sábado, 26 de novembro de 2011

A saúde do brasileiro; a quem interessa?

A precariedade das condições econômicas da nossa gente e a ineficiência ou inexistênciade uma política quanto à medicina preventiva causam, independente do discurso publicitário das prefeituras, grande pesar à vida do cidadão que depende do sistema público de saúde brasileiro. Você já reparou, caro leitor? Ou será que pelo fato de manter um plano de saúde ou ter condições financeiras para custear consultas e exames  costuma deixar a questão de lado?

A espera pelo atendimento na US Ouvidor Pardinho- Curitiba, arq. pessoal
Ontem, ao ler o texto Um homem morre em frente ao PSM. Quem paga? ( Bemerguy, editor do Espaço Aberto) reforcei a minha decisão de fazer combate ativo contra a reeleição dos prefeitos. Em 2012 a eleição ao trono municipal exige maior atenção do eleitor. As áreas de educação e saúde estão sob a minha mira. Tomara que na sua, também, caro leitor. Estou em Curitiba, mas fico atenta à movimentação política em Belém, munícipio no qual residem os meus familiares. Mantenho atenção redobrada.
 
O cidadão com a palavra- A negligência e o descaso com a saúde desconhecem as cidades, mas a usuário do sistema saberá reconhecer gestões eficientes. Será que você reúne boa notícia de uma gestão municipal no campo da saúde? Compartilhe informes; faço questão de destacá-la. 

A minha experiência - Desde o dia 1º de novembro tenho vivido uma verdadeira saga para ser atendida com dignidade em uma Unidade de Saúde, aqui em Curitiba, mas constato de que a publicidade municipal ajuda a consolidar uma mentira. Aguarde detalhes no próximo relatório, caro leitor. 

Até a próxima! 

O treino da escrita às vésperas da prova de redação

Independente da crítica comumente esboçada o estudante, especialmente na condição de vestibulando ou aspirante às vagas em concursos públicos, necessita treinar a escrita. As redações produzidas, sob o comando das propostas nas provas, exigem reflexão à elaboração de conteúdo e capricho na formatação estrutural. Não adianta fugir das exigências.

A lista vai sair! - No início da semana a UFPR soltará a sua primeira lista; nela estarão os candidatos que serão submetidos à prova da dupla leitura & escrita, denominada de Compreensão e Produção de Textos.
A prova exigirá firmeza na redação manuscrita de resumos e argumentações, entre outros tipos de texto s- arq. pessoal
Treino diário - Quem manteve a providencial atitude de treinar diariamente a leitura e a escrita está tranquilo, mas os que ignoraram as advertências ficarão alvoroçados. Já conheço a correria anual; em uma semana, muitos querem treinar a escrita como se a autonomia interpretativa e a facilidade à composição de resumos, argumentações, dissertações, análises e outros modelos de textos, bem explorados nos vestibulares, fosse obtida assim em movimento a hora da provaligeiro. De todo modo, será melhor treinar do que enfrentar a hora da prova sem a devida noção do que se está exigindo.

Relate a sua experiência- Já viveu a experiência de um vestibular, caro leitor? Como agiu diante da necessidade de redigir textos em consonância às exigências da prova? Treinou bastante ou deixou para a última hora?

Até a próxima!


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Poderosos auxiliares à alfabetização

A reportagem Smartphone para alfabetizar adultos,  da autoria de Lucila Cano ( UOL Educação ) carrega informações que surpreendem e entusiasmam. Qualquer estratégia bem planejada para diminuir a escuridão que é o analfabetismo será bem-vinda, concorda comigo?

Imagem reproduzida via Google

O teclado incrementado do celular exige uma autêntica decodificação dos ícones ali presentes. A revolução digital poderá contribuir diligentemente à diminuição do analfabetismo, não apenas entre adultos. Não tenho a menor dúvida.

Um porém - Faço, entretanto, uma observação: é conveniente estabelecer um treino paralelo da escrita manuscrita em cadernos ou fichas com resumos, opiniões, pequenas análises e descrições, entre outras amostras da funcionalidade da redação comunicativa. Sabe por quê? Nem sempre o celular estará com a bateria carregada; qualquer dependência comunicativa digital é lastimável. Sem o celular na mão, pegue-se o lápis, a caneta ou qualquer auxiliar à redação de frases, parágrafos e textos - e que os entendidos em educação academicista não venham aqui a me tascar a adjetivação de retrógrada.

Sei o que enfrento com egressos do ensino médio e graduados na hora de assumir o comando da redação de um texto. Escrever com desenvoltura na língua de nascença não é fichinha; exige treino e muita, muita determinação objetiva. Os meios de combate ao analfabetismo são auxiliares poderosos; todos eles, independente da sua simplicidade ou complexidade, facilidade de aquisição ou dificuldade para adquirir, por exemplo, um Smartphone.

Até próxima!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia maravilhosamente belo em Curitiba


É impossível não apreciar um dia assim, tão iluminado- Céu do Mercês, Curitiba, arq. pessoal
 
Lindo dia em Curitiba, concorda comigo, leitor? Nem parece que tínhamos um céu nublado e triste no começo da manhã.

Até a próxima!

Infográficos? Palavras ilustradas objetivamente

Sou uma pesquisadora assumida com relação aos infográficos, pois eles traduzem em ícones ilustrados com cores, figuras e tabelas numéricas o que as palavras informam nas reportagens ou análises temáticas.

Auxílio  informativo infografado- Você já reparou se os jornais aí da sua cidade costumam atentar ao espetacular apoio da infografia? Gosto bastante do que costumo encontrar aqui na Gazeta do Povo; não conheço nenhum infografista que trabalhe lá, mas gostaria de poder cumprimentá-los pela eficiência nas composições. Quem ganha com tal capricho? O soberano leitor.

Infografico da Gazeta do Povo- reprodução


Excelente exemplo- Há pouco li a reportagem Alta mortalidade no trânsito, da lavra do Rafael Valtrick e vi que mantém excelente articulação temática com dados infografados; saiba que eles serão imediatamente repassados aos meus alunos de redação, ainda hoje. É material de primeira qualidade.

Sugestão - Compre um jornal e depois de lê-lo ofereça a um estudante - ou assim como quem não quer nada... esqueça o jornal no banco do ônibus, na praça ou lugar de trânsito estudantil? Vá lá que um vestibulando ache a edição? Além de infográficos, ele terá dados bem fresquinhos sobre variadas temáticas.

Compartilhe informes, leitor! - Costumo olhar todos os dias a contribuição dos jornais no quesito infografia. Que tal contar o que vê aí  na sua edição de jornal, caro leitor? Saia do silêncio; deixe um comentário aí na caixinha solitária do NaMira.

O exemplo de infográfico acima e o incluso na reportagem em destaque servirão de apoio às propostas de redação que oferecerei aos meus alunos; vê os porquês da minha caça aos infográficos, caro leitor? Pois é; quem procura, sempre encontra o que deseja.

Até a próxima!

Redação sem conteúdo e progressão das ideias

 
A leitura fortalece a escrita que veicula conteúdo; jornais e web ajudam a tonificá-la, vestibulando - arq. pessoal
Não adianta o vestibulando contar com um roteiro para escrever; se ele não tiver conteúdo informativo, o texto ficará capenga. Sem leitura anterior ou reflexão temática? A redação empaca.

Fazer o quê? Listar temas e ler um pouco sobre cada um deles, além de observar os naturais desdobramentos. Exemplos?

Violência no trânsitoNo Brasil, mais de 40 mil pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito, metade delas em decorrência de acidentes causados por embriaguez. Para tentar diminuir esse número, o governo brasileiro tomou medidas mais severas: a partir de junho de 2008, é considerado crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo. A infração será considerada gravíssima com suspensão da habilitação por um ano com multa. Em caso de acidentes com morte, o motorista embriagado será julgado por homicídio doloso (com intenção). Já na cidadezinha de Bohmte, na Alemanha, a metodologia para a redução de acidentes surpreende: foram abolidos completamente os semáforos e placas de trânsito, na esperança que os motoristas prestem mais atenção uns nos outros e menos nas regras previamente impostas. Como resultado, a cidade - que registrava cerca de sete acidentes graves ao mês - não registrou um único acidente, grave ou leve, desde a nova medida. Diante dos exemplos acima, o Jornal de Debates pergunta: como diminuir a violência no trânsito?
(http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/como-diminuir-violencia-no-transito) 

Proteção às florestas -Todas as propriedades rurais que desmataram sem autorização ou licenciamento e autuadas até 2008 poderão converter as multas em serviços de recuperação ambiental. É o consta no texto base do parecer do relator Jorge Viana (PT-AC), aprovado hoje, na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Defendida pelos ruralistas, a medida acatada por Viana foi proposta por 15 senadores e apresentada pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator do código nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Ciência e Tecnologia (CCT) e Agricultura (CA).
 Foi modificado o item que previa a conversão em multas em serviços de recuperação ambiental apenas para os agricultores familiares e donos de terra até quatro módulos fiscais, autuados até 2008. Os destaques dos senadores, propostas que podem alterar o texto aprovado, serão examinados amanhã. Suplente na CMA, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), da base aliada do governo, votou contra o relatório. O que contrariou os relatores que esperavam chegar ao plenário com um texto de consenso.
(leia mais sobre Código Florestal em  http://noticias.r7.com/brasil/noticias/comissao-aprova-texto-base-do-novo-codigo-florestal-20111123-1.html

SOS -  O leitor atento sabe que sem conteúdo o candidato sentirá grande limitação na hora de escrever um texto. Pode ajudar a expandir as minhas observações e sugestões acima? Agradeço a amável e providencial atitude.

Até a próxima!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A quarta-feira e o nosso trabalho de hoje

Eu começo o dia com um cafezinho- arq. pessoal
Dia cheio de afazeres? É ótimo. Vamos trabalhar, leitor? O meu envolve vestibulandos, treino de redações e correções que certificarão se a escrita estudantil atende às exigências dos vestibulares. O cafezinho matinal é o meu primeiro combustível.

Tenhamos uma ótima quarta-feira!

Até a próxima!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A foto é do leitor do NaMira

 
O capricho é da natureza, mas a foto é do Castilho- Reprodução autorizada
Veja que linda a contribuição do Ricardo P. Castilho, residente em Curitiba; não sei nem se olho mais para a borboleta ou para as lindas petúnias que desabrocharam no vaso.

Contribua, também! - Fez uma foto interessante? Quer vê-la aqui? Encaminhe-a com legenda para o meu e-mail

Até a próxima!


domingo, 20 de novembro de 2011

2ª fase da UFPR? Intensificar a leitura e a redação, já!

O resultado da 1ª fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná sairá até no próximo dia 30 de novembro. Conheço vestibulandos que já perderam a esperança de fazer parte da lista; buscam outras alternativas, como quem olha as oportunidades de um plano B.

Recomendações - Aos que sentem ânimo estudantil, diante do escore de acertos nas questões da prova de Conhecimentos Gerais, recomendo o treino diário de todos os modelos de textos comumente presentes nos vestibulares anteriores. A lista é grande; não hesitar em treiná-los é fundamental.

A expressão feliz de ver o nome na lista classificatória da UFPR - Praça Carlos Gomes, Curitiba, arq. pessoal

Escrever- A prova de Compreensão e Produção de Textos é obrigatória, portanto, escrever todos os dias um pouco é potencializar as necessárias reações diante das propostas variadas de redação. Elaborar resumos, argumentações, dissertações, análises, redação de cartas, transposição da linguagem, continuidade de textos são alguns modos de treinar a redação. Há quem ignore, infelizmente.
 
Atentar aos objetivos e à composição estrutural do texto nem sempre estão na mira dos vestibulandos- arq. pessoal
 Ler - Outra sugestão é oferecer maior atenção aos editoriais, infográficos, charges, cartas dos leitores, resumos, colunas de informática e análises sobre temas ligados ao comportamento humano. Jornais de grande circulação trazem cadernos específicos. Com determinação e ânimo um vestibulando passa diariamente, por exemplo, na Biblioteca Pública do Paraná e lê os jornais atualizados, assim como as revistas da semana. Basta querer. A Sala de Periódicos oferece a possibilidade gratuitamente.

Redações corrigidas - Eu sigo na orientação ao aprimoramento da escrita; há quem deseje agora apenas a minha avaliação profissional nas redações já produzidas. Basta entrar em contato comigo via e-mail. Com as redações nas mãos sigo um trio de ações: leio, corrijo e aponto como melhorá-las.

Por favor, repasse a informação - Há um pequeno custo; interessará ao vestibulando que você conhece, caro leitor? Notifique-lhe da alternativa em Curitiba. Ficarei grata. É o meu trabalho afiançado por você. Ô coisa boa!

Até a próxima!

Treine a redação, vestibulando!

A tira do Benett (GP, 20 nov. 2011) alude à  grave questão da carência. O tema é fértil. Resolvi elaborar uma proposta de redação que possa servir de treino ao vestibulando da UFPR. Quer fazer o favor de repassá-la a um interessado, caro leitor?


Benett, via GP, 20/11/2011

Proposta para treinar a leitura e a escrita -   Há alguma necessidade de intervenção do aparato público no seu bairro? Algo que seja uma prioridade na rua, na praça ou nas circunvizinhanças? Com base na sua reflexão, escreva uma carta a ser encaminhada à Coluna de Leitores de um jornal; redija um apelo às atuais lideranças municipais e exija o cumprimento das promessas de campanha à Prefeitura e à Câmara Municipal.

Mantenha a objetividade e limite-se a 6 linhas.


Até a próxima!

O que você sabe sobre a UHE de Belo Monte?

Lamento não conhecer a cidade de Altamira, lá no Xingu. Gostaria muito de poder ir, se pudesse custear a viagem e conhecer as três grandes bacias hidrográficas do Pará. O rio Xingu está em uma delas, caro leitor. Sinto necessidade de conversar e fotografar, ouvir o que dizem as pessoas lá residentes, tanto as que desgostam, quanto as que reconhecem as pressupostas vantagens da construção da mega UHE de Belo Monte. Estou em Curitiba, bem longe de lá; a imprensa, os blogs temáticos e as informações de amigos tonificam o que eu sei, mas é pouco, muito pouco. Quero mais informações.

Para melhor conhecer - Leio de tudo sobre o empreendimento fabuloso e amplamente defendido pelo governo federal; ele quer gerar e vender muita energia elétrica. Buscará a força no rio Xingu, fonte de energia e de referência cultural aos que vivem, especialmente nas áreas atingidas pela construção de Belo Monte. É algo monumental; seus idealizadores e construtores deixarão os seus nomes e atos na história da tecnologia, na crônica ambientalista e na história que os descendentes dos altamirenses contarão. Histórias de contradições, de arrojo, de muito dinheiro público, de conversa pra boi dormir e de outras tantas. Será um capítulo inesquecível, sob todos os pontos de vista . Interessa-lhe?


O proc. da República Felício Pontes Jr. explica o quase inexplicável aos índios - Reprodução da foto

Sou paraense, nortista com vivência em solo amazônico, mas sou muito desconfiada, bem do jeito do índio, que confia desconfiando, sempre. Poucos nessa vida conseguem fazer com que eu apague alguma coisa do papel ou do que digito aqui, mas confio em algumas pessoas, muito poucas, ainda mais no caso de Belo Monte. Você é assim? Acredita em tudo o que lê e ouve sobre a usina? Sugiro desconfiar, sempre. Ignore achismos; ouça quem tem a competência técnica e a vinculação com as áreas atingidas pela inevitável construção, menina dos olhos do governo federal, capitaneada pela atual presidente do Brasil.

Com muito gosto apresento-lhes...- Já faz tempo que eu sonhava em encontrar pessoas públicas que inspirassem confiança, dessas que a gente até se joga no escuro quando dizem olhando bem nos nossos olhos: vamos? Achei-as: quero mais uma vez que você acompanhe o que compartilha a engenheira Telma Monteiro e o advogado e procurador da república no Pará  Felício Pontes Jr. É uma dupla de brasileiros dos quais tenho orgulho de trazer aqui para o NaMira. Leia o que escrevem, repercutem, criticam e orientam. Eles são coerentes

Adiante, o outro lado - Em postagem oportuna trarei depoimentos de quem aposta todas as fichas na construção de Belo Monte; a vida é assim: um binômio constante. Erra-se um pouco menos quando nos informamos sobre todos os lados da questão, concorda comigo?

Até a próxima!

Domingo muito bom para almoçar com a família


O domingo promete muito sol e temperatura agradável em Curitiba. A previsão do tempo indica os parâmetros da alegria curitibana. A mínima? 11ºC  A máxima? 25ºC Apenas aquele ventinho constante causa desconforto, em razão da tosse que ainda está grudada em mim, mas em condições normais de saúde, o clima está uma beleza. É convidativo aos passeios e aos almoços nas áreas livres das casas. Nada de ficar enfurnado dentro de quatro paredes. Um dia encantador assim deve ser bem aproveitado, concorda comigo, meu caro leitor?

Em torno da mesa? Muita conversa familiar necessária- arq. pessoal


Antigo hábito familiar - Você costuma almoçar em casa aos domingos? As famílias antigas mantinham o hábito de reunir os seus membros queridos em torno da mesa grande e farta. A transferência de valores e transformações da composição familiar estabeleceram modificações nem sempre positivas à vida em família, mas cada uma a seu modo encontrará razões para adotá-las ou  fazer o devido ajustamento às contingências atuais. Eu adoro reunir a família em torno da mesa, mesmo que seja na de um restaurante.

Sugestão - Desfrute de um ótimo domingo. Reúna-se, se possível, com familiares em torno da mesa, catalisadora de emoções e de ótimos resultados, mesmo sob as diferenças de ânimos dos que fazem parte do encontro familiar. A vida é breve; não temos certeza de que amanhã a reunião contará com os mesmos componentes. Aproveitemos bem, muito bem, o dia 20 de novembro de 2011. Sorrir, conversar, apreciar o sabor da comida, brindar à vida e ao encontro são algumas ações possíveis. É muito triste ter que abrir mão das alegrias. Almoçar com a família é a minha sugestão de hoje. Topa ou recusa?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails