sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A poucos dias do Enem 2012

 
Conteúdo dissertativo manuscrito não será jamais articulado sem o vigoroso apoio que advém da leitura reflexiva dos mais diversos temas - Encontros Marcados com a Redação- Curitiba, arq. pessoal
A poucos dias do Enem 2012, o que deve fazer o  candidato? 

No caso da redação, assumir o comando das exigências, ou seja, verificar se além de ter feito um treino vigoroso com as redações propostas nos anos anteriores, ainda manter a permanente leitura dos jornais e revistas de maior expressão nacional, tanto na versão impressa, quanto nos portais disponibilizados ao grande público na internet.

Recomendo -  Editoriais, colunas dos leitores e artigos com autoria no rodapé ou encimados na coluna são direções objetivas. O candidato que fica distanciado do universo ilimitado das informações costuma apresentar dificuldades para tonificar a sua estratégia argumentativa. A conversa doméstica, em clima de reflexão, é também essencial, embora poucos tenham a oportunidade desse desfrute familiar. A rotina apressada, os desencontros entre os familiares e, especialmente, a subestima daquele bom papo entre as gerações evidenciam um quadro humano desolador, antes de indiscutível auxílio aos jovens estudantes.

Atentar, sempre -   A dissertação é um modelo de texto já consolidado no exame nacional; ela exige um aprofundamento temático. O candidato deverá nutrir o desenvolvimento dissertativo com uma concatenada argumentação, caso contrário o conteúdo do texto sofrerá um estremecimento imediato com relação ao valor atribuido pela pressuposta correção atenta e ciosa. 
A redação manuscrita requer atenção aprimorada do candidato inscrito no Enem; conteúdo e forma sob a criteriosa concatenação- arq. pessoal
Dissertar é aprofundar um tema qualquer; no caso do Enem, o candidato deverá ter treinado bastante a composição argumentativa - amparo vigoroso que dá sequência à introdução, assim como oferece o combustível reflexivo à construção da conclusão do texto. Sem articular as partes componentes da dissertação (veja destaques em itálico), o candidato ficará sob a mira entristecida do examinador, ou seja, de um professor de redação habilitado à lida profissional com a leitura e a escrita.

Textos mal escritos? Sem planejamento compatível à proposta de um exame classificatório? Indiscutivelmente refletirão a falta de reflexão e objetividade da composição. Um corretor atento e responsável fará a radiografia da má elaboração textual, imediatamente.

Meus alunos sabem; a redação dissertativa bem composta será um passaporte à conquista da vaga. Instuituições que aderiram parcial ou totalmente ao exame, assim exigem. Quem treinou e seguiu as minhas dicas durante os meses anteriores? Está seguro e confiante.

Diga lá! - Conhece algum candidato inscrito no Enem 2012, meu caro leitor? O que ele tem comentado sobre o exame classificatório nacional com você? 
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails