma de delicada floração.

A florada da cerejeira é rápida, portanto, é preciso saudá-la, imediatamente-  arq. pessoal 2012
Sugestão -  Se estiver na capital curitibana passe pela Praça do Japão  ou no Jardim Botânico, locais famosos por inúmeros motivos, mas especialmente pelo espetáculo visual florístico que oferecem. Veja o que mostra o site de Parques e Praças de Curitiba. É ou não um convite encantador?

Até a próxima!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Providências quanto à sinalização


O cruzamento sem a repintura do PARE e a rotatória sem delimitação, ali na FCantarelli com a MChampagnat, no Mercês, causavam grande insegurança, especialmente ao pedestre, Curitiba, arq. pessoal
Hoje, um pouco antes das 10 horas, passei pelo cruzamento da Rua Frederico Cantarelli com a Marcelino Champagnat, pois pensava ver, finalmente, a repintura necessária da faixa PARE e a delimitação da rotatória, lá existente. Não vi nada do esperado e veementemente solicitado em tuites interativos com a Prefeitura de Curitiba; as fotos, feitas ainda de manhã, exibem a situação que encontrei.

Fiz questão de mostrar outro ângulo no cruzamento para evidenciar a pintura do PARE quase apagada, o que resulta em desrespeito involuntário dos motoristas com relação ao pedestre-FCantarelli c/ MChampagnat, Mercês, Curitiba, arq. pessoal
Com surpresa- Agora, à noite, lá pelas 20h30m,  eu e minha filha saímos em direção ao supermercado -  e qual foi a minha surpresa, caro leitor?  A rotatória está delimitada com aquelas placas retangulares, pintadas de cor amarelo ouro. Bom serviço, Prefeitura de Curitiba.

Infelizmente, não consegui fazer uma foto nítida com o celular, mas amanhã providenciarei outra para incluí-la aqui e, mais adiante, quando a placa PARE for repintada, trarei uma imagem ao NaMira, porque a  segurança do pedestre é um direito, assim como a sinalização ajustada e com excelente manutenção é um dever das autoridades públicas, concorda comigo, leitor?

Não deve ser nada fácil atender às demandas de uma cidade grande como Curitiba, mas se as autoridades públicas e a população reconhecem os seus direitos e deveres, as dificuldades diminuirão, sempre; não tenho dúvida alguma.

 Até a próxima! 

O patrocínio da desordem urbana

 
Não sei se há um mecanismo legal municipal para advertir e notificar de multa ao responsável  pela desordem com a colocação do lixo ( reciclável ou orgânico) nas ruas curitibanas. Fiz, meu caro leitor,  enquanto caminhava pelos arredores, a imagem acima, ali na Rua Fernando Simas, em elegante e agradável trecho da rua, aqui no bairro Mercês. Deixar as caixas assim, sob a ventania é patrocinar exemplar amostra de desordem urbana - Triste é a cena, Curitiba, arq. pessoal 2012

 Até a próxima!

É dia de aprender a elaborar RESUMOS

 
Conforme anunciei, hoje será dia de aprender a elaborar RESUMOS. Reservei a tarde inteirinha da segunda-feira ao  atendimento; será que algum vestibulando em Curitiba está interessado? O preço da aula com 2horas de atividades é especial. Agendamentos? Até às 12:00 horas, mas via e-mail  - Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal
  Até a próxima!

Sabe preparar uma Tapioquinha?


Há uma técnica simples, mas especial para deixar a Tapioquinha bem compacta e crocante. Lamento não ter aprendido a prepará-la como manda o figurino, mas prometo preencher brevemente a lacuna, leitor. Contratarei uma professora, tal como uma das auxiliares que atende, lá na Barraca da Amazônia, instalada na Praça Osório durante a Feira de Inverno- Curitiba, foto de Alessandro Reis gentilmente cedida para o NaMiradoLeitor
 Até a próxima!

domingo, 1 de julho de 2012

"Minhas tardes com Margueritte"


Reprodução do poster do filme- via Google
Nada mais sugestivo ao lazer, caro leitor, do que passar pela locadora e alugar o dvd Minhas tardes com Margueritte ou La tête en Friche. É outra preciosa joia cinematográfica de Jean Becker

Sugestão- Encontrar Gérard Depardieu e Giséle Casadesus em roteiro interpretativo valeu, sim a ( YouTube, legendado) minha troca dominical do habitual passeio curitibano ao ar livre. Foi tão bom, meu caro leitor. É uma história cinematográfica inspiradora, especialmente, aos que gostam de livros, poemas, amizades sinceras e vida simples repleta de significados.

Tempo cultural aconchegante é o quevocê passará em frente do seu dvd; eu garanto. Vá lá, alugue o dvd e, depois, volte para comentá-lo comigo.


Até a próxima!

Talentos amazônicos? Veja alguns destaques

 
Reprodução autorizada pelo autor ao NaMira
Você conhece a história musical internacional do paraense Sebastião Tapajós, caro leitor? O YouTube ajuda a divulgá-la. É bela e estimulante. Leio sempre com alegria o comentário feito pelo Clube do Jazz ao meu conterrâneo. No destaque? Mais uma xilogravura do ilustrador amazônico Sérgio Bastos.   

Sebastião Tapajós   - Reprodução de foto feita pelo hábil Gil Serique

No blog do compositor, em foto do Gil Serique, vejo um quadro extremamente interessante na parede da casa do Sebastião; daria muitos pulinhos de alegria se conseguisse identificar o nome do autor, mas é uma tarefa para os meus amigos tapajônicos mais chegados ao músico. 

Recomendo - Tenho comigo agora o cd Solos da Amazônia, caro leitor; ele anima  a agradável manhã do nosso 1º de julho de 2012. É música muito boa advinda com o talento nortista brasileiro. Que tal conhecê-la mais e, assim, bem divulgá-la?


Até a próxima!

Alô, jardineiro fiel? Mais praças e jardinetes à população!!


As praças e as jardinetes existentes em Curitiba fazem um bem tão grande à população. Ah... se eu pudesse fotografar todos os espaços que possibilitam aos populares essa conjunção agradável! Um conjunto paisagístico integrador  oferecido pelas nossas praças ou jardinetes é obra inesquecível .  Deverá ser bem cuidado e oferecer segurança para ali eu ou você ficarmos a conversar, ler o nosso jornal ou simplesmente desfrutarmos de um momento agradável ao sol  ou sob a sombra das árvores. Alô, Prefeitura de Curitiba!   - Cena inesquecível, arq. pessoal  2012

 Até a próxima!

Triste é a perda de um ente querido


O cãozinho acima atendia pelo nome de Bob - Foto reproduzida com a ajuda da dupla Adnamir ViiNeviani

Não tenho animais em casa, mas sei do quanto cachorros, gatos e papagaios são companhias para muita gente. Pois bem, foi ali na minha página tuiteira que eu soube do atropelamento do Bob, o cãozinho da Bê Neviani, minha webamiga de S.José do Rio Preto,agradável município paulista. Não sei o que dizer ao atropelador, porque ignoro as circunstâncias do atropelamento fatal, mas posso imaginar o pesar dos que tinham afeto pelo cãozinho, querida Bê.

Muitos animais são companheiros fiéis e quando morrem ou são retirados drasticamente do convívio, tal como acontece com os nossos parentes, fazem emergir muitas emoções. Com o passar do tempo, a dor que uma pessoa sente ao lembrar do cachorro, do gato ou do familiar aos poucos fica amenizada, porém a fase do luto é uma travessia difícil. Quem já viveu a experiência saberá aquilatar a situação.

Se eu estivesse em Rio Preto daria um forte abraço na minha webamiga e lhe contaria uma história curiosa, engraçada e de muito amor pelos animais. É a história da Dona Regina e dos inseparáveis Lili e o Louro. A narrativa é longa, Bê. Sei que não sou a Sherazade, mas em outra postagem contarei o restinho, ok?

Webamigos conseguem fazer pouco para amenizar a tristeza que uma pessoa sente ao perder um ente querido. Há uma tentativa, mas somos impotentes; esta é a verdade.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails