sábado, 27 de outubro de 2012

A perceptível primavera amazônica


A florada do ipê amarelo enfeita a entrada da casa de um dos meus irmãos, lá em Belém, no Pará - Reprodução autorizada pelo autor ao Na Mira do Leitor

O desafio de plantar uma espécie floril  de porte ajustado ao local venceu o temor, dizem o meu irmão e cunhada radiantes com a florada primaveril, lá na capital paraense -arquivo familiar
As cinco grandes regiões brasileiras têm as estações climáticas diferenciadas, meu caro leitor, mas a Primavera dá o ar da sua graça floril em todos os cantos do nosso imenso país. Ao viajante atento, a minha região de origem, a Amazônica, exibe o predomínio daquele sol com fartura anual, mas sempre entrecortado pelas ondas de chuvas intensas e moderadas. Costumamos dizer que há uma estação que chove e outra que chove mais, sobretudo quando nos atemos à temporada invernosa e ao verão espetacular com o seu auge no mês de junho. A prova maior? As nossas praias nortistas ficam mais repletas dos veranistas.

Aqui no Sul, as diferentes e bem marcadas as estações do ano são lições diárias para mim. Em Curitiba, o Verão, a Primavera, o Inverno e o Outono têm seus símbolos na floração e com os humores determinados do clima. Qualquer dia desses, meu querido leitor, reservarei um tempo e espaço no NaMira para descrever um pouco sobre o que sei e vi nas outras regiões brasileiras, uma vez que o Nordeste, o Centro-Oeste e o Sudeste têm suas peculiaridades climáticas, também. Aceitarei contribuições visuais e depoimentos com a maior alegria. Participe!

Não tenho qualquer dúvida, o destaque visual que o brasileiro possa oferecer ao que vê é uma amostra encantadora da nossa airosa Natureza; é uma prova inconteste de que ao observador atento, nada passa despercebido. Você concorda comigo?
  
Até a próxima!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Conhece a amazonense Manaus, leitor?


O majestoso Teatro Amazonas, aqui em reprodução de foto obtida no ViagemExpert do jornalista Eduardo Gregori
Ontem à noite, enquanto jantávamos, a minha filha perguntou se eu conhecia o Teatro Amazonas. Foi um bom começo para recordar das antigas temporadas lá na capital amazonense. Aliás, Manaus completou recentementeos seus 343 anos de fundação( G1- Rede Amazônica) 

Um passeio  - Qualquer dia desses quero voltar e andar pelas ruas manauaras e, assim, conferir as grandes mudanças incorporadas ao cenário urbano da cidade. Aproveitarei um desses voos econômicos que saem de São Paulo para circular pelos espaços públicos e rever as famílias inteiras das minhas duas irmãs, lá residentes. Quer fazer um passeio virtual pelo Teatro Amazonas ? A dica preciosa vem do Picica, o blog do Rogélio Casado com imgens do site Globo.com.

Vamos, leitor? - Você conhece a capital amazonense? Se puder, não deixe de visitá-la. Manaus é sempre uma surpresa ao brasileiro das demais regiões. Quando eu ainda morava em Belém, no Pará, passei quatro ou cinco temporadas em Manaus. Não esqueci de nada do que vi e vivi na cidade, mas quero retroalimentar com os novos cenários as minhas informações. Vamos até à capital amazonense, leitor? 
 
Até a próxima!

A poucos dias do Enem 2012

 
Conteúdo dissertativo manuscrito não será jamais articulado sem o vigoroso apoio que advém da leitura reflexiva dos mais diversos temas - Encontros Marcados com a Redação- Curitiba, arq. pessoal
A poucos dias do Enem 2012, o que deve fazer o  candidato? 

No caso da redação, assumir o comando das exigências, ou seja, verificar se além de ter feito um treino vigoroso com as redações propostas nos anos anteriores, ainda manter a permanente leitura dos jornais e revistas de maior expressão nacional, tanto na versão impressa, quanto nos portais disponibilizados ao grande público na internet.

Recomendo -  Editoriais, colunas dos leitores e artigos com autoria no rodapé ou encimados na coluna são direções objetivas. O candidato que fica distanciado do universo ilimitado das informações costuma apresentar dificuldades para tonificar a sua estratégia argumentativa. A conversa doméstica, em clima de reflexão, é também essencial, embora poucos tenham a oportunidade desse desfrute familiar. A rotina apressada, os desencontros entre os familiares e, especialmente, a subestima daquele bom papo entre as gerações evidenciam um quadro humano desolador, antes de indiscutível auxílio aos jovens estudantes.

Atentar, sempre -   A dissertação é um modelo de texto já consolidado no exame nacional; ela exige um aprofundamento temático. O candidato deverá nutrir o desenvolvimento dissertativo com uma concatenada argumentação, caso contrário o conteúdo do texto sofrerá um estremecimento imediato com relação ao valor atribuido pela pressuposta correção atenta e ciosa. 
A redação manuscrita requer atenção aprimorada do candidato inscrito no Enem; conteúdo e forma sob a criteriosa concatenação- arq. pessoal
Dissertar é aprofundar um tema qualquer; no caso do Enem, o candidato deverá ter treinado bastante a composição argumentativa - amparo vigoroso que dá sequência à introdução, assim como oferece o combustível reflexivo à construção da conclusão do texto. Sem articular as partes componentes da dissertação (veja destaques em itálico), o candidato ficará sob a mira entristecida do examinador, ou seja, de um professor de redação habilitado à lida profissional com a leitura e a escrita.

Textos mal escritos? Sem planejamento compatível à proposta de um exame classificatório? Indiscutivelmente refletirão a falta de reflexão e objetividade da composição. Um corretor atento e responsável fará a radiografia da má elaboração textual, imediatamente.

Meus alunos sabem; a redação dissertativa bem composta será um passaporte à conquista da vaga. Instuituições que aderiram parcial ou totalmente ao exame, assim exigem. Quem treinou e seguiu as minhas dicas durante os meses anteriores? Está seguro e confiante.

Diga lá! - Conhece algum candidato inscrito no Enem 2012, meu caro leitor? O que ele tem comentado sobre o exame classificatório nacional com você? 
 
Até a próxima!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Café &Trabalho com a redação

 
A alegria de trabalhar enquanto desfruto de um excelente café é sensacional. Foto: Alessandro Reis  cedida ao NaMiradoLeitor
 
Toca o meu telefone, meu querido leitor. Ao atender, logo ouço uma voz gentil a dizer:

- Oi, Dorinha (sic!)! Aqui é a xxxx. Você tem um tempinho pra mim, hoje à tarde? 

Logo reconheço a dona da voz e asseguro à ex-aluna a reserva do tempo para mais uma aula de redação, ali no Café Izepão - Av. Cândido Hartmann,1106  - Mercês/Bigorrilho.

A experiência agradável de poder reunir a atividade profissional de correção de texto com o prazer de uma cafeteria charmosa e aconchegante( vide o Jornale) é sensacional. Adoro marcar aula nesse café curitibano! 

Interessado na minha aula ou correção? Faça como a interlocutora em destaque; ligue para o meu celular profissional: (41) 84148553.

Até a próxima!

Marcelo Katsuki fala sobre a paraense ilha do Mosqueiro!


Veja o belo panorama que o Marcelo Katsuki fez da ilha do Mosqueiro, no Pará- Reprodução da imagem autorizada pelo autor ao NaMiradoLeitor

Cheguei há poucos dias de uma temporada feliz lá na minha saudosa Belém e arredores, mas é impossível não ficar com inveja de quem pode agora desfrutar da gostosura que a ilha do Mosqueiro oferece ao visitante . Veja, por exemplo, meu caro leitor, os últimos tuites do Marcelo Katsuki. Eu não tenho qualquer dúvida de que um dia, além de dançar carimbó, gostar de Mosqueiro, de tacacá e daqueles peixes amazônicos saborosos, o japa querido irá comprar um lugar cativo, ali pelos arredores da baia do Guajará - e, quando conhecer a região tapajônica e a imensidão do arquipélago marajoara, a rendição turística do jornalista e arquiteto alcançará maior potencialização à região paraense, porta de entrada à Amazônia.


Potencial não falta!-   Ainda bem que um paulista com fartura de amigos viajantes, além de cativante figura pública na área do turismo e gastronomia, sabe reconhecer o potencial de belezas daquela ilha fluviomarinha. Infelizmente, o poder público de Belém e as figuras de expressão midiática local, que muito poderiam agir em favor da preservação das belezas, atendimento às necessidades do morador mosqueirense e acolhida receptiva ao visitante têm negligenciado os cuidados com a preservação daquele paraiso geográfico, localizado nos arredores da foz do imenso rio Amazonas. Ainda há esperança, entretanto, quando um olhar atento e divulgador abre uma grande janela na internet.

É pra já! - Recomendarei aos cadernos de turismo dos jornais sulistas, cuja acolhida gentil às minhas sugestões comumente acontece, a imediata pauta, lá para a ilha do Mosqueiro. Meus conterrâneos com histórico de vivências, residências e prazeres nas temporadas usufruidas na ilha bem poderiam reforçar a minha recomendação.


Com justiça! - Esta postagem é dedicada a todos os mosqueirenses nativos ou adotados e aos que um dia, sob o calor da acolhida na ilha, sentirão a saudade que eu dela sinto, aqui em Curitiba.

Até a próxima!

O poder do eleitor atento e firme


Reprodução - Imagens Google
A poucos dias do segundo turno em alguns municípios brasileiros, o intenso desespero cresce no candidato vulnerável à firmeza do eleitor atento; o enfraquecido aspirante à prefeitura do seu ou do meu município tem medo de nós, meu caro leitor.  Você percebe a situação assim, também? É a hora de exibir a força que temos diante desse embate de forças; entre em contato com os candidatos e cobre posicionamento diante de questões que envolverão resoluções firmes e amparadas na conduta de cuidadosa atenção às  nossas cidades.


Aqui em Curitiba? Ratinho e Fruet estão em pressão mútua acentuada. O eleitor atento e desejoso pela condução firme na capital do Paraná, não hesitará na escolha. Cobrarei do novo prefeito de Curitiba o cumprimento do destaque merecido à educação pública, entre outros programas de qualificação da vida na cidade. A herança deixada pelos antecessores, especialmente no que há de sucesso, não poderá ser entregue ao apetite de poder populista. Material informativo e crítico tem sido fartamente veiculado pelo André Gonçalves ( Conexão Brasília) e Rogério Galindo ( Caixa Zero ).

Eleitores, após o voto no 1º turno da eleição municipal- Belém, Pará - Av. Magalhães Barata c/ a Trav. 3 de maio -  arq. pessoal 2012
Lá em Belém, no Pará - A população mantém os olhos na dupla Edmilson e Zenaldo; eles disputam a fatia poderosa do poder municipal. Quero crer que possam fazer o melhor pela cidade, desde que abandonem a tutela das velhas raposas famintas da política paraense. A cidade, repleta de problemas de ordem variada, exige alguém que faça a diferença dos antecessores, o que coloca em desvantagem a passagem do primeiro candidato em destaque, ex-prefeito há três gestões anteriores

Um desejo - Tomara que o eleitor de Belém exija uma declaração pública dos candidatos e assegure o veto ao irresponsável projeto de verticalização programado pelas mentes doentias que se locupletam em descaracterizar o histórico bairro da Cidade Velha. Interessado no assunto? Acompanhe a postagem da jornalista Franssinete Florenzano e os retuites sobre o caso que farei, aqui na minha página tuiteira.

Aí na sua cidade, se às voltas como o segundo turno eleitoral, como anda a competitiva situação pela busca do seu voto, caro leitor? Mostre o seu poder; a vida poderá ser melhor para todos com a sua participação ativa, responsável e atrelada ao combate à locupletagens  do poder público, tanto municipal, estadual e federal. A outorga do eleitor atento e firme está sob a mira dos candidatos, concorda comigo? Faça, portanto, com que o seu voto consciente e firme sobressaia no próximo dia 28 de outubro. Eu? Aguardarei que o Tribunal Superior Eleitoral mantenha para nós o traço de confiabilidade desejada na apuração dos votos. 
 
Até a próxima!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Horário de Verão e a rotina controversa brasileira


Vivemos aqui no Sul e Sudeste a estação primaveril e estamos sob a vigência do Horário de Verão, mas nem todas as regiões do Brasil são submetidas à determinação oficial. Em alguns lugares, sujeitos às variações dos fusos, a rotina costumava trazer evidências e consequências da imposição governamental. Lá na Amazônia brasileira era assim; será que mudou? Tentei, meu caro leitor, trocar conversa com alguémr, lá na minha página tuiteira, mas ninguém estava na minha sintonia. Caso apareça algum tuite relacionado ao tema, é claro que ele será oportunamente transcrito, aqui no NaMira - - Horário de Verão e as cinco regiões brasileiras. Leia mais sobre o tema com a ajuda do UOL-  Na foto, a bela visão que eu tive quando passei pelo Museu Oscar Niemeyer- bairo Centro Cívico, Curitiba- arq. pessoal

"D De alguma forma ajuda, né?" foi o que tuitou a Crodia , às 08h37
 Até a próxima!

Quarta-feira sem chuva, leitor?

 
Sair sem guarda-chuva ou sombrinha mesmo na Primavera é um desafio- bairro Rebouças, arq. pessoal
Depois de dois dias com tempo curitibano chuvoso, a presença iluminada de um solzinho é animadora. Logo mais, terei um compromisso, ali para as bandas do Teatro Guaira e manterei a esperança de uma quarta-feira sem chuva, uma vez que as informações vindas do Simepar encorajam a não levar a sombrinha. 
 
Aí na sua cidade como está o tempo? Mostra-se sem indícios de chuva? Troque ideias comigo; aprendi a gostar de conversar sobre o clima e as suas  variações, assim como acerca do rol de implicações na rotina coletiva. Tema trivial na terra das oscilações climáticas acentuadas.


Até a próxima!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mais açaizeiros no paisagismo de Belém


Açaizeiros compõem  o quadro paisagístico à entrada de um shopping paraense, lá na Av.  Doca de Souza Franco. A  espécie de palmeira bem deveria ganhar mais destaque na arborização das ruas na saudosa capital.  Zelar pela manutenção das mangueiras, castanholas, acácias e oitizeiros existentes é fundamental, mas o plantio de espécie arbórea que não provoque o rompimento das calçadas deveria ser uma determinação municipal pelo Brasil afora. Interessado no assunto? Veja como analisa a questão o repórter  Manuel Dutra,  apoiado no interessante estudo feito pela agrônoma Heliana Maria Silva Brasil, da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará - arq. pessoal 2012
  Até a próxima!

Todos os jovensBRs estudam e trabalham?!


Ler e escrever com autonomia são atitudes que dimensionam qualificadamente a vida do jovem brasileiro - Alô, políticos e eleitores? arq. pessoal
              Um em cada cinco jovens não estuda nem trabalha ( Juventude desperdiçada, Fernando Jasper, Gazeta do Povo)
 
Ontem, a manchete acima em chamada gritante na capa do jornal paranaense, diferente do título que ofereço agora à postagem, provocou o meu desassosego, porque as novas gerações não poderão continuar confirmando o resultado destacado, meu caro leitor. Sem a qualificação da educação pública, o que um gestor municipal, estadual e federal deseja deixar como herança? Brigas, conchavos, cenário de oportunismo, ganância pelo poder, entre outras decepcionantes lições aos neófitos na política brasileira? 

A charge é do Paixão (Gazeta do Povo, arquivo)

Sem o aporte econômico não haverá a desejada viabilização da atitude política voltada à educação pública. Na condução de um projeto, nem precisa ser um entendido em economia para compreender a imprescindível necessidade de recursos financeiros.  Impostos justos, arrecadação rigorosa e aplicação bem planejada dos recursos públicos melhoram a vida de todos, mas é utopia pensar assim em meio ao covil que se locupleta com o caixa financeiro e as benesses oferecidas pelo aparato público.

Motivo de alegria justificada - Peço desculpas ao leitor que costuma endeusar a bola de futebol rolando nos gramados, mas não tenho orgulho algum de quem faz da bola nos pés um triunfo nacional, mas sim quando vejo um jovem conseguir expressar as suas ideias em português bem claro e concatenado, sinal evidente de que passou pela boa escola e está com as condições fundamentais para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho e, assim, devolver à sociedade o quinhão de gratidão pelo que dela recebeu. Ensino médio e a alternativa com a formação técnica aliam a melhora gradual na etapa posterior de estudos.
Ler e escrever  são atitudes que abrem o caminho à trajetória juvenil de sucesso na escola básica e universitária; na foto, uma ex-aluna, hoje, na graduação- arq. pessoal


Grande reverência - Se oferecerem condições viáveis à diminuição desse vergonhoso título mancheteado no jornal local,  prefeitos, governadores e presidentes ganharão o meu voto e o mais ardente reconhecimento. Quando eu não mais estiver aqui, a caixa de guardados que é a internet, fará a devida reverência aos que souberam honrar o voto popular centrado no ideal de combate à ociosidade decorrente da falta de preparo educacional básico.


Até a próxima!

Árvores de pequeno porte no paisagismo urbano

 
Aqui no Mercês, a poda dos galhos das grandes árvores é uma necessidade permanente - Alô, prefeitura? - Curitiba, arq. pessoal
Na seleção criteriosa das espécies que entram na composição do paisagismo urbano, o plantio das árvores frondosas e de porte muito alto deve ser bem repensado, você concorda comigo, leitor? Com a ventania e chuvarada de ontem? Mais temor eu fiquei ao avistar os galhos das árvores que ornam as ruas , aqu no Mercês. Até a minha amoreira sofreu o impacto, pois um pesado galho caiu sobre a pequena árvore; ele engatou nas pontas da grade existente na frente de casa e exigiu grande esforço para que de lá fosse retirado. E agora? 

A benfajeza sombra das árvores em Curitiba é maravilhosa, mas sem a poda  preventiva regular, problemas acontecerão diante das ventanias e chuvaradas- Alô, prefeitura? arq. pessoal 2012
Fato previsível - Entra, evidentemente, em ação a retirada do lixo vegetal, hoje em abundância por toda a cidade. É mais trabalho que a Prefeitura de Curitiba terá nesta terça-feira. Lamento, entretanto, confirmar que a página tuiteira mantida com entusiasmo nos meses anteriores, inclusive em interlocução simpática comigo, esteja sob o mais decepcionante emudecimento. Agora? Tomara que a nova gestão municipal reative o canal de contato ágil com o cidadão curitibano.

Será que entre os leitores do NaMira, encontrarei alguém com competência técnica e experiência com o plantio, poda e, sobretudo, com depoimentos que sirvam ao esclarecimento de todos? Comentar o tema da postagem será uma gentileza. Desde agora, agradeço.


Até a próxima!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Hoje? Choveu com granizo!


Depois da chuva com a granizada abundante, recolhemos algumas pedras de gelo, ali no nosso jardim - bairro Mercês, Curitiba
Na minha região de origem, não chove granizo, portanto, sempre que as pedras de gelo caem, fico como uma criança e faço o maior alarde, aqui em Curitiba. É, meu caro leitor, o componente regional sulista que difere das características peculiares do Norte brasileiro, sem granizada, nevasca, garoa ou temperaturas mais baixas. Lá, temos a pororoca e praias fluviomarinhas, tal como a paraense ilha de Mosqueiro, entre outros itens regionais espetaculares.
Você já viu um rio que faz onda? Supreenda-se, pois lá nas praias da ilha do Mosqueiro as ondas são existentes, sim- Praia do Ariramba, nos arredores de Belém, Pará- arq. pessoal 2012
No destaque acima, a minha filha segura algumas pedras de granizo que conseguimos recolher, ali no jardinzinho de casa, após a chuvarada de hoje. O site do Simepar avisou sobre a reviravolta do clima e a Natureza fez o site do tempo paranaense marcar um acerto e tanto, meu caro leitor, mas tomara que a granizada não tenha causado dano pelo cidade; não quero ficar com remorso pela incontida alegria quando as pedrinhas de gelo começaram a cair fortemente.
____
Às 21h38, incluo o link para que você veja a reportagem da Gazeta do Povo; lamentavelmente as consequências do temporal foram drásticas.

Até a próxima!

É uma "quadrilha" ou não?

 
www.gazetadopovo.com.br - charges, hoje

A charge do Benett é explicativa; aliás, não tenho dúvida de que as charges inteligentes  exigem um quase nada de palavras. Traços certeiros e com estilo próprio e cores ajustadas veiculam a crítica evidente sobre o tema. 

O leitor, talvez pense de modo contrário e aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal para adjetivar a tropa mensaleira. Infelizmente, não consigo deixar de lado a impressão de que tanto o cartunista, quanto grande parte do povo brasileiro não abrigam dúvida alguma com relação ao predicativo ao grupo de réus, mas ajuizar sobre a questão é tarefa da instância suprema. Se é quadrilha ou não, a decisão provocará choro e ranger de dentes. Aguardemos.

Veja uma dupla de textos sobre o tema, aqui na Folha.com e no Estadão, também, caro leitor.

Até a próxima!

Cartão do Enem 2012? Já recebeu o seu?


Amostra do cartão de 2011 - Reproduçao via Google Imagens
Os  cartões que comprovam a inscrição dos candidatos ao Enem 2012 já estão chegando às casas dos brasileiros; o da minha filha,  aluna de curso técnico e treineira no exame, estava na caixinha de cartas na última sexta-feira.  Fiquei aqui pensando  como ficaria um inscrito se o documento não lhe chegasse às mãos? Preocupado, inseguro, desconfiado? A possibilidade de impressão, no caso de imprevisto na entrega pelos Correios, alivia a tensão; ainda bem.

Diga lá! - Você tem filhos ou parentes ou é candidato do Enem? Já recebeu o seu documento que comprova a inscrição na seleção nacional às universidades que aderiram ao exame?

 
Até a próxima!

domingo, 21 de outubro de 2012

Obrigada pelas flores, Lourdes Regina!


Imagino até o perfume gostoso que exala da rosa que enfeita o jardim da Lourdes Regina- Reprodução


Ontem perguntei, lá na minha página tuiteira, se alguns leitores tinham flores em vasos ou floreiras. Hoje? É possível ver no destaque visual as que foram enviadas pela Lourdes Regina.
 
Lindos cravos no jardim doméstico da Lourdes Regina- Reprodução
Eu considero a rosa os cravos ainda mais lindos porque junto com eles veio a gentileza de alguém - pasme, meu caro leitor! -  que não conheço pessoalmente, mas que foi capaz de interagir comigo, graças à webconversa que costumo manter, ali na minha página tuiteira.  A minha retribuição é espalhar cada vez mais a gentileza, porque algumas pessoas passam o domingo em discussão ou quadros de egoismo; a Lourdes envia flores, portanto, ô coisa boa para compartilhar na internet, concorda comigo?

Até a próxima!

Não apenas o paisagismo curitibano exemplar


 Jacarandá mimoso -Reprodução do Circulando por Curitiba- Foto: W.C.Takeuchi
Quem passar pelas ruas de Curitiba ficará encantado com a floração primaveril do Jacarandá mimoso. O engenheiro W.C.Takeuchi, editor do excelente Circulando por Curitiba, ressalta a beleza da floração com imagens lindonas. O paisagismo curitibano é inegavelmente a menina dos olhos dos gestores públicos; o sucesso é garantido, invariavelmente. Os aplausos orgulhosos à paisagem floril abundam; residentes e visitantes em passagem ligeira ou demorada por Curitiba não hesitam em divulgar a belezura das nossas sacuras, ipês e jacarandás, entre outras belas espécies e a capital paranaense ganha destaque merecido na área. 

Gostaria de poder divulgar permanentemente a manutenção da despesa pública com o urbanismo curitibano  e os seus desdobramentos paisagísticos, assim como com relação ao aumento da verba à educação, também. A reportagem com os dados numéricos oferecidos pela Gazeta do Povo é esclarecedora; não hesite em lê-la, caro leitor. Deixar uma cidade bonita para viver, trabalhar e educar as nossas crianças e jovens é uma herança inesquecível; administradores públicos sabem, mas nem sempre consideram com seriedade a receita feliz. 

Curitiba poderá oferecer o exemplo em várias áreas se o jardineiro fiel ( NaMira, março) atentar à necessidade de coerência na aplicação das verbas públicas e, assim, fazer justiça à outorga do voto. O segundo turno é decisivo e o dia 28 de outubro está próximo, srs. prefeituráveis.

Até a próxima!

Quero o meu voto impresso!

 
Reprodução do Google Imagens
A companhia dos atentos leitores é uma vantagem auferida na manutenção de uma página blogueira. Quer um exemplo? O arquiteto Marcelo Lorenzati ( O Lápis Verde) leu a minha postagem anterior e deixou um comentário com uma sugestão incisiva de leitura do Juridico News ( YouTube ). O tema? Uma reflexão ciosa e esclarecedora sobre a questão da confiabilidade nas urnas eleitorais.

Façamos um webcoro? - Basta um pouco mais de 30 minutos para conhecer o conteúdo do vídeo em destaque, meu caro leitor. É fundamental compartilhá-lo com os seus afetos familiares e concidadãos espalhados nas redes sociais. A exigência da adoção do voto impresso é uma questão imediata! Quero o meu voto impresso é uma frase de atitude moral. Que tal  fazermos um coro formado por bilhões de eleitores brasileiros? A hora é agora, antes de entrarmos no cenário eleitoral com data marcada para 28 de outubro, quando acontecerá o 2º turno à eleição dos prefeitos brasileiros.

O voto impresso é um parâmetro de confiança, mas a reforma não obteve sucesso para valer, a partir de 2014. O Superior Tribunal Federal barrou o nosso direito de avistar o comprovante. Na prática comparativa, é  como fazer um depósito bancário e não obter um recibo, imediatamente. Sem o voto impresso, a situação gera desconfiança, temor e destaca, portanto, a imoralidade do processo, indiscutivelmente.
 
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails