sábado, 10 de março de 2012

Acompanhamentos para o café


Pupunhas, lá em Belém, na feira da 25 - A foto é do Marcelo Katsuki - Reprodução autorizada pelo autor
Junto do meu café sempre está um pãozinho com manteiga ou uma bolacha, uma torradinha com geléia caseira, um pãozinho de queijo. Se pudesse estariam, aqui em Curitiba, as saborosas pupunhas simplesmente cozidas e lambuzadas de mel. É uma delícia amazônica sem preço ou lugar. Experimente, caro leitor. Faça como o Marcelo Katsuki, agora em curta temporada, lá  na minha saudosa Belém.

 Até a próxima!

Uma sugestão às padarias

 
Eu iria mais vezes às padarias do bairro Mercês se encontrasse um preço popular para o café, leite e pão com manteiga - arq. pessoal
Muitas vezes durante a semana saio para caminhar ou embarco em ônibus que percorrem os bairros curitibanos. Meus olhos são como faróis, máquina fotográfica, aparelho de raioX ou  binóculos potencializados pelas lentes dos óculos de grau. Sabe o que eles procuram, entre uma infinidade de itens ? Um anúncio de padaria que estampe uma chamada popular para o CAFÉ MATINAL.
 
 Não fique sozinho; venha tomar café matinal aqui!
    O preço é camarada e a conversa acontece
  
Sabe quantas vezes encontrei algo do gênero? Nenhuma. Não foi, entretanto, por falta de sugestões às padarias e confeitarias, aqui do curitibano Mercês. Você conhece, ao acaso ou como frequentador contumaz, alguma padaria que ofereça um preço popular para tomar café, leite, pão fresquinho com manteiga, caro leitor? Caso conheça uma em Curitiba, mande a dica. Reproduzirei as encaminhadas para outros locais, mesmo distante da capital paranaense.

Diga lá! - Estudantes de outra cidade, separados ocasionais, idosos e gente que gosta da deliciosa média bem acompanhada de uma prosa, até mesmo com o pessoal do atendimento, certamente apreciaria a oferta de um Café Matinal. Você acha que a minha sugestão é destituída de sentido? Eu sou uma pessoa feliz, integrada e não sou solitária, mas sinto falta da companhia na hora do café matinal. Vê agora os porquês da minha apreciação pelas padarias e cafeterias?
 Até a próxima!

Café matinal familiar? É uma raridade, leitor?


O café acima é servido no terraço familiar; de lá avisto boa parte da saudosa Belém- arq. pessoal
Quando estou temporada de retorno breve ou mais longo em Belém é o café, tal como exibo na foto, que encontro à disposição. Ele é preparado com a ajuda do coador e vem com acompanhamento carinhoso das deliciosas tapioquinhas com manteiga ou com côco fresco ralado na hora. É um "aperitivo", pois em seguida chega em xícara grande. Vem com leite, pão fresquinho com manteiga,além de suco de fruta local (muruci, taperebá, cupuaçu ou bacuri, os meus preferidos) e todo o conjunto de expressões de carinho e atenção chega pelas mãos habilidosas de uma das minhas sete ( 7 ) irmãs. Sinto uma  saudade danada do mimo, da conversa e do que representa para mim estar em Belém e junto da família de origem, caro leitor. 

Os meus momentos do café matinal são muito solitários, pelo menos nos últimos anos. O motivo? Apenas eu tomo café, aqui em casa. Sinto falta, portanto, da conversa; aqueeeeela conversa que rende muitas histórias e faz com que apreciemos mais as expressivas ações de compartilhamento na convivência com os familiares e amigos. Uma vez ou outra consigo que em volta da mesa formemos um  trio, mas jamais para tomar café. Almoços e jantares entram na agenda com regularidade, especialmente nos finais de semana.

Sugestão: institua, se puder, o hábito de reunir a família para um café matinal, ao menos uma vez na semana. Caso você já costume sentar em volta da mesa para saborear as gostosuras matinais com seus familiares, receba os meus parabéns.

 
Até a próxima!

Aos que adoram um café


Ilustração reproduzida via Google

"Creio que fico bem mais linda,
E mais airosa, até
Tomando sempre, sempre ainda
Mais o balsâmico café!"

Você conhece a pequena ópera cômica "The Coffe Cantata" composta por Bach? Você viu/ouviu a protagonista Liessgen a entoar os versos acima em destaque? Eu os acho bem bonitinhos; você gostou, leitor? O vídeo é do YouTube, mas a alegria é nossa, concorda comigo?

Já viu alguém triste depois de uma deliciosa xícara de café? Eu não.

Obs -  Não sei se o vídeo acima continuará disponível à visualização; há uma pendenga com relação à edição de vídeos e pagamentos impostos ao órgão regulador. Caso aconteça, fica a sugestão para que você não deixe de ouvir a opereta acima de um modo ou de outro.

Até a próxima!

sexta-feira, 9 de março de 2012

A felicidade estacionou aqui, leitor!


Dia ensolarado, rua tranquila, passarinhada cantando no arvoredo e tempo agradável: a expressão da felicidade- arq. pessoal
Não sei se eu sentiria saudades dos dias nublados, sombrios, de intenso frio ou com abundância interminável de chuva. Gostaria que os dias ficassem assim, tal como o de hoje, bem com a cara do verão. A mínima? 14ºC  A máxima? 30ºC. Veja os detalhes com o Simepar

Curitiba é inegavelmente uma cidade bonita. Imagine um lugar sob a luminosidade do sol e temperatura agradável. Imaginou? Pois olhe que agora não faz calor e nem mesmo frio. Vivemos o exato ponto de equilíbrio do clima. O corpo gosta e os nossos olhos brilham com tudo o que avistamos. A Natureza parece em festa e a felicidade estacionou bem generosa aqui, caro leitor. As fotos que exibo oferecem uma pálida ideia do que vejo e sinto. Ah...a baixa resolução do meu celular...

Peço desculpas ao leitor sombrio, triste e desiludido, mas não hesito em destacar as belezuras que a vida nos oferece. Ainda bem. Sei que nem todos os dias serão iguais aos de hoje. Para que ele ficasse melhor do que está agora? Talvez a desejada chegada de um familiar distante, uma porção de açaí sem mistura alguma (aquele in natura, bem papa e fresquinho para saborear com farinha de mandioca baguda), uma porção de pirarucu fresco e animada conversa na hora do almoço.  
Você não vê e nem ouve, mas ele estava tocando um cavaquinho e cantando- arq. pessoal


Linda está a sexta-feira, meu caro leitor. Muito linda, indiscutivelmente. Aqui no curitibano Mercês a passarinhada anima e enternece os nossos ouvidos; até esquecemos do vrum-vrum-vrum e vrum dos carros, motos e do nosso Ligeirinho que vai que vai a toda pressa em direção à estação-tubo, ali na Manuel Ribas.

 Até a próxima!


A diferença entre peixes e clientes das operadoras


Estou cliente da Claro - arq. pessoal
Clientes de operadora - e, apenas para não estender o parágrafo ficarei apenas no segmento anunciado - são como peixes. A publicidade lança o anzol e muitos são fisgados pelas ofertas tentadoras, embora nem sempre respeitosas ao acordo firmado.  A diferença, entretanto, entre clientes e peixes está na liberdade que temos de recusar uma oferta enganosa, enquanto os peixes fisgados pelo anzol ou enredados, coitados; não têm opção.  Nós seguiremos em busca de alternativas, em trajeto declado de infidelidade e busca de satisfações, mas os peixes entrarão na panela, forno ou grelha, mas sei de alguns clientes que gostam da condição de peixes.


Está satisfeito com a sua operadora de telefonia e conexão com a internet, leitor? Será que poderá deixar depoimentos de satisfação? Gostaria de comparar objetivamente as minhas com as suas vantagens.

Ontem e anteontem travei uma luta ferrenha para conseguir ler e enviar e-mails, redigir tuites e usufruir do plano de internet ilimitada (com ele a promessa é levar o modem 3G para todos os lugares, inclusive para Belém ) que mantenho com a Claro. No meu caso, leitor, manter-se (in) fiel à operadora escolhida e nem reclamar dos R$91,80 pagos mensalmente estão condicionados ao tratamento dispensado ao peixe, ou melhor, ao cliente. 

Até a próxima!

Anchova grelhada? É uma delícia


A porção  de anchova acima era para duas pessoas; custou R$29,00 e veio com pirão, arroz e salada bem farta- Porto Belo, SC, arq. pessoal

Não sei se você gosta, mas eu aprecio muito o sabor de um peixe. Quando passei no último final de semana em Porto Belo, no litoral catarinense, tive a oportunidade de saborear uma porção grelhada de anchova. Uma gostosura, meu caro leitor. Sem hesitação alguma logo incluí o novo sabor na minha lista de peixes preferidos.

A lista é grande; ela começa com: salmão, pescada amarela, tambaqui, tucunaré, pirarucu fresco e salgado, dourado, filhote e manjubinha. É uma relação de nomes quase sem fim, afinal, sou da Amazônia, a região brasileira com abundância de variedades de pescado. Lá é possível até fazer um ditado escolar com os infindáveis nomes de pescado.

Você tem preferência por determinado tipo de peixe, leitor? A região de origem do leitor certamente apontará familiaridade com os nomes dos pescados; quem sabe até um modo diferente de bem prepará-los.

Recomendo: Peixaria Alto Mar
Rua Gov. Celso Ramos, 83, Vila Nova, Porto Belo,SC

Até a próxima!


quinta-feira, 8 de março de 2012

Todos os dias são nossos, leitor!


Um dia inteirinho de verão para agir melhor - Curitiba, Centro, Arredores da Praça Tiradentes, arq. pessoal
 Lindo dia 8 de março. Aqui em Curitiba o sol mantém a soberania e o clima está uma beleza. A cara do verão está exibida na foto que eu trouxe para você. Há quem nele festeje o Dia Internacional da Mulher. Eu comemoro o dia, simplesmente. Homens e mulheres podem transformar a vida naquele rolzinho feliz de notícias e de boas condições para todos bem viverem. Não precisa de hora marcada e nem de dia fixo. Basta ficarmos unidos no respeito mútuo, mas é difícil agir assim para alguns e algumas.

A quinta-feira está bonita aí no seu domicílio, leitor? Saia do silêncio; venha trocar uma prosa comigo. Um blog com intenções interativas sofre hiatos em razão da conversa inexistente, mas da parte do leitor, pois no meu caso, você já reparou nas tentativas, não apenas temáticas, mas também linguísticas que mobilizo para estabelecer a aproximação com você? 

Muita gente costuma dizer: tenho medo de escrever no seu blog, Doralice!  - Eu entendo a frase afirmativa; nem pergunto os porquês, porém de uma informação o leitor esteja certo: não faço correções nos comentários ou ajuizamentos do que você escreve, exceto quando aqui aparecem os meus ex-alunos. Eles sabem que mantenho a "rédea curta", mas é para o bem da redação que eles produzem e deles continuarei professora pela vida afora.

Apareça mais; não me importam os cliques, mas sim a conversa que vem junto com eles, caro leitor.

Até a próxima!

Requisitos para dissertar melhor

 
Jornais impressos e na versão on line retroalimentam a reflexão - arq. pessoal
O modelo de texto conhecido como dissertação está presente na maioria dos processos de seleção às carreiras no serviço público. Os que estão inscritos em tais exames seletivos precisam manter uma atitude incisiva com relação à leitura. Editoriais, colunas de leitores e textos de opinião são alguns redutos de passagem obrigatória.
 
Quem disserta exibe a sua fartura informativa sobre um tema, portanto o que terá para expandir em reflexão textual um candidato que passa distante dos jornais e das revistas? Diga lá, leitor? A leitura, aqui compreendida na sua amplitude receptiva, é o alimento da escrita.
Ler uma revista na semana não custa tanto assim... arquivo pessoal
Os meus alunos, especialmente os inscritos nos concursos públicos, chegam de todos os lugares, ainda mais agora que estendi o atendimento on line. As costumeiras recomendações que lhes ofereço, antes de qualquer tentativa de escrita dissertativa são:
> leia mais - não há limite temático aos que elaboram as propostas de redação.
> observe atentamente como as pessoas argumentam - as estratégias argumentativas fazem parte da dissertação.
> qualifique o seu vocabulário - a adequação do nível da linguagem e o ajuste à formalidade da escrita nos exames seletivos exigem esforço e amostragem vocabular refinada.
> exiba o seu conhecimento - não há motivo para esconder o que você sabe tecnicamente. Analistas de sistemas, advogados, administradores, químicos, enfermeiros, entre outros profissionais sempre encontrarão um modo de revelar o conhecimento específico que alcançaram. A redação será um espaço ideal .
> treine a redação diariamente - e os que acolheram as minhas instruções não guardam qualquer arrependimento do tempo dispendido com a leitura e o treino disciplinado da redação.
 > examine ilustrações - as fotos jornalísticas. as propagandas apelativas, os infográficos, as tirinhas,  as charges, entre outros tipos de textos demandam análise apurada. 
> resuma dados - sintetizar as informações é imprescindível; quem não souber resumi-las precisa aprender imeditamente.

Conquistar uma vaga em um processo seletivo é resultado de esforço disciplinado; ler e treinar diariamente a redação dissertativa, caminhos em direção à vitória - e não há desculpas para não ler. Revisteiros com fartura de opções, além das estantes com jornais de alcance nacional, costumeiramente disponíveis nas bibliotecas públicas, são provas incontestes, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!
  


quarta-feira, 7 de março de 2012

A redação sob os olhos do corretor

A maioria dos estudantes, sejam vestibulandos, universitários ou candidatos aos testes seletivos, não oferece a devida importância aos objetivos da correção de um texto. É uma grande tolice e demonstração de imprevidência. Atentar aos objetivos dos examinadores é ficar preparado aos desafios da proposta de redação.



São três os aspectos gerais observados pelo examinador de um texto: a conferência  da adequação às exigências da proposta, a visualização da formatação da estrutura específica do texto e  a constatação do emprego ajustado dos recursos textuais.  Os meus alunos aprendem a  priorizar o atendimento pleno às exigências da banca de correção nos vestibulares ou nos concursos às carreiras públicas. A orientação da escrita é minha, o conteúdo temático é deles e a soma vitoriosa de tudo é nossa.

Nada como ficar confiante no preparo empreendido. Diante de uma proposta de redação desafiadora a (in)segurança emerge na hora. Quer ser meu aluno? Conhece alguém interessado na preparação aos desafios da escrita? 

Até a próxima!


Que tal um caderno com exercícios de caligrafia?

Você oferece boas condições à leitura do seu texto manuscrito?  - arq. pessoal


Faço correções de diversos textos, inclusive os manuscritos e escaneados que chegam via on line. Sabe o que noto, leitor? Não há esmero geral na oferta do material redigido. O corretor de textos sofre para decifrar as palavras. O traçado irregular, a imprecisão e as falhas no desenho das letras comprometem a agilidade na leitura. 

A quem reclamar? - Os escolares das primeiras quatro séries do ensino fundamental têm a exigência costumeira dos professores e dos pais no quesito letra legível, mas quando chegam à quinta série a crise é desencadeada pela dispersão dos objetivos, inclusive docente. Cabe aos colegas professores de todas as áreas - e não apenas aos de Língua Portuguesa! -  o bom exemplo e a exigência rigorosa no capricho com a letra, mas a maioria parece esquecer de que o escolar lidará mais tarde não apenas com a redação digital, mas também com a manuscrita. Os professores de redação, entre outros, têm depoimentos incisivos sobre as dificuldades enfrentadas para decifrar textos produzidos sob descaso ao leitor.

A escrita digital não excluiu a manuscrita -  arquivo pessoal


Destaque visível -  A aparência elegante e precisa da letra estabelecerá grande valor ao texto. Redações são analisadas nos testes de seleção e provas manuscritas pela vida afora. Está na hora de parar com a desculpa e a concessividade à negligência com o traçado das letras. Todos serão beneficiados.

Sugestões: compre um caderno com exercícios de caligrafia ou faça um curso para melhorar o traçado da sua letra.

Quer comprar? - Tenho uma novidade: eu e minha cunhada Nazaré A. de Araújo, proprietária da Oficina das Letras, sediada em Belém, estamos preparando um Caderno de exercícios. Há alguém interessado em adquiri-lo? Tenho certeza de que ajudará a melhorar as condições do traçado caligráfico dos estudantes e candidados aos concursos públicos. A prova de redação manuscrita é invariavelmente soberana.

Boa sorte... - Muitos que trabalham exclusivamente com a escrita digital e defendem a extinção das atividades apoiadas na manuscrita, fica o meu desejo para que jamais encontrem dificuldade para decifrar um texto manuscrito.

Até a próxima!


terça-feira, 6 de março de 2012

A importância da ilustração

      
                    Achei que fosse só uma charge, mas é sério [...] Gostei[!!!]
 
Há quem duvide do poder espetacular das ilustrações e enfatize a soberania exclusiva das palavras, mas quando a união de texto e imagem acontece, ah... não há quem conteste a força auferida. 

O desenho que o Benett fez para anunciar as minhas aulas de redação está passeando pelas páginas das redes sociais. A mensagem é objetiva: quero mais alunos; sou professora autônoma de redação. O traço conhecido do cartunista ganha os olhares imediatamente. O dimensionamento temático é alcançado na hora com a ajuda poderosa do cartunista famoso. Quer um  exemplo? O comentário que transcrevi acima; é do leitor Anderson de Jesus, lá na fan page do blog Livros e Afins, assinado pelo Alessandro Martins.

Sabe o que verão os jovens visitantes do Museu Oscar Niemeyer? Lindas ilustrações bem guardadas na Coleção Brasiliana Itaú, arq. pessoal

Ilustrações redimensionam as informações; veja a excelente explicitação feita pelo editor do blog Lápis Verde  acerca das imagens que acompanham as informações voltadas à ilustração arquitetônica.

Eu gosto muito de observar as ilustrações que aparecem nos jornais e revistas, nos blogs, nos cardápios informativos diversos; na retaguarda daquelas imagens está alguém que bem ilustra.  Basta olhar com atenção para ver o trabalho cheio de estilo e intenções.

Até a próxima!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Precisa de aulas de redação, vestibulando?



Há alguém aí do seu lado que esteja interessado nas minhas aulas de redação, leitor? Será que pode divulgar a minha oferta de trabalho com a leitura e a escrita? Estou em Curitiba.

Vai perder?  - O vestibulando que aparecer no meu curso receberá um caderno brochura com a capa exclusiva que o Benett fez para mim, além de contar com a intermediação dedicada da professora.

Depoimentos  - Meus ex-alunos sabem a importância que reúne a minha atenção exclusiva na hora da elaboração do rascunho, da redação final, da correção do texto e da sua eventual reescrita.


Até a próxima!

domingo, 4 de março de 2012

Amostra do belo litoral catarinense



Como é lindo o litoral catarinense!  arquivo pessoal, 2012


Passei o final de semana lá para as bandas encantadoras de Porto Belo, Perequê e Bombinhas, caro leitor.

Céu, mar e montanhas: um trio de belezas em Santa Catarina- arq. pessoal


As fotos mostram um pouco do muito que avistei  no agradável litoral catarinense. 

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails