terça-feira, 5 de março de 2013

A dengue? As escolas brasileiras podem combatê-la!

As escolas brasileras podem combater com eficiência a proliferação do terrível mosquito da dengue- Reprodução via Google
Retirar os entulhos nas vias públicas e limpeza geral nos quintais é a melhor sugestão que as autoridades oferecem para combater a dengue, aqui no Paraná - e, talvez, para as demais regiões, também. Atente, por exemplo, à manchete 20 municípios do PR vivem epidemia de dengue  (GP, Vida e Cidadania, ontem); ela é preocupante, mas penso que a solução, além da retirada dos entulhos e limpeza nos quintais, está nas mãos das escolas brasileiras. Quer saber de que modo? Leia o  meu segundo parágrafo.
 
Alô, professores com tino de educadores?  - Meus colegas de redação poderão ajudar muuuito; basta levar uma proposta bem articulada e interdisciplinar aos alunos. Pensei, inclusive, em compartilhar algumas dicas e ficarei bem feliz se acolherem as minhas sugestões metodológicas, tanto aqui no PR, quanto em outros lugares do Brasil, uma vez que o NaMiradoLeitor tem alcance leitor variado. Acompanhe o meu trio de sugestões:

1- Que tal explorar a redação de mensagens que veiculem ações efetivas de combate à dengue; o celular em sala de aula poderá dinamizar a frase e depois elas irão para o caderno de redação - e, dependendo da série escolar, serão núcleos poderosos de reflexão nos textos argumentativos ou dissertativos ou em sínteses objetivas, tal como temos nos resumos

2- Que tal a opção de redigir relatórios acompanhados de exibição de vídeos bem curtinhos, feitos com o celular dos alunos? Poderão mostrar com ênfase os locais propícios à proliferação do mosquito da dengue. Imagino até o sucesso que será se conseguirem levar os melhores vídeos ao blog da escola ou às redes sociais, sob a supervisão, evidentemente, de equipe multidisciplinar de colegas professores.

3 Um trabalho de pesquisa integrado com os colegas de biologia, história, geografia e matemática poderá reunir o mapeamento das condições propícias à dengue ( no espaço escolar,  em trechos do bairro ou já divulgados pela imprensa local) rende excelente associação de conteúdos específicos.

O combate à dengue é um caso muito sério; sou obrigada a admitir uma contigência: se as pessoas, indistintamente, agirem com paixão semelhante, tal como agem os brasileiros comuns diante de uma partida de futebol ou mesmo com o entusiasmo dedicado ao BBB, o mosquito danado será bem combatido. A escola brasileira, se cumpre o seu dever de educar as crianças e jovens, reúne as condições estratégicas para combater a epidemia devastadora trazida pela dengue. 

Eu já tive dengue e sei que a situação não é para brincadeira ou pouco caso; ela exige ação imediata e coordenada educativamente. Entrar no combate é uma obrigação, ainda mais se você já foi picado pelo mosquito da dengue, meu caro leitor. Então, venha contar as suas pitangas aqui, também. Quem sabe ajude a escancarar a gravidade do caso; seu depoimento de vítima vale muuuuito.
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails