terça-feira, 23 de outubro de 2012

Árvores de pequeno porte no paisagismo urbano

 
Aqui no Mercês, a poda dos galhos das grandes árvores é uma necessidade permanente - Alô, prefeitura? - Curitiba, arq. pessoal
Na seleção criteriosa das espécies que entram na composição do paisagismo urbano, o plantio das árvores frondosas e de porte muito alto deve ser bem repensado, você concorda comigo, leitor? Com a ventania e chuvarada de ontem? Mais temor eu fiquei ao avistar os galhos das árvores que ornam as ruas , aqu no Mercês. Até a minha amoreira sofreu o impacto, pois um pesado galho caiu sobre a pequena árvore; ele engatou nas pontas da grade existente na frente de casa e exigiu grande esforço para que de lá fosse retirado. E agora? 

A benfajeza sombra das árvores em Curitiba é maravilhosa, mas sem a poda  preventiva regular, problemas acontecerão diante das ventanias e chuvaradas- Alô, prefeitura? arq. pessoal 2012
Fato previsível - Entra, evidentemente, em ação a retirada do lixo vegetal, hoje em abundância por toda a cidade. É mais trabalho que a Prefeitura de Curitiba terá nesta terça-feira. Lamento, entretanto, confirmar que a página tuiteira mantida com entusiasmo nos meses anteriores, inclusive em interlocução simpática comigo, esteja sob o mais decepcionante emudecimento. Agora? Tomara que a nova gestão municipal reative o canal de contato ágil com o cidadão curitibano.

Será que entre os leitores do NaMira, encontrarei alguém com competência técnica e experiência com o plantio, poda e, sobretudo, com depoimentos que sirvam ao esclarecimento de todos? Comentar o tema da postagem será uma gentileza. Desde agora, agradeço.


Até a próxima!

2 comentários:

  1. A chuvarada em Curitiba nessa madrugada foi assustadora. Vi no noticiário hoje pela manhã que em vários pontos da cidade ocorreram quedas de árvores.
    Gosto bastante de dias chuvosos especialmente em finais de semana mas fico receoso com os riscos que árvores antigas e mal cuidadadas podem oferecer a população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marcio, a chuvarada foi bem assustadora. Os galhos enormes das árvores, aqui na rua de casa, mais pareciam fantasmas a me colocar em sobressalto. Providências imediatas de prevenção aos problemas devem ser tomadas pela PMC, imediatamente. Vamos acioná-las?

      Excluir

Related Posts with Thumbnails