domingo, 3 de março de 2013

Escrever ou ler uma carta com muito gosto

Boletos, propagandas comerciais e muito raramente guardam cartas manuscritas as nossas caixinhas de correspondências- Vida contemporânea, arq. pessoal 2013
Há quanto tempo você não envia e recebe uma carta manuscrita, caro leitor? Um dos modelos de textos solicitados pelos vestibulares concorridos tem sido a composição de correspondência curta, mas durante as minhas aulas encontro estudantes completamente inábeis à composição de um texto que marca a sua opinião em formato tão específico, tal como pede a redação de uma carta curta ou longa.

Antes? Eu costumava mostrar a coluna dos leitores, espaço presente nos jornais e revistas de grande circulação, mas agora as edições que os veículos fazem do que escreve o leitor,deixa tudo tão curtinho. Assim, ficou bem difícil exemplificar o modelo com base na realidade.

" Natal, 23 de novembro de 1977
D. Maria,
Vai chegando o Natal e começa a dar uma nostalgia fininha, doída da gente. Isto é normal, mãe? A senhora que já cursou oito filhos poderia me dizer se esta dor tem chá que cura? Erva cidreira é bom? Ou foi porque andei tomando friage depois de beber quente?
(...) 
bença, mãe? Seu filho,
Henfil "

Exemplos famosos -  Restam as cartas famosas, tais como deixou o presidenete Getúlio Vargas ou as literárias, tal como as de Fernando Pessoa ou as que aparecem tão cheias de boa prosa e dados historiográficos da vida brasileira no livro Cartas da Mãe, assinadas pelo inesquecível  Henfil, entre outros exemplos, evidentemente, mas nas que leio nas colunas dos leitores, em razão do espaço, não aparece nem vocativo e nem mesmo a saudação final, portanto a cobrança de carta curta requer revisão. Ja está na hora de cobrar cartas com base na realidade das possíveis relações interpessoais.

Sugestões -Uma solicitação de emprego ou uma reclamação diante da falta de cumprimento de prestação de serviço (uma operadora de telefonia, tevê cabeada ou uma carta enviada às autoridades dos órgãos fomentadores de recursos à pesquisa) são temas que estabelecem vínculos à vida real de um futuro estudante universitário. Meus alunos costumam produzir, depois da orientação que lhes ofereço, duas versões à proposta de redação de carta: a manuscrita e a digital, pois esta segue costumeiramente à redação das editorias dos jjornais e revistas ou endereços das autoridades públicas, uma vez que acredito muito no poder de um aprendizado com finalidades funcionais, meu caro leitor.

Será que você discorda das minhas observações? Apareça para trocar conversa comigo. Ficaria muito feliz se educadores realmente comprometidos com a realidade escolar em todos os níveis viessem aqui, também. 


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails