sábado, 9 de março de 2013

Webconversa sobre folhas e frutos


A foto é da minha webamiga Beth, mas a alegria de mostrar uma Goiabeira em "pomar, perto da varanda..." é toda minha
As plantas medicinais são ervas preciosas, especialmente quando estão disponíveis ao alcance de todos nas cidades; as folhas que sob a forma de chás costumam aliviar os males da insônia e disfunções estomacais ganham a minha atenção imediata. Aqui em casa? Conservo pés de erva-cidreira (no Sul conhecida como Melissa) e de capim limão, mas fiz mudinhas em vaso para compartilhar com os amigos, também.


O providencial boldo, assim como a erva-cidreira e o capim limão não fariam mal algum se coexistissem com as pomposas espécies nos ajardinados. Ainda bem que nos arredores das casinhas mais simples e de gente que pensa a vida de modo parecido com o meu, as ervas medicinais e as árvores frutíferas têm um território cativo e o bairro Mercês reúne fartura de exemplos. O seu bairro , também?

Na caminhada diária? Encontro árvores frutíferas nas ruas do bairro- Olhe o limoeiro urbano-  Mercês, Curitiba, arq. pessoal
Aprendi com a minha mãe que para conter a diarréia um chá bem quente de folhas da goiabeira ou do cajueiro são muito eficientes; se comer a fruta, também. Não tenho as espécies destacadas em casa, mas sim um maracujazeiro e uma amoreira, porém quando encontro uma goiabeira, limoeiro, laranjeira, entre outras espécies, fico bem feliz. Propriedades medicamentosas ali estão em estado natural.

Ontem mesmo, antes de sair da casa de uma amiga peguei não apenas algumas folhas, mas uma grande quantidade de goiabas, uma vez que a temporada exibe grande fartura nos quintais. Ao chegar em casa, lavei as folhas da goiabeira e as guardei na geladeira; um dia qualquer, elas serão o alivio a um aperreio intestinal.

O maracujazeiro que mantenho na encosta do muro e gradil de casa permite colher as folhas para o chá e logo mais, os frutos, também- Ô... beleza de arbusto frutífero , arq. pessoal
Você tem reparado como as grandes cidades perdem, sob os nossos olhares, algumas características originais da vida boa e saudável? Eu? Não vejo problema algum avistar em uma jardinete, praça ou parque uma touceira de erva-cidreira, boldo ou pequenas árvores, tais como as goiabeiras, limoeiros e cajueiros. A vida pode ser muito melhor e feliz quando não nos recusamos a misturar  e compartilhar o que é bom para todos. Discorda de mim, meu caro leitor? 

A vida é boa, mas caso não queira conversar sobre a minha percepção, aceite ao menos a minha sugestão para assistir em dvd o imperdível Conversas com meu jardineiro. O cultivo das ervas e árvores destacadas acima é apenas um pretexto para webpapear, também. Quer uma prova? A Beth, em atendimento ao que pedi na minha página tuiteira, compartilhou uma foto de goiabeira; fiquei muito agradecida pela ajuda visual ao tema e a pela possível expansão da conversa.
 
Até a próxima!

Espalhe beijinhos, também!

Quer beijinhos espalhados pela casa toda? arq. pessoal 2013
A espécie floril muito popular conhecida como maria-sem-vergonha ou beijinho, tal como eu ouvia um velho amigo chamar a plantinha, é muito fértil. Com uma muda você poderá ter flores o ano inteirinho - e se um galho quebrar, logo se tornará outra muda com raiz se você deixá-lo por uns 2 dias dentro de um vasilhame com água. Eu ? Tenho vários vasinhos com flores de cores variadas, pois tal qual as violetas, o beijinho aguenta ficar no interior de casa, mas gosta mesmo é de áreas ensolaradas e para florir com abundância, sabe o que ele pede? Apenas um pouquinho de água diariamente. Então, para ter flores sempre por perto, meu caro leitor, plante beijinhos, também!
Beijinhos para todos os cantos da casa? É muito fácil  manter a abundância- arq. pessoal

Mantenho várias espécies floris, mas aqui em casa as rosas, os jasmins, as violetas e os beijinhos são os que mais saltam aos olhos dos que entram. Você gosta de flores, meu caro leitor? Apareça para trocar conversa comigo. Gosto muito do tema e de conversa conexa, também.

Até a próxima!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Um buscador cheio de surpresas, kkkk...


Estou em Curitiba e vendo aulas de redação,  meu caro webleitor!- arq. pessoal 2013
Compartiho na lista abaixo algumas das buscas ( manhã de hoje, via Google) aqui no NaMira. São surpreendentes os motivos de acesso ao blog; os índices numéricos são reveladores das intenções do leitor. Eu até sorrio, bem surpresa, quando percebo que as  chegadas ao meu blog aconteceram porque o webleitor desejava, entre outros itens, informações e imagens sobre:

" mapa do Brasil - 121
milho- 112
blog namiradoleitor - 97
cadeado- 92
milho verde - 94 
letras manuscritas- 55
casas- 49
letras manuscritas para copiar- 32
(...) " 

Como você poderá perceber, o milho não ganhou a dianteira da atenção, kkkk; ele perdeu para o mapa do Brasil, líder na manhã de hoje. Não sei quando, apesar dos constantes anúncios que faço, as minhas aulas de redação ganharão a dianteira nas buscas ao NaMiradoLeitor. Sou professora autônoma e não seria nada mal se o sistema buscador indicasse a procura pelos meus Encontros Marcados com a Redação.

Até a próxima!

Ler e escrever? Quais os propósitos, afinal?

Ler e escrever com autonomia no próprio idioma é um direito do estudante; as bancas dos vestibulares e do Enem levam à risca o pressuposto, embora a realidade seja gealmente desconcertante- arq. pessoal
As circunstâncias reais da vida municipal, estadual , regional e nacional permitem ao estudante melhor conhecer as condições da sua cidade, estado, região e país.  Na escola, meus colegas professores poderão levar incontáveis temas à reflexão. Afinal, aulas de Português, de Matemática, de Física, de Geografia, de Filosofia, de História, entre outras disciplinas, para quê?

Uma questão estudantil? Constatar a acessibilidade ao deficientes físicos e idosos no seu bairro e começar pela sua escola-  arq. pessoal
Diga lá!-  O exemplo incomum da estudante Isadora Faber, se levado adiante pelo Brasil afora faria a cobrança devida às obrigações gerais no interior da escola; sem dúvida, formaria uma rede articulada entre a teoria e prática dos conhecimentos, além da expressão positiva aos atos diários da gestão escolar e atenção das autoridades administrativas, tanto no âmbito municipal, estadual e federal. É um exemplo isolado, infelizmente.

A proposta da redação do Enem, já consolidada na composição de um texto dissertativo, sem uma programação escolar que envolva tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio a funcionalidade dos conhecimentos, deixará o exame nacional com o mérito de desencadear um grande treino de escrita sobre uma questão da vida vida coletiva, porém exibirá as vítimas do processo desarticulado de orientação escolar. Quer a prova da minha afrmação? Reveja todos temas das propostas da redação do Enem nos últimos exames, segundo o Uol Educação. 
 
Até a próxima!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Acessibilidade urbana? Uma questão para todos!


Todos os elevadores de acesso às plataformas de embarque nas estações dos expressos devem receber manutenção regular e não apenas diante dos problemas- Curitiba, Pça Rui Barbosa, arq. pessoal
As dificuldades de acessibilidade impostas aos que têm limites estão na mira de maior número de pessoas, felizmente. Veja a proposta do jornalista Luiz Ventura ( Estadão, 2 março), mas também atente à tentativa de mapeamento das ruas com acessibilidade, segundo o projeto veiculado pelo blog O Lápis Verde. Sugiro registrar nas redes sociais as situações que evidenciem a sua percepção da realidade, meu caro leitor; o banco de fotos divulgadas pelo jornal paulista certamente ajudará a retratar a (des)atenção ao deficiente físico, mas também você poderá exibir a circulação (in)segura do cidadão comum pela cidade onde reside, estuda e trabalha. É uma questão para todos, indistintamente.




Até a próxima!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Nos bastidores da notícia

O fotojornalismo estava de plantão, ali nos arredores da Câmara Municipal, para registrar a pedalada simbólica no dia da posse do novo prefeito curitibano- Eu estava lá, também! arq. pessoal 2013
Ontem, o episódio certamente isolado e protagonizado pelo ministro Joaquim Barbosa ao trabalho da imprensa fez com que eu buscasse um tema no meu arquivo de fotos. No destaque, exibo uma janela aos bastidores dos que trabalham para a melhor composição da notícia ao leitor dos jornais e revistas. 
O novo prefeito a caminho da posse e a imprensa pela busca do melhor ângulo para oferecer o seu testemulnho ocular do fato. Eu estava lá, também- Curitiba, arq. pessoal 2013
Não sei se o leitor reconhece alguém no grupo de fotógrafos que aguardavam a chegada do novo prefeito de Curitiba. Ir à posse de bicicleta era algo inusitado. Eu estava lá e fiz a foto com a câmera do meu celular, mas o registro dos que trabalham nos bastidores do noticiário é alvo da minha atenção,também. Se disponho da possibilidade, lá estou para fotografar cinegrafistas, fotojornalistas e repórteres. Tais profissionais são trabalhadores da notícia. Acolhê-los com simpatia e respeito é fundamental; você concorda comigo, caro leitor?

Até a próxima!

terça-feira, 5 de março de 2013

A dengue? As escolas brasileiras podem combatê-la!

As escolas brasileras podem combater com eficiência a proliferação do terrível mosquito da dengue- Reprodução via Google
Retirar os entulhos nas vias públicas e limpeza geral nos quintais é a melhor sugestão que as autoridades oferecem para combater a dengue, aqui no Paraná - e, talvez, para as demais regiões, também. Atente, por exemplo, à manchete 20 municípios do PR vivem epidemia de dengue  (GP, Vida e Cidadania, ontem); ela é preocupante, mas penso que a solução, além da retirada dos entulhos e limpeza nos quintais, está nas mãos das escolas brasileiras. Quer saber de que modo? Leia o  meu segundo parágrafo.
 
Alô, professores com tino de educadores?  - Meus colegas de redação poderão ajudar muuuito; basta levar uma proposta bem articulada e interdisciplinar aos alunos. Pensei, inclusive, em compartilhar algumas dicas e ficarei bem feliz se acolherem as minhas sugestões metodológicas, tanto aqui no PR, quanto em outros lugares do Brasil, uma vez que o NaMiradoLeitor tem alcance leitor variado. Acompanhe o meu trio de sugestões:

1- Que tal explorar a redação de mensagens que veiculem ações efetivas de combate à dengue; o celular em sala de aula poderá dinamizar a frase e depois elas irão para o caderno de redação - e, dependendo da série escolar, serão núcleos poderosos de reflexão nos textos argumentativos ou dissertativos ou em sínteses objetivas, tal como temos nos resumos

2- Que tal a opção de redigir relatórios acompanhados de exibição de vídeos bem curtinhos, feitos com o celular dos alunos? Poderão mostrar com ênfase os locais propícios à proliferação do mosquito da dengue. Imagino até o sucesso que será se conseguirem levar os melhores vídeos ao blog da escola ou às redes sociais, sob a supervisão, evidentemente, de equipe multidisciplinar de colegas professores.

3 Um trabalho de pesquisa integrado com os colegas de biologia, história, geografia e matemática poderá reunir o mapeamento das condições propícias à dengue ( no espaço escolar,  em trechos do bairro ou já divulgados pela imprensa local) rende excelente associação de conteúdos específicos.

O combate à dengue é um caso muito sério; sou obrigada a admitir uma contigência: se as pessoas, indistintamente, agirem com paixão semelhante, tal como agem os brasileiros comuns diante de uma partida de futebol ou mesmo com o entusiasmo dedicado ao BBB, o mosquito danado será bem combatido. A escola brasileira, se cumpre o seu dever de educar as crianças e jovens, reúne as condições estratégicas para combater a epidemia devastadora trazida pela dengue. 

Eu já tive dengue e sei que a situação não é para brincadeira ou pouco caso; ela exige ação imediata e coordenada educativamente. Entrar no combate é uma obrigação, ainda mais se você já foi picado pelo mosquito da dengue, meu caro leitor. Então, venha contar as suas pitangas aqui, também. Quem sabe ajude a escancarar a gravidade do caso; seu depoimento de vítima vale muuuuito.
 
Até a próxima!

15 Encontros Marcados com a Redação

Que tal correr para o abraço, também, vestibulando de 2014?- Praça Carlos Gomes, Curitiba, arq. pessoal
Quem já experimentou a alegria de ser aprovado em vestibular concorrido sabe o quanto é bom receber um abraço comemorativo, especialmente de quem acompanhou de pertinho a fase de estudos de um vestibulando dedicado. Já viveu a experiência mútua, meu caro leitor? Nos destaques, exibo uma dupla de fotos que fiz  no dia 10 de janeiro, quando a UFPR liberou a lista com os aprovados às vagas de 2013. O cenário disponível na Praça Carlos Gomes é sempre de festa e de tristeza, evidentemente. 
A corrida ao abraço é mais segura quando o treino da redação foi disciplinado, vestibulandos! - Eu garanto -  Praça Carlos Gomes, Curitiba, arq. pessoal 2013
Sou especialista no assunto e sei que treinar a redação desde os primeiros meses de estudo é uma atitude voluntária, mas se o o vestibulando quiser ganhar muitos abraços e garantir a recompensa pela atitude estudantil disciplinada, não deve hesitar em procurar a decisiva intermediação profissional, imediatamente. Então, caso deseje a minha orientação, basta acionar as referências de contato abaixo, pois ainda disponho de horários livres às quartas e sextas-feiras. 

15 Encontros Marcados com a Redação
-Exclusivos para pequenos grupos de vestibulandos-
Coordenação: Profª Doralice  Araújo
Rua Marcelino Champagnat, 516, Mercês, Curitiba
Reservas para os grupos de estudo: 41- 84148553

Agradeço ao leitor a gentileza da divulgação do meu serviço profissional.
 
Até a próxima!

A seletiva e vantajosa vida diplomática


Entre a carreira diplomática e a do professor o salário máximo é desconcertante - A transparência na vida brasileira - arq. pessoal
Graças ao jornalista Josias de Souza e a sua equipe eu soube do quanto a vida diplomática é bem remunerada; ela bem difere da existência da maioria dos brasileiros. 

Não é por menos que muitos graduados em curso universitário aspiram adentrar à carreira da diplomacia. Iniciá-la, entretanto, começa com seletivo preparo. Dominar variadas informações e redigir com densidade que dê amostra de conteúdo enciclopedístico são exigências altamente seletivas.

Sou professora autônoma e trabalho com aulas de redação e revisão de textos e costumo intermediar frequentemente o treino da escrita aos jovens que pretendem atravessar o portão de alunos do Instituto Rio Branco. O salário inicial de R$12.962,12 estimula e acolho bem disposta a procura desses aspirantes à carreira diplomática.  
 
Para atender às propostas da prova de português do IRB é necessário saber resumir, argumentar e dissertar. Veja a dissertação proposta em 2012  e atente aos limites de 600 a 650 palavras; ela valeu 60 pontos no exame. Além de  redigir muito bem, é imprescindível que o candidato conheça dados históricos, geográficos e domine as regras da escrita formal do nosso idioma, entre outros bem associados ao direito internacional, noções de economia e autonomia comprovada com o inglês, francês e o espanhol.

No exame classificatório, tal como você poderá deduzir, a exigência à entrada encontra amparo na conclusiva notícia veiculada pelo blog do Josias de Souza. Um salário com teto máximo em R$58,9 mil é para provocar um olhar desconcertado, inclusive, da professora de redação aqui, caro leitor.

 
Até a próxima!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Bom dia, Brasil!

Não é por menos que associamos o verde e o amarelo à rotina diária no Brasil-  arq. pessoal
Fiquei com vontade de florir a página para destoar das notícias desconcertantes que logo mais tomarei conhecimento, meu caro leitor. Na manhã de segunda-feira? É quase certo nos depararmos com a avalanche de despropósitos advindos dos mais variados pontos do país, ao contrário das boas notícias. Aceite a delicada flor, entretanto, como um presente virtual do NaMira, também.


Até a próxima!

domingo, 3 de março de 2013

Uma delícia! Gosta, também?



Hoje? O dia e a temperatura curitibana bem combinam com uma cerveja preta bem geladinha!- Ô.. delícia - arq. pessoal 2013
Até  a próxima!

Comunicar em rede social é fundamental


Tuitei sobre a oferta e a geocalização do supermercado e meus conterrâneos em Belém ficaram surpresos com o preço!- Curitiba,arq. pessoal 2013
Agora? Raramente reproduzo agora as notícias veículadas nos jornais e revistas; eles têm um funcionário remunerado à função corporativa. Gosto mesmo é de compartilhar com os demais a expressão de conteúdo produzido com originalidade pelas pessoas comuns, tal como os retuites que ofereço à conversa interativa. Quer alguns exemplos? Reveja verticalmente a minha página tuiteira. Nela você verá uma prática satisfatória do uso objetivo de uma rede social. Nos últimos tempos até o simpático prefeito Gustavo Fruet respondeu às questões que lhe dirijo

Na mira Estou intrigada, meu caro leitor, com a falta de atualizações da página tuiteira da Prefeitura de Curitiba - e a resposta gentil, logo chegou, graças ao galope tuiteiro. O último tuite da PMC data do dia 30 de janeiro, portanto, é inadmissível manter a transparência das ações municipais sem deixar a página ao alcance do cidadão, inclusive, usuário da internet. O 156, alvo de festejadíssimo contato municipal, é regulado pela morosidade da burocracia.  O atual prefeito curitibano, usuário contumaz da comunicação rápida, sabe na prática da importância incontestável das redes sociais.

Outro exemplo - No meio da semana tuitei sobre a surpresa que tive com o preço de um peixe amazônico delicioso, o Pirarucu, ali no supermercado Mercadorama; logo em seguida, um conterrâneo, o advogado Breno Peck, retuitou ironicamente sobre a vantagem que eu compartilhei. Então, para contestar a descrença do meu webamigo disparei as duas imagens fotográficas feitas com o meu celular e aqui reproduzidas e apresentei informações com geocalização do supermercado a um leitor aqui de Curitiba, também.
 O preço do Kg do Pirarucu estava a R$22,98 no mesmo mercado. A oferta por R$10,00 mexeu com a cabeça de quem compra o peixe por R$29,00, lá em Belém, PA- Bom e barato- Curitiba,  arq. pessoal 2013
Não é a primeira vez que tiro a prova dos nove desse poder comunicativo e ágil que uma rede social dispõe a quem mantém uma conta. O tema já foi alvo de uma das minhas postagens e de proposta, inclusive, na redação do Enem, mas na prática muitos adultos ainda não sabem o poder que têm nas mãos, seja com o Twitter ou Facebook ou outra rede digital que bem circule na sociedade antenada e ciente do compartilhamento de dados, ideias e imagens. O poder é incalculável. 

Aliás, você já tem uma conta em rede social, meu caro leitor? Eu? Continuo gostando muito mais do Twitter, mas é uma questão de simpatia e gentil reciprocidade à vitoriosa expansão da leitura e da escrita. Tenho estabelecido uma generosa, gentil e variada webamizade com pessoas próximas ou distantes do meu domicílio real. Será que a sua experiência é diferente da minha. Que tal trocarmos conversa?

Obs- Ontem? Passei pelo supermercado acima e não  encontrei mais o peixe amazônico. O estoque acabou, segundo o funcionário da peixaria.

Até a próxima!

Escrever ou ler uma carta com muito gosto

Boletos, propagandas comerciais e muito raramente guardam cartas manuscritas as nossas caixinhas de correspondências- Vida contemporânea, arq. pessoal 2013
Há quanto tempo você não envia e recebe uma carta manuscrita, caro leitor? Um dos modelos de textos solicitados pelos vestibulares concorridos tem sido a composição de correspondência curta, mas durante as minhas aulas encontro estudantes completamente inábeis à composição de um texto que marca a sua opinião em formato tão específico, tal como pede a redação de uma carta curta ou longa.

Antes? Eu costumava mostrar a coluna dos leitores, espaço presente nos jornais e revistas de grande circulação, mas agora as edições que os veículos fazem do que escreve o leitor,deixa tudo tão curtinho. Assim, ficou bem difícil exemplificar o modelo com base na realidade.

" Natal, 23 de novembro de 1977
D. Maria,
Vai chegando o Natal e começa a dar uma nostalgia fininha, doída da gente. Isto é normal, mãe? A senhora que já cursou oito filhos poderia me dizer se esta dor tem chá que cura? Erva cidreira é bom? Ou foi porque andei tomando friage depois de beber quente?
(...) 
bença, mãe? Seu filho,
Henfil "

Exemplos famosos -  Restam as cartas famosas, tais como deixou o presidenete Getúlio Vargas ou as literárias, tal como as de Fernando Pessoa ou as que aparecem tão cheias de boa prosa e dados historiográficos da vida brasileira no livro Cartas da Mãe, assinadas pelo inesquecível  Henfil, entre outros exemplos, evidentemente, mas nas que leio nas colunas dos leitores, em razão do espaço, não aparece nem vocativo e nem mesmo a saudação final, portanto a cobrança de carta curta requer revisão. Ja está na hora de cobrar cartas com base na realidade das possíveis relações interpessoais.

Sugestões -Uma solicitação de emprego ou uma reclamação diante da falta de cumprimento de prestação de serviço (uma operadora de telefonia, tevê cabeada ou uma carta enviada às autoridades dos órgãos fomentadores de recursos à pesquisa) são temas que estabelecem vínculos à vida real de um futuro estudante universitário. Meus alunos costumam produzir, depois da orientação que lhes ofereço, duas versões à proposta de redação de carta: a manuscrita e a digital, pois esta segue costumeiramente à redação das editorias dos jjornais e revistas ou endereços das autoridades públicas, uma vez que acredito muito no poder de um aprendizado com finalidades funcionais, meu caro leitor.

Será que você discorda das minhas observações? Apareça para trocar conversa comigo. Ficaria muito feliz se educadores realmente comprometidos com a realidade escolar em todos os níveis viessem aqui, também. 


Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails